Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • Os jogos tornam as pessoas violentas, e eu sou o pai natal!
    Iniciado por darksmile
    Lido 5.053 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: Kyrie em 19 março, 2019, 20:56
Então a culpa será dos pais que dão acesso aos filhos a tecnologias que lhes são prejudiciais em determinadas idades.
O que pensam que os catraios  andam a ver nos smartphones topo de gama que os pais lhes oferecem já com internet incluida? desenhos animados?
E a culpa será das empresas que fabricam os smartphones ou dos pais que permitem que os filhos os tenham?

Eu já tinha falado nos telemóveis (ou smartphones) igualmente prejudiciais. É claro que não vão ver desenhos animados, a não ser na presença dos pais (e mesmo assim, não sei...).

Volto a dar a mesma resposta de antes: ambos!
Muitas vezes o marketing que essas e outras empresas fazem está virado para as camadas mais jovens. Não digo crianças de tenra idade, mas adolescentes. É como nos supermercados, não faltam doces e revistas junto às caixas. É apenas uma estratégia para consumirem mais.
Não importa o público alvo, importa apenas que vendam. E os adolescentes sabem muitas vezes serem persuasivos com os pais e estes acabam por comprar.

Jogar de forma constante e exagerada é actualmente considerado um vício. E em casos extremos, pode despertar o que de pior há em nós.
Vício no jogo e vício no álcool são coisas bem distintas, mas só vou falar nisso para te dar um exemplo.
Quando alguém bebé demais e se torna agressivo, não foi o álcool que o tornou agressivo, ele apenas fez com que viesse ao de cima uma característica da sua personalidade. Das escassas vezes que exagerei, eu ficava muito emotiva e preocupada com o que os outros pudessem pensar de mim (por isso evito exagerar, não é nada divertido para mim 😂). Só vieram ao de cima aspectos de mim que estavam recalcados.
Basicamente é o que acontece com muitos vícios e os que viciam com o jogo não são excepção.
E já não vou falar no isolamento social e consequentemente depressão (embora nesse caso existam 2 situações: os deprimidos que buscam um escape no jogo e os que ficaram deprimidos após um tempo prolongado no vício no jogo).

Jogo jogos de tiros desde os 10 anos, a minha mãe nisso sempre foi top, talvez porque jogar me fazia ficar por casa e ela não tinha de se preocupar que eu andasse por aí de madrugada etc. Lembro me tão bem, com 12/13 anos ainda faltava 1 mês para para sair o novo call of duty e la ia a minha "cota" reservar o joguito. Foi assim anos e anos... Ainda hoje é assim, só com que com a diferença que sai do meu próprio bolso.
Ah, e nunca matei ninguém, às vezes é que saltavam uns comandos da playstation pela janela eheh

Bem haja a todos, boa quarta feira. Abraço
"Every man has his secret sorrows which the world knows not; and often times we call a man cold when he is only sad."

#17
Também sempre joguei e ainda jogo uns jogos, mas todo esse assunto para mim recai apenas num ponto "Educação".
Fui criado, educado e estudei e de vez em quando lá vinha uma pancada, rabada, carolo.. até nem era dos piores eheh..
Na altura, eu e os meus, isso à uns 35 anos mais coisa menos coisa, respeitavamos Todos, desde o diretor, ao auxiliar (na altura era o contínuo), passado pelos srs mais pobres aos mais ricos, dum vizinho ao desconhecido. Era sempre Senhor ou Senhora, Obrigado, Bom dia, Boa Tarde e Boa Noite.
Aii se faltavamos ao respeito a alguém.
Hoje em dia não vejo nada de nada disso.
Vou na rua, vem um rapaz duns 12 ou 13 anos e pede um cigarro "Tem um cigarro pra mim?", logo digo "Não!", em resposta ouço "Vai pra @#$%$#".
O que é  que apetece?? Uiiii que bolacha eu dava...
Saltando, minha filha de 22 anos foi educada como eu fui, e isso eu me orgulho imenso, nunca vi ela nem nunca soube de ela a faltar respeito a seja quem for, nem eu admitia. Ouviamos todos na altura o Fernando Rocha e nunca ouvi uma palavra da minha filha.
Engraçado é a educação que ela estar a dar à minha neta, 4 anos, que atravessa a passadeira (mão dada lógico) e outra mão levanta-se a agradecer a passagem, num bar o senhor, senhora, rapaz ou rapariga que lhe tragam um sumo ou bolacha, ela diz logo "Obrigada!"

