Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • As Causas Espirituais das doenças e as suas consequências do passado- Emmanuel e André Luiz
    Iniciado por misticopt28
    Lido 4.517 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Causas Espirituais das Doenças

1 - O que estrutura espiritualmente o corpo de carne?

Emmanuel- O corpo espiritual ou perispírito é o corpo básico, constituído de matéria sutil, sobre o qual se organiza o corpo de carne.

2 - O erro de uma encarnação passada pode incluir na encarnação presente, predispondo o corpo físico às doenças? De que modo?

Emmanuel - A grande maioria das doenças tem a sua causa profunda na estrutura semi-material do corpo espiritual. Havendo o espírito agido erradamente, nesse ou naquele setor da experiência evolutiva, vinca o corpo espiritual com desequilíbrios ou distonias, que o predispõem à instalação de determinadas enfermidades, conforme o órgão atingido.

3 - Quais os dois aspectos da Justiça?

Emmanuel - A Justiça na Terra pune simplesmente a crueldade manifesta, cujas conseqüências transitam nas áreas do interesse público, dilapidando a vida e induzindo à criminalidade; entretanto, esse é apenas o seu aspecto exterior, porque a Justiça é sempre manifestação constante da Lei Divina, nos processos da evolução e nas atividades da consciência.

4 - Qual a relação existente entre doenças e a Justiça?

Emmanuel - No curso das enfermidades, é imperioso venhamos a examinar a Justiça, funcionando com todo o seu poder regenerativo, para sanar os males que acalentamos.

5 - O que faz o Espírito, antes de reencarnar-se visando à própria melhoria?

Emmanuel - Antes da reencarnação, nós mesmos, em plenitude de responsabilidade, analisamos os pontos vulneráveis da própria alma, advogando em nosso próprio favor a concessão dos impedimentos físicos que, em tempo certo, nos imunizem, ante a possibilidade de reincidência nos erros em que estamos incursos.

6 - Que pedem, para regenerar-se, os intelectuais que conspurcaram os tesouros da alma?

Emmanuel - Artífices do pensamento, que malversamos os patrimônios do espírito, rogam empeços cerebrais, que se façam por algum tempo alavancas coercitivas, contra as nossas tendências ao desequilíbrio intelectual.

7 - Que medidas de reabilitação rogam os artistas que corromperam a inteligência?

Emmanuel - Artistas, que intoxicamos a sensibilidade alheia com os abusos da representação viciosa, imploramos moléstias ou mutilações, que nos incapacitem para a queda em novas culpas.

8 - Que emendas solicitam os oradores e pessoas que influenciaram negativamente pela palavra?

Emmanuel - Tarefeiros da palavra, que nos prevalecemos dela para caluniar ou para ferir, solicitamos as deficiências dos aparelhos vocais e auditivos, que nos garantam a segregação providencial.

9 - Que providências rectificadoras pedem para si próprios aqueles que abraçaram graves compromissos do sexo?

Emmanuel - Criaturas dotadas de harmonia orgânica, que arremessamos os valores do sexo ao terreno das paixões aviltantes, enlouquecendo corações e fomentando tragédias, suplicamos as doenças e as inibições genésicas que em nos humilhando, servem por válvulas de contenção dos nossos impulsos inferiores.

10 - Todas as enfermidades conhecidas foram solicitadas pelo Espírito do próprio enfermo, antes de renascer?

Emmanuel - Nem sempre o Espírito requisita deliberadamente determinadas enfermidades de vez que, em muitas circunstâncias quais aqueles que se verificam no suicídio ou na delinqüência, caímos, de imediato, na desagregação ou na insanidade das próprias forças, lesando o corpo espiritual, o que nos constrange a renascer no berço físico, exibindo defeitos e moléstias congênitas, em aflitivos quadros expiatórios.

11 - Quais são os casos mais comuns de doenças compulsórias, impostas pela Lei Divina?

Emmanuel - Encontramos numerosos casos de doenças compulsórias, impostas pela Lei Divina, na maioria das criaturas que trazem as provações da idiotia ou da loucura, da cegueira ou da paralisia irreversíveis, ou ainda, nas crianças-problemas, cujos corpos, irremediavelmente frustrados, durante todo o curso da reencarnação, mostram-se na condição de celas regenerativas, para a internação compulsória daqueles que fizeram jus a semelhantes recursos drásticos da Lei. Justo acrescentar que todos esses companheiros, em transitórias, mas duras dificuldades, renascem na companhia daqueles mesmos amigos e familiares de outro tempo que, um dia, se cumpliciaram com eles na prática das acções reprováveis em que delinquiram.

12 - A mente invigilante pode instalar doenças no organismo? E o que pode provocar doenças de causas espirituais na vida diária?

