Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Os espíritos embusteiros e mistificadores do mundo invisível.
    Iniciado por Moreno Wilson
    Lido 744 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Os espíritos embusteiros e mistificadores do mundo invisível.

O Livro dos Médiuns » Segunda parte - Das manifestações espíritas » Capítulo X - Da natureza das comunicações » Comunicações sérias

136. As comunicações sérias são graves quanto ao assunto e à maneira pela qual são feitas. Toda comunicação que exclui a frivolidade e a grosseria, e que tem um objetivo útil, ainda que de interesse privado, é, por isso mesmo, séria; mas não é por isso, no entanto, sempre isenta de erros. Os Espíritos sérios não são todos igualmente esclarecidos; há muita coisa que eles ignoram e sobre o que podem enganar-se de boa-fé. Por isso é que OS ESPÍRITOS VERDADEIRAMENTE SUPERIORES NOS RECOMENDAM DE CONTÍNUO QUE SUBMETAMOS TODAS AS COMUNICAÇÕES AO CONTROLE DA RAZÃO E DA MAIS SEVERA LÓGICA.

É preciso, pois, distinguir as COMUNICAÇÕES SÉRIAS-VERDADEIRAS DAS COMUNICAÇÕES SÉRIAS-FALSAS, O QUE NEM SEMPRE É FÁCIL, porquanto é em favor mesmo da gravidade da linguagem que certos Espíritos presunçosos ou pseudossábios procuram fazer prevalecer as mais falsas ideias e os mais absurdos sistemas. E, para darem-se mais crédito e maior importância, não escrupulizam de se adornarem com os mais respeitáveis nomes e mesmo com os mais venerados. Esse um dos maiores escolhos da ciência prática; dele trataremos mais tarde com todos os desenvolvimentos que necessita um assunto tão importante, ao mesmo tempo que daremos a conhecer os meios de se premunir contra o perigo das falsas comunicações.

Allan Kardec

Submetendo-se todas as comunicações A RIGOROSO EXAME, SONDANDO E ANALISANDO SUAS IDÉIAS E EXPRESSÕES, COMO SE FAZ AO JULGAR UMA OBRA LITERÁRIA E rejeitando sem hesitação tudo o que for contrário à lógica e ao bom senso, tudo o que desmente o caráter do Espírito que se pensa estar manifestando, consegue-se desencorajar os Espíritos mistificadores que acabam por se afastar, desde que se convençam de que não podem nos enganar. Repetimos que este é o único meio, mas é infalível PORQUE NÃO EXISTE COMUNICAÇÃO MÁ QUE RESISTA A UMA CRÍTICA RIGOROSA.

Os Espíritos bons jamais se ofendem, pois eles mesmos nos aconselham a proceder assim e nada têm a temer do exame. Somente os maus se melindram e procuram dissuadir-nos, porque têm tudo a perder. E por essa mesma atitude provam o que são.

Eis o conselho dado por São Luís a respeito:

"Por mais legítima confiança que vos inspirem os Espíritos dirigentes de vossos trabalhos, há uma recomendação que nunca seria demais repetir e que deveis ter sempre em mente ao vos entregardes aos estudos: A DE PESAR E ANALISAR, SUBMETENDO AO MAIS RIGOROSO CONTROLE DA RAZÃO TODAS AS COMUNICAÇÕES QUE RECEBERDES; a de não negligenciar, desde que algo vos pareça suspeito, duvidoso ou obscuro, de pedir as explicações necessárias para formar a vossa opinião."

Allan Kardec
O Livro dos Médiuns cap 24

Wilson Moreno