Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • Sonho global e parvoíce mental
    Iniciado por darksmile
    Lido 2.682 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
 Sou como uma ovelha negra, gosto de reclamar, sobretudo quando sei que tenho razão!

Sem dúvida muitos já foram ou estão a "procura de emprego", e, por conseguinte lêem o que as pessoas querem para a empresa ou o que os "profissionais" de emprego dizem.

Lembro-me que já fui expulso do centro de formação (vocês sabem de que instituição publica (cujo eu pago o salário logo me devem respeito..esquece-se disso...)) pelos seguranças pois quem me atendia estava-se a enervar e não tinha o habito de ter em frente alguém com alguma retórica.

Uma das frases que me fez "abusar" do bom senso e do sarcasmo, foi proferido da boca de uma delas: "Sem o 12º não vales nada, nem varrer o chão podes"  ;D Conhecendo-me um pouco, virei a questão por todos os sentidos possíveis, tal como:

Então não peça aos seus filhos para varrer o chão em casa, lavar a loiça etc.

Ou ainda, o "excelente" : "Eu lembro que no 12º aprendemos e tivemos aulas sobre técnicas de varrimento de solo, de caixa operadora , de corte de batatas e de lavar roupa, entre muitos outros.".

Agora pergunto: Sem ser a formatação a códigos sem senso que devemos levar como sendo reais, regras e obrigatórios de cumprir, mesmo sem serem reais, para quê pedir sempre o 12º? pois não trás mais experiência na pessoa, e o conhecimento "implantado" na cabeça de um 12º é tão supérflua e inútil como a de 9º ano..

Sem ser uma questão de engodo empresarial e social, para que esta parvoíce?

Verdade que, para alguns empregos é preciso certos conhecimentos, isso não nego, mas agora para caixa registadora ou vendedor supérfluo, 9 ou 12 são indênticos pois nenhuma formação existe no modelo de educação actual.
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

Verdade que é um exagero pedir o 12º ano para varrer o chão..

Na verdade, a não ser que a pessoa queira prosseguir estudos superiores, fazer o 12ºano não traz nada que lhe seja útil para o verdadeiro mundo do trabalho, a não ser que se faça o secundário dentro de um curso profissional, é claro.

Porque é que se pede o 12º ano para tudo e mais alguma coisa? Olha, podiamos também perguntar para que é que nos ditos centros de (des)emprego se força o desempregado a fazer cursos da treta que dizem os senhores do centro que vão ajudar o desempregrado a arranjar emprego. Não digo que não acontece, mas a minha experiência profissional já me levou a trabalhar de forma indirecta com os centros de (des)emprego e as suas manhas. Basicamente esses cursos servem para justificar ordenados a formadores e a existência dos cursos. Por vezes financiados por fundos europeus, é preciso arranjar gente que encha as vagas para a torneira não parar de pingar.

Voltando ao 12º ano, imagine-se o que ia acontecer aos agrupamentos de escolas se de repente o ensino começasse realmente a ser orientado a pensar na formação dos alunos e nas suas necessidades para enfrentar o mercado de trabalho, em vez de manter o emprego-para-a-vida dos professores, que tantas e tantas vezes se limitam a reproduzir o que vem nos livros escolares, sem tirar nem pôr... isso é que ia ser uma revolução!
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

O problema é que quem diz algo cortam os "subsídios" ou são chamados de louco..Ao de me explicar como procuram emprego para alguém se, nem c.v da pessoa têm!

Citação de: Cassandra em 13 maio, 2019, 16:33

Voltando ao 12º ano, imagine-se o que ia acontecer aos agrupamentos de escolas se de repente o ensino começasse realmente a ser orientado a pensar na formação dos alunos e nas suas necessidades para enfrentar o mercado de trabalho, em vez de manter o emprego-para-a-vida dos professores, que tantas e tantas vezes se limitam a reproduzir o que vem nos livros escolares, sem tirar nem pôr... isso é que ia ser uma revolução!

Fazendo isso, talvez haveria mais inovação e startup's no país, menos falência de empresas(tenho andado a ver e as pessoas abrem cafés em frente e lado de outros cafés ::) [estudo de mercado 0]) e a economia seria melhor..

