Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • "Triskle"
    Iniciado por pili
    Lido 1.092 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Esta é a minha primeira exposição neste fórum espero a vossa compreensão se fizer algo incorreto. Obrigada.
Gosto de ler, conversar e assistir a filmes e vídeos que me ajudem na busca que empreendo há já alguns anos para perceber o que ando a fazer por aqui, assim como o que posso fazer para me livrar de uma "cruz" que carrego há 10 anos.
No inicio do mês de novembro de 2018 assisti a um vídeo onde se falava sobre símbolos de proteção, alguns dos quais eu já conhecia e outros que nunca tinha visto. Gosto de espreitar sempre os comentários aos vídeos pois encontram-se testemunhos interessantes, um deles chamou a minha atenção por se referir a um símbolo que o apresentador trazia pendurado ao pescoço, um "Triskle".
Pesquisei brevemente sobre o assunto, achei muito interessante pois também gosto muito da cultura celta e prometi a mim mesma voltar ao assunto mais tarde.
Entretanto no final do mesmo mês tive uma noticia nada simpática em questões de trabalho. A partir do dia 08 de Dezembro deixariam de precisar de mim para a função que desempenhava. Foi um choque, mas ao mesmo tempo algo que também queria por diversas razões. Veio a mudança certa, mas com o timing errado.
No decorrer do mês (12) senti-me triste e tive uns pensamentos menos positivos dos quais tentava abstrair-me.  Ter acolhido a Miminho <3 ajudou-me. Uma gata com 11 anos, com um tumor mamário grave, desnutrida, cega e abandonada na rua pela dona que não a queria adormecer para não ficar com um peso na consciência. Um poço de mel a quem me dediquei inteiramente durante o tempo que esteve connosco.
No dia de Natal e tendo previamente combinado uma troca de presentes surpresa, procedemos ao momento familiar mais caricato e eu reparei que focava a minha atenção num saco muito giro e pensava "esta prenda é para mim". Longe de mim imaginar que seria mesmo.  às vezes tenho estes pressentimentos esquisitos.
Rasgo o papel do presente e surge um prato de aperitivos em vidro cujo centro prende a minha atenção,  tem um "Triskle". Coincidências á parte achei curioso porque não era o simbolo que tinha visto nas pesquisas que tinha feito, este não tem as pernas curvas e está em sentido anti-horário. Toca a pesquisar novamente e segundo a informação é um "Triskel ou Suástica Galaica" (curiosamente uma das minhas bisavós paternas era de uma pequena cidade galega).
Segundo li sobre o assunto o "Triskle" no sentido horário representa a expansão e crescimento e no sentido anti-horário representa a proteção e o recolhimento ou até um pressagio nefasto.
Achei toda aquela leitura muito curiosa mas não lhe atribui nenhum significado em especial, no entanto uma pergunta permanecia na minha mente. Proteção???
Todos precisamos de proteção, mas este parece ser um sinal a querer transmitir algo. Por vezes quando preciso de alguma resposta pergunto aos meus guias, anjo da guarda para me "chaparem na cara" a resposta porque eu sou de facto muitooooo distraída. Guardei o prato numa caixa juntamente com outros objetos para doar.
Inicia-se o mês de Janeiro e na 2ª semana, vivi uns dias de terror. Não queria sair, não queria falar com ninguém, na minha mente fervilham problemas que me pareciam insolucionáveis. Foram 5 dias de momentos negros e a certa altura a ideia de deixar este mundo começava a parecer muito apelativa, muito agradável mas ao mesmo tempo ficava horrorizada com a ideia que parecia estar a tomar conta de mim. Não que me fosse matar, não pensei sequer em cortar pulsos ou beber algo fatal mas começava a pensar  "nessa saída" como um bálsamo para tudo. Parecia ter duas vozes, uma que me aliciava com a "partida" e outra que me dizia "estas louca? Isso não é solução! Toma um banho, saí de casa, vai conversar com pessoas, distrai-te! Procura ajuda!"  De facto nos dias seguintes coloquei algumas destas sugestões em prática mas não me sentia melhor.
Um domingo fui á dispensa e volto a pegar no dito prato e tive uma epifania  Proteção! Pedir ajuda!
Marquei uma consulta médica e ao mesmo tempo encontrei-me com uma senhora amiga que em tempos me ajudou a libertar de alguns "trabalhos espirituais". Por sugestão dela, fomos à capela de S. Miguel Arcanjo "levantar o mal" e pedir a abertura de caminhos. Embora com algumas preocupações, sinto-me um pouco melhor. Falta a consulta medica.
Há 3 dias reunia uma serie de livros para doar à biblioteca onde costumo ir e vejo na contracapa de uma Bíblia (comprada há 8 anos quando por curiosidade pertenci a um grupo de estudos da Bíblia) um "Triskle" também ele no sentido anti –horário.
Tenho por habito ser o mais racional possível em tudo o que me acontece mas por vezes não obtenho a explicação logica. Talvez não tenha que haver uma.
Fiz a minha leitura de tudo isto mas gostaria da vossa opinião e se o texto é extenso as minhas desculpas mas só assim consigo explicar tudo. Estarei a ver demais? Estarei a "fazer um filme"? Ou o que não estarei a "ver/compreender" algo?
Muito grata pela atenção.  :)







