Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.425
Total de mensagens
369.462
Total de tópicos
26.917
  • Depressão será mesmo a doença mais incapacitante do mundo até 2020
    Iniciado por Lhodies
    Lido 874 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Nesta quarta-feira, 10 de outubro, é celebrado o Dia Internacional da Saúde Mental e o alto número de relatos envolvendo transtornos preocupa. De acordo com dados da OMS, a quantidade de casos de depressão cresceu 18% em dez anos. Até 2020, esta será a doença mais incapacitante do planeta, na previsão da Organização Mundial da Saúde.

"Globalmente, apenas metade daqueles que precisam de tratamento psiquiátrico recebem ajuda", afirma Nadège Herdy, psiquiatra da Rede de Hospitais São Camilo, de São Paulo. Quadros depressivos são as principais causas de suicídio no mundo.

O Brasil é campeão de casos de depressão na América Latina. Quase 6% da população, um total de 11,5 milhões de pessoas, sofrem com a doença, segundo dados da OMS. Porém, a psiquiatra Nadège Herdy alerta para o aumento do número de registros de Transtornos de Ansiedade. "Os mais comuns são os transtornos de ansiedade generalizada e síndrome do pânico. Em 2015, 18,6 milhões de pessoas sofriam com transtorno de ansiedade no Brasil".

Se perguntarmos por aí se as pessoas são ansiosas, a maioria dirá que sim. Porém, para ter o diagnóstico de alguns transtornos de ansiedade não é tão simples. O DSM-V - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - aponta 12 tipos de patologias relacionadas à ansiedade.

No geral, alguns sintomas merecem atenção: sentir medo ou receio, em excesso, de situações que ainda não aconteceram, alterações do sono, tensão muscular, medo de falar em público, medo de lugares fechados ou com grandes aglomerações, inquietações constantes, pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos. O ideal, em casos assim, é buscar ajuda de um psicoterapeuta. O psicólogo irá fazer uma série de perguntas sobre seu estado físico e emocional. Na terapia, você terá a oportunidade de falar mais sobre as situações que lhe causam ansiedade, sem julgamentos. Em alguns casos, o psicólogo pode recomendar que você procure um psiquiatra, que irá receitar uma medicação específica para baixar a ansiedade.


https://www.google.pt/amp/s/emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,depressao-sera-a-doenca-mental-mais-incapacitantes-do-mundo-ate-2020,70002542030.amp

Eu acho que a pior doença do século é mesmo a (des)informação lol
sinceramente hoje em dia, há tanta estatística fraudolenta, tanta mentira, tanta coisa, que enfim, qualquer dia é difícil separar a verdade da mentira, está tudo tão bem manipulado e misturado, que estamos quase que perdidos, por mais conhecimentos que se tenha.

Nesse artigo podia pegar em vários aspectos:
1- O dsm está feito de tal modo, que tudo pode ser considerado doença, nem preciso explicar que isso importa e de que maneira à farmacologia, já nem vou sequer falar de psicólogos e psiquiatras que apenas tentam fazer o seu trabalho, alguns deles sérios, mas que seguem aquilo que lhes ensinaram a fazer, mas não quer dizer que o que aprenderam está certo, isso daria pano para mangas...
2- estatísticas hoje em dia as apresentam como relativas, e não como absolutas, o que raio isso quer dizer ?
imaginem que alguém tem depressão, e o medicamento X melhorou em 2% um determinado grupo de estudo de 100 pessoas com depressão escolhidas aleatoriamente, e com um placebo nesse mesmo grupo houve 1% de melhoria. Se te apresentarem os valores absolutos, vão-te dizer que com medicamento tens 1% de chances de te curares, mas se te disserem que tens o dobro de chances de melhorar com medicamento do que sem ele, tu já vais querer tomar o medicamento certo ? porque 2% é o dobro de 1% ..por isso apresentam as estatísticas em valores relativos, é isso que importa para a indústria...não sei se conseguem perceber com essa explicação
3- no mundo stressante e competitivo quem é que não tem esses sintomas de vez em quando ? lol todos!

bem, não vou nem mencionar mais nada para não ferir susceptibilidades,
só que esteja errado ou não
eu não acredito em 90% do que falam hoje em dia na comunicação em geral,
como disse uma vez um certo eurodeputado de Bruxelas :
" E o Miguel ainda vê noticias ? isso é tudo tendêncioso! "
desculpem mas nem vou dizer o nome dele...
apenas acreditem ou não..é com vcs :)
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.

Esqueci me do ponto de interrogação no final mas queria mesmo opinião, também me parece fraudulento o artigo pelo simples facto de que é difícil analisar uma população para saber se uma doença que muitos a vivem e não dizem a ninguém.
Creio que isto foi mais uma chamada de atenção devido a cada vez haver mais casos de violência nas escolas e as redes sociais não terem vindo para ajudar

MrB
Eu acredito que os problemas psicológicos vão crescer por 3 motivos:

1- Dissociação entre o que queremos e o que temos.
Li um estudo acerca de jovens americanos segundo os quais o número de relações fortuitas estão aumentar. Mas na realidade o que queriam era relações sentimentais estáveis. Quando queremos algo mas não temos, muitas vezes entramos num mecanismo de compensação em que vamos procurar através de atitudes paralelas conseguir encontrar o que inicialmente nos fugiu. Obviamente, não encontramos e acabamos por acumular frustrações, medos que a cada novo episódio de compensação nos colocam mais longe do nosso objectivo.

2- As crianças têm baixa tolerância à frustração.
Hoje é comum as crianças jogarem jogos nos tablets, tlms, então quando choram mais depressa recebem o jogo. Estes jogos implicam ganhos a curto prazo sob a forma de vidas, níveis, skins, itens variados. Assim, as crianças habituam-se desde cedo a ter uma recompensa quase imediata. Na vida não existem recompensas imediatas, muitas coisas exigem planeamento, esforço e dedicação. Uma criança habituada a ter recompensas rápidas dificilmente se habituará a ter a serenidade de esperar e aguardar. Hoje como muitos jogos são P2W as crianças podem habituar-se a que pagando podem ter benefícios concorrências.

3- Competição desmesurada desde crianças.
É estúpido ver o que os pais fazem nas escolas de futebol ou nos infantários. Não faz sentido, os pais incharem porque os filhos com 3 anos fazem contas de somar e subtrair e fazerem disso para se sentirem superior e humilharem coleguinhas dos filhos e respectivos pais.

Obviamente, todas estas situações em que crianças não são correctamente educadas implicará que estas não estejam preparadas para a vida e suas vicissitudes podem implicar as mais variadas perturbações psicológicas.

#4
Eu ja tive depressão severa, inclusive tinha que tomar remédios muito fortes, me deixavam incapacitada. Presa numa cama, sem conseguir fazer nada. Assim como tive depressão sei que e possivel sair dela. Eu sai dela com a força de Deus e da minha fé. Posso dizer que foi Deus que me salvou de cometer suicidio. O inimigo atenta contra a gente com esse tipo de doenças, que sao uma tortura invisivel para nos, pois aos olhos dos outros a gente nao tem nada. Tudo isto pq nos temos um bem muito precioso, nossa alma. Seja qual for a situação devemos sempre ter muita fé e confiança em Deus. Por duas vezes sai da depressão e ja enfrentei muitos problemas na vida com a ajuda dele. Hj me sinto mais forte e agradeço muito eu nao ter caido nas trapaças do inimigo.