Emmanuel - A mente é mais poderosa para instalar doenças e desarmonias do que todas as bactérias e vírus conhecidos. Necessário, pois, considerar igualmente, que desequilíbrios e moléstias surgem também da imprudência e do desmazelo, da revolta e da preguiça. Pessoas que se embriagam a ponto de arruinar a saúde; que esquecem a higiene até se tornarem presas de parasitas destruidores; que se encolerizam pelas menores razões, destrambelhando os próprios nervos; os que passam, todas as horas em redes e leitos, poltronas e janelas, sem coragem de vencer a ociosidade e o desânimo pela movimentação do trabalho, prejudicando a função dos órgãos do corpo físico, em razão da própria imobilidade, são criaturas que geram doenças para si mesmas, nas atitudes de hoje mesmo, sem qualquer ligação com causas anteriores de existências passadas.

13 - Qual a advertência de Jesus para que nos previnamos dos males do corpo e da alma?

Emmanuel - Assinalando as causas distantes e próximas das doenças de agora, destacamos o motivo por que os ensinamentos da Doutrina Espírita nos fazem considerar, com mais senso de gravidade, a advertência do Mestre: "Orai e vigiai, para não cairdes em tentação".

EMMANUEL

(Do livro "Leis Do Amor", Francisco Cândido Xavier E Waldo Vieira)
Fonte (livros digitados): Universo Espírita

Consequências do Passado

1- Como podemos compreender os resultados de nossas existências anteriores?

Emmanuel - Para compreender os resultados das existências anteriores, baste que o homem observe as próprias tendências, oportunidades, lutas e provas.

2 - Como entender, na essência, as dívidas ou vantagens que trazemos de existências passadas?

Emmanuel - Estudos que efectuamos correctamente, ainda que terminados há longo tempo, asseguram-nos títulos profissionais respeitáveis. Faltas praticadas deixam azeda sucata de dores na consciência, pedindo reparação. Se plantarmos preciosa árvore, desde muito, é natural venhamos a surpreende-la, carregada de utilidades e frutos para os outros e para nós. Se nos empenhamos num débito, é justo suportemos a preocupação de pagar.

3 - Qual a lição que as horas nos ensinam?

Emmanuel - Meditemos a simples lição das horas. Comummente, durante a noite, o homem repousa e dorme; em sobre-vindo a manhã, desperta e levanta-se com os bens ou com os males que haja procurado para si mesmo, no transcurso da véspera. Assim, a vida e a morte, na lei da reencarnação que rege o destino.

4 - Qual a situação moral da alma no túmulo e no berço?

Emmanuel - No túmulo, a alma, ainda vinculada ao crescimento evolutivo, entra na posse das alegrias e das dores que amontoou sobre a própria cabeça; no berço, acorda e retoma o arado da experiência, nos créditos que lhe cabe desenvolver e nos débitos que está compelida a resgatar.

5 - Em síntese, onde permanece, espiritualmente, a criatura reencarnada?

Emmanuel - Cada criatura reencarnada permanece nas derivantes de tudo o que fez consigo e com o próximo.

6 - Qual a explicação lógica das enfermidades congénitas?

Emmanuel - Os grandes delitos operam na alma; estados indefiníveis de angústia e choque, daí nascendo a explicação lógica das enfermidades congénitas, às vezes inabordáveis a qualquer tratamento.

7 - O que ocorre aos suicidas nas vidas ulteriores?

Emmanuel - Suicidas que estouraram o crânio ou que se entregaram a enforcamento, depois de prolongados suplícios, nas regiões purgatórias, frequentemente, após diversos tentames frustrados de renascimento, readquirem o corpo de carne, mas, transportam nele as deficiências do corpo espiritual, cuja harmonia desajustaram. Nessa fase, exibem cérebros retardados ou moléstias nervosas obscuras.

8 - E os protagonistas de tragédias passionais?

Emmanuel - Protagonistas de tragédias passionais, violentas e obscuras, criminosos de guerra, aproveitadores de lutas civis, que manejam a desordem para acobertar interesses escusos; exploradores do sofrimento humano, caluniadores, empreiteiros do aborto e da devassidão e malfeitores outros, que a justiça do mundo não conseguiu cadastrar, voltam à reencarnação em tribulações compatíveis com os débitos que assumiram e, muitas vezes, junto das próprias vítimas, sob o mesmo tecto, marcados por idênticos laços consanguíneos, tolerando-se mutuamente, até a solução dos enigmas que criaram contra si mesmos, atento ao reequilíbrio de que se vêem necessitados, ou sofrem a pena do resgate preciso em desastres dolorosos, integrando os quadros inquietantes dos acidentes em que se desdobra o resgate do Espírito reencarnado, seja nos transes individuais ou nas provações colectivas.

9 - E aos cúmplices de erros e enganos?

Emmanuel - As grandes dificuldades não caem exclusivamente sob os suicidas e homicidas comuns. Quantos se fizeram instrumentos directos ou indirectos das resoluções infelizes que adotaram são impelidos a recebe-los nos próprios braços, ofertando-lhes o recinto doméstico por oficina de regeneração.

10 - O que ocorre àqueles que provocaram o suicídio de alguém?

Emmanuel - Se levianamente provocamos o suicídio de alguém, é possível que tenhamos esse mesmo alguém, muito em breve, na condição de um filho-problema ou de um familiar padecente; requisitando-nos auxílio, na medida das responsabilidades que assumimos na falência a que se arrojou.

