Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.464
Total de tópicos
26.917
  • O misticismo dos Gatos
    Iniciado por Marmeu
    Lido 1.124 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Quem é que não se questiona acerca destas criaturas maravilhosas que são os gatos!

Há quem defenda que tem poderes paranormais e sabem muito mais dos poderes da vida do que nós, há ainda quem diga que os gatos parecem ter um sensor extrassensorial, uma visão diferenciada, além do normal.  Dão a impressão de pertencer a uma esfera superior, a um nível mais elevado de consciência.

É um animal enigmático, considerado sagrado ou maldito em diferentes civilizações ou épocas, a fascinação que possui a sua contemplação apresenta algo de esotérico e misterioso. Há ainda quem os considere preguiçosos e individualistas; e há outros que alegam que os gatos são apegados à casa e não às pessoas, na minha opinião eles são os verdadeiros protetores de seus donos, dotados de grande sensibilidade e espiritualidade, fiéis e companheiros.

Não é por acaso que quando estamos doentes estão sempre junto a nós, ou quando estamos física ou mentalmente debilitados; são eles, os gatos, os que conseguem ver o lado interior dos seres humanos, são capazes de perceber os seus sentimentos e verdadeiras intenções.

Na antiguidade acreditavam no seu poder de cura, que era usado por curandeiros e alguns faraós. As mulheres egípcias, viam estes animais como uma forma de beleza extrema, temos como exemplo o templo da deusa Bastet, onde foram encontradas múmias de muitos gatos.

Na idade média, o misticismo dos gatos começou a ficar tenso. Na Europa medieval as coisas caminhavam bem até que a igreja começou a queimar os gatos em fogueiras e atirava-os em precipícios.

O principal fator dessas atitudes foram as bruxas, mulheres livres que possuíam poderes mágicos recebidos da natureza. Bem, não era bem assim que as igrejas viam estas mulheres, na verdade, elas eram vistas como demónios na terra e por isso elas e os seus gatos eram queimados.

Por serem animais de olhos completamente misteriosos e super independentes, foram associados às mulheres acusadas de praticar bruxaria. Logo, não poderíamos esperar menos do que fogueiras para os cremar. Quando se tratava de gatos pretos, as coisas ficavam ainda piores! Na idade média surgiu a crença de que os gatos pretos eram animais impuros e maldosos que deveriam ser mortos. Com a morte da maioria dos gatos, quem regressa? Isso mesmo, os ratos! E claro, sem os felinos por perto para os exterminar alastraram-se, causando então a peste negra que matou milhares de pessoas....

Na minha opinião os gatos são criaturas adoráveis de pura energia, são pequenas criaturas cheias de amor e bons sentimentos para dar nos dar.

Tenho dois, a bolacha (amarela) e o sebastião (branco e preto)  :)
Hate will make you cautious, love will make you glow

#1
Eu amo gatos, amo os animais, atrevo-me a dizer que gosto mais de alguns animais do que determinadas pessoas :)

Tenho uma gatinha, pretinha, um amor!

Infelizmente o preconceito ainda existe, esta gatinha veio-me parar às mãos, exatamente pelo preconceito. Era preta e ainda por cima gata... Era este o motivo de nunca ter sido adotada. Era uma ninhada de cinco gatos, adotaram-nos todos, excepto a gatinha.

É lamentável que este tipo de comportamento ainda esteja bastante enraizado na nossa sociedade!

Assim que soube que ninguém a queria, soube logo que estávamos destinadas uma à outra. :)  Tenho-a há quatro anos e amo-a tanto, que não me imagino a viver sem ela.

Além da gatinha tenho um cão a quem amo de forma igual, que me segue para todo o lado, como é normal no comportamento canino. Ela faz exatamente o mesmo, segue-me. Se eu vou com o cão à rua ela também vem, vamos todos :) os vizinhos riem-se, acham graça ao comportamento da gatinha de ir passear com o cão. Não me larga, se estou a trabalhar, em casa por exemplo, está deitada em cima da minha secretária e daqui não sai até eu me levantar. Onde quer que eu vá, ela vai também. Também dá os seus passeios, mas assim que regressa, se não me vê mia desesperadamente!

