Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • Sonhos e viagem astral
    Iniciado por F.Leite
    Lido 4.440 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
     Eu até posso não estar a ver as coisas como elas são e se é o caso peço desculpa por isso, mas para me acreditar numa coisa tenho que ter respostas que a justifiquem.

    A questão que eu tenho relaciona-se com as viagens astrais pois há quem diga que sempre que sonhámos fazemos a dita viagem por passados, futuros e por outras dimensões.

     Eu ponho uma questão aos entendidos dessas viagens e desses assuntos. A questão é a seguinte:

    "Nesta vida pagamos um karma por erros de vidas passadas e portanto, um cego de nascença nasce assim como forma de pagar algo para equilibrar as contas. Numa vida anterior ele viu e portanto no seu espírito existem memórias de imagens de vidas passadas.

    Então porque é que um cego de nascença nos seus sonhos só vive sons, sentimentos e emoções mas nunca vê imagens? Será que o próprio espírito também ele renasce cego?

    É que se o espírito não é cego e os sonhos são viagens astrais a história está mal contada porque então ele veria coisas nessas viagens.

    E se o espírito for cego de nascença, então nas cirurgias que agora se fazem em que médicos põem cegos de nascença a verem significa que esses médicos também operam o espírito e o curam do karma?".


    A questão está lançada, só espero que quem, além de saber afirmar que essas viagens acontecem mesmo, também me saiba esclarecer estas dúvidas.

   


Eu não sei explicar, mas se um cego nunca viu na vida uma imagem, como pode saber que o que o espírito vê seja imagens, exemplo, se nao ouves, por mais que tentes nao consegues exprimir uma palavra correcta.

Citação de: mrpauloaguiar em 12 janeiro, 2019, 18:50
Eu não sei explicar, mas se um cego nunca viu na vida uma imagem, como pode saber que o que o espírito vê seja imagens, exemplo, se nao ouves, por mais que tentes nao consegues exprimir uma palavra correcta.

Está provado que não vêm imagens.

O que acontece nos sonhos é que o nosso subconsciente manifesta medos, desejos através de simbolismos ... ora se sou cega vou sonhar na mesma mas com recurso a outros sentidos (olfato, audição...)

#3
Citação de: mrpauloaguiar em 12 janeiro, 2019, 18:50
Eu não sei explicar, mas se um cego nunca viu na vida uma imagem, como pode saber que o que o espírito vê seja imagens, exemplo, se não ouves, por mais que tentes não consegues exprimir uma palavra correcta.

    O simples facto de notar a diferença entre o escuro a que está habituado e a luz que origina as cores, falo-iam saber que era aquilo a que os que vêm chamam de imagem.

    No seu exemplo, se um surdo ouvisse durante os sonhos, teria a consciência dos sons e saberia que estava a ouvir pelo contraste com a ausência de som a que está habituado.

Citação de: Luzeamor em 12 janeiro, 2019, 19:06

Está provado que não vêm imagens.

O que acontece nos sonhos é que o nosso subconsciente manifesta medos, desejos através de simbolismos ... ora se sou cega vou sonhar na mesma mas com recurso a outros sentidos (olfato, audição...)

     Mas se fizessem viagens astrais os cegos teriam que ver a imagem do ambiente no percurso dessa viagem.

Isso também é verdade, nem que seja pela lógica.

Vou tentar dar outro exemplo, tens uma gata, mandas castrar, já nao tem o ciu (por causa da reprodução). Mesmo que um gato "brinque" com ela, é como se nada fosse, já não tem o sentido na reprodução. Isso falando em animais irracionais.
Outro exemplo é, há casos de crianças encontradas em cativeiro, ou criadas por animais selvagens (sem qualquer contacto humano), por mais que tentes, nunca mais fica um humano comum.
Este último não sei se relaciona muito mas, foi o que me veio.

#5
     O caminho para encontrar respostas não pode ser por aí, pelas comparações, tanto mais que se a viagem astral é uma viagem da alma liberta da mente e do corpo, voltaria a ter a consciência do que é no seu intimo e portanto do que é ouvir, ver e falar.