11 - Que acontece aos que impelem o próximo à falência moral?

Emmanuel - Se instilamos viciação e criminalidade em companheiros do caminho, asfixiando-lhes as melhores esperanças na desencarnação prematura, é certo que se corporificarão, de novo, na Terra, ao nosso lado, a fim de que lhes prestamos concurso imprescindível à reeducação, na pauta dos compromissos a que nos enredamos, ao precipita-los nos enganos terríveis de que buscam desvencilhar-se, abatidos e desditosos.
Nas mesmas circunstâncias carreamos em nós, enraizadas nas forças profundas da mente, os bens ou os males que cultivamos.

12 - E o que ocorre aos desencarnados que malbarataram os tesouros da emoção e da idéia?

Emmanuel - Quando desencarnados, não fugimos à lei de causa e efeito.
Se malbaratamos os tesouros das emoções e dos pensamentos na Terra, deambulamos nas esferas espirituais por doentes da alma, que a perturbação ensandece, fadados a reaparecer no plano carnal com as enfermidades conseqüentes, a se entranharem nos tecidos orgânicos, que nos compõem a vestimenta física.

13 - E àqueles que se entregam aos desequilíbrios do sexo?

Emmanuel - Nessas condições, o porvir esboça-se, nebuloso, apontando-nos graves lições de refazimento e resgate. Se abraçamos desequilíbrios de sexo, agravados com padecimentos alheios por nossa conta, aguentamos inibições genésicas, muitas vezes, com o cansaço precoce e a distrofia muscular, a epilepsia ou o câncer de permeio.

14 - E àqueles que perpetram crimes?

Emmanuel - Se perpetramos crimes na pessoa dos nossos semelhantes, eis-nos à frente de mutilações dolorosas.

15 - E àqueles que se entregam às extravagâncias da mesa?

Emmanuel - Se nos entregamos à extravagância da mesa, arcamos com ulcerações e gastralgias que persistem tanto tempo quanto se nos perdurem as alterações do veículo espiritual.

16 - E àqueles que se afeiçoam ao alcoolismo?

Emmanuel - Se nos afeiçoamos ao alcoolismo ou ao abuso de entorpecentes, somos induzidos à loucura ou à idiotia seja onde for.

17 - E àqueles que se empenham em delitos de maledicência e calúnia?

Emmanuel - Se nos empenhamos em delitos de maledicência e calúnia, atravessamos vastos períodos de surdez ou mudez, precedidas ou seguidas por distonias correlatas.

18 - As consequências de nossos erros se verificam apenas na forma de doenças comuns?

Emmanuel - Não. Além disso, é preciso contar com as probabilidades da obsessão, porquanto, cada vez que ofendemos aos que nos partilham a marcha, atraímos, em prejuízo próprio, as vibrações de revolta ou desespero daqueles que se categorizam por vítimas de nossas acções impensadas.

19 - Qual deve ser a nossa atitude perante as provas da vida?

Emmanuel - Diante das provas inquietantes que se demoram connosco, aprendamos a reflectir, para auxiliar, melhorar, amparar e servir aqueles que nos cercam.

20 - Quais as relações entre o presente, o passado e o futuro?

Emmanuel - Todos estamos no presente, com o ensejo de construir o futuro, mas envolvidos nas conseqüências do passado que nos é próprio. Isso porque tudo aquilo que a criatura semeie, isso mesmo colherá.

EMMANUEL

(Do livro "Leis Do Amor", Francisco Cândido Xavier E Waldo Vieira)
Fonte: Universo Espírita (Livros digitados)

O Tratamento das Doenças e o Espiritismo

1 - O Espiritismo pode contribuir para o tratamento das doenças?

Emmanuel - A doutrina Espírita, expressando o Cristianismo Redivivo, não apenas descortina os panoramas radiantes da imortalidade, ante o grande futuro, mas é igualmente luz para o homem, a clarear-lhe o caminho; desse modo, desempenha função específica no tratamento das doenças que fustigam a Humanidade, por ensinar a medicina da alma, em bases no amor construtivo e reedificante.
Nas trilhas da experiência terrestre, realmente, a cada trecho, surpreendemos desequilíbrios, a se exprimirem por enfermidades individuais ou coletivas.

2 - Existe uma patologia da alma?

Emmanuel - Mágoas, ressentimentos, desesperos, atritos e irritações entretecem crises do pensamento, estabelecendo lesões mentais que culminam em processos patológicos, no corpo e na alma, quando não se convertem, de pronto, em pábulo da loucura ou em sombra da morte.

3 - Por que acontece assim?

Emmanuel - Isso acontece porque milhões de criaturas, repostas no lar, recapitulam amargosas e graves experiências, junto àqueles que atormentaram outrora ou que outrora lhes foram implacáveis verdugos; metamorfoseados em companheiros que, às vezes, trazem o nome de pais e figuram-se adversários intransigentes; responderam por filhos e mais se assemelham a duros algozes dos corações afectuosos que lhes deram o tesouro do berço; carregam a certidão de esposos e parecem forçados, em algemas duplas na pedreira do sofrimento; fazem-se conhecidos por titulares da parentela e exibem-se, à feição de carrascos tranquilos.