E haveria menos parvoíces em todos os termos..
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

E acrescentando que a diferença para quem tem o 9º e o  12º ano das novas oportunidades deve ser imensa.. lol

Agora a sério! Compreendo a tua indignação, e em parte até posso concordar com ela. Refiro-me especificamente ao facto, de em determinadas funções ser irrelevante ter o 9º ou o 12º ano! As habilitações nem sempre são essenciais para o desempenho de uma função! No entanto, há outras que essa diferença é necessária! Cada caso é um caso! ;)

Quanto à dita entidade pública, sinceramente, acho que só vale a pena, mesmo, se receberes a prestação de desemprego, caso contrário é inútil estares inscrito. :/

#5
Citação de: VCris em 13 maio, 2019, 17:02

Quanto à dita entidade pública, sinceramente, acho que só vale a pena, mesmo, se receberes a prestação de desemprego, caso contrário é inútil estares inscrito. :/
Fizeste-me lembrar outra, já viste como são "desfeitos" desempregados? ::) já agora, se perdes os subsidio ou o direito de estar na dita cuja, passas a ser m desempregado ou um fantasma ? :P

Não acho que o 9 ou 12 seja representativos de qualidade nem competência.

Claro que um 9º ou 12, jamais será o teu dentista, quanto mais o secretário ou o empregado de limpeza. Ou o condutor de táxis que te leva até, ou aquele que te abre a porta, ou o segurança...

Pré requesitos do site oficial para a formação de taxista:

Pré-Requisitos:
A função de Motorista de Táxi, ao abrigo da legislação em vigor, apresenta os seguintes requisitos: 1. Aptidão física, mental e psicológica para a carta de condução da categoria B; 2. Idoneidade, de acordo com as imposições descritas no artigo 6.º, da Lei n.º 6/2013, de 22 de janeiro, comprovada pela apresentação do Certificado do Registo Criminal; 3. Escolaridade mínima obrigatória - De acordo com a Lei nº 85/2009 de 27 de agosto. A escolaridade mínima é determinada em função da data de nascimento: a) Até 31 dezembro 1966, 4 anos escolaridade; b) Entre 1 janeiro 1967 e 31 dezembro 1980, 6 anos escolaridade; c) Entre 1 janeiro 1981 e 31 agosto 1997, 9 anos escolaridade; d) A partir de 1 setembro 1997, 12 anos escolaridade. 4. Domínio da língua portuguesa.

fonte: https://transform.pt/formacao/cursos/cmt-certificacao-de-motorista-de-taxi-formacao-1
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

Citação de: darksmile em 13 maio, 2019, 17:11
Fizeste-me lembrar outra, já viste como são "desfeitos" desempregados? ::) já agora, se perdes os subsidio ou o direito de estar na dita cuja, passas a ser m desempregado ou um fantasma ? :P

Não acho que o 9 ou 12 seja representativos de qualidade nem competência.

Claro que um 9º ou 12, jamais será o teu dentista, quanto mais o secretário ou o empregado de limpeza. Ou o condutor de táxis que te leva até, ou aquele que te abre a porta, ou o segurança...

Pré requesitos do site oficial para a formação de taxista:

Pré-Requisitos:
A função de Motorista de Táxi, ao abrigo da legislação em vigor, apresenta os seguintes requisitos: 1. Aptidão física, mental e psicológica para a carta de condução da categoria B; 2. Idoneidade, de acordo com as imposições descritas no artigo 6.º, da Lei n.º 6/2013, de 22 de janeiro, comprovada pela apresentação do Certificado do Registo Criminal; 3. Escolaridade mínima obrigatória - De acordo com a Lei nº 85/2009 de 27 de agosto. A escolaridade mínima é determinada em função da data de nascimento: a) Até 31 dezembro 1966, 4 anos escolaridade; b) Entre 1 janeiro 1967 e 31 dezembro 1980, 6 anos escolaridade; c) Entre 1 janeiro 1981 e 31 agosto 1997, 9 anos escolaridade; d) A partir de 1 setembro 1997, 12 anos escolaridade. 4. Domínio da língua portuguesa.