Este ser maravilhoso e pequenino cheio de amor faz-me tanta companhia, tenho muita pena que algumas pessoas ainda sejam tão ignorantes relativamente à cor dos gatos e que por preconceito, ignorância e crenças antigas ainda os maltratem chegando por vezes a matá-los...
Amor incondicional é aquele que quer o bem do outro, independente do seu "eu" individual

#2
Eu também adoro animais e todos os que atentam contra a sua integridade ou vida, são para mim, seres desprovidos de inteligência emocional.

É a velha história de que o gato preto dá azar, azar é uma pessoa cruzar-se com um ser humano ignorante.

O ser humano gosta de inventar histórias e transmiti-las aos outros. É desta forma que se cria a cadeia das superstições, que não passam de conhecimentos resultantes de reflexos condicionados; são portanto crenças irracionais e infundadas fruto da ignorância das causas reais e naturais dos fenómenos..

Essa tua gatinha deve ser um amor :) e tu por sinal, que te prontificas-te a ficar com ela, quando ninguém a queria, és igualmente um amor  :)
Hate will make you cautious, love will make you glow

#3
Citação de: Marmeu em 08 maio, 2020, 12:34

Essa tua gatinha deve ser um amor :) e tu por sinal, que te prontificas-te a ficar com ela, quando ninguém a queria, és igualmente um amor  :)

Subscrevo e acrescento uma pessoa doce e sensível.

Corrige-me se porventura estiver errado.

Em relação aos gatos e animais em geral, os animais são puros, inocentes e verdadeiros. Contrariamente ao ser humano que apesar de ser racional, age de forma diferente,  dizimando a vida animal, a maior causa para a perda de diversidade animal é a destruição dos habitats naturais, muitas vezes para conseguir criar terras de cultivo. Cerca de três quartos de todo o terreno do planeta é afectado por actividades humanas. A segunda maior causa para a destruição da biodeviersidade animal é a matança por comida.

Há um assunto que me toca particularmente que é o lixo nos oceanos, a área coberta por mares e oceanos é superior à extensão de terra, chegando a ocupar mais de 70% da superfície do planeta. Segundo a ciência, cerca de oito milhões de toneladas de plásticos são lançadas nos oceanos anualmente. Creio que isto merece uma reflexão aprofundada de todos nós, começando pela consciencialização que é sem sombra de dúvida, o caminho a ser trilhado para tentar minimizar o problema. Já estou um bocado off-topic, peço desculpa mas quando se fala de animais sejam gatos, cães, peixes, etc. tenho que me pronunciar por ser um assunto que me sensibiliza.

Os animais ajudam-nos a cultivar a consciência de que não estamos sozinhos neste mundo, mas unidos com todas as coisas vivas. Levam-nos para fora de nós mesmos, restabelecendo o nosso contacto com o mundo em que vivemos. A necessidade que temos uns dos outros, na parte espiritual e  física, ajuda-nos a ser felizes e saudáveis.

Respeitar os animais, com as suas verdadeiras necessidades fisiológicas, biológicas e psicológicas faz-nos viver em harmonia.
Sou do mar, sou do surf, sou da tranquilidade e da positividade.

#4
Os animais  de estimação em termos ocultos são os espíritos de animais mais evoluídos, que já estão mais próximos de um dia serem humanos. Além disso são os espíritos protectores do lar e os espíritos-guia do dono, quando são bem tratados e amados. Tal é especialmente notório com os gatos, que têm contudo um temperamento menos obediente. Um gato conquista-se, e uma vez conquistado, se quebrarmos a sua confiança, ele nunca mais esquecerá. Nunca tratem mal um gato...

Todos nós conhecemos as lendas e histórias de bruxas com os seus gatos. Na realidade eles são os espíritos-guia que ajudam a mulher e a protegem. Um dos primeiros sintomas de magia negra é a morte estranha do animal de estimação...
C'est dans l'air.

Sempre adorei gatos. Adoro cães mas as personalidades são tão distintas...
Os gatos são sorte porque são fonte de energia. Enigmáticos... temos de ter um para perceber. A sua independência e ao mesmo tempo a ligação que criam com os donos é algo inexplicável. Também penso que nos protegem.
São de uma sensibilidade excecional.
Preciso sempre de um gatinho para companhia em casa. O meu tem 5 anos e é um amor.
Cumprimentos a todos.