Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.455
Total de tópicos
26.915
  • Os meus sonhos são diferentes de antigamente
    Iniciado por Filipa84
    Lido 631 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Teria panos para mangas mas vou ser o mais sucinta possível.
Sempre sonhei bastante e normalmente lembrava-me dos sonhos com relativa facilidade. Eu adoro sonhar e sempre mantive registo escrito deles, por achar as histórias interessantes, comicas ou intrigantes. Alias alguns cheguei a relatar aqui.
Ora o que se passa é que desde o Verão passado a minha vida complicou-se muito, estive sob bastante stress e tristeza, devido a razões familiares e de saúde mental e física da minha avó, e ocorreram as mortes da minha mãe e avó, as mulheres que me criaram, num espaço de 6 meses. Quando a minha mãe morreu, em Dezembro, deixei de sonhar (ou melhor, não tinha qualquer recordação de sonhar, quando acordava). Mas a partir do momento que a minha avó morreu, em Junho deste ano, voltei a sonhar, mas os sonhos são diferentes de antigamente. A melhor maneira de me fazer entender é: se os sonhos fossem filmes, é como se agora o realizador fosse outro.
O ambiente, as imagens, os personagens e a história são diferentes.

Como é natural, por ter tido duas grandes perdas recentemente, sonho bastante com morte, cemitérios e imensas vezes com a minha avó. Isto suponho que tenha a ver com o choque emocional que tive com tudo o que se passou e ter de lidar com a morte das pessoas mais importantes da minha vida no espaço de 6 meses.

O que acho estranho é esta sensação dos sonhos terem mudado, serem mais estranhos, mais profundos e mais difíceis de lembrar quando acordo. Em vez de histórias com princípio meio e fim, muitas vezes são flashes ou "pedaços" de sonhos de poucos segundos sem grande ligação entre si. Cheguei também a sonhar com a minha morte (inédito) e que comunicava a minha morte à minha família pedindo desculpa..

Passou se algo semelhante com alguém que tenha passado por uma altura emocionalmente dura? Voltarei a sonhar com a leveza de antigamente?
"A ciência não só é compatível com a espiritualidade; é uma profunda fonte de espiritualidade" - Carl Sagan

Citação de: Filipa84 em 02 setembro, 2018, 22:31
Passou se algo semelhante com alguém que tenha passado por uma altura emocionalmente dura? Voltarei a sonhar com a leveza de antigamente?

Não passei por uma fase emocionalmente dura, mas mudei muito a nível emocional. E se antes era como tu eras, muito sonhadora e com boa memória, agora tenho também essa dificuldade de me lembrar. Tal como tu, também sinto os meus sonhos diferentes no conteúdo. E se me lembro de algo, de certeza que é importante.

O não te lembrares, e dado os conteúdos relacionados com o tema "morte", talvez seja para te proteger a mente consciente. Já basta recordares as perdas quando estás acordada.

Essa comparação com um "realizador" de filmes faz-me sentido: se nós somos um estúdio de cinema que contrata um realizador para fazer os nossos filmes e há mudanças na estrutura do estúdio, é provável que o realizador que sempre lá esteve já não sirva, pois o estúdio agora quer outra coisa e tem outros objectivos.

Os choques que temos na nossa vida mudam-nos e muitas vezes abrem-nos a mente para ver ou compreender outras coisas para as quais não estavamos preparados antes. Se os sonhos te são estranhos algo de novo te está a ser apresentado. Algo mudou em ti internamente e talvez a tua mente consciente ainda não esteja "lá", daí teres a dificuldade em aceder ou compreender os teus sonhos.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)