Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • Parece paralisia do sono mas só pode ser outra coisa
    Iniciado por arteycuerpo
    Lido 3.622 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Tenho a tendência a ter paralisia do sono: a sensação que está algo no meu quarto ou cama e eu quero mexer-me ou gritar e não consigo.
Mas ultimamente tem acontecido umas situações um pouco diferentes, principalmente na noite passada. Passei a noite com o meu namorado. Estávamos a dormir abraçados, mas eu estava com dificuldade para adormecer. A dada altura, o meu namorado fala a dormir e eu fico atenta a tentar perceber o que ele está a dizer (ele de vez em quando fala mesmo, mas acredito que desta vez isto não aconteceu realmente). A seguir, parece que estou a ser tocada no cabelo e depois nas costas (o braço dele está realmente debaixo de mim e parece que eu mexo a minha mão e sinto a dele - o que me deixa mais descansada). Olho para ele, os olhos estão fechados mas ele sorri e continua a dar-me mimos. Fico a pensar se ele quererá algo mais, mas queixo-me que estou cheia de sono. Dito isto, parece que eu abro os olhos e ele está quieto e a dormir ferradinho. Aquilo que se passou, parece não se ter passado. Ele diz que dormiu bem e não se lembra de nada. Eu julgava ter-me mexido, tocado na sua mão e falado com ele.
Na paralisia do sono, não conseguimos nos mexer e nem falar, o contrário do que se passou aqui.
Alguma opinião? É algum distúrbio do sono que desconheça?

Olá arteycuerpo,

Tanto quanto sei, as alucinações associadas ao sono podem ocorrer isoladamente. Na minha opinião terá sido isso que aconteceu.
Per Aspera Ad Astra

Olá.
Já sofri um episódio de paralisia do sono tal como descreves, ou seja, sem me conseguir mexer ou falar. Como o que descreves nunca vivenciei mas a minha modesta opinião é que poderá ter sido uma espécie de "sonho", ou tal como já foi dito, uma alucinação durante o sono... Não me parece algo difícil de acontecer, mas como já disse, nao sou entendida no assunto.
"it's ok to feel too much"

Estive a fazer uma pesquisa pelo Google e surgiram termos como hipnagogia ou alucinação hipnagógica. Mas a julgar pela descrição, seriam sonhos vividos digamos que num estado semi-acordado, que serviram por exemplo de inspiração a Dali (no caso da hipnagogia) - não tive ideias que me servissem de inspiração para trabalhos criativos, embora até me desse jeito.
No caso da alucinação hipnagógica, parte do cérebro estaria adormecido e parte acordado - segundo o que entendi.
Alguém sabe dizer se poderá ser o caso? Alguém já teve esta experiência e quer partilhar?

Como disse anteriormente, penso que seja exactamente esse o caso. Normalmente dá-se o nome de alucinação hipnagógica quando acontece ao adormecer e hipnopômpica ao acordar, e ambos os casos dão-se entre a vigília e o sono.
Além de já me terem acontecido situações parecidas com a que descreveste, por exemplo, ao esquecer-me que naquela manhã o meu namorado ia sair mais cedo, quando estava a acordar, tive uma conversa com ele e senti-o mexer na cama, depois, afinal, ele não estava lá. Ou momentos mais "trippy" em que a percepção do espaço envolvente é alterada, por exemplo, o meu armário ter ficado enorme, ter-se deformado e estar quase a cair sobre mim, e apenas quando despertei completamente voltou ao normal e que compreendi o que era.
Não sei quão comum será, mas parece-me algo bastante normal e uma explicação bastante plausível.
Per Aspera Ad Astra

Boa tarde caros/as participantes

Este é um assunto que também tem cativado a minha atenção.
Eu creio que a situação em causa, seja parecida com sonambulismo. Em ambos os casos a pessoa encontra-se a dormir, porém a consciência permanece desperta por algum motivo. Contudo, no sonambulismo, a pessoa tem capacidade de se deslocar mesmo a dormir.

Há quem tome medicação para tratar esses distúrbios no sono, porém, acredito que ter uma prateleira por cima da cama ajudará de forma natural a repor o sono. Mal levanta, dá uma cabeçada na prateleira e Voilá, bons sonhos.
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

#6
Caro _Indigo_, percebo que lhe faça lembrar isso, mas durante o sonambulismo o indivíduo encontra-se inconsciente, apesar de conseguir interagir com o meio.
Nos casos que falamos aqui há consciência daquilo que se passa. Na situação da arteycuerpo, e como disse já me aconteceu semelhante, há uma compreensão como sendo realidade talvez porque não ocorreu nada de estranho. Porém, e isto pode ter algum interesse, quando refiro alterações na percepção da envolvente, estava com completa consciência de que estava a tentar acordar e na tentativa de me manter acordada caia repetidamente no sono, isto em pouco tempo - penso que foi neste processo de vigília-sono que captava as imagens do meu quarto e que me surgiam deformadas.
Per Aspera Ad Astra

Eu durante estas situações tenho a sensação de sentir muito sono, de não querer ser incomodada e voltar a dormir, mas aquilo continua e força-me a acordar. E só quando finalmente acordo totalmente e me mantenho algum tempo acordada é que  a situação não regressa naquela noite. Talvez tivesse isto há mais tempo e confundisse com paralisia do sono. Às vezes parecia que a minha família teimava em fazer barulho no meu quarto, para eu me levantar, mas eu deixava-me estar quieta porque o sono era muito. Só depois é que tinha consciência que ninguém tinha entrado no quarto.
Eu também não compararia com o sonambulismo, tendo a ideia que esse é um transtorno do sono que surge bem cedo. A paralisia só surgiu depois dos 30 (e foi progredindo no número de vezes em que acontecia) e esta situação foi ainda mais recente.
Um detalhe em relação à situação que relatei no início do tópico: não sei se está relacionado, mas nessa mesma noite, ao adormecer sei que estremeci a perna (e isso não acontece com muita frequência, ou se acontece não me apercebo).

