Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.425
Total de mensagens
369.461
Total de tópicos
26.917
  • Lágrima antes de morrer
    Iniciado por sailormoon
    Lido 7.028 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Bom dia membros !
Infelizmente esta semana perdi a minha avó paterna depois se 11 dias internada no hospital. Horas antes de morrer o padre da minha paróquia foi dar lhe a extrema unção, na presença das minhas tias. Ao relatarem me o sucedido disseram me que ela deitou uma lágrima. Recordo me que há seis anos quando a minha avó materna morreu, a minha mãe disse me que a minha avó também tinha deitado uma lágrima antes de morrer, e conheço outras situações idênticas.
Nao sei se abri o tópico no sítio certo mas se alguém souber explicar o que isso significa, agradecia porque fiquei a pensar nisso.
Obrigada

Boa tarde, sou nova no forum. Gostaria de ver as vossas respostas a esta questão colocada pela sailormoon uma vez que também eu perdi muito recentemente um ente querido e, dois dias antes de falecer, estava eu a falar com ele (estava com um nivel de sedação pré coma) quando ele começou a chorar de ambos os olhos. Estaria ele a ouvir-me?, Quereria ele dizer-me algo?
Obrigada

Nunca me responderam, com pena minha, mas se calhar são eles a despedirem se da vida e dos que amam. Conheço mesmo muita gente a quem já aconteceu e ouvi vários relatos...há de significar alguma coisa ....

Boa tarde, eu julgo que serao lagrimas de tristeza talvez por terem de partir e nao quererem ainda, a minha avó nao queria morrer e a minha mae relata que ela até ao ultimo suspiro se debatia com a morte e deitou uma lágrima tambem..

Eu acredito que as pessoas tenham perfeita noção de que vão partir em breve... E, sinceramente, não quero acreditar que são lágrimas de tristeza, mas sim de emoção. Gosto de pensar que as pessoas partem em paz...

Citação de: Fernandes em 24 setembro, 2018, 13:16
Boa tarde, sou nova no forum. Gostaria de ver as vossas respostas a esta questão colocada pela sailormoon uma vez que também eu perdi muito recentemente um ente querido e, dois dias antes de falecer, estava eu a falar com ele (estava com um nivel de sedação pré coma) quando ele começou a chorar de ambos os olhos. Estaria ele a ouvir-me?, Quereria ele dizer-me algo?
Obrigada

Supostamente, durante o coma há ausência de consciência mas a verdade é que há muitos relatos de que as pessoas ouvem (e sentem). 
E se o seu familiar não estava totalmente inconsciente, de certo estaria a ouvir :)
"Ipsi sciencia potestas est"

Sailormoon

Antes de mais, queria lamentar a morte da tua Avó.
Contudo o teu tópico é muito interessante, porque a mesma coisa aconteceu a um amigo meu de escola primária e que faleceu muito novo.
Alguém o viu no caixão a deitar uma lágrima.
Eu sei que existe uma teoria cientifica para esse tipo de situações, mas não estou inteiramente convencido que isso se de a factores fisicos.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Eu acho que a explicação cientifica é muito clara para justificar as lágrimas e isso é comum:

De forma muito básica, depois de morrer, a fonte de energia das células e os elementos proteicos deixam de fazer efeito. Isto faz os músculos ficarem rígidos ao fim de algum tempo.

Ora como o filme lacrimal que está presente no lago lacrimal é aspirado devido ao músculo orbicular dos olhos, acontece uma diferença de pressão que faz com que a lagrima vá para o saco lacrimal e depois desce pelo efeito da gravidade. Se os músculos (e não só) perderem a função, as secreções que são activadas por esfíncteres podem ser activadas, tal como:
- defecar após morte, devido à pressão dos gases e relaxamento do esfíncter.
- urinar
- ter movimentos musculares
- erecções
- vocalizar (não deve ser muito agradável ouvir um morto fazer sons.)


Por momentos, revi-me nas minhas aulas de Anatomia e Fisiologia... Lol.
DeepGirl

Ok, ok... Realmente. Mais vale dizer o que as pessoas gostam de ouvir:
Sim! Quando a minha avó chorou depois de morrer de um AVC, caíram lágrimas dos olhos. Foram lágrimas de felicidade antes de partir. (a minha familia também gosta mais dessa versão) ::)

Ei... Não foi nada disso que eu quis dizer! Estava a brincar... Retiro o meu comentário.
DeepGirl

Haha! Eu não levo a mal :laugh: Também entrei na brincadeira.

Mas a verdade é essa mesmo, as pessoas tentam encontrar explicações mais sentimentais e menos científicas, para se sentirem melhor. E eu não acho mal nenhum que assim seja. ;D

Eu sei... Mas também por vezes tentam buscar explicações científicas quando na realidade não as há.
DeepGirl