Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.463
Total de tópicos
26.917
  • E se ...
    Iniciado por mrpauloaguiar
    Lido 2.539 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
... Vos fosse consedido mudar/alterar/eliminar alguma parte ou acontecimento da História, o que mudarias? E quais suas possíveis consequências? 🤔

Fica a questão no ar para quem quiser responder! Bom fim de semana.

Sinceramente, eu não mudava absolutamente nada... Tudo acontece e existe com um propósito, do mais pequeno drama às maiores catástrofes.
«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa

#2
vitimas dos campos de concentração, chacinas feitas em vários pontos do globo que ainda continuam a acontecer, crianças orfaos devido à guerra, pessoas que vivem em pobreza extrema, sem água potável, eletricidade, etc, etc etc.

Tanta, mas tanta coisa a ser mudada...
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Tal como o João, eu não mudaria nem uma vírgula.
Tudo teve, tem e terá uma razão de ser. Eu acho é que somos pequenos demais para entender essa razão.

#4
Citação de: mrpauloaguiar em 03 outubro, 2020, 14:11
... Vos fosse consedido mudar/alterar/eliminar alguma parte ou acontecimento da História, o que mudarias? E quais suas possíveis consequências? 🤔

Fica a questão no ar para quem quiser responder! Bom fim de semana.

Poderia ser na vida pessoal em vez de ser na história da humanidade? Por várias vezes quis viajar no passado para mudar várias coisas na minha vida, sei que há quem diga que não devemos viver o se e que tudo tem um sentido, mas para mim, eu daria muita coisa se podesse voltar atrás e mudar várias coisas no meu passado, provavelmente seria mais feliz nas minhas escolhas do que sou hoje, mas enfim, é a vida.

Sim pode ser seu passado.

#6
É muito bonito dizermos que o sofrimento tem uma razao para existir, quando esse sofrimento é o dos outros. Mas quando é o nosso? De quem nos é mais próximo, teremos a mesma opiniao?
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Não é questão de ser bonito... O facto de não nos fazer sentido, não quer dizer que não o tenha. Eu não apagava nem alterada absolutamente nada, nem na minha vida (mesmo coisas que me arrependo), nem na vida familiar, nem na história do mundo, se tivesse tal poder. As coisas devem ser são como são, não como gostaríamos que fossem. Isso sim, seria realmente catastrófico.
«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa

Como ninguém está julgando ninguém, nem ninguém irá mudar o passado, logo, esta pergunta foi uma brincadeira.

#9
Citação de: João Luís Aguiar em 03 outubro, 2020, 21:38
Não é questão de ser bonito... O facto de não nos fazer sentido, não quer dizer que não o tenha. Eu não apagava nem alterada absolutamente nada, nem na minha vida (mesmo coisas que me arrependo), nem na vida familiar, nem na história do mundo, se tivesse tal poder. As coisas devem ser são como são, não como gostaríamos que fossem. Isso sim, seria realmente catastrófico.

Uma coisa é querermos que as coisas sejam da forma que queremos, outra completamente diferente é deixarmos que as coisas sejam ou aconteçam de formas injustas, incorrectas e/ou imorais que prejudicam e injustiçam quem nao merece.
O querermos que as coisas sejam somente como nós queiramos pode ser considerado egoismo e egocentrismo, mas nao alterar ou compactuar com injustiças faz de nós cumplices do sofrimento de quem nos rodeia

Citação de: mrpauloaguiar em 03 outubro, 2020, 22:37
Como ninguém está julgando ninguém, nem ninguém irá mudar o passado, logo, esta pergunta foi uma brincadeira.

Foi a excelente pergunta, e com muito mais significado do que aparenta ter
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Existem muitas personalidades que pessoalmente se pudesse teria evitado a sua nascença.
Poderão dizer-me que tudo tem uma razão para acontecer... a que respeito, mas não aceito.
Se tal fosse verdade a Humanidade teria aprendido a "lição"...
Continuamos a assistir impavidamente a injustiças diárias ...
O Karma nada mais é do que justificar o que não tem justificação.
O sofrimento não pode nem deve ser entendido como um meio para se atingir um fim.
Mas claro, esta é a minha visão.

#11
Citação de: Luzeamor em 03 outubro, 2020, 22:44
O Karma nada mais é do que justificar o que não tem justificação.
O sofrimento não pode nem deve ser entendido como um meio para se atingir um fim.
Mas claro, esta é a minha visão.

