Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.425
Total de mensagens
369.463
Total de tópicos
26.917
  • Amor e espiritualidade..o que nos salva hoje em dia ?
    Iniciado por Miguel Fernandes
    Lido 3.794 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Hoje deu-me para divagar um pouco sobre o amor..
Tenho quase a certeza que se não me aparecesse quem apareceu na minha vida ( embora esteja longe ),
eu acho que já nem queria era mulher nenhuma ( não é que tenha propriamente nada contra mulheres, nada disso ) só que a vida ensinou-me que hoje se ama e ate morro por ti! amanha já não sei tão bem, ou " hum , estou confusa "  e passado 2 ou 3 dias depois  afinal vou embora e dou-te um pontapé no traseiro sem mais nem menos.
lol hoje rio-me com este exagero quase caricatura, mas no passado não ria, eu chorava o porque disso acontecer tantas vezes, pensava se eu tinha sido amaldiçoado, ou era um puto fracassado ? ainda hoje tenho certas duvidas, mas estou a falar de forma frontal, sem receio nem tabus..
No fundo no fundo acho que nem ninguém têm culpa, são os novos tempos, as nossas gerações, não são como as gerações dos nossos pais, e muito menos dos nossos avós, isso do casar ou amar para sempre hoje é quase uma fantasia de criança ( salvem-se os poucos casos que de facto ainda o conseguem hoje em dia ) mas na maioria toda a gente sabe , que isso é quase uma utopia..quando crescemos a realidade é outra, o outro muda, nos próprios também mudamos, e se antigamente existia diariamente a palavra " NOS " hoje existe as palavras " TU ", " EU " " É MEU " " É TEU " existe a separação, e não mais a união

Eu acho que hoje para haver durabilidade numa relação tem que haver os 3 pilares : Amar ( não da boca para fora, mas de coração incondicionalmente ), Confiança ( hoje em dia é tão importante como o amar ), e Comunicação ( não tagarelice, ou preciso disto e daquilo, ou tu tens que ser mais assim, assado ou cozido..mas sim comunicação verdadeira e preocupação com o outro, nos não somos o umbigo, mas o coração de cada um, ou pelo menos assim deveria ser )

Concluindo: demasiado individualismo
e antes não. Era mesmo uma dupla, uma equipa, por isso as coisas funcionavam,
e não porque o parecia mal ou deixar de ser mal, sempre houve separações,
só que não eram com tanta frequência
hoje vejo ainda velhinhos de mão dada que viveram uma vida inteira juntos,
e hoje claro vemos pessoas das nossas gerações de mãos dadas e aos beijos na rua hoje,
mas amanhã ou passado, já foram embora, ou estão com outra pessoa.
e isso uma pessoa até perde o fascinio de encontrar alguém,,,devia haver mais paixão, e menos ~desejo sexual / rijeza~...
But well ...quem sou eu para falar lol
nem considero isto sequer um desabafo,
apenas uma pequena constatação ( para a maioria )
e agora amor ou espiritualidade.
o que realmente nos salvará ?

eu costumo dizer,
se uma falhar, sempre terei a outra,
pois a espiritualidade essa sempre me irá acompanhar,
e tudo o que há a fazer, é evoluir e seguir o caminho. _/\_


ps final: claro que ambos tem suas culpas, nenhum dos 2 é santo, e nenhum dos 2 é demonio, são os novos tempos, de mais valores materiais, do que propriamente valores . . e todos nos somos arrastados para isso. uns mais, outros menos.
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.

Tenho de discordar em parte do que escreves! :)

É verdade que hoje em dia as relações são o usa e deita fora, se uma não resulta que venha a próxima!!

Mas que liberdade havia antes para que isso acontecesse? Muitos casais eram infelizes, por medo ou vergonha de se separarem, pois aos olhos da sociedade  uma mulher (e aqui vou usar esta exemplo porque foi quem sempre mais foi olhada de lado) que se divorciasse era "depravada", e então se se divorciasse por causa de outro homem.. Bem...!
A vergonha do rótulo mulher divorciada era grande! Portanto a maioria acomodava-se em relações infelizes! A acrescentar o facto de que no passado, o sustento da casa era essencialmente o homem, e uma mulher separada como ia sustentar as "crias"?
Não iremos tão longe!! Ainda hoje em sítios pequenos, a mulher divorciada ou a mulher "junta" é falada com uma certa repugnância!