4 - Como classificar o reduto doméstico, onde se reúnem sob os mesmos interesses e sob o mesmo sangue os inimigos de existências passadas?

Emmanuel - Do ponto de vista mental,os adversários do pretérito, reencarnados no presente, expandem entre si tamanha carga vibratória de crueldade e rebeldia, que transfiguram o ninho familiar em furna, minado por miríades de raios destrutivos de azedume e aversão.

5 - Qual o papel dos princípios espíritas diante dos conflitos familiares?

Emmanuel - Diante dos conflitos familiares, surgem os princípios espíritas por medicação providencial.

6 - Qual o ponto fundamental do socorro espírita nos males de origem doméstica?

Emmanuel - Claramente, na educação individual e, evidenciando a reencarnação, destaca o impositivo da tolerância mútua, por terapêutica espiritual imediata, a fim de que os pontos nevrálgicos do indivíduo ou do grupo sejam definitivamente sanados.

7 - Como classificam a Doutrina Espírita as pessoas difíceis da convivência ou da consanguinidade?

Emmanuel - A Doutrina Espírita, proclamando o entendimento fraterno por medida inalienável, perante os ajustes precisos, cataloga os irmãos transviados na ficha dos enfermos carecentes de compaixão e socorro.

8 - Como funcionam os ensinamentos espíritas na cura dos males que infelicitam as criaturas humanas?

Emmanuel - Os ensinamentos espíritas, despertando a mente para a necessidade do trabalho e do estudo espontâneo, preparam a criatura em qualquer situação, para a obra do aperfeiçoamento próprio e desvelando a continuidade da vida, para lá da morte, patenteiam ao raciocínio de cada um que a individualidade não encontrará, além-túmulo, qualquer prerrogativa e sim a felicidade ou o infortúnio que construiu para si mesma, através daquilo que fez aos semelhantes.

9 - A caridade pode auxiliar nas curas dos males humanos?

Emmanuel - Fácil verificar, assim, que a Doutrina Espírita encerra a filosofia do pensamento recto, por agente preservativo da saúde moral, e consubstancia a religião natural do bem, cujas manifestações definem a caridade por terapêutica de alívio e correcção de todos os males que afligem a existência.

10 - Em que fórmulas essenciais se baseiam a terapêutica espírita?

Emmanuel - Com os ensinamentos espíritas aprendemos que os actos de bondade, ainda os mais apagados e pequeninos, são plantações de alegrias eternas e que o perdão incondicional das ofensas é a fórmula santificante para supressão da dor e renovação do destino.

11 - Quais são os medicamentos do espírito?

Emmanuel - Nas Actividades espíritas, colhemos do magnetismo sublimados benefícios imediatos, seja no clima do passe, sob o influxo da oração, ou no culto sistemático do Evangelho no lar, por intermédio dos quais, benfeitores e amigos desencarnados nos reequilibram as forças, através da inspiração elevada, apaziguando-nos os pensamentos, ou se valem de recursos mediúnicos esparsos no ambiente, a fim de nos propiciarem socorro à alma aflita ou às energias exaustas.
Se abraçastes, pois, a Doutrina Espírita, perlustra-lhes os ensinos e compreenderás que a humildade e a benevolência, o serviço e a abnegação, a paciência e a esperança, a solidariedade e o optimismo são medicamentos do Espírito, transformando lutas em lições e dificuldades em bênçãos, porque no fundo de cada esclarecimento e de cada mensagem consoladora, que te fluem da inspiração, ouvirás a palavra do Cristo: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei".

EMMANUEL
(Do livro "Leis Do Amor", Francisco Cândido Xavier E Waldo Vieira)
Fonte: Universo Espírita (Livros digitados)

**********

1 - A invasão microbiana está vinculada a causas espirituais?

André Luiz - Excetuados os quadros infecciosos pelos quais se responsabiliza a ausência da higiene comum, as depressões criadas em nós por nós mesmos, nos domínios do abuso de nossas forças, seja adulterando as trocas vitais do cosmo orgânico pela rendição ao desequilíbrio, seja estabelecendo perturbações em prejuízo dos outros, plasmam, nos tecidos fisiopsicossomáticos que nos constituem o veículo de expressão, determinados campos de ruptura na harmonia celular.

Verificada a disfunção, toda a zona atingida pelo desajustamento se torna passível de invasão microbiana, qual praça desguarnecida, porque as sentinelas naturais não dispõem de bases necessárias à acção regeneradora que lhes compete, permanecendo, muitas vezes, em derredor do ponto lesado, buscando delimitar-lhe a presença ou jugulhar-lhe a expansão.

