Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • Sonho- um aviso do subconsciente?
    Iniciado por SC74
    Lido 913 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boa tarde, sou nova por aqui.
Venho pedir ajuda para poder interpretar/compreender algo que me intriga já há algum tempo...
Há cerca de 5/6 anos fui"vítima" bullying no trabalho foi uma situação muito complicada para mim que me deixou física e psicologicamente muito afetada. Não conseguia desabafar com ninguém da minha família e no trabalho tinha apoio de alguns (poucos) colegas que sabiam da situação.
Na tentativa de me ver livre da situação pedi transferência para outro setor da empresa ao mesmo tempo que outra colega do mesmo departamento (também pediu). Aparentemente esta pessoa sempre me tinha dado força para sair dali. Quando eu fui transferida e ela não, voltou-se completamente contra mim, difamou-me com quem podia e tentou que os colegas do novo departamento se virassem contra mim (felizmente não conseguiu).
Desde aí, tenho visto muito esporadicamente essa pessoa, mas o que me leva a vir pedir ajuda é o facto de cada vez que a encontro tenho um sonho de "aviso", ou seja 4 ou 5 dias antes sonho com ela. Ao princípio não ligava e levava para a coincidência... Mas começou a ser demasiado evidente para ignorar... Será que é um aviso? Algo que tenha que fazer que ficou pendente no meu íntimo? É porque é extremamente incomodativo para mim.. já sei que assim que sonho com a pessoa vou certamente encontrá-la (e já nem trabalhamos na mesma empresa) e para mim é difícil encara-la, até parece que fui eu que agiu mal... Sempre que a encontro é como se voltasse aquela época tão má para mim.

Desde já agradeço a quem me puder ajudar 🙂

     Você conta que sonha com ela mas não conta o enredo do sonho, o que ela faz ou o que você lhe faz durante a novela que o seu íntimo idealiza.

     Embora não o relate dá para subentender que você a enfrenta e isso porque tem intimamente contas para ajustar com ela. Provavelmente num momento de raiva disse a si mesma que iria fazer e acontecer e com o passar do tempo nada fez ou nada disse e isso deixou um vazio que o seu subconsciente se esforça por preencher.

     As coisas que dizemos (e mesmo as que nos dizem) com ódio ou com raiva, ou até mesmo num momento de angústia, criam memórias tão fortes no subconsciente que se tornam formas de conduta e como tal o subconsciente esforça-se por executá-las. O que acontece no seu sonho (a parte que não nos conta), é assim como que uma ante-visão do seu subconsciente da forma que a fará agir quando a encontrar, só não acontecendo se os seus valores morais e conscientes se impuserem. Como o seu inconsciente não executa o que tinha previsto, você sente-se frustrada e incomodada com o encontro, mais do que seria normal para o caso. Você até quer esquecer mas algo dentro de si não deixa.

     O sonhar e o encontro realizar-se tem a ver com um facto muito simples: É o seu subconsciente que provoca o encontro. Mentalmente liga-se à moça e faz com que os caminhos se cruzem.

     Para acabar com isso você tem que ter uma conversa tu-cá tu-lá consigo mesma, mas não pode ser uma conversa normal. Tem que ser uma conversa plena de sentimento e sinceridade onde você se prove a si mesma que o que está a acontecer lhe está a prejudicar a vida mesmo no aspecto mental. Visto que o seu subconsciente existe para garantir a sobrevivência do corpo, se você lhe provar que está a ser prejudicada fisicamente com a forma como está a actuar e que isso não contribui para o seu bem estar, ele passará a assumir outra postura mais saudável o que implica deixar de lhe provocar esses sonhos e esses encontros, encontros esses que embora possam voltar a acontecer serão unicamente fruto do acaso, pois embora o mundo seja grande, por vezes parece bem pequeno e as pessoas são livres de circular por ele.

     Para isso é que se usa a auto-sugestão que consiste em sugerir ao subconsciente um tipo de comportamento diferente daquele a que ele se habituou a ter como correto. Todos temos um ponto fraco que nos permite aceder ao subconsciente, o importante e às vezes o mais difícil é descobrir qual é ele.
     