Tenho orgulho nisso, sim tenho.

Outro exemplo, 6 meses minha filha comprou sua casa, quando estávamos a acabar mobílias e afins, na primeira noite que la dormiram, pelas 22:00 minha neta chega-se ao pé da mãe, fez e disse o seguinte: "pegou na cara da mãe com as 2 mãos e disse: Mãe Obrigada, estou muito feliz pela nossa casa! E abraçou cheia de lágrimas!" Uma miúda de 4 anos a fazer isso.

Citação de: nuggan em 20 março, 2019, 05:47
Jogo jogos de tiros desde os 10 anos, a minha mãe nisso sempre foi top, talvez porque jogar me fazia ficar por casa e ela não tinha de se preocupar que eu andasse por aí de madrugada etc. Lembro me tão bem, com 12/13 anos ainda faltava 1 mês para para sair o novo call of duty e la ia a minha "cota" reservar o joguito. Foi assim anos e anos... Ainda hoje é assim, só com que com a diferença que sai do meu próprio bolso.
Ah, e nunca matei ninguém, às vezes é que saltavam uns comandos da playstation pela janela eheh

Bem haja a todos, boa quarta feira. Abraço

O teu relato é o exemplo que o problema nao está nos videojogos, mas sim na ausencia de responsabilidade e capacidade educacional dos pais em relaçao aos filhos.
Os episódios de violência como foi o caso recente da escola no Brasil e inumeros episodios semelhantes que aconteceram nos EUA, sao fruto da incapacidade de uma geraçao em serem pais e na sua ignorancia em saberem educar os filhos.
No meu tempo de escola havia gente de todo o tipo e com todo o tipo de feitios e "pancadas", jogavamos jogos de pc, jogavamos à bola, faziamos e sofriamos bulling, andavamos à pancada, etc e nao era por isso que invadiamos a escola para matarmos os colegas e funcionários de quem nao gostavamos.

Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Os vídeojogos só fazem vir ao de cima o fundo de cada personalidade. Mas também penso, que numa idade precoce, influenciam a formação da personalidade, nomeadamente na repetição de actos aprendidos pelas crianças, como tantos outros estímulos externos.

Os pais têm um papel fundamental no que toca à gestão das frustrações dos filhos e no tempo que passam a jogar ou sozinhos, pois não devem deixarem as crianças abdicarem de momentos ao ar livre e actividades externas. Nem vou abordar os efeitos colaterais dos jogos virtuais a nível visual e auditivo, teríamos outro tema a debater :D.
DeepGirl

Citação de: mrpauloaguiar em 20 março, 2019, 09:57
Também sempre joguei e ainda jogo uns jogos, mas todo esse assunto para mim recai apenas num ponto "Educação".
Fui criado, educado e estudei e de vez em quando lá vinha uma pancada, rabada, carolo.. até nem era dos piores eheh..
Na altura, eu e os meus, isso à uns 35 anos mais coisa menos coisa, respeitavamos Todos, desde o diretor, ao auxiliar (na altura era o contínuo), passado pelos srs mais pobres aos mais ricos, dum vizinho ao desconhecido. Era sempre Senhor ou Senhora, Obrigado, Bom dia, Boa Tarde e Boa Noite.
Aii se faltavamos ao respeito a alguém.
Hoje em dia não vejo nada de nada disso.
Vou na rua, vem um rapaz duns 12 ou 13 anos e pede um cigarro "Tem um cigarro pra mim?", logo digo "Não!", em resposta ouço "Vai pra @#$%$#".
O que é  que apetece?? Uiiii que bolacha eu dava...
Saltando, minha filha de 22 anos foi educada como eu fui, e isso eu me orgulho imenso, nunca vi ela nem nunca soube de ela a faltar respeito a seja quem for, nem eu admitia. Ouviamos todos na altura o Fernando Rocha e nunca ouvi uma palavra da minha filha.
Engraçado é a educação que ela estar a dar à minha neta, 4 anos, que atravessa a passadeira (mão dada lógico) e outra mão levanta-se a agradecer a passagem, num bar o senhor, senhora, rapaz ou rapariga que lhe tragam um sumo ou bolacha, ela diz logo "Obrigada!"

Tenho orgulho nisso, sim tenho.

Outro exemplo, 6 meses minha filha comprou sua casa, quando estávamos a acabar mobílias e afins, na primeira noite que la dormiram, pelas 22:00 minha neta chega-se ao pé da mãe, fez e disse o seguinte: "pegou na cara da mãe com as 2 mãos e disse: Mãe Obrigada, estou muito feliz pela nossa casa! E abraçou cheia de lágrimas!" Uma miúda de 4 anos a fazer isso.

