Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.455
Total de tópicos
26.915
  • Preciso de ajuda em relação a uma situação de morte
    Iniciado por White.wolf
    Lido 642 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Bom dia forum,
Iniciei a minha conta hoje afim de conseguir ajuda da vossa parte.
O meu marido faleceu há 3 semanas e meia e não estou a conseguir fazer nada, está difícil andar para a frente.
Sinto a sua presença constante e os pesadelos não passam.
A partida dele foi de imediato sem poder haver despedidas.
Não sei o que fazer. Alguém me pode dar algum conselho?
Obrigada

Bom dia White.wolf,

Em primeiro lugar lamento muito a sua perda.

Falar de morte não é algo comum. Costumamos pensar na vida somente como planos, sonhos, conquistas, perspectivas, chegadas, etc., e anulamos o fato da finitude, da partida, das perdas do fim, ou seja, da morte que também é parte do ciclo da vida.
Na nossa cultura ninguém é preparado para vivenciar os processos de perda, mesmo sabendo que mais cedo ou mais tarde estaremos diante dessa situação. O certo é que o luto, morte e perda é um assunto que pouco se fala.

Não existe uma fórmula mágica para nos dizer exatamente como vamos passar por esse momento de uma forma mais adaptativa, não há como prever as reações se vamos chorar, desesperar, sentir raiva, remorsos, culpa, etc. porque tudo depende da forma como ocorreu a situação.

Cada um vivencia o luto de acordo com sua personalidade, com suas percepções, resiliência, estratégias de confronto, e de acordo com o significado que se atribui à pessoa que se foi, isso é individual, é único para cada pessoa.

Busque estratégias para enfrentar essa dor. É preciso procurar estratégias para enfrentar melhor esse momento, elaborar a perda é muito importante. Como é que isso é possível? Procure por apoio (familiar, de amigos, de um profissional), não sofra sozinha, não se isole, há pessoas que se apegam à fé, ou a memórias, etc.. procure pensar nas coisas boas vividas com a pessoa que se foi.

Normalmente, no momento da morte as pessoas questionam-se sempre e ficam presas a pensamentos sobre os porquês e os se's. Esses pensamentos nunca têm fim e quando ocupam a mente constantemente podem gerar uma angústia interminável, porque ao carregar uma culpa que não é sua a mente passa a processar uma série de pensamentos e como consequência podem desencadear algum transtorno mental (como depressão, ou algum tipo de transtorno de ansiedade). Lembre-se os se's e os porquês são infinitos, é preciso combatê-los.

A morte causa uma dor irreparável, é como se fosse uma ferida profunda que se abre no peito e leva um tempo a cicatrizar, e esse tempo varia de pessoa para pessoa, das estratégias de confronto, da resiliência, do modo como se encara esse fato, etc., a certeza que se tem diante dessa ferida é que ela cicatriza, e essa cicatriz vai trazer sempre a lembrança que alguém especial esteve ali. O ente querido é parte de nós. Vive na nossa memória!

Eu sei que os próximos dias serão difíceis, que as lágrimas virão aos olhos a qualquer lembrança, que os dias serão mais longos, cinzentos e frios, não tenha medo do luto. Ele é apenas uma expressão genuína da nossa alma dizendo que, quem parte, jamais deixará os nossos corações. O luto por quem amamos é sempre eterno, assim como as saudades e as lembranças de tudo que partilhamos.

Coragem! <3



Amor incondicional é aquele que quer o bem do outro, independente do seu "eu" individual

Agradeço muito as suas palavras, e obrigada pelo cuidado, estou a tentar, mas a dor é imensa e eu não estou a conseguir lidar com ela, mesmo tendo muitas pessoas à minha volta, o vazio está lá, tudo me lembra dele e ainda por cima fiquei com um bebé de 5 meses nos braços para criar sozinha, estávamos felizes e sei que ele não queria partir, espero que ele esteja em paz e que tenha partido sem raiva. Já pedi muito pela sua alma e até mandei rezar uma missa, tentei afastar me de tudo o que me lembra dele para ver se atenuava a dor, mas pelo contrário só aumentou mais. Não sei se há alguma maneira de contactar lo só para amenizar um pouco isto tudo e saber que ele está em paz. Sinto culpa sim, pois devia ter percebido que ele não estava bem e devia ter levado ao hospital, foi de repente e ninguém estava à espera. Ataque cardíaco fulminante. Fiz tudo o que sabia fazer para o salvar não consegui 😭

#3
Não se culpe, a culpa não foi sua... Esses se´s e porquê´s  só a vão desgastar ainda mais, tinha que acontecer, era inevitável.
Até podia ter ido ao hospital, suponhamos que era visto por um médico, era medicado, tinha alta e voltava para vossa casa, quem nos garante que o ataque não se daria de igual forma?!
Há tanta gente que mesmo medicada para certas doenças, morre. Infelizmente o seu marido partiu cedo demais, acredito que essa dor seja dilacerante, tinham uma família com um membro recente, um bebé e eram felizes...  Foque-se na criança, essa criança é o seu bem mais precioso, é o fruto do vosso amor.

Não se culpe, ele certamente que não iria querer que se sentisse culpada, onde quer que ele esteja estará certamente em paz e quer que vocês sigam com as vossas vidas e sejam felizes!

Sei que este momento é de muita dor e angústia, mas tem algo maravilhoso que ficou consigo, o bebé!

Esse contacto de que fala não sei se é possível, não sou médium e não sei responder a questões dessa natureza, contudo não crê que mais vale deixar os que já partiram em paz, temos que os deixar ir. A minha avó dizia sempre que não se devia pedir ajuda a quem já partiu, pois segundo ela, eles não conseguiam sair deste plano, ficam presos aos entes queridos e não conseguiam seguir em paz. Temos que os deixar partir livres por muito que nos custe. Espero que o que lhe disse tenha feito algum sentido.

Se não conseguir ultrapassar com a ajuda de familiares ou amigos, procure ajuda profissional, o tempo vai ajudar a cicatrizar essa ferida.

Esteja à vontade para desabafar e falar do que achar importante aqui no fórum, estaremos aqui para ajudar no que for necessário. Todas as suas questões, dúvidas ou desabafos são legítimos e da minha parte farei o que estiver ao meu alcance para a poder confortar de alguma forma, estou sensibilizada com o que aconteceu.

Um beijinho no coração e muita força, tenho mesmo muita pena do que lhe aconteceu, há situações pelas quais não deveríamos passar, nunca estamos preparados, mas a morte existe e todos nós de alguma forma já perdemos alguém que nos é muito querido...

Amor incondicional é aquele que quer o bem do outro, independente do seu "eu" individual

Boa noite MMFH.
O que me disse faz sentido sim, eu só estou muito triste com esta situação toda, mas peço todos os dias muita paz e luz para ele, acendo todos os dias uma velinha em memória dele. Sinto muito a falta dele e custa muito porque tínhamos uma vida muito boa, uma relação única e um bebé fantástico para criarmos juntos e de repente tudo evaporou-se.
Sinto que vivi apenas um sonho bom e agora acordei para a realidade.
Mas pouco a pouco tento dar mais um passo em frente, não é fácil mas pelo bebé irei conseguir.
Preferia que tudo isto fosse apenas um pesadelo mau e acordar e ficar tudo como era antes...
Às vezes não consigo ainda acreditar.