Retirado de um blogue, porque não sei se posso enviar o link:
"Triskele é um antigo simbolo druida que traduzido significa Energia Divina.

"O triskele celta é um elemento geométrico com três esferas sagradas que manifesta e representa a divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem. É representado com três espirais em movimento, que são a manifestação da energia divina. Transportar este símbolo druidico, é como levar os deuses consigo. (...) É igualmente um simbolo das portas que se abrem para entrar no plano energético dos deuses. (...) Mas o triskele pode ter diferentes significados: a tripla manifestação da energia divina - Força, Sabedoria e Amor - que se relaciona com as 3 classes sociais dos antigos celtas: Guerreiros, Druidas e Produtores. Pode igualmente representar a Água, o Céu e a Terra que com o seu movimento se reúnem todos no 4º elemento, o Fogo, representado pelo círculo k os envolve. (...) Pode ainda representar as 3 manifestações que tornam possivel a evolução humana: Corpo, Alma e Mente. Em suma, quem possuir um triskele pode escolher a representação que melhor se adapte ao seu eu interior."

Os celtas consideravam o três como sendo um número sagrado.

"Basta ver que a sabedoria dos celtas, tanto na Irlanda quanto no País de Gales, foi preservada através das tríades"

Triskle é um símbolo celta que representa as tríades da vida em eterno movimento e equilíbrio.
Exemplos:

* nascimento, vida e morte
* corpo, mente e espírito
* céu, mar e terra

Este importante símbolo, também conhecido como triskele, triskelion ou tryfot, é uma espécie de estrela de três pontas, geralmente curvadas, o que confere ao símbolo uma graciosa fluidez de movimento. Pode ainda ser definida como um conjunto de três espirais concêntricas. É um dos elementos mais presentes na arte celta, e tem sua origem atribuída aos povos mesolíticos e neolíticos. O triskele é um antigo símbolo indo-europeu. Também era utilizado por povos germânicos e gregos.

Descrição: Uma espécie de estrela de três pontas inserida em um círculo, ou três espirais "com pernas" ligadas de forma triangular dando idéia de movimento. Possui diversas variações dentro da arte de "trançar" dos povos celtas.

Tempo e Espaço: Tem sua origem ligada aos povos indo-europeus (que deram origem aos Celtas e Nórdicos), tendo achados arqueológicos que lhe remetem uma idade superior a 5.000 anos (3.000 a. C). Entre os celtas era um símbolo diretamente ligado ao fluxo das estações, já que eles, só contavam três (3); Primavera, Verão e Inverno. Alguns estudiosos definem que os povos celtas de algumas regiões acreditavam em somente 3 elementos: O Céu (ar), A TERRA (terra e fogo) e o Mar (água). Tudo isso comprova a tese de que os Celtas consideravam o três como sendo um número sagrado. Atualmente as Igrejas Irlandesas Cristãs utilizam muito dos símbolos celtas sincretizados a conceitos cristãos no intuito de preservar parte das raízes históricas, culturais e religiosas da Irlanda.