#8
Citação de: arteycuerpo em 27 novembro, 2018, 19:22
Eu durante estas situações tenho a sensação de sentir muito sono, de não querer ser incomodada e voltar a dormir, mas aquilo continua e força-me a acordar. E só quando finalmente acordo totalmente e me mantenho algum tempo acordada é que  a situação não regressa naquela noite. Talvez tivesse isto há mais tempo e confundisse com paralisia do sono. Às vezes parecia que a minha família teimava em fazer barulho no meu quarto, para eu me levantar, mas eu deixava-me estar quieta porque o sono era muito. Só depois é que tinha consciência que ninguém tinha entrado no quarto.
Eu também não compararia com o sonambulismo, tendo a ideia que esse é um transtorno do sono que surge bem cedo. A paralisia só surgiu depois dos 30 (e foi progredindo no número de vezes em que acontecia) e esta situação foi ainda mais recente.
Um detalhe em relação à situação que relatei no início do tópico: não sei se está relacionado, mas nessa mesma noite, ao adormecer sei que estremeci a perna (e isso não acontece com muita frequência, ou se acontece não me apercebo).

O estremecer de perna que relata, na minha opinião, tratar-se-á de espasmos. Espasmos musculares são frequentemente sentidos especialmente durante o estado de relaxamento corporal que antecede à fase de sono profundo. Tambem ja vivenciei isso. Entendidos explicam que isso acontece devido ao relaxamento de músculos bastante tensos (no meu caso acontecia frequentemente em épocas em que trabalhava mais/mais arduamente ou meencontrava mais tensa e cansada).
"it's ok to feel too much"

#9
Boa noite caros/as participantes

Cara EgoOccultus, eu creio que a consciência em ambos esteja presente.
Se a pessoa ficasse "inconsciente" significaria que o cérebro não funcionaria, a pessoa não sonhava, não andava pelo escuro sonâmbulo e muito menos iria ter paralisia do sono.
O que acontece no sonambulismo é a pessoa acordar num plano astral e ver o local onde se encontra podendo inclusive interagir. Na paralisia do sono também acontece isso, porém a pessoa desperta em duas realidades diferentes, ou seja entre o plano físico e o plano astral. A alma da pessoa poderá demorar alguns minutos até ficar completamente conectada com o corpo físico. Nunca sentiram aquele efeito de cair de costas durante um "sonho" e a cama estremece?
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Citação de: _Indigo_ em 27 novembro, 2018, 22:56
Boa noite caros/as participantes

Cara EgoOccultus, eu creio que a consciência em ambos esteja presente.
Se a pessoa ficasse "inconsciente" significaria que o cérebro não funcionaria, a pessoa não sonhava, não andava pelo escuro sonâmbulo e muito menos iria ter paralisia do sono.
O que acontece no sonambulismo é a pessoa acordar num plano astral e ver o local onde se encontra podendo inclusive interagir. Na paralisia do sono também acontece isso, porém a pessoa desperta em duas realidades diferentes, ou seja entre o plano físico e o plano astral. A alma da pessoa poderá demorar alguns minutos até ficar completamente conectada com o corpo físico. Nunca sentiram aquele efeito de cair de costas durante um "sonho" e a cama estremece?
Cama estremecer por acaso nunca senti Índigo mas acordar a chorar ja... várias vezes. Foi o máximo que vivenciei e chegou ahah
"it's ok to feel too much"

Normalmente acontece quando a nossa alma sofre algum trauma / medo no plano astral e regressa ao corpo fisico de forma mais violenta.
O corpo pode inclusive cair da cama após essa experiência astral mais agressiva.
Mas como afirmou, podemos chorar, podemos rir, podemos gritar, podemos falar, tudo depende do que acontece no outro lado.
Já me aconteceu ter feito uma projecção e ter encontrado outras pessoas, durante o diálogo com as mesmas, muitas vezes rio tanto que desperto com essas pessoas na minha memória e a rir bastante também.  Mas também já presenciei situações menos agradáveis.
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Citação de: _Indigo_ em 27 novembro, 2018, 23:16
Normalmente acontece quando a nossa alma sofre algum trauma / medo no plano astral e regressa ao corpo fisico de forma mais violenta.
O corpo pode inclusive cair da cama após essa experiência astral mais agressiva.
Mas como afirmou, podemos chorar, podemos rir, podemos gritar, podemos falar, tudo depende do que acontece no outro lado.
Já me aconteceu ter feito uma projecção e ter encontrado outras pessoas, durante o diálogo com as mesmas, muitas vezes rio tanto que desperto com essas pessoas na minha memória e a rir bastante também.  Mas também já presenciei situações menos agradáveis.
Compreendo apesar de não ter vivenciado. Tambem me deixa curiosa o facto de sonharmos com pessoas que nunca vimos. Já me aconteceu... bastante.
"it's ok to feel too much"

Pode encontrar pessoas conhecidas durante essa projecção. No plano astral é uma forma segura de comunicar e realizar coisas impossíveis no plano físico.
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Também nunca me senti a cair e nem a cama estremecer. No entanto, talvez já tenha vivenciado a "saída do corpo", porque já sonhei que saía pela janela do quarto e a voar.
Caras desconhecidas aparecem muito nos meus sonhos, mas há quem diga que elas não são de todo desconhecidas. O nosso cérebro grava tudo aquilo que observa, nós é que nem sempre prestamos atenção. Os rostos que vemos nos sonhos, já se cruzaram connosco, mas nem reparámos. Se isto é verdade, não sei.