Desarticulado, pois, o trabalho sinérgico das células nesse ou naquele tecido, aí se interpõem as unidades mórbidas, quais as do câncer, que, nesta doença, imprimem acelerado ritmo de crescimento a certos agrupamentos celulares, entre as células sãs do órgão em que se instalem, causando tumorações invasoras e metastáticas, compreendendo-se, porém, que a mutação, no início, obedeceu a determinada distonia, originária da mente, cujas vibrações sobre as células desorganizadas tiveram o efeito das projecções de raios X ou de irradiações ultravioleta, em aplicações impróprias. Emerge, então, a moléstia por estado secundário, em largos processos de desgaste ou devastação, pela desarmonia a que compele a usina orgânica, a esgotar-se, debalde, na tarefa ingente da própria reabilitação, no plano carnal, quando o enfermo, sem atitude de renovação moral, sem humildade e paciência, espírito de serviço e devotamento ao bem, não consegue assimilar as correntes benéficas do Amor Divino que circulam, incessantes, em torno de todas as criaturas, por intermédio de agentes distintos e inumeráveis, a todas estimulando, para o máximo aproveitamento na Terra.

Quando o doente, porém, adopta comportamento favorável a si mesmo, pela simpatia que instila no próximo, as forças físicas encontram sólido apoio nas radiações de solidariedade e reconhecimento que absorve de quantos lhe recolhem o auxílio directo ou indirecto, conseguindo circunscrever a disfunção aos neoplasmas benignos, que ainda respondem à influência organizadora dos tecidos adjacentes.

Sob o mesmo princípio de relatividade, a funcionar, inequívoco, entre doença e doente, temos a incursão da tuberculose e da lepra, da brucelose e da amebíase, da endocardite bacteriana e da cardiopatia chagásica, e de muitas outras enfermidades, sem nos determos na discriminação de todos os processos morbosos, cuja relação nos levaria a longo estudo técnico.

É que, geralmente, quase todos eles surgem como fenómenos secundários sobre as zonas de predisposição enfermiça que formamos em nosso próprio corpo, pelo desequilíbrio de nossas forças mentais a gerarem rupturas ou soluções de continuidade nos pontos de interacção entre o corpo espiritual e o veículo físico, pelas quais se insinua o assalto microbiano a que sejamos mais particularmente inclinados pela natureza de nossas contas cármicas.

Consolidado o ataque, pela brecha de nossa vulnerabilidade, aparecem as moléstias sintomáticas ou assintomáticas, estabilizando-se ou irradiando-se, conforme as disposições da própria mente, que trabalha ou não para refazer a defensiva orgânica em supremo esforço de reajuste, ou que, por automatismo, admite ou recusa, segundo a posição em que se encontra no princípio de causa e efeito, a intromissão desse ou daquele factor patogénico, destinado a expungir dela, em forma de sofrimento, os resíduos do mal, correspondentes ao sofrimento por ela implantado na vida ou no corpo dos semelhantes.
Não será lícito, porém, esquecer que o bem constante gera o bem constante e, que, mantida a nossa movimentação infatigável no bem, todo o mal por nós amontoado se atenua, gradativamente, desaparecendo ao impacto das vibrações de auxilio, nascidas, a nosso favor, em todos aqueles aos quais dirijamos a mensagem de entendimento e amor puro, sem necessidade expressa de recorrermos ao concurso da enfermidade para eliminar os resquícios de treva que, eventualmente, se nos incorporem, ainda, ao fundo mental.

Amparo aos outros cria amparo a nós próprios, motivo porque os princípios de Jesus, desterrando de nós animalidade e orgulho, vaidade e cobiça, crueldade e avareza, e exortando-nos à simplicidade e à humildade, à fraternidade sem limites e ao perdão incondicional, estabelecem, quando observados, a imunologia perfeita em nossa vida interior, fortalecendo-nos o poder da mente na auto-defensiva contra todos os elementos destruidores e degradantes que nos cercam e articulando-nos as possibilidades imprescindíveis à evolução para Deus. ANDRÉ LUIZ (Evolução em Dois Mundos, parte II, cap. XX, André Luiz/Chico Xavier/Waldo Vieira, FEB)
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

    Desculpe lá, mas são tretas e mais tretas e historias para meter medo a meninos e dessa forma trazê-los pelo açaime.

   Também já fui nessas histórias e só consegui foi estragar a minha vida. Até que veio um do outro lado dizer que a minha doença era karma. O que o gajo não soube foi manter a história com enredo que se aguentá-se e resistisse a perguntas directas.

    Vir para aqui com o conteúdo de livros fazer propaganda a uma doutrina não dá para debater, pois os livros têm um mal: Não respondem a perguntas.

    É o mesmo que fazer uma pergunta e responderem com a página de um livro. Só demonstra que gostaram do que leram, mas que não compreenderam minimamente o conteúdo.

   

Tem a sua opinião e respeito. Cada um é livre de acreditar no que quiser, inclusive não acreditar em nada. Eu não preciso de andar a fazer propaganda a nada pois nada ganho com isso. A matéria é só para quem tem interesse, se acha que a Doutrina não lhe dá resposta s tem muito por onde procurar.