fonte: https://transform.pt/formacao/cursos/cmt-certificacao-de-motorista-de-taxi-formacao-1

Nessa tua questão eu sou um fantasma! :D

Olha, por acaso já reparaste que ao exigirem o 12º para determinada função, que à partida não necessitaria tal habilitação, poderão estar a discriminar as pessoas "mais velhas" cuja escolaridade obrigatória era "inferior"?  Se pensarmos bem, é uma forma de camuflarem que pretendem pessoas mais novas... :/

Mas a questão do taxista, já se prende com a escolaridade minima para tirar a carta. Não podes analisar isso assim!  :P
Neste caso, tens de reclamar é do código de estrada... :D

Boa noite

A questão do 12° ano foi uma norma exigida pela União Europeia e como tal, Portugal estando nessa tal "desUnião", teve de prestar vassalagem.

Foi a União Europeia que destruiu a economia do nosso país, para poder favorecer a Alemanha, Reino Unido, Espanha e outros países de economia superior.

Actualmente só vivemos das migalhas dos turistas que vêm cá visitar-nos.
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

#8
Já reclamo do código..essa gente que não usa piscas!..

Dúvido, vejo isso como uma formatação, pela formatação que é imposta as pessoas. Não é por nada que nalguns não acabam a escolaridade, por não se conformarem. Além disso, a educação atual está centrada na memória e não nas capacidades..e o amigo peixinho vermelho (o "de cor").

Pessoalmente tenho o 9º, digo em voz alte sem precisar de me esconder ;D mas tenho eu formações paralelas não reconhecidas pelo estado que fazem de mim mais habilitado do que certos que se dizem "doutores"..mas não teve a formatação do estado e da cultura, logo valem 0...ainda bem que sobram que olham para as habilidades e não para um papel...

Se fores a ver, continuamos no:
Nascer
Estudar
Ensino superior,
Empréstimo para os estudos
trabalhar para reembolsar os empréstimos
Ter filhos
Recomeçar
Fingir ser feliz
.
.
.

Citação de: _Indigo_ em 14 maio, 2019, 00:03
Boa noite

A questão do 12° ano foi uma norma exigida pela União Europeia e como tal, Portugal estando nessa tal "desUnião", teve de prestar vassalagem.

Foi a União Europeia que destruiu a economia do nosso país, para poder favorecer a Alemanha, Reino Unido, Espanha e outros países de economia superior.

Actualmente só vivemos das migalhas dos turistas que vêm cá visitar-nos.


Migalhas cada vez menores.. Concordo plenamente
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

Houve uma época que até tinham magalhães para quem quisesse estudar. Isso ainda funciona?
É pena na minha altura não existir esses incentivos. Também quero um Magalhães.
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein



E tu usas sempre piscas?? :P Cumpres as regras todas.??lol

Todos reclamamos de tudo um pouco!! :)

Talvez porque o ensino está demasiadamente teórico e muito pouco prático. O que leva a que aqueles que tenham "menores" capacidades de decorar não se sintam motivados para os estudos, e acabam ou por desistir, ou por fazer a muito custo.


Quanto ao teu resumo da vida de uma pessoa comum, não me encaixo a partir de certa enumeração.. ahah
Mais a sério, acho que todos temos sonhos. Para alguns de nós esses sonhos passavam por estudar numa determinada área "mais erudita" e desenvolver uma profissão nessa área, e por isso prosseguimos os estudos. Para outros, o sonho seria mais numa vertente menos estudiosa, mas nem por isso menos digna..
Não podemos ser todos doutores e engenheiros.
Mas todos temos o nosso valor.

Amanhã é outro dia! De certo, as regras continuam as mesmas, mas a tua disposição será outra.. :D
Por hoje, esquece lá o funcionário que te (des)atendeu. :D :P

Citação de: darksmile em 14 maio, 2019, 00:08
Além disso, a educação atual está centrada na memória e não nas capacidades..e o amigo peixinho vermelho (o "de cor").
...então e se eu te disser que sei de escolas onde certos grupos de disciplinas têm um esquema montado que permite passar alunos mesmo que eles nem a matéria saibam?
Sim, sim, conheço escolas em que os alunos nem precisam de estudar para ter positiva nos testes, porque o sistema de classificação permite passar os alunos mesmo que eles não saibam nada da matéria?