    Se a viagem astral se baseasse somente nas experiências que o corpo e a mente permitem ao espírito observar, nunca passaria pela experiência da viagem astral. A menos que a viagem astral seja uma forma do subconsciente satisfazer a vontade consciente do viajante e assim o levar pelos caminhos da imaginação.

Citação de: F.Leite em 12 janeiro, 2019, 19:21

     Mas se fizessem viagens astrais os cegos teriam que ver a imagem do ambiente no percurso dessa viagem.

Certo! Concordo...

Porque nesse caso é o espírito a ter a "experiência" e não faz sentido o espírito ter limitações físicas.

Pelo menos é o que se diz...

Citação de: Luzeamor em 12 janeiro, 2019, 19:42

 
Certo! Concordo...

Porque nesse caso é o espírito a ter a "experiência" e não faz sentido o espírito ter limitações físicas.

Pelo menos é o que se diz...

     E a pergunta continua: "Se o sonho é uma viagem astral como por aqui se diz, porque é que os cegos de nascença não vêm durante os sonhos".

     E já agora e para esclarecer, os que perdem a visão durante a vida, ao principio continuam a ter sonhos em que vêem, mas com o tempo perdem eles também essa capacidade de ver imagens nos seus sonhos.

#8
Citação de: F.Leite em 12 janeiro, 2019, 19:53
    E a pergunta continua: "Se o sonho é uma viagem astral como por aqui se diz, porque é que os cegos de nascença não vêm durante os sonhos".

    E já agora e para esclarecer, os que perdem a visão durante a vida, ao principio continuam a ter sonhos em que vêem, mas com o tempo perdem eles também essa capacidade de ver imagens nos seus sonhos.

Não considero que o sonho seja necessariamente uma viagem astral.

Repare ... quem me garante que o que vejo ... sinto e ouço durante um sonho não é fruto de um conjunto de simbolismos psíquicos?

Durante algum tempo da minha vida sonhava constantemente com algo ... em diversas situações... em diversos "cenários". Isso para mim deveu-se à instabilidade em que me encontrava.

O mundo dos sonhos ainda tem muitos mistérios... pode ser influenciado por "elementos" externos? Isso acho que pode...

Aqui reside uma questão que atrevo a dizer que forçosamente todos temos de concordar consigo ... mais não seja do ponto de vista lógico.

Estarão os cegos incapacitados de terem viagens astrais porque são cegos? Isso tb n faz sentido ...

Quanto ao karma e as suas limitações físicas... é algo que não acredito por isso para mim essa questão está respondida. Uns merecem ver ... outros não... uns merecem ter doenças... outros não...

Outra questão mas já é do foro off-topic ... estarão mesmo os espíritos livres de "limitações"?


Citação de: Luzeamor em 12 janeiro, 2019, 20:08
Outra questão mas já é do foro off-topic ... estarão mesmo os espíritos livres de "limitações"?
Não, não estão.   ;)
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Citação de: Cassandra em 12 janeiro, 2019, 20:14
Não, não estão.   ;)


Ahhhh ... pronto já me esclareceste nisto!

#11
Citação de: Cassandra em 12 janeiro, 2019, 20:14
Não, não estão.   ;)

    Pelo que me lembro, pois já li o livro há uns anos atrás, no livro espirita "o nosso lar" fala dos hospitais espirituais onde os espíritos são tratados e curados das suas maleitas terrenas com vista à sua reencarnação.

    Daí conclui-se que quando reencarnam, as suas limitações se resumem às que o corpo físico nesta vida lhes impõe, não às do espírito pois essas foram curadas nos ditos hospitais.

Citação de: F.Leite em 12 janeiro, 2019, 20:43
     Pelo que me lembro, pois já li o livro há uns anos atrás, no livro espirita "o nosso lar" fala dos hospitais espirituais onde os espíritos são tratados e curados das suas maleitas terrenas com vista à sua reencarnação.

     Daí concluísse que quando reencarnam, as suas limitações se resumem às que o corpo físico nesta vida lhes impõe, não às do espírito pois essas foram curadas nos ditos hospitais.