Se ainda assim hoje! Imaginem ha uns anos, no tempo dos nossos pais e avós, em que a opinião dos outros/sociedade era demasiadamente influente!

E como podes comparar os casais velhinhos (sem ofensa) que hoje vês na rua com os restantes casais que vês? Os casais "normais" que hoje vês só serão casais velhinhos daqui por alguns/muitos anos! E Há casais, hoje, em que o amor será/é "para sempre"!

Não defendo, nunca defendi as relações descartáveis, mas consigo perfeitamente perceber porque antes não aconteciam! :D

#2
No "antigamente" as relações eram baseadas na subserviência da mulher ao homem.
Como País religioso e ainda maioritáriamente Católico que somos, a boa e velha regra que nos ensina a Biblia é que a mulher é inferior ao homem e deve servi-lo sem o questionar.
Casamentos que perduravam à base da pancada que o homem dava à mulher e esta como era tradição, deveria aceitá-la sem a questionar.
Porque acham que Portugal é um dos Países onde a taxa dos homicidios chamados passionais ainda é das maiores da Europa?
É por causa da velha e antiga tradição...Católica, meus amigos.
É que os senhores padres antes de subirem ao altar da sua prepotência, deveriam era ir para casa com a vergonha de séculos e séculos de opressão que a Igreja Católica fez ao povo, principalmente às mulheres.
Um bom exemplo disso é Fátima...reparem: a aparição de uma senhora, uma imagem dócil e pacifica que diz coisas que se vão passar futuramente, afirmando vir do céu.
Esta imagem cria inevitávelmente às gentes oprimidas, com falta de cultura, com pouco ou nenhum nivel escolar e com receio de um deus vingativo, um sentimento de compaixão, de carinho...afinal trata-se de uma senhora que veio do céu.
Uma senhora que utiliza o seu ar dócil para pedir mortificações e para lançar umas ameaças veladas que o povo da altura não entende como ameaças, devido ao seu pouco nivel cultural e escolar.
Quem fazia e continua ainda atualmente a fazer peregrinações a Fátima a pé? não são principalmente as mulheres?..sim, são e isto passa-se porque a mulher sempre teve neste País o hábito de ter que arcar com tudo em cima...com a educação dos filhos, as lides domésticas, a pancada do marido...todo o tipo de sacrificios sempre foram pedidos às mulheres, porque afinal, elas já estavam habituadas, e o senhor padre lá dizia na missa de Domingo que perante Deus a mulher é inferior ao homem e deve por isso aturar tudo o que lhe passe pela cabeça.
Então que melhor forma de alguma qualquer entidade menos bem intencionada satisfazer os seus caprichos mais pérfidos?...fazer-se passar por uma senhora vinda do céu que pede sacrificios.
Deixando as minhas divagações de lado e voltando ao assunto em questão...relações.
As mulheres entretanto ao longo do tempo foram-se apercebendo que a história que o senhor padre contava na missa afinal não era bem assim e decidiram lutar pelos seus direitos...finalmente.
O problema é que a grande maioria delas perdeu-se pelo caminho e em vez de lutar pelos seus direitos que a colocam em pé de igualdade com o homem, desviou-se do verdadeiro caminho e focalizou-se em imitar o homem....e em tudo o que ele tem de pior.
Assim surgiu um grande problema e uma grande confusão; é que a grande maioria das mulheres confundiu as coisas...uma coisa é o seu direito a direitos igualitários em comparação ao homem..outra completamente diferente é querer imitar o homem nas suas atitudes, escolhendo como exemplo as piores.
Atualmente vivemos numa época em que na minha opinião a grande maioria das mulheres não sabe o que quer numa relação.
Por um lado querem um homem que as respeite, que as faça feliz, que as ame...resumidamente que lhes proporcione um futuro emocionalmente e sentimentalmente estável.
Por outro lado sentem-se atraidas pelo tipo de homem que basicamente é o chamado engatatão...o predador que vive das suas conquistas, que anda à caça das suas presas..e obviamente que trata e considera as mulheres como algo descartável e fácilmente substituivel.
Então vivem constantemente neste dilema e não sabem que rumo dar às suas vidas sentimentais, sendo que atualmente na grande maioria das vezes optam e escolhem os chamados engatatões, porque...são mais giros para mostrar às amigas.
Uma amiga minha disse-me há algum tempo que ainda vão ser precisas algumas gerações, para a mulher colocar a cabeça em cima dos ombros e decidir-se sobre o que é realmente melhor para ela.
Mas esta situação é normal...afinal foram séculos e séculos de repressão e serão precisos mais alguns para as ideias e ideais estabilizarem e a confusão mental e emocional passar.
Claro que existem excepções, tanto em homens como em mulheres, contudo os hábitos e formas de agir estão cada vez mais semelhantes entre os dois géneros.
Acho que existe acima de tudo atualmente uma grande falta de principios civicos, educacionais e de identificação...sim, identificação...acho que anda por ai muita gente extremamente confusa em relação a quem é e o que anda a fazer neste mundo.