Essa coisa da memorização é má, mas há coisas piores... oh se há!


Citação de: darksmile em 14 maio, 2019, 00:08
Pessoalmente tenho o 9º, digo em voz alte sem precisar de me esconder ;D mas tenho eu formações paralelas não reconhecidas pelo estado que fazem de mim mais habilitado do que certos que se dizem "doutores"..mas não teve a formatação do estado e da cultura, logo valem 0...ainda bem que sobram que olham para as habilidades e não para um papel...
O sistema das Novas Oportunidades, em teoria! (repito: em teoria!!), era um bom sistema porque permitia que pessoas com outro tipo de saberes e de qualificações - as tais que caem fora do sistema de ensino regular - fossem reconhecidas. Claro que a operacionalização deste sistema foi aquilo que se sabe, infelizmente não houve "ditos" no sítio por parte dos Centros para dizer aos senhores dos gabinetes do ministério da educação que estas coisas não se podem reger por números... enfim!

Mas penso que ainda existe uma forma deste sistema de reconhecimento de competências.
Não sei como é que a coisa funciona actualmente, mas se calhar pode ser útil no teu caso.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Citação de: Cassandra em 14 maio, 2019, 10:22

Mas penso que ainda existe uma forma deste sistema de reconhecimento de competências.
Não sei como é que a coisa funciona actualmente, mas se calhar pode ser útil no teu caso.

Penso que te referes ao "Qualifica" é o novo programa de instrução de adultos.

#13
Citação de: Cassandra em 14 maio, 2019, 10:22
...então e se eu te disser que sei de escolas onde certos grupos de disciplinas têm um esquema montado que permite passar alunos mesmo que eles nem a matéria saibam?
Sim, sim, conheço escolas em que os alunos nem precisam de estudar para ter positiva nos testes, porque o sistema de classificação permite passar os alunos mesmo que eles não saibam nada da matéria?

Essa coisa da memorização é má, mas há coisas piores... oh se há!

O sistema das Novas Oportunidades, em teoria! (repito: em teoria!!), era um bom sistema porque permitia que pessoas com outro tipo de saberes e de qualificações - as tais que caem fora do sistema de ensino regular - fossem reconhecidas. Claro que a operacionalização deste sistema foi aquilo que se sabe, infelizmente não houve "ditos" no sítio por parte dos Centros para dizer aos senhores dos gabinetes do ministério da educação que estas coisas não se podem reger por números... enfim!

Mas penso que ainda existe uma forma deste sistema de reconhecimento de competências.
Não sei como é que a coisa funciona actualmente, mas se calhar pode ser útil no teu caso.

Eu sei que as ha, custa caro fazer chumbar alunos...para ão falar de outras coisas...


Esses centros e teorias davam mais uma prova de formatação a ideologias impostas. Ora tenho bastante conhecimento por fora do ensino "escolar" e que muitas vezes nem na península Ibérica se ensinam ou ouvem falar, quanto mais reconhecer..

As pessoas vivem de aparências e de papeis (diplomas)..pessoalmente só uso papel na casa de banho..devo dizer que esse tipo de papel é um pouco duro mas funciona bem na mesma ;D

Eu sei o que sou, o que valo, quais as minhas competências e outros, não preciso de me fazer valer ou reconhecer por meios sinuosos e manhas escuras estatais. A burrice das pessoas do sistema é..enfim

Não preciso de fazer valer mais do que já sou, as minhas competências podem estar em papel, mas acredita que quando as pessoas me vêem irl sabem as minhas competências sem ler papel algum.

Estou eu, com o 9º ano, muito melhor da ida que muitos com canudo, acredita ;)
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

#14
Melhor mesmo, é ver certo tipo de ofertas de emprego em que exigem licenciatura, e vai-se a ver, é para uma loja qualquer, eu tenho o 12°(curso técnico profissional) e o "trabalho" que tive em arranjar o meu primeiro emprego (que é onde ainda hoje estou, e nem é grande coisa de emprego), só consegui aos 27 anos, até aí andei em trabalhos precários ou temporários, mas maioritariamente no desemprego...