Questiono o seguinte:

- se existem esses hospitais para tratar das doenças terrenas que os espíritos adquirem então depreendo que as limitações físicas se extendem ao espírito qd encarnado?

     Só lhe posso responder pelo que me apercebi nas chamadas de "sessões de doutrinação" e aí dei conta que os espíritos alguns) se continuam a queixar das dores que tinham em vida. Nunca falei com nenhum que se queixasse de cegueira, de não ver ou ver mal, nem tão pouco de queixar-se que não ouvia. Simplesmente de dores.

     Se a luz é um caminho a seguir, então como poderia um espírito cego encontrar a luz se não a consegue ver? Um cego orienta-se pelos efeitos físicos da matéria que produz sons. Onde tem ele a bengala no lado espiritual para produzir sons com que se oriente? E como encontraria a luz se a luz não tem som?

Citação de: F.Leite em 12 janeiro, 2019, 21:09
     Só lhe posso responder pelo que me apercebi nas chamadas de "sessões de doutrinação" e aí dei conta que os espíritos alguns) se continuam a queixar das dores que tinham em vida. Nunca falei com nenhum que se queixasse de cegueira, de não ver ou ver mal, nem tão pouco de queixar-se que não ouvia. Simplesmente de dores.

     Se a luz é um caminho a seguir, então como poderia um espírito cego encontrar a luz se não a consegue ver? Um cego orienta-se pelos efeitos físicos da matéria que produz sons. Onde tem ele a bengala no lado espiritual para produzir sons com que se oriente? E como encontraria a luz se a luz não tem som?

Esse tipo de limitação não faz sentido num espírito (a meu ver).

Sendo cego como sabe ele ou tem a certeza que morreu? Digo cego mas tb surdo por exemplo.

O corpo é a matéria... não o espírito.

Estranho queixarem-se de dores ... mas recordo-me em pequena da minha avó que via e falava com espíritos dizer que o irmão qd a visitava estava sentado porque as pernas lhe doíam...

Durante muito tempo acreditei que fosse fantasia dela... ou talvez porque sempre foi 1 assunto que temia e fugia.

Citação de: F.Leite em 12 janeiro, 2019, 20:43
    Pelo que me lembro, pois já li o livro há uns anos atrás, no livro espirita "o nosso lar" fala dos hospitais espirituais onde os espíritos são tratados e curados das suas maleitas terrenas com vista à sua reencarnação.

    Daí conclui-se que quando reencarnam, as suas limitações se resumem às que o corpo físico nesta vida lhes impõe, não às do espírito pois essas foram curadas nos ditos hospitais.
Há muitos e variados motivos pelos quais não consigo ler os livros da doutrina espírita. Este tipo de descrições é um deles.  ::)  Não vou por aí, lá íamos para o off-topic.

De qualquer modo, a minha resposta à Luzeamor tinha em vista "limitações" de forma geral, não me estava a referir especificamente à questão da cegueira ou outras.

Mas no que à cegueira diz respeito, já tivemos a nossa "luta" sobre esse tema noutra arena  ;), de modos que vim cá só deixar a minha "posta" sobre a existência de limitações ao espírito.  :P
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

É um assunto bastante pertinente, pena é, o facto de quem advoga a favor destes temas se remeta ao silêncio, era bom ver um debate positivo de quem concorda e de quem não concorda. Mas pelos vistos para alguns é melhor partilhar textos já existentes, sem se questionarem se aquilo é verdadeiro ou falso.

Citação de: F.Leite em 12 janeiro, 2019, 21:09
Se a luz é um caminho a seguir, então como poderia um espírito cego encontrar a luz se não a consegue ver? Um cego orienta-se pelos efeitos físicos da matéria que produz sons. Onde tem ele a bengala no lado espiritual para produzir sons com que se oriente? E como encontraria a luz se a luz não tem som?
Aqui julgo que a "Luz" tem outro significado, não luz propriamente mas sim os sentidos, visão, audição, perceção, olfacto, etc