E como dizia Jesus:

"Outra ainda caiu em boa terra. Cresceu e deu boa colheita, a cem por um". Tendo dito isso, exclamou: "Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça! "
Seus discípulos perguntaram-lhe o que significava aquela parábola.
Ele disse: "A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino de Deus, mas aos outros falo por parábolas, para que 'vendo, não vejam; e ouvindo, não entendam'."

Lucas 8 8-10
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

     Eu também respeito as suas ideias, mão não é por isso que as devo aceitar nem tão-pouco inibir-me de me pronunciar sobre os pontos em que elas falham.

    Temos um corpo sujeito a doenças, tanto mais que as doenças são próprias do corpo e da mente, locais onde se manifestam. Da mesma forma acontece com os restantes animais. Quando uma vaca nasce com defeito ou com doença qual é a causa? Quando contrai uma doença durante a vida qual é a causa? Quando contrai a doença das vacas loucas (doença mental) qual é a causa?

    Qualquer animal tem doenças, umas de nascença e outras contraídas ao longo da vida e outras ainda crónicas ou hereditárias. Tudo exactamente como nos humanos. Será que os animais em vidas passadas contraíram um karma que os obriga a passar tormentos nesta vida?  E também têm perespírito e todas essas coisas de que o texto do livro que citou fala?

    Porque raio, as doenças dos humanos têm que ter causas diferentes das causas das doenças dos outros animais? Não é o seu corpo sujeito às mesmas condições e matéria que os restantes?

    Tudo o que escreveu, mais parece uma tentativa de subjugação pelo medo e com uma agravante, é que quem se acredita nisso (que as doenças podem ser derivadas de vidas passadas), nunca se vai conseguir curar delas pela força de vontade, inclusive a resposta do corpo à doença será arrasada pela crença de que a doença é um castigo.

    Toda essa lenga-lenga causa danos a quem não conhece a forma como a nossa mente funciona e como poucos se dão ao trabalho de aprender, os espíritos dizem o que lhes dá jeito e ninguém desconfia dos danos que palavras "tão sábias e doces" nos estão a causar.

    Depois venham dizer que os espíritos de luz são nossos amigos, quando o que fazem é destruir as nossas capacidades mentais de reação às doenças e aos males que nos atacam, fazendo com que dependa-mos deles para conseguir ajuda como se eles fossem deuses por procuração.

Nós estamos agrupados por afinidades, conheço casos na mesma família que varias pessoas tiveram cancro da mama desde a bisavó até a bisneta. A doença serve como um depurador do Espírito, se assim não fosse não faria sentido um bebe nascer com cirrose, um não fumante morrer de cancro de pulmão, uma pessoa que leva uma vida saudável (que não bebe, não fuma e faz exercício físico, que também conheço um caso) morrer de enfarto, avc e  etc. O perispirito é o envoltório do Espírito ou seja é o que serve de comunicação entre o Espírito e o corpo e o que molda o corpo as suas necessidades desde a fecundação. Os animais também o têm, embora ainda em forma animal só tenham o principio inteligente do Espírito.  Eu compreendo que nos sintamos revoltados por um cancro que nos afeta ou nos leva um ente querido, mas em maior parte das vezes esse mesmo Espírito que se vê afectado com a doença já sabe mesmo antes de vir que vai passar por todas essas dificuldades. O Espiritismo no prega o conformismo nem a dor, mas sim dá-nos o entendimento de o porque. A evolução é constante e processa-se desde que o Espírito é criado. Já imaginou onde estávamos nós a 4.5 bilhões de anos? Provavelmente seriamos uma pedra qualquer ai de algum planeta ,porque a evolução não se dá só aqui. Enquanto houver mal na terra as doenças não vão desaparecer. Mas já falta pouquinho para darmos o grande passo e sairmos deste Planeta de Provas e Expiações
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

     Desculpe mas não passam de palavras que nada justificam e nada comprovam.

     Doenças têm causas naturais e famílias com a mesma doença têm origem em causas genéticas e não espirituais. A ciência já mais que provou isso.

     Uma doença pode estar latente nos genes e ser activada por algo que se come ou por alguma emoção que se viva. Tão simples quanto isso. Não tem nada a ver com vidas passadas da pessoa, mas com o passado genético da família.

     Se os espíritos não viessem com essa explicação fantasiosa do karma e do passado, teriam que justificar porque deus nos fez um corpo com um sistema imunitário deficiente, e para isso não teriam resposta satisfatória, ou teriam que admitir que ele se preocupou mais em trabalhar-nos o cérebro do que em proteger-nos o corpo. Iriam perder muitos adeptos com a resposta.

     Remedeiam a situação atirando-nos com as culpas e o fantástico é que muitos as aceitam como se fossem uma dádiva divina.

     As pessoas agem para com deus como a mulher que é vitima de violência doméstica e em que o marido a acusa de tudo o que de bom e de mal lhe acontece. Umas mandam os gajos ir apanhar urtigas, mas a maioria arranja desculpas para continuar com tipo, já nem sabendo se o ama ou se o teme, mas aí de quem lhe diga que o tipo é mau como as cobras.