Concordo plenamente contigo.
O karma foi uma invençao de quem se está a lixar para o sofrimento alheio e arranjou uma explicação mal amanhada para justificar o seu egoismo perante o sofrimento do seu semelhante
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Boa noite,

Relativamente à história, a história do ser humano e como evoluiu, não acredito que fosse vantajoso mudar o que aconteceu.
A história sempre se fez baseada em interesses dos mais fortes e poderosos, que enriqueciam cada vez mais, roubando e matando outros povos.
Fomos forjados no ódio e na guerra, pelo poder absoluto. Muitos de tão poderosos que eram, até se consideravam Deuses e quem dissesse o contrário era eliminado.
Basta ler o antigo testamento e a maneira como guerreavam entre si, pelo poder e dominância sobre outros povos. Saqueavam aldeias, matavam homens, mulheres, crianças, sem dó nem piedade. Tudo porque, supostamente havia indivíduos que se deslocavam em nuvens de fumo e fogo e influênciavam os povos que queriam controlar.
Os Hebreus foram controlados por uns, os Egipcios por outros, nas Américas e Ásia igualmente... Somos meros peões nesta guerra de interesses intergalácticas. (Havendo milhares de galáxias, imaginem os problemas que outros possam ter também por lá).
Mesmo que tirássemos as figuras do passado e puséssemos outras nos seus lugares a probabilidade de correr bem ou mal era igual, ou seja 50/50. Tudo dependia dos mais fortes e poderosos que nos viam lá de cima.
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Citação de: _Indigo_ em 03 outubro, 2020, 23:28
Boa noite,

Relativamente à história, a história do ser humano e como evoluiu, não acredito que fosse vantajoso mudar o que aconteceu.
A história sempre se fez baseada em interesses dos mais fortes e poderosos, que enriqueciam cada vez mais, roubando e matando outros povos.
Fomos forjados no ódio e na guerra, pelo poder absoluto. Muitos de tão poderosos que eram, até se consideravam Deuses e quem dissesse o contrário era eliminado.
Basta ler o antigo testamento e a maneira como guerreavam entre si, pelo poder e dominância sobre outros povos. Saqueavam aldeias, matavam homens, mulheres, crianças, sem dó nem piedade. Tudo porque, supostamente havia indivíduos que se deslocavam em nuvens de fumo e fogo e influênciavam os povos que queriam controlar.
Os Hebreus foram controlados por uns, os Egipcios por outros, nas Américas e Ásia igualmente... Somos meros peões nesta guerra de interesses intergalácticas. (Havendo milhares de galáxias, imaginem os problemas que outros possam ter também por lá).
Mesmo que tirássemos as figuras do passado e puséssemos outras nos seus lugares a probabilidade de correr bem ou mal era igual, ou seja 50/50. Tudo dependia dos mais fortes e poderosos que nos viam lá de cima.
Nem mais!

Única coisa que eu alteraria mesmo era o próprio mundo/planeta, de maneira que todos os continentes fossem férteis todo o ano, assim haveria muito menos fome e desnutrição que há. Com chuvas (água) divididas por todos também.

#14
ui se pudesse seguir o meu desejo iria mudar tanta mas tanta coisa,
que isto se teria transformado num paraíso , para todos!
mas a verdade por mais que doa, é que não dá para mudar nada,
é como se um aluno desleixado, irresponsável, e sem carácter algum se formasse em medicina,
sem ter realmente aprendido nada...
já imaginaram ? quem é iria querer um médico assim, ou coitados dos que fossem parar às mãos..
é como a vida,
só nos somos responsáveis por aquilo que aqui acontece,
e hoje só temos o que merecemos,
podemos dizer: " ah é culpa é dos que veem de traz "
será mesmo? e o que a gente fez para mudar alguma coisa de verdade na história do mundo?
nós somos responsáveis não apenas por nós, mas por todos aqueles que nos circundam,
uma palavra, um gesto, uma atitude, vai influenciar os outros, positivamente ou negativamente,
e esse influenciar outro e por ai fora " efeito borboleta "
e assim se muda o mundo.

Então por mais desejo que tenha...
não, não mudo nada, o mundo tem que estar do jeito que tem que estar, nem mais, nem menos.
... a não ser claro, que nos o comecemos a mudar, agora.
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.