Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • Pêndulo ou tarot?
    Iniciado por Lhodies
    Lido 3.168 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Não sei realmente em qual investir mais tempo e dedicação em aprender e qual me permitir ajudar mais.
Vejo vários livros que trazem o tarot e livros de aprendizagem, de pêndulos vejo em menor quantidade e ao mesmo tempo mais procura.
Alguém me pode dar uma ideia de qual o melhor ?

Tokobá de Xango
Ambos.
Primeiro aprender o tarot.
Mas aprender completo.
As 72 cartas.
Os naipes e os arcanjos maiores.
Paralelamente treinar e trabalhar com o pêndulo.
Ambos se completam no desenvolvimento da intuição e interpretação intuitiva.
Mas só começam a mostrar resultados depois de muitas horas de trabalho e de muito estudo!!!
Primeiro: memorizar as 72 cartas e o seu significado.
Boa sorte.
Fique bem
Fique em Paz

#2
O pendulo é mais ativo e faz mais coisas, bom uso, e tem um potencial de uma gama de coisas que pode fazer bastante ampla cujo seu uso é "forte" e necessario para variadissimas "disciplinas". Seu uso ainda não tem limite...

Quanto ao Tarot, ele leva mais tempo a aprender e é algo demais passivo, com uso já prescrito e isso. Saber o que cada carta diz e o que condiz com o resto é uma carga de trabalho, o pêndulo é mais intuitivo.

O tarot é mais concreto e sabes o que lá vês, o pendulo não.

Quem ensina o uso da radiestesia tentar domptar e impor regras bases para sim e não por exemplo, dizendo ser algo de universal, enquanto que não o é. Há uma certa endoctrinação, convem ter cuidado, aprender e saber o que há, e depois experienciar por si mesma.

Eu uso MUIIIIIITTOOOO mas pendulo que cartas, por questoes de tempo, trabalho, paciencia (admito...) intuitividade e potencial.

Penso que deves saber o que pretendes saber e fazer, podem ser ambos uteis e complementares, ou opostos dependendo..
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

#3
Como amador devo dizer que ambos são importantes e se complementam. Mas para o pêndulo não é necssário muito estudo. O pêndulo é mais intuitivo como já foi dito. Por outro lado o Tarot implica estudo, ponto final. Quem aprende a sério Tarot não está a aprender apenas uma arte divinatória. Está a aprender todas as características da personalidade humana a um nível do Microcosmos que somos nós mas também os atributos da grande Consciência Universal. É fascinante.

Em Julho pretendo iniciar a reflexão de uma carta por dia para memorizar as 72 cartas, e é isso mesmo que proponho que façam, Se querem aprender Tarot estudem uma carta por dia depois de lerem umas coisas sobre o seu significado e História. Não aconselho que se guiem apenas por um livro mas por 3 ou 4 livros, já que nenhum livro cobre todo o significado das cartas.

De qualquer das formas o pêndulo e o Tarot até não são das coisas mais complexas. Para mim o mais complexo é a Astrologia, e sorte a nossa que hoje temos programas informáticos que nos auxiliam. A Astrologia é tão complexa que continuam a ser descobertos novos significados, novas influências, novas técnicas.
C'est dans l'air.

Tenho tarot ... e confesso que centrei a minha aprendizagem nas 22 cartas.

Para mim os arcanos Maiores são muito completos e conjugados dão muita informação.

Agora 1 questão ... aconselham a tirar um curso ou acham que basta o estudo através de livros?

Luzeamor conheço gente que tirou curso de 3 anos e hoje já sabe trabalhar muito bem com Tarot, mas creio que quem tem amor às coisas também aprende sozinho.
Pelo menos eu pretendo aprender sozinha e não considero de forma alguma impossível

Citação de: Luzeamor em 12 junho, 2019, 16:31

Agora 1 questão ... aconselham a tirar um curso ou acham que basta o estudo através de livros?

Nem um nem outro, as artes divinatórias têm uma coisa para aprender, e acho o caminho mais correto. os cursos e livros são bons.. mas só isso.

Melhor método é tirares e interpretares sem livros e isso, escrever num papel ou caderno o que achas e interpretaste, e ir ver aos livros e isso se era isso ou não, quando estiveres indo para o "caminho certo" poderás "divagar" ou aprofundar por assim dizer, sabendo que estás a ir bem.

Isso é, a minha opinião.
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

Citação de: Luzeamor em 12 junho, 2019, 16:31
Tenho tarot ... e confesso que centrei a minha aprendizagem nas 22 cartas.

Para mim os arcanos Maiores são muito completos e conjugados dão muita informação.

Agora 1 questão ... aconselham a tirar um curso ou acham que basta o estudo através de livros?

Com ou sem curso, importa sublinhar que ninguém será bom se não trabalhar a intuição.
C'est dans l'air.

#8
Citação de: Luzeamor em 12 junho, 2019, 16:31
Tenho tarot ... e confesso que centrei a minha aprendizagem nas 22 cartas.