     O medo tem destas coisas na nossa mente e os espíritos sabem isso muito bem e fartam-se de abusar desses conhecimentos sobre a forma de funcionar da mente humana.

     

Claro que a ciência consegue provar o palpável, é natural que se o perispirito molda o corpo e já trás consigo a tal doença e que ela faça parte do corpo e que esteja latente nos gens. Em nada as informações trazidas pelo Espitismo contraria a ciência, muito pelo contrário, dá-lhe voz. Se a Doutrina fosse mais uma seita já tinha acabado a muito tempo e já lá vão 160 anos.

Mas então se ter a ver com a genética familiar como um bebê nasce com cirrose sem antecedentes na família? Um bebê já nasce alcoólatra ou com hepatite C?

Eu tenho tido algumas experiências pessoais que me levam acreditar na Doutrina. Para entender é preciso viver as coisas, não acreditar nos livros. Eu não aceito tudo, questiono e muito.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Citação de: misticopt28 em 04 novembro, 2017, 15:15
Mas então se ter a ver com a genética familiar como um bebê nasce com cirrose sem antecedentes na família? Um bebê já nasce alcoólatra ou com hepatite C?

     Pode haver vários motivos para que aconteça, infelizmente. Medicamentos tomados durante o parto, uma malformação orgânica, etc. Mas 90% das vezes é hereditário.

     Exodo 20:5. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor,o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam. Nestes versículos, deus usa do mesmo método para fazer cagaço ao povo, mas como as leis do espiritismo ainda não eram conhecidas (nessa altura os motivos da existência da alma deviam ser diferentes), ele é mais honesto e usa-se de uma característica do ADN para se fazer respeitar.

     3 ou 4 gerações, é o tempo necessário para que um defeito genético deixe de se manifestar na formação do corpo, seja humano seja animal. Quer isto dizer que  se o pai tiver cirrose, até à sua 4 geração os descendentes têm a possibilidade de contrair essa doença, após o que deixa de se manifestar graças à mistura do ADN com o ADN dos parceiros das gerações futuras.

     Se não compreender, pergunte que eu explico com mais detalhe.

     Uma criança pode contrair a doença porque o seu tetravô a teve. Eu herdei a doença de Chron do meu avô e de oito irmãos fui o único. Tão simples quanto isso.

As Leis do Espiritismo, são leis naturais e sempre existiram, os homens da época é que ainda não tinham o entendimento necessário para as perceber. Eu entendo o que quer dizer, mas não cabe na minha cabeça que um filho tenha que passar pela mesma dor que o pai sem que nada tenha feito para isso.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Citação de: misticopt28 em 04 novembro, 2017, 18:26
As Leis do Espiritismo, são leis naturais e sempre existiram, os homens da época é que ainda não tinham o entendimento necessário para as perceber. Eu entendo o que quer dizer, mas não cabe na minha cabeça que um filho tenha que passar pela mesma dor que o pai sem que nada tenha feito para isso.

     Desculpe mas nem deus na época tinha ainda ideia do que fazer com os que tinham capacidade de comunicação com os ditos espíritos, por isso mesmo os mandou matar a todos.

     A história do espiritismo só começa quando deus já não sabe o que fazer com os médiuns, visto que as leis da sociedade civil proibiram os morticínios a que os médiuns eram condenados. Interessantes estas coincidências divinas pois acaba-se uma forma de controle e logo surge outra para a substituir.

     Se calhar os filhos não teriam que passar por isso se os espíritos dissessem como o evitar. Eu para me curar tive que o aprender à minha custa e à custa de fazer muita asneira ensinada por esses mesmos seres de luz. Por essas e por outras tenho os meus motivos para duvidar deles.

     

O Espiritismo começou com os fenómenos parapsiquicos da época, com as mesas girantes, muito céptico foi convidado por seu amigo assistir a uma sessão e sempre recusou até que decidiu ir ver as mesas responder a questões. Como sabe que eram espiritos de luz que supostamente o guiavam? A Bíblia está recheada de comunicações mediunicas a maior será o Apocalipse de João
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Eu concordo com o FLeite, desculpem lá mas essa teoria de castigos, karmas, doenças para depurar os males do espírito??, isso para mim é inconcebível. Inaceitável, até. E por um simples motivo: não há memórias do passado.

Sofrimento sem memórias é sofrimento inútil. E porque raio precisa o corpo de depurar os males do espírito? O que é isto? Tortura física?!
Sob tortura milhões de pessoas confessaram as coisas mais extraordinárias, coisas que nunca aconteceram. Mas perante a dor imensa e com perspectiva de por-lhe um fim, tudo se confessa. Esta confissão é válida? Não, é uma mentira.
Arrependimento por via do sofrimento, da tortura, é uma mentira. Não há como não ser. É uma mentira.

Os males do espírito só se remedeiam com arrependimento honesto, verdadeiro. A procura de mudar para melhor tem de ser um acto de vontade, livre, sem pressões. Assim a mudança é verdadeira. De outra forma é uma conversão à força a que a pessoa, de sua livre vontade, não iria aderir.

