Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • A alma é um Espírito encarnado e o corpo é apenas o seu invólucro.
    Iniciado por Moreno Wilson
    Lido 1.067 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
A alma é um Espírito encarnado e o corpo é apenas o seu invólucro.

Há no homem três coisas: 1º) O corpo ou ser material, semelhante ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital; 2º) A alma ou ser imaterial, espírito encarnado no corpo; 3º) O liame que une a alma ao corpo, princípio intermediário entre a matéria e o Espírito.
O homem tem assim duas naturezas: pelo corpo participa da natureza dos animais, dos quais possui os instintos; pela alma participa da natureza dos Espíritos.

O LIAME OU PERISPÍRITO QUE UNE CORPO E ESPÍRITO É UMA ESPÉCIE DE INVÓLUCRO SEMIMATERIAL. A MORTE É A DESTRUIÇÃO DO INVÓLUCRO MAIS GROSSEIRO. O Espírito conserva o segundo, que constitui para ele um corpo etéreo, invisível para nós no seu estado normal, mas que ele pode tornar acidentalmente visível e mesmo tangível, como se verifica nos fenômenos de aparição.

O Espírito não é portanto um ser abstrato, indefinido, que só o pensamento pode conceber. É um ser real, definido, que em certos casos pode ser apreciado, pelos nossos sentidos da vista, da audição e do tato.

OS ESPÍRITOS PERTENCEM A DIFERENTES CLASSES, NÃO SENDO IGUAIS EM PODER NEM INTELIGÊNCIA, SABER OU MORALIDADE. Os da primeira ordem são os Espíritos Superiores que se distinguem pela perfeição, pelos conhecimentos e pela proximidade de Deus, a pureza dos sentimentos e o amor do bem: são os anjos ou Espíritos puros.
As demais classes se distanciam mais e mais dessa perfeição.

OS DAS CLASSES INFERIORES SÃO INCLINADOS ÀS NOSSAS PAIXÕES: O ÓDIO, A INVEJA, O CIÚME, O ORGULHO ETC. E SE COMPRAZEM NO MAL. Nesse número há os que não são nem muito bons, nem muito maus; antes perturbadores e intrigantes do que maus; a malícia e a inconseqüência parecem ser as suas características: são os Espíritos estouvados ou levianos.

OS ESPÍRITOS NÃO PERTENCEM ETERNAMENTE À MESMA ORDEM. TODOS SE MELHORAM, PASSANDO PELOS DIFERENTES GRAUS DA HIERARQUIA ESPÍRITA. Esse melhoramento se verifica pela encarnação, que a uns é imposta como uma expiação e a outros como missão.

A vida material é uma prova a que devem submeter-se repetidas vezes até atingirem a perfeição absoluta; é uma espécie de peneira ou depurador de que eles saem mais ou menos purificados.

Allan Kardec
\"O Livro dos Espíritos\"
Resumo da Doutrina dos Espíritos