Pois é, eu também como tu sofri desse tao grande mal que assombra as pobres mentes dos adolescentes de hoje em dia...o sofrer as consequencias do que de mal faziamos.
Eu quando era miudo por ser rebelde, apanhei muita pancadinha da minha mae e agora apercebo-me que só se desperdiçaram os estalos que nao cheguei a levar.
Os miudos hoje em dia têm tudo o que querem, na altura que querem, os pais se lhes batem estao sujeitos a terem a policia e a APAV à porta, entao é-lhes preferivel nao se chatearem e fazer as vontades aos filhos.
Uma amiga minha professora de educaçao fisica queixa-se de ter medo de repreender os alunos porque já teve esperas dos pais à porta da escola.
E estas coisas vao fazer com que os miudos se apercebam que podem fazer o que lhes apetecer com a maior impunidade, nao sendo capazes de lidar com a frustraçao...e depois a culpa é dos videojogos.
Bem disse a Manuela Ferreira Leite há alguns anos atrás: meio ano de ditadura e este País indireitava.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Penso que devemos relembrar que, já ns jogos papel e caneta (aqueles que se jogavam com dados) se diziam que punham as pessoas violentas...

Sou da opinião que se os jogos apareceram e estão em alta, por uma razão é, se antes esteve em alta os Platformers, e os rpg, e agora estão em alta os Moba e os Fps, por uma razão é. Pois os jogos evoluem e adaptam-se a  nossa sociedade, não o inverso.

Desculpem-me ser má lingua, mas "pais" entre os 14 e 24 anos Dificilmente são bons pais, não digo que não haja exepções.. penso que para ser pai a essa idade, é que já houve um problema de educação posterior.

Falando em educação, atos de respeito "normais", são actualmente tratados com "sedução"...ão de notar.

Antes dos videojogos, já não brincávamos ás pistolas, e aos cowboy e aos indios? Tal não era violento também?

A sociedade, e da maneira que evoloui, tirou-nos o direito de educar os filhos livremente até aos seus 18 anos (anos de maioridade em que depois podemos expular-los de casa  ;D ;D [yuipiiiiiii ;D >:D]) O que fez deixar de haver regras...

Regra simples em minha casa: a mesa não há telemóveis nem ninguém usa o telemóvel a mesa. Isso, está cientificamente comprovado que nos ajuda a ter uma melhor alimentação, pois o cérebro distraído o to telemóvel não tem nível de saciedade e continuas a comer e a comer e...era mesmo preciso ter-mos chegado a esse ponto e ter encomendado esse estudo?

Quanto ao ficarem violentos com lhes tirar-mos os jogos ou telemóveis, o mesmo acontece se eu te tirar o livro que estás a ler das mãos, como reagirias?
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

Boa tarde

Se não levarem a mal estas minhas questões...

Que jogos têm jogado ultimamente?

Têm algum género de jogo especifico?

Já se irritaram a jogar algum jogo? (Dizer palavrões, bater na mesa, etc)

Quantas horas por dia são capazes de ficar a jogar?
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Citação de: _Indigo_ em 20 março, 2019, 16:39
Boa tarde

Se não levarem a mal estas minhas questões...

Que jogos têm jogado ultimamente?

Têm algum género de jogo especifico?

Já se irritaram a jogar algum jogo? (Dizer palavrões, bater na mesa, etc)

Quantas horas por dia são capazes de ficar a jogar?

Os meus jogos favoritos são de estratégia, contudo ultimamente tenho jogado o Far Cry 5, Gta V e atualmente o Ace Combat Skyes Unknowned. ..e entao o meu vicio já de alguns anos, o jogo online Hattrick.
Eu nao me irrito quando jogo, apenas fico "lixado" quando perco ou tenho dificuldades em passar de niveis ou missoes, o que faz que tente até conseguir.
Digamos que obrigo-me a ultrapassar dificuldades.
Horas de jogo? Só consigo mesmo ao fim de semana no maximo uma tarde.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Citação de: _Indigo_ em 20 março, 2019, 16:39
Boa tarde

Se não levarem a mal estas minhas questões...

Que jogos têm jogado ultimamente?

Têm algum género de jogo especifico?

Já se irritaram a jogar algum jogo? (Dizer palavrões, bater na mesa, etc)

Quantas horas por dia são capazes de ficar a jogar?