     

#2
Desde já agradeço a sua resposta F.leite.
Relativamente ao que acontece nos sonhos não é muito diferente do que acontece na realidade... Basicamente é o facto de nos encontrarmos num determinado local e a reação é de indiferença ( aparente) das duas partes.. eu no sonho fico sempre aliviada por não sentir aquele "aperto" no peito, o que não acontece na vida real!

Citação de: F.Leite em 30 abril, 2018, 18:00
     Você conta que sonha com ela mas não conta o enredo do sonho, o que ela faz ou o que você lhe faz durante a novela que o seu íntimo idealiza.

     Embora não o relate dá para subentender que você a enfrenta e isso porque tem intimamente contas para ajustar com ela. Provavelmente num momento de raiva disse a si mesma que iria fazer e acontecer e com o passar do tempo nada fez ou nada disse e isso deixou um vazio que o seu subconsciente se esforça por preencher.

     As coisas que dizemos (e mesmo as que nos dizem) com ódio ou com raiva, ou até mesmo num momento de angústia, criam memórias tão fortes no subconsciente que se tornam formas de conduta e como tal o subconsciente esforça-se por executá-las. O que acontece no seu sonho (a parte que não nos conta), é assim como que uma ante-visão do seu subconsciente da forma que a fará agir quando a encontrar, só não acontecendo se os seus valores morais e conscientes se impuserem. Como o seu inconsciente não executa o que tinha previsto, você sente-se frustrada e incomodada com o encontro, mais do que seria normal para o caso. Você até quer esquecer mas algo dentro de si não deixa.

     O sonhar e o encontro realizar-se tem a ver com um facto muito simples: É o seu subconsciente que provoca o encontro. Mentalmente liga-se à moça e faz com que os caminhos se cruzem.

     Para acabar com isso você tem que ter uma conversa tu-cá tu-lá consigo mesma, mas não pode ser uma conversa normal. Tem que ser uma conversa plena de sentimento e sinceridade onde você se prove a si mesma que o que está a acontecer lhe está a prejudicar a vida mesmo no aspecto mental. Visto que o seu subconsciente existe para garantir a sobrevivência do corpo, se você lhe provar que está a ser prejudicada fisicamente com a forma como está a actuar e que isso não contribui para o seu bem estar, ele passará a assumir outra postura mais saudável o que implica deixar de lhe provocar esses sonhos e esses encontros, encontros esses que embora possam voltar a acontecer serão unicamente fruto do acaso, pois embora o mundo seja grande, por vezes parece bem pequeno e as pessoas são livres de circular por ele.

     Para isso é que se usa a auto-sugestão que consiste em sugerir ao subconsciente um tipo de comportamento diferente daquele a que ele se habituou a ter como correto. Todos temos um ponto fraco que nos permite aceder ao subconsciente, o importante e às vezes o mais difícil é descobrir qual é ele.
     
     

Boa tarde,

De que forma podemos ordenar o nosso subconsciente para evitar este tipo de sonhos?

Obrigada

Citação de: SC74 em 30 abril, 2018, 18:15
Desde já agradeço a sua resposta F.leite.
Relativamente ao que acontece nos sonhos não é muito diferente do que acontece na realidade... Basicamente é o facto de nos encontrarmos num determinado local e a reação é de indiferença ( aparente) das duas partes.. eu no sonho fico sempre aliviada por não sentir aquele "aperto" no peito.

    Se é somente indiferença que acontece no sonho é chegada a hora de acabar com isso.

    Sente-se confortavelmente e longe de ruídos que a distraiam e se possível com pouca luz. Concentre-se no seu corpo e respire fundo e pausadamente enquanto diz em voz audível para si mesma: "Eu preciso de paz e de saúde como deste ar que eu respiro pois nasci e fui criada para ser saudável e feliz".

