Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.466
Total de tópicos
26.917
  • Transcomunicação instrumental - um artigo do Dr. Luis Portela
    Iniciado por Templa
    Lido 5.415 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Mais um artigo do Dr. Luis Portela

"Friedrich Jürgenson foi um artista sueco, que se dedicou desde jovem à música e à pintura, tendo privilegiado esta e realizado também alguns filmes. Era um pintor realista, sobretudo de retratos e paisagens, tendo sido chamado a pintar o retrato do Papa Pio XII, com quem fez amizade.

Em 12 de Junho de 1959, quando tinha 56 anos, deixou um gravador de som no exterior da sua casa de campo, para recolher o canto dos pássaros e os ruídos da floresta. Ao ouvir a gravação verificou com espanto a presença de vozes de pessoas, embora a casa se encontrasse num sítio isolado, sem que ninguém pudesse ter entrado na propriedade sem ele dar conta.

Resolveu fazer outras gravações, procurando perceber se se tratava de vozes de pessoas que já tinham falecido. Foi quando aconteceu algo que mudou a sua vida. Numa das gravações surgiu uma voz sua conhecida que disse: "Friedel, estás-me a ouvir? É a tua mãe…" Friedel era o diminutivo por que a sua falecida mãe o costumava tratar.

Nessa altura Jürgenson decidiu dedicar-se ao estudo de vozes electrónicas gravadas em directo e através de aparelhos de rádio dessintonizados. Em 1964 publicou o livro "Vozes do Espaço" (Rösterna Från Rymden, Saxon & Lindström Förlag, Estocolmo).

Seguiram-se outros livros sobre o tema e alguns filmes. Mas voltou a notabilizar-se na pintura, o que o levou a receber o pedido do Papa Paulo VI para também o retratar, o que de facto aconteceu.

Faleceu em 1987, com 84 anos, tendo deixado muitas centenas de gravações de vozes de pessoas aparentemente já falecidas e tendo previsto que esse tipo de mensagens poderia vir a ser feito via televisão com imagens associadas, o que veio a acontecer. Embora já houvesse algumas referências a transcomunicação instrumental desde os anos 1920, Friedrich Jürgenson é considerado o pai desta nova disciplina.

Nos últimos anos foram publicados cerca de uma centena de livros sobre o tema, que merece actualmente o interesse de cerca de 70.000 investigadores. Entre estes encontram-se universitários e peritos no estudo de sons que utilizam as técnicas mais sofisticadas."






Título alterado devido à sua constituição pouco elucidativa. Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 19. Obrigado.

Templa - Membro nº 708



Eu sempre tinha ouvido dizer que era Allan Kardec é que era o pai de tudo...

irakaya
Na época de Alan Kardec duvido que se fizesse gravações (1804 – 1869)  ;)



Citação de: Templa em 10 dezembro, 2009, 10:46
Mais um artigo do Dr. Luis Portela

"Friedrich Jürgenson foi um artista sueco, que se dedicou desde jovem à música e à pintura, tendo privilegiado esta e realizado também alguns filmes. Era um pintor realista, sobretudo de retratos e paisagens, tendo sido chamado a pintar o retrato do Papa Pio XII, com quem fez amizade.

...




Título alterado devido à sua constituição pouco elucidativa. Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 19. Obrigado.



Este Dr. Luis Portela é o mesmo dos Laboratórios Bial?

Em que local é que se poderá encontrar mais artigos assinados por ele?

Obrigado,

cumprimentos.

tonyBaptista
Citação de: hfred1977 em 09 maio, 2011, 17:03
Este Dr. Luis Portela é o mesmo dos Laboratórios Bial?

Em que local é que se poderá encontrar mais artigos assinados por ele?

Obrigado,

cumprimentos.

Olá!

Eu não sei dizer se será a mesma pessoa, pois não conheço nenhuma informação acerca desse senhor. Acerca do video, eu julgo que no youtube haverá mais alguns videos mas, não sei ao certo!

Cumprimentos

Citação de: hfred1977 em 09 maio, 2011, 17:03
Este Dr. Luis Portela é o mesmo dos Laboratórios Bial?

Em que local é que se poderá encontrar mais artigos assinados por ele?

Obrigado,

cumprimentos.


Escreve no JN, na seção OPINIÃO. E sim, é o mesmo da BIAL
Templa - Membro nº 708

Obrigado pelo esclarecimento.

É muito interessante ver uma pessoa ligada à investigação científica explorar estes temas.

Cumprimentos


Citação de: parsifal em 12 maio, 2011, 15:39
Obrigado pelo esclarecimento.

É muito interessante ver uma pessoa ligada à investigação científica explorar estes temas.

Cumprimentos




Concordo. O Dr. Luís Portela, que tenho a honra de conhecer, é uma pessoa especial e sei que na sua infância e juventude lidou de perto com certo tipo de fenómenos que,  nem a ciência onde bebeu conhecimentos, nem o estatuto social que veio a adquirir posteriormente,  lhe fizeram negar. Nunca se importou de ficar bem ou mal bem junto da maioria dos seus pares, quase todos cépticos.

O mesmo não posso dizer do meu primo,  que vê o trabalho dele ( de sucesso) de per si, sem nunca pensar que para isso tem também a ajuda de Deus...
Templa - Membro nº 708