Tenho esperança que as mentalidades mudem...mas tenho a certeza que ainda vai demorar muito tempo para que isso aconteça.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Citação de: Kyrie em 19 junho, 2019, 16:54
No "antigamente" as relações eram baseadas na subserviência da mulher ao homem.
Como País religioso e ainda maioritáriamente Católico que somos, a boa e velha regra que nos ensina a Biblia é que a mulher é inferior ao homem e deve servi-lo sem o questionar.
Casamentos que perduravam à base da pancada que o homem dava à mulher e esta como era tradição, deveria aceitá-la sem a questionar.
Porque acham que Portugal é um dos Países onde a taxa dos homicidios chamados passionais ainda é das maiores da Europa?
É por causa da velha e antiga tradição...Católica, meus amigos.
É que os senhores padres antes de subirem ao altar da sua prepotência, deveriam era ir para casa com a vergonha de séculos e séculos de opressão que a Igreja Católica fez ao povo, principalmente às mulheres.
Um bom exemplo disso é Fátima...reparem: a aparição de uma senhora, uma imagem dócil e pacifica que diz coisas que se vão passar futuramente, afirmando vir do céu.
Esta imagem cria inevitávelmente às gentes oprimidas, com falta de cultura, com pouco ou nenhum nivel escolar e com receio de um deus vingativo, um sentimento de compaixão, de carinho...afinal trata-se de uma senhora que veio do céu.
Uma senhora que utiliza o seu ar dócil para pedir mortificações e para lançar umas ameaças veladas que o povo da altura não entende como ameaças, devido ao seu pouco nivel cultural e escolar.
Quem fazia e continua ainda atualmente a fazer peregrinações a Fátima a pé? não são principalmente as mulheres?..sim, são e isto passa-se porque a mulher sempre teve neste País o hábito de ter que arcar com tudo em cima...com a educação dos filhos, as lides domésticas, a pancada do marido...todo o tipo de sacrificios sempre foram pedidos às mulheres, porque afinal, elas já estavam habituadas, e o senhor padre lá dizia na missa de Domingo que perante Deus a mulher é inferior ao homem e deve por isso aturar tudo o que lhe passe pela cabeça.
Então que melhor forma de alguma qualquer entidade menos bem intencionada satisfazer os seus caprichos mais pérfidos?...fazer-se passar por uma senhora vinda do céu que pede sacrificios.
Deixando as minhas divagações de lado e voltando ao assunto em questão...relações.
As mulheres entretanto ao longo do tempo foram-se apercebendo que a história que o senhor padre contava na missa afinal não era bem assim e decidiram lutar pelos seus direitos...finalmente.
O problema é que a grande maioria delas perdeu-se pelo caminho e em vez de lutar pelos seus direitos que a colocam em pé de igualdade com o homem, desviou-se do verdadeiro caminho e focalizou-se em imitar o homem....e em tudo o que ele tem de pior.
Assim surgiu um grande problema e uma grande confusão; é que a grande maioria das mulheres confundiu as coisas...uma coisa é o seu direito a direitos igualitários em comparação ao homem..outra completamente diferente é querer imitar o homem nas suas atitudes, escolhendo como exemplo as piores.
Atualmente vivemos numa época em que na minha opinião a grande maioria das mulheres não sabe o que quer numa relação.
Por um lado querem um homem que as respeite, que as faça feliz, que as ame...resumidamente que lhes proporcione um futuro emocionalmente e sentimentalmente estável.
Por outro lado sentem-se atraidas pelo tipo de homem que basicamente é o chamado engatatão...o predador que vive das suas conquistas, que anda à caça das suas presas..e obviamente que trata e considera as mulheres como algo descartável e fácilmente substituivel.
Então vivem constantemente neste dilema e não sabem que rumo dar às suas vidas sentimentais, sendo que atualmente na grande maioria das vezes optam e escolhem os chamados engatatões, porque...são mais giros para mostrar às amigas.
Uma amiga minha disse-me há algum tempo que ainda vão ser precisas algumas gerações, para a mulher colocar a cabeça em cima dos ombros e decidir-se sobre o que é realmente melhor para ela.
Mas esta situação é normal...afinal foram séculos e séculos de repressão e serão precisos mais alguns para as ideias e ideais estabilizarem e a confusão mental e emocional passar.
Claro que existem excepções, tanto em homens como em mulheres, contudo os hábitos e formas de agir estão cada vez mais semelhantes entre os dois géneros.
Acho que existe acima de tudo atualmente uma grande falta de principios civicos, educacionais e de identificação...sim, identificação...acho que anda por ai muita gente extremamente confusa em relação a quem é e o que anda a fazer neste mundo.
Tenho esperança que as mentalidades mudem...mas tenho a certeza que ainda vai demorar muito tempo para que isso aconteça.