Counter strike global offensive
Wolfenstein enemy territory
Call of duty
Gta 5

Todos os dias me salta a tampa 😂

Quando tenho um tempinho ou férias, prefiro "trocar uns tiros" do que me enfiar no discoteca

Abraço
"Every man has his secret sorrows which the world knows not; and often times we call a man cold when he is only sad."

Citação de: _Indigo_ em 20 março, 2019, 16:39
Boa tarde

Se não levarem a mal estas minhas questões...

Que jogos têm jogado ultimamente?

Têm algum género de jogo especifico?

Já se irritaram a jogar algum jogo? (Dizer palavrões, bater na mesa, etc)

Quantas horas por dia são capazes de ficar a jogar?

Jogos Jogados recentemente: Diablo 3(RPG) / Apex Legend (FPS) / CS:GO (FPS)

Como visto acima, não tenho gênero de game especifico, ambos sao totalmente diferentes.

Sim, ja me irritei muito, ainda mais quando joga jogo em equipe, o companheiro nao segue a informação passada, e vc acaba se irritando.  No RPG, como o Diablo 3, gosto de jogar na dificuldade Hardcore. Nessa dificuldade, se vc morre, vc perde tudo, o personagem, os itens, os níveis conquistados etc... Ontem estive jogando e acabei perdendo um dos meus personagens(infelizmente o mais forte), não fiquei irritado, mas sim, frustado, pois devido um erro meu acabei morrendo. Mas essa frustração, não gritei, não bati na mesa, nada!

Passo horas jogando, após um dia cansativo de trabalho, geralmente jogo das 20hrs até 00:00 ou 01:00. Aos finais de semana, se calhar, passo o dia inteiro sentado na frente do PC, paro apenas para comer, beber água etc..

Boa noite

No meu caso, também não tenho um género especifico de jogo. Jogo um pouco de tudo.
Infelizmente existem alguns jogos que exigem movimentos rápidos do mouse, esses não consigo jogar devido ao meu problema de "Cinetose".
Quando posso, jogo algo mais tranquilo. Ultimamente voltei a jogar o velhinho CM 2001 / 2002.  :)

Nunca gastei dinheiro em jogos online e raramente compro jogos na loja.
O jogo que me deixou mais frustrado até hoje, foi o NFS Carbon (Boss Final).
Nunca me passei, nem digo obscenidades quando perco... Simplesmente dou Alt-F4 e desligo tudo lol

Relativamente ao tempo de jogo, depende da minha disponibilidade. Já fiquei cerca de 2 horas a jogar, principalmente este CM que referi.

Gosto de jogos antigos tipo MS-Dos e alguns emuladores Neo-Geo, N64, Game Boy etc.
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

O velho e bom Champions Manager, em games dessa época, gostava muito do Elifoot 98, pena que não funciona em Sistemas Operacionais 64bits. Algum tempo atrás criei uma maquina virtual com WIN XP, só para jogar esse jogo.

Citação de: mazzonif em 27 março, 2019, 17:14
O velho e bom Champions Manager, em games dessa época, gostava muito do Elifoot 98, pena que não funciona em Sistemas Operacionais 64bits. Algum tempo atrás criei uma maquina virtual com WIN XP, só para jogar esse jogo.

Elifoot também é interessante. Na escola tinhamos esse jogo no computador da Biblioteca e os rapazes ficavam lá a fazer fila para jogar.
Era o Elifoot, Prince of Persia 2D, GTA (primeiro de todos), Moto Racer e o Carmageddon.
Sim é verdade muitos desses jogos já não correm nos sistemas operativos actuais. As máquinas virtuais podem ser uma solução, mas no meu caso, recorri ao Ebay e comprei lá peças para montar uma torre completa para windows 98. Gosto desta nostalgia.
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Citação de: _Indigo_ em 27 março, 2019, 23:53
Elifoot também é interessante. Na escola tinhamos esse jogo no computador da Biblioteca e os rapazes ficavam lá a fazer fila para jogar.
Era o Elifoot, Prince of Persia 2D, GTA (primeiro de todos), Moto Racer e o Carmageddon.
Sim é verdade muitos desses jogos já não correm nos sistemas operativos actuais. As máquinas virtuais podem ser uma solução, mas no meu caso, recorri ao Ebay e comprei lá peças para montar uma torre completa para windows 98. Gosto desta nostalgia.

Deverias ir é ao Gog. Eles fazem velhos jogos correr em maquinas mais recentes...
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.