Alquimia e Ocultismo: Não é citado ou comumente utilizado por grupos conhecidos, tendo, no máximo, algumas corruptelas de seus desenhos inseridas devido ao simbolismo triplo também presente nos meios ocultistas.

Tradições (neo)Pagãs: Está diretamente ligado as energias tríplices, tais como magnetismo, eletricidade e neutralidade. A planos de existência; físico, mental e ESPIRITUAL . A aspectos familiares; Pai, Mãe e Filhos. A processos da existência; Vida, Morte e Renascimento e entre a grande maioria das religiosidades e tradições, principalmente as ligadas a WICCA , representa os aspectos da Deusa; Virgem, Mãe e Anciã, tendo na conexão ou no círculo o quarto aspecto, a ceifadora. Sendo assim um símbolo de poder e exaltação da Grande Mãe

Comparativos: Para os pagãos é um símbolo de continuidade, de fluxo das estações e da Grande Mãe, para os Cristãos é um símbolo do poder de Deus e da Trindade.

Curiosidades: É um dos símbolos mais utilizados para se fazer tattoos tribais, e apesar de muitos o utilizarem por seus significados religiosos boa parte das pessoas inserem tal símbolo somente por sua beleza.
Os Celtas consideravam o três como sendo um número sagrado. A primitiva divisão do ano em três estações - primavera, verão e inverno - pode ter tido seu efeito na triplicação de uma deusa da fertilidade com a qual o curso das estações era associado.

Ou seja, o triskle, com suas três pontas, está associado ao fluxo das estações e por conseqüência representa a própria Deusa. Ademais, temos uma conexão óbvia com as três faces da Deusa (Donzela, Mãe e Anciã), bem como às três fases da lua (crescente, cheia e minguante), ou ainda com nossa natureza tríplice (corpo, mente e alma). Assim sendo, fica clara a importância do triskle para a religião da Deusa. Sua presença em achados arqueológicos em terras celtas, da Irlanda à Europa Oriental, atesta sua ampla adoção pelos Antigos.
* Como talismã,atrai as três principais qualidades femininas – a intuição, a ternura e a beleza – e ajuda a obter proteção contra todos os males. A divindade relacionada a esse talismã é a própria natureza.
** Para completar, é um dos símbolos de mestre do Reiki Egipcio - O Seichim Sekhem/SKHM que entre outras utilidades traz proteção para iniciado."
Retirado de:filosofia-esoterica.blogspot.com.br

Lê o significado e expande as tuas buscas! Acredito que a ideia não seja unicamente a de usares o símbolo como amuleto, mas que esse símbolo seja apenas um primeiro sinal para algo mais abrangente.
Comunica, pede ajuda para que as entidades superiores em que acreditas te revelem mais sinais. Pergunta o que querem dizer com este símbolo? Acredito que as respostas gradualmente surgirão, às vezes numa pesquisa tua, outras vezes em conversa com alguém, ou até mesmo em sonhos.

Eu já tive uma predilecção por certos símbolos e só com o tempo é que percebi que essa predilecção não surgiu por acaso. Era algo "maior" a mostrar-me um sinal.

Se não te sentes bem, talvez seja porque a tua vida necessite de uma mudança interior.

Vamos aguardar por mais opiniões, mas não deixes de fazer essa pesquisa.

Boa tarde arteycuerpo.  :)

Muito obrigada pela tua leitura, é de facto é muito interessante e vou seguir o teu conselho, procurar ler e pesquisar mais profundamente sobre este assunto.  ;)

Recomendas alguma literatura?

Grata pela ajuda. :)