    Continue a respirar profundamente e prossiga dizendo: "As experiências e amizades que a vida me tem proporcionado devem servir para aprender a conhecer o que é útil,o que é bom e também o que é mau para mim para dessa forma eu fazer escolhas e garantir a minha sobrevivência. O meu encontro na vida com (aqui dizer o nome da moça em questão) foi uma dessas experiências que não deve servir senão como exemplo do que não devo voltar a fazer. Não devo voltar a confiar nem a abrir-me com pessoas às quais não conheça o intimo e para isso o meu intimo se vai manter de sobreaviso permitindo-me saber em quem devo ou não confiar.

    Eu tenho capacidades mentais que desconheço e sei que tenho a capacidade de ser feliz, de me tornar feliz. Por isso não quero mais voltar a pensar na (nome da fulana) pois é assunto do passado que não foi mais que um momento de aprendizagem na minha vida.

    Eu quero sim é ao fim do dia e após me deitar, deixar-me adormecer profundamente e durante esse tempo de dormir que a minha mente se encarregue de curar e regenerar o corpo de forma a que ao acordar de manhã eu me sinta relaxada e feliz para usufruir da vida a que tenho o direito e o dever de preservar. Assim eu quero e assim quer o meu intimo que se encarrega de me fazer e manter feliz."

    Não precisa de decorar e de recitar estas palavras, precisa sim é de lhes compreender o sentido e de as dizer a si mesma e à sua maneira, mas sabendo que o seu subconsciente está sempre alerta, principalmente quando faz algo que nunca fez, Ele irá registar as suas palavras de acordo com o sentimento que você extrapolar enquanto as diz. Quanto mais forte as sentir mais se enraizarão na sua mente e melhores resultados daí advirão para si.

    Eu todas as noites o faço antes de deitar e só tenho obtido bons resultados, chegando inclusive a acordar com respostas a perguntas que vão bailando na minha mente. Querer é poder.

    Precisa também de acreditar um pouco mais em si mesma e na sua força de vontade. Goste mais de si, não pela vaidade física mas pela pessoa que é e pela que ambiciona ser.

    Qualquer pergunta disponha.

#5
F.Leite mais uma vez muito obrigado 🙂
Isso que me está a sugerir parece-me semelhante à meditação (será?) O que me faz todo o sentido! A questão é que já fiz várias tentativas de e julgo nunca ter conseguido 😋 de qualquer forma só o facto de interiorizar uma intensão já ajuda no processo.

Citação de: SC74 em 30 abril, 2018, 19:07
F.Leite mais uma vez muito obrigado 🙂
Isso que me está a sugerir parece-me semelhante à meditação (será?) O que me faz todo o sentido! A questão é que já fiz várias tentativas de e julgo nunca ter conseguido 😋 de qualquer forma só o facto de interiorizar uma intervenção já de ajudar no processo.

    O processo consiste em provocar uma sintonia das três partes: a mente consciente, o subconsciente e o corpo. Por muito que a gente se acredite ou não, é o subconsciente que exerce o principal papel na forma de nos comportar-mos e de reagirmos perante os obstáculos da vida. E cada um de nós tem uma forma típica de reagir perante determinada situação que está sempre de acordo com a forma como reagimos da primeira vez que uma situação idêntica aconteceu. Nós muitas vezes até queremos mudar,mas algo nos faz agir dessa forma típica e pessoal. Esse algo é o subconsciente.

     O controlar a respiração é algo saudável pois faz subir o nível de oxigénio no sangue e por isso mesmo é o cérebro a receber esse maior fluxo. Essa diferença alerta o subconsciente para buscar a causa desse aumento e fará com que observe as suas acções e as suas palavras com mais atenção. Se você estiver a falar com a consciência que o faz para consigo mesma e para se ouvir, ele escutá-la-á.
     
     Mas não o faça somente para tentar pois assim não obterá resultados. Faça-o com a certeza que o vai conseguir que eu estarei consigo para lhe dar essa força e segurança.

Assim o farei F.Leite.  As suas palavras de grande ajuda.
Darei notícias 🙂