Bem no meio disto tudo, só me pude rir com algo que disseste.. não por mal...mas porque faz muito sentido para mim... 😂😂😂

Enquanto houver mulheres que defendam convictamente o feminismo, acho que esta situação se verificará. Somos manifestamente diferentes: homens e mulheres, porque haveremos de querer comportarmo nos de igual forma? Defendo não a igualdade mas a equidade.. e não quero de todo ser mal interpretada...


Citação de: VCris em 19 junho, 2019, 17:24

Enquanto houver mulheres que defendam convictamente o feminismo, acho que esta situação se verificará.


As feministas são um dos maiores venenos que intoxica a sociedade.
São exatamente como os machistas, mas ainda não se aperceberam disso
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

#5
Citação de: VCris em 19 junho, 2019, 14:53
Tenho de discordar em parte do que escreves! :)


E agradeço que o faças VCris, sempre que te aprouver, ou que tenhas também sempre uma boa opinião :)
longe de mim, querer mostrar a minha razão, mas sim a minha opinião,
acho que é assim que se pode formar um diálogo construtivo e de aprendizagens, de outra forma se fosse só para agradar,
nem estaria aqui.

Entendo o teu ponto de vista, sei que é verdade, no entanto não me quis debruçar tanto nesses problemas que havia no passado,
mas mais no quanto somos ou não descartáveis hoje em dia, em favor dos individualimos exagerados, continuo a pensar que hoje há egoísmo a mais e companheirismo a menos, mas não o falo com pessimismo, apenas como facto, ou talvez até esteja enganado,
e se estiver fico contente que não seja tanto assim.
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.

O que nos salva? Nós mesmos, ninguém salva ninguém,não há principes nem princesas na vida real, somos todos sapos...a ideia do amor romântico foi inventado na idade média e exagerado durante o século XX, mas o amor, o verdadeiro amor, é aquele que sentimos pela família, amigos, por todos aqueles com quem partilhamos um laço inquebrável durante toda a vida...mas temos que ter consciência que sem amor próprio não somos capazes de amar ninguém...se é egoísmo? Talvez, mas o amor romântico possessivo também não o é?

sim o amor possessivo também não é nada saudável,
o que nos salva bem 2 coisas que ainda temos bastante para evoluir:
amor incondicional... e espiritualidade.
isso nos salva, e são bem reais e actuais.
tb concordo que sem nos amarmos a nos mesmos, somos incapazes de amar seja quem for, e não é egoísmo,
mas uma tomada de consciência

o romantismo está em desuso
mas não é preciso deixar-se de ser ainda uma espécie de cavalheiro à moda antiga lol
ainda com certos valores e ideais, eu pelo menos penso assim.
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.

Nem 8 nem 80, tudo na vida precisa de uma quantidade certa!