É isto que se pretende? Conversões forçadas? Arrependimentos forçados, arrancados pela tortura?

A mente humana é frágil porque é condicionada para ser assim, susceptível a vícios e fraquezas - é a vida que faz as pessoas assim, é o meio em que estão inseridas.
Houvesse força de vontade por parte das pessoas para mudarem os seus hábitos alimentares, estilos de vida, dedicarem-se a sério ao desenvolvimento espiritual e moral e a maioria das doenças desapareceria da sociedade civilizada.

Mas não é isto que se vê. O que se vê é o reforço do contrário disto. Pergunto eu: em vez de provocar doenças ao pessoal, não era mais fácil tentar promover um ambiente mais benéfico ao desenvolvimento do espírito humano aqui neste plano? Ou o poder para provocar coisas no mundo físico só funciona quando é para provocar coisas más, doenças e castigos?
Em vez da pessoa escolher uma maleita para ser afligido na vida que vai ter a seguir, não era mais interessante que a pessoa pudesse escolher um qualquer dom que pudesse usar para tornar a vida mais fácil para si e para os outros?

Temos o poder de mudar a genética para provocar doenças, mas não o poder de a mudar para sermos melhores?


Citação de: misticopt28 em 04 novembro, 2017, 12:10
5 - O que faz o Espírito, antes de reencarnar-se visando à própria melhoria?

Emmanuel - Antes da reencarnação, nós mesmos, em plenitude de responsabilidade, analisamos os pontos vulneráveis da própria alma, advogando em nosso próprio favor a concessão dos impedimentos físicos que, em tempo certo, nos imunizem, ante a possibilidade de reincidência nos erros em que estamos incursos.
Bato-me sempre para as pessoas olharem bem para isto: morro, fico muito mais esperta e iluminada do que aquilo que alguma vez fui na Terra, tenho esta maravilhosa forma de olhar para mim e perceber onde sou mais "frágil" - tudo coisas que não consigo fazer estando encarnada.
Desculpem lá, mas não era muito mais fácil evoluir estando neste estado espectacular de clareza?! ???

Depois volto a encarnar e fico mais burra, perco esta capacidade de análise, esqueço-me do que venho para cá melhorar e aprender - isto ou é uma enorme perda de tempo, ou é burrice ou é sadismo.

Ou é mentira.

O meu voto vai para a última opção.


Edit: espíritos há muitos. Acho que não é preciso sermos muito iluminados para percebermos que as comunicações dos espíritos não são todas iguais nem na forma, nem no conteúdo. Nem sequer nos benefícios que essas comunicações nos trazem.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Citação de: misticopt28 em 04 novembro, 2017, 18:56
Como sabe que eram espiritos de luz que supostamente o guiavam? A Bíblia está recheada de comunicações mediunicas a maior será o Apocalipse de João

    Dez anos de centro espirita. Se os guias dum centro não são de luz então o espiritismo anda com a luz muito apagada. Ou a intenção é mesmo essa, manter os crentes na escuridão.

O entendimento em Espírito é muito mais amplo que na carne. O futuro é do Espírito não da carne, dai que depois da morte as veste físicas nada vale para o Espírito. Não é castigo é correcção. Os vossos comentários só estão a valorizar que a vida mais importante é esta a física e não é assim. Este corpo não nos pertence, só o Espírito, quando morrermos fica cá tudo, casa, carro, dinheiro no banco e a reunião que tínhamos marcada para logo ou amanha já não vai acontecer com a nossa presença. Nós somos seres Espirituais a viver uma experiência física não o contrario. A vida eterna é a do Espírito, se calhar até nunca mais voltamos a renascer aqui. Esta vida é insignificante, daqui a 2 min já nem podemos estar cá a escrever no forum.
Nao ficas mais burra Cassandra, o conhecimento adquirido fica guardada no teu intimo, é teu, se neste vida não precisas de utilizar algo que tenhas aprendido qual a vantagem de lembrar? Sabes o que aconteceria se assim fosse? O ego humano ia inflamar tanto que o que iríamos fazer era pisar e humilhar tudo e todos por sabermos mais. Imagina uma cobra com asas.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Citação de: misticopt28 em 04 novembro, 2017, 19:15
Os vossos comentários só estão a valorizar que a vida mais importante é esta a física e não é assim. Este corpo não nos pertence, só o Espírito, ...

     Pelo contrário, a nossa vida nada tem de insignificante. Os atos que praticamos, a educação que deixamos aos nossos filhos e até as práticas religiosas que  lhes impingimos, formarão o futuro das gerações que se seguirão.

     A nossa vida física é tão importante que a natureza ousou criar seres pensantes e inteligentes junto com outros que o são menos (os animais).

     A coisa mais importante que fazemos, é o contributo que deixamos ao mundo. O Universo é formado de matéria não de espírito, por que hão de achar o espírito como a coisa mais importante que existe?

     Antes do espírito existir já o universo existia.