Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.466
Total de tópicos
26.917
  • [Sintra] Lenda da Gruta da fada
    Iniciado por IceBurn
    Lido 12.018 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
É exactamente isso que me transmitem este tipo de lendas.  :D

Cumps  ;)

CitaçãoEncontrei isto na internet. Aparentemente o nome real é a Gruta do Monge. 

Penso que não haja um "nome real" dado que, a Gruta da Fada localizada "na entrada da Pena, à esquerda de quem sobe" é inexistente hoje em dia.
A minha teoria é a de que a Gruta da Fada é confundida com outra gruta (semelhante a muitas na zona) chamada Gruta do Monge, esta confusão terá nascido da ligação: gruta+pena, aliado ao facto de ser essa a primeira gruta que podemos encontrar assim para os lados da entrada para os jardins  ;) não sei se me fiz entender


Beijokinhas
sê como euzinho come douradinho! lol

Por incrivel que pareça, depois de uma segunda leitura mais atenta percebi.  :laugh:

Já estiveste a explorar por lá?  :P
"Im on the Hype Train to Awesome City!! Choo Choo Motherfuckers!"

A primeira foto não me parece ter a ver com o tipo de grutas que se encontram na serra de Sintra.
A segunda foto conheço. Fica na Quinta da Regaleira perto da gruta do labirinto.

Já agora, na serra de Sintra o nome "pena" que se encontra em variados locais é uma desvirtuação do nome "penha", que tem a ver com as aglomerações rochosas que tanto se encontram por ali. O próprio palácio da Pena foi outrora palácio da Penha.

Olá Boa noite , sou nova aqui por este forúm  ! alguém sabe de casas em sintra ou arredores com bom acesso por transportes públicos?
que de para entrar e estejam em bom estado ? se sim , agradeçia que me dissesem a morada e como chegar por favor , é para uma sessão fofográfica e para tirar umas fotos porreiras ! que seja um casa interessante !

obrigado

Já visitei essa gruta. Não tem nada de paranormal para além da beleza óbvia.
É lindo e há visitas guiadas inclusivamente.


Citação de: JohnnyBlaze em 15 abril, 2010, 16:11


Concordo com a nita é lindo mesmo...Mas a noite nao deve ser assim tao magnifico. >:D
Parece um sitio bastante interessante  ;)
Cumps Tiago Ribeiro

#22
Penso que ainda se mantenha a dúvida na localização exacta desta Gruta da Fada, as fotos colocadas já mostram a beleza da zona, deixo um vídeo com um local tambèm indicado como possível Gruta da Fada, quanto muito não seja, para mostrar mais um pouco da beleza de Sintra ;)

quando for assim, coloca o vídeo aqui directamente.



Hiperligação removida. Consultar por favor as Regras Gerais do Fórum, alíneas 2 e 3. Obrigado.




#23
Citação de: Vitka em 30 junho, 2011, 01:10
Penso que ainda se mantenha a dúvida na localização exacta desta Gruta da Fada, as fotos colocadas já mostram a beleza da zona, deixo um vídeo com um local tambèm indicado como possível Gruta da Fada, quanto muito não seja, para mostrar mais um pouco da beleza de Sintra ;)



Hiperligação removida. Consultar por favor as Regras Gerais do Fórum, alíneas 2 e 3. Obrigado.


Parece tambem um local interessante  ;)
Cumprimentos Tiago Ribeiro



Mensagem alterada devido à utilização de abreviaturas e linguagem de chat/SMS.


#24
Olá a todos li e reli afinal a Gruta da Fada existe ou nao onde fica dizem que na estrada da Pena mas onde precisamente será que alguem me dá alguma ajuda ou já lá estiveram ou será mesmo um mito...abraço ao pessoal.



Mensagem alterada devido à reincidência de erros ortográficos.Por favor utilize o verificador ortográfico que o Fórum dispõe.Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 24. Obrigado.

Livro de São Cipriano

#25
Se é a Gruta da Fada ou não, não sei, mas as fotos são lindíssimas! Adoro grutas! Quanto ao facto de a gruta existir ou não, ou ter existido (e já que estamos a falar de lendas e mitos) o que se diz é que, esse tipo de locais (especialmente em Sintra, antigo templo romano da Lua, que deve ser dos lugares, senão o mais misterioso e místico lugar de Portugal) ''aparecem'' e ''desaparecem'' conforme ''querem''. Numa prespectiva ''mágica'', por assim dizer, as lendas dizem que lugares como esse   existem e não existem no nosso mundo. É uma espécie de dimensão que coexiste com a nossa mas num espaço-temporal diferente. Por vezes, (e antigamente acontecia mais vezes pelos vistos) os dois mundos encontram-se (em certos locais e circunstâncias, por exemplo conforme as fases da lua) e as pessoas do nosso mundo podem entrar no outro ou ao contrário. Isto acontecia (nos tempos celtas e medievais) muitas vezes quando as pessoas se perdiam nas florestas à noite, entravam em grutas, ou adormeciam perto de lagos ou lagoas. Sem saberem, passavam para o outro mundo e econtravam-se com as criaturas que lá viviam e que deram origem às famosas lendas de fadas, gnomos, montros marinhos, sereias, vampiros, lobisomens e seres semelhantes aos humanos mas com capacidades acima das nossas. O inverso também acontece, dizem que através de oferendas ou certos rituais (nada a ver com espirítos atenção!) podemos convidar estes seres a visitar o nosso mundo. Por exemplo, as crianças gostavam de contruir pequenas casinhas de madeira, musgo, flores e pedras que diziam que era para as fadas morarem, ao que uns consideravam brincadeira, outros mais crentes acreditavam que era uma maneira de as atrair para o nosso mundo. Assim como muitas pessoas plantavam certos tipos de plantas no jardim que agradava ou afastava certos seres místicos. Estes seres, pelo que se costuma dizer, pelos vistos têm mais facilidade em entrar em contacto com o nosso mundo que nós com o deles. Mas tudo se resume a um encontro entre duas dimensões no mesmo lugar, que se é desencadeado pelas criaturas que vivem nas dimensões. Daí dizerem que os lugares e as criaturas aparecem e desaparecem conforme desejam. lol Isto é um bocado complicado, não sei se me fiz entender... ;D