Citação de: Miguel Fernandes em 20 junho, 2019, 00:30
sim o amor possessivo também não é nada saudável,
o que nos salva bem 2 coisas que ainda temos bastante para evoluir:
amor incondicional... e espiritualidade.
isso nos salva, e são bem reais e actuais.
tb concordo que sem nos amarmos a nos mesmos, somos incapazes de amar seja quem for, e não é egoísmo,
mas uma tomada de consciência

o romantismo está em desuso
mas não é preciso deixar-se de ser ainda uma espécie de cavalheiro à moda antiga lol
ainda com certos valores e ideais, eu pelo menos penso assim.

Deixa-me responder a este tópico com jeitinho, senão ainda sou acusado pela administração do fórum de causar mau ambiente.
É que parece que quem não está bem, terá que se mudar.

Então Miguel Fernandes, estou completamente de acordo contigo.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

#10
ah ? mas qual mau ambiente :) não há mal ambiente nenhum Kyrie, que eu saiba aqui não há crianças, estamos apenas a discursar ou debater um tópico, nada mais que isso, por mim estás à vontade

e mentalmente muito pobre eu seria se não aceitasse também  quem pensa diferente de mim,
aprende-se mais com quem é diferente, do que com quem é demasiado igual a nos.
fica a vontade Kyrie ou seja quem for para debater livremente tudo o que eu escrevo.

Obrigado pelos vossos comentários
e abraço a todos.
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.

Boa noite

Isto do amor é só nas histórias da Disney, em que tudo é perfeito e vivem felizes para sempre... e depois há o Shrek (embora não seja da Disney).

Brincadeiras à parte... Eu acredito que o amor exista, mas nem todas as pessoas sabem expressar esse sentimento. Muitas pessoas crescem na ausência desse sentimento e para essas pessoas o amor pode ser confundido com atracção. (Esfregarem as células corporais uns nos outros).
O amor não é algo que só aparece quando vemos uma mulher / homem que nos atrai, que cheira bem, que possui um bom carro, uma boa casa e uma boa conta bancária... O amor é algo que já nasce connosco, podemos demonstra-lo usando a compaixão e admiração pelo próximo/a. Quando gostamos de ver alguém a sorrir ao nosso lado, quando estamos presentes nas situações mais dificeis da vida, isso para mim é amor.

É verdade que há outros tipos de amor... mas fica para outra altura  8)
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Citação de: Miguel Fernandes em 20 junho, 2019, 00:54
ah ? mas qual mau ambiente :) não há mal ambiente nenhum Kyrie, que eu saiba aqui não há crianças, estamos apenas a discursar ou debater um tópico, nada mais que isso, por mim estás à vontade

e mentalmente muito pobre eu seria se não aceitasse também  quem pensa diferente de mim,
aprende-se mais com quem é diferente, do que com quem é demasiado igual a nos.
fica a vontade Kyrie ou seja quem for para debater livremente tudo o que eu escrevo.

Obrigado pelos vossos comentários
e abraço a todos.

Estava a mandar uma indireta relativamente a outro tópico que foi fechado devido ao administrador não saber ter poder de encaixe de críticas construtivas feitas pelos foristas.
Nada tem haver contigo que pareces ser um tipo muito porreiro.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Citação de: Kyrie em 20 junho, 2019, 01:40


Estava a mandar uma indireta relativamente a outro tópico que foi fechado devido ao administrador não saber ter poder de encaixe de críticas construtivas feitas pelos foristas.
Nada tem haver contigo que pareces ser um tipo muito porreiro.

Nisso tenho de concordar contigo, afinal nem toda a gente consegur aceitar o lado "dark" da coisa, (daí eu nesse tal tópico ter posto o dedo na ferida), não era uma crítica, era uma constatação de um facto, e isso não quer dizer que é tudo ruim, ou que não se saiba ver o lado bom, mas enterrar a cabeça na areia não faz parte do meu feitio, não fosse eu "Satanáries" (a linda alcunha que dão ao meu signo) :D.
Agora voltando ao tópico, a verdade é que o mundo mudou muito nos últimos 100 anos, que acaba por ser difícil acompanhar essas mudanças todas, eu sou da opinião de que cada um deve procurar o que o faz feliz (desde que não prejudique terceiros), embora pessoalmente eu não acredite no amor romântico.