Para mim os arcanos Maiores são muito completos e conjugados dão muita informação.

Agora 1 questão ... aconselham a tirar um curso ou acham que basta o estudo através de livros?

Há quem utilize somente os arcanos maiores, contudo na minha opinião os arcanos menores são indispensáveis numa leitura que se queira completa e aprofundada.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Eu comecei apenas com arcanos maiores. As minhas primeiras tiragens foram sem ler nenhum livro, sabendo apenas o significado geral. Algumas coisas foi como se já soubesse desde que nasci. Mas para ir ao pormenor temos de aprender os arcanos menores. E isso implica de facto estudo e tempo para memorizar.
C'est dans l'air.

#10
Relativamente ao tarot, há sempre um inicio de aprendizagem, mas nunca há um fim. Há trinta anos que estudo as cartas e cada vez sinto mais que ainda tenho muito muito a aprender.
E aprende se de todas as maneiras...a ler livros, a ler as cartas, a escrever sobre as cartas.
Pessoalmente opto sempre por ensinar primeiro os arcajos menores. A melhor forma de uma pessoa aprender os arcanjos menores, é comprar um baralho de cartas dessas vulgares de jogar e começar por escrever o significado de cada carta na própria carta. Depois lançar. E interpretar lendo.
O baralho dos quatro naipes é por si mesmo um oráculo.
Aprender a ler bem este oráculo e conhecer o significado de cada carta é fundamental.
Quando o aluno já conhece o significado de cada carta e já consegue lançar um oráculo com o baralho de jogar, então e só então está preparado para aprender o significado dos arcanjos maiores.
Nos arcanjos maiores é preciso conhecer as cartas, isto é conhecer em detalhe e pormenor as representações simbólicas das figuras, e depois aprender o seu significado.
Depois é preciso aprender as formas de lançar e os posicionamentos das cartas no tabuleiro e as posições relativas de umas em relação as outras.
Pela minha experiência, com uma hora de trabalho diário aplicado, em três meses é possível aprender os fundamentos e poder começar o longo e maravilhoso caminho da aprendizagem.
Não é fácil, mas é muito bonito.
Fiquem bem
Fiquem em paz.

Na minha região o que era tradição antigamente era deitar o baralho normal dos 4 naipes. Há quem chame a isto cartomancia tradicional. As pessoas escreviam em cada carta os seus significados. O Tarot no meu disrito era uma coisa exótica que havia do outro lado da fronteira, em Espanha, ou que aparecia na TV. As pessoas estavam habituadas apenas à cartomancia tradicional.
C'est dans l'air.

Tokobá de Xango
Citação de: Gens em 13 junho, 2019, 13:52
Na minha região o que era tradição antigamente era deitar o baralho normal dos 4 naipes. Há quem chame a isto cartomancia tradicional. As pessoas escreviam em cada carta os seus significados. O Tarot no meu disrito era uma coisa exótica que havia do outro lado da fronteira, em Espanha, ou que aparecia na TV. As pessoas estavam habituadas apenas à cartomancia tradicional.
Pelo que tenho aprendido são ambos a mesma coisa...
As cartas que se usam para jogar são uma parte do baralho completo que inclui os arcanjos maiores...
O Tarot, e quando digo Tarot falo do baralho completo, ate ao século XVIII era também usado para jogar...
A utilização do Tarot como objecto exclusivamente divinatório vem só com a revolução francesa.  Foi com as as guerras napoleónicas que se dividiram as cartas entre divinatórias e lúdicas, com impressão massiva de baralhos mais reduzidos feitos para as tropas napoleónicas jogarem...
No entanto a utilização dos baralhos "vernaculares" para adivinhação manteve-se nos séculos XIX e XX...E ainda ha cartomantes, sobretudo pessoas antigas que utilizam exclusivamente os baralhos reduzidos...


Tenho os 2, mas uso quase sempre o pêndulo.

Com o Tarot sabe-se, com o pêndulo faz-se.

Há dias caiu uma faca no meu pé e fez um buraco. Demorei algum tempo a parar a hemorragia. Fiz então uma experiência. Coloquei o pêndulo no pé direito, e não se mexia. Coloquei no pé esquerdo, onde estava a ferida. Ficou louco a rodar a toda a velocidade.

Há uns tempos os meus pais estavam a dormir. Passei o pêndulo por eles. A minha mãe tinha sido operada a uma mão, e nessa mão o pêndulo começou a rodar. O meu pai tinha caído, mas não sabia qual era o braço e o ombro afectados. O pêndulo rodou no lado esquerdo. No dia seguinte perguntei-lhe se estava com dores no lado esquerdo. Ele confirmou.

Conheço um médico que décadas atrás usava o pêndulo no interior, quando não havia os meios de diagnóstico que há hoje. Esse médico era maçom. Também era chamado para abrir poços com o pêndulo, ou escolher o local para a construção de uma casa.

E pronto, dei aqui alguns exemplos de uso do pêndulo.
C'est dans l'air.