Mensagem alterada devido à reincidência de erros ortográficos.Por favor utilize o verificador ortográfico que o Fórum dispõe.Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 24. Obrigado.

That's the Way I like it.

Citação de: Susy em 15 abril, 2010, 17:00
a gruta parece ser muito bonita. :)
não conhecia.
que giro...tantas vezes subi a serra ate o pq e palacio da pena e nunca tinha reparado

Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem


Citação de: Black Diamond em 24 março, 2012, 22:07
Se é a Gruta da Fada ou não, não sei, mas as fotos são lindíssimas! Adoro grutas! Quanto ao facto de a gruta existir ou não, ou ter existido (e já que estamos a falar de lendas e mitos) o que se diz é que, esse tipo de locais (especialmente em Sintra, antigo templo romano da Lua, que deve ser dos lugares, senão o mais misterioso e místico lugar de Portugal) ''aparecem'' e ''desaparecem'' conforme ''querem''. Numa prespectiva ''mágica'', por assim dizer, as lendas dizem que lugares como esse   existem e não existem no nosso mundo. É uma espécie de dimensão que coexiste com a nossa mas num espaço-temporal diferente. Por vezes, (e antigamente acontecia mais vezes pelos vistos) os dois mundos encontram-se (em certos locais e circunstâncias, por exemplo conforme as fases da lua) e as pessoas do nosso mundo podem entrar no outro ou ao contrário. Isto acontecia (nos tempos celtas e medievais) muitas vezes quando as pessoas se perdiam nas florestas à noite, entravam em grutas, ou adormeciam perto de lagos ou lagoas. Sem saberem, passavam para o outro mundo e econtravam-se com as criaturas que lá viviam e que deram origem às famosas lendas de fadas, gnomos, montros marinhos, sereias, vampiros, lobisomens e seres semelhantes aos humanos mas com capacidades acima das nossas. O inverso também acontece, dizem que através de oferendas ou certos rituais (nada a ver com espirítos atenção!) podemos convidar estes seres a visitar o nosso mundo. Por exemplo, as crianças gostavam de contruir pequenas casinhas de madeira, musgo, flores e pedras que diziam que era para as fadas morarem, ao que uns consideravam brincadeira, outros mais crentes acreditavam que era uma maneira de as atrair para o nosso mundo. Assim como muitas pessoas plantavam certos tipos de plantas no jardim que agradava ou afastava certos seres místicos. Estes seres, pelo que se costuma dizer, pelos vistos têm mais facilidade em entrar em contacto com o nosso mundo que nós com o deles. Mas tudo se resume a um encontro entre duas dimensões no mesmo lugar, que se é desencadeado pelas criaturas que vivem nas dimensões. Daí dizerem que os lugares e as criaturas aparecem e desaparecem conforme desejam. lol Isto é um bocado complicado, não sei se me fiz entender... ;D





Mensagem alterada devido à reincidência de erros ortográficos.Por favor utilize o verificador ortográfico que o Fórum dispõe.Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 24. Obrigado.



Faz muito sentido. Estou hospedado hoje aqui na estalagem do Muchacho no Guincho, e acabei agora de vir de lá da serra.
Procurei pela entrada da gruta às 23:45 (para assim que batesse a meia noite a fada me vir mudar o destino, ou assim reza a lenda :p ) procurei pela entrada numa área num raio de 100 metros da porta principal da entrada principal do jardim/palácio da pena, e nada, a única coisa que encontrei foram as ruinas de Santa Eufemia e a zona do banhos de Santa Eufemia, mas nada de entradas de grutas de fadas, nem a ~treta~ de um vijilante a quem perguntar.
Black Diamond, uma vez partilhei contigo um artigo que falava exactamente sobre locais em Sintra que seria entradas normais para algo mas que posteriormente no seu interior iria sempre desembocar em nada, parede solida, pedra, como se não fizesse sentido, remetendo assim à crença dos antigos povos medievalistas.
Amanha vou la passear outra vez e pergunto.
Qualquer das maneiras vou partilhar as fotos que tirei hoje, mas so amanha antes de sair, que eu agora vou dormir.