Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Ásatrú
    Iniciado por Resurgam
    Lido 5.854 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
ASATRU------ Ásatrú (também conhecido como Odinismo) é a antiga religião das longinquas terras do norte; Germania (Alemanha), Normandia, Suécia, Norte da Grã Bretanha, etc. A palavra vem da lingua nativa da Islândia significando "Verdadeiro (Sinceridade, Lealdade ou confiança também são validos) para com os ASAR". Os AsaR são os Deuses conhecidos como Æsires e Vanires. Muitos deles são familiares, em nome pelo menos, para muitos de nós: Odin, Thor, Loki, Tyr, Baldur, HeimdallR, Frigga, Freyja, FreyR, e outros. Os Æesires são primariamente deuses guerreiros, e geralmente contados como
mais elevados que os Vanires. Os Vanires são mais deuses da fertilidade e deuses das riquesas, apesar que eles também lutam. Uma vez as duas raças de deuses guerrearam entre si. Finalmente uma trégua foi estabelecida e reféns foram trocados. E a paz se estabeleceu, pelo menos entre os deuses. Ásatrú também luta em pról do reestabelecimento da tradição familiar, amizade e tribal(dos kindreds*). Trabalhando em conjunto com o fim de ajudar outros e fazer a cada um destes mais fortes. Muitas das religiões atuais tendem a separar as pessoas e enfatizam o individuo. "VOCÊ" precisa ser salvo! "VOCÊ" precisa salvar outros, assim então "VOCÊ" podera ganhar um lugar mais elevado no céu, Etc. Ásatru acredita que cada pessoa é dependente de outros e que somente atravez de trabalhar conjuntamente que as pessoas poderão viver realmente em harmonia. Isto não quer dizer que todos devem dividir tudo. Uma pessoa pode ser aquele que mantém a vila suprida de madeira enquanto que outra cuida das ovelhas e outra faz os pães. Uma pessoa pode proteger as outras com seu conhecimento das leis, outra pode cuidar das crianças, e ate mesmo outra pode providenciar transporte para as mesmas. Os mundos são sustentados em conjunto e alcançados pela arvore Axis-Mundi (mundial), Yggdrassil é acreditada também em Æsgardhr, Muspelheim, Vanaheim, Midgardhr (nosso reino terrestre), Svartelfheim, Lightelfheim, Jotunheim, Hel & Niffleheim são os Nove mundos do Odinismo. Estes são reinos dos Deuses, humanos, elfos da luz, elfos da escuridão, anões, gigantes e outros. Estes mundos são conectados pela Arvore Axis-Mundi e podem ser alcançados pelo trafegar nos galhos, raizes, membros e troncos. Muitos são conectados via pontes especiais como Bifrost, a Ponte do Arco-Iris, que conecta Midgardhr para Æsgaard, reino dos Deuses. Ha muitos mitos e lendas, muitos deuses e raças, muitos demonios e espiritos malignos, muitos mundos, muitos rituais e formas de magia. Tudo em tudo, Ásatrú é uma religião rica e vibrante e além disso, um modo de vida.

História

Asatru é uma das familias Pagãs de religiões. Esta familia inclui Druidismo Celtico, e re-criações das antigas religiões Pagãs Egipcias, Gregas, Romanas e outras. Diferentemente da Wicca, que tem gradualmente se envolvido com muitas tradições diferentes, a reconstrução do Asatru tem sido baseada nos registros históricos sobreviventes; que tem sido mantida o mais proximo possivel da religião original das pessoas Nordicas.

O Ásatrú foi seguido por diversos povos Norte Europeus. Os Escandinavos (Dinamarqueses, Noruegueses, Suecos e Escandinavos), Frisios, Hungaros, Anglo Saxões (ancestrais, juntamente com os Gaelicos, dos ingleses), os Teutões (predecessores dos Alemães), os ancestrais dos Holandeses, os Godos (Visigodos, Ostrogodos, etc), os eslavos, longonbardos e os russos. Suas raizes são Indo-Europeias e isto significa que nós temos as mesmas raizes das religiões e culturas dos Celtas e Hindus. Apesar das falsas alegações sem nenhuma prova academica ou evidencia arqueologica de supostas Tradições Familiares e linhagens ininterruptas, a religião foi totalmente obliterada por uma campanha genocida e violenta pelo cristianismo. (veja mais detalhe no artigo Breve Historia do Paganismo no mesmo website). Os Antigos Nordicos foram fortes, mas mesmo com uma intensa atitude preservacionista cultural, estes não intencionavam converter os outros, e as novas religiões estavam. Tal foi o fado desta religião. O declinio do Ásatrú começou mesmo antes do fim do Século VI quando um grupo pequeno de missionarios cruzaram o Canal do grande continente para as ilhas britanicas trazendo a fé Cristã para Kent.

Outros professores cristãos estavam alternativamente trabalhando na parte ocidental de Britain (Bretanha) e há muito antes, os templos dos deuses heathenistas foram substituidos por pequenas igrejas de madeira, tijolos e pedra, e cruzes esculpidas se erqueram em toda parte em honra do deus cristão. Por volta de 731 da Era Comum, um escolastico cristão brilhante no novo monasterio de Jarrow no norte da Inglaterra, o homem conhecido como o veneravel Bede, se dispoz a escrever um livro cobrindo o crescimento da Nova Fé de uma ponta a outra da Inglaterra. Apesar que a religião heathenista não estava ainda morta na Bretanha, seus dias estavam contados. No continente, muitos dos Germanos já haviam rejeitado (ou sob conversões sob ponta de espada em obvias ameaças de morte desta nova "religião de amor") os velhos deuses, com poucas excessões como os Saxões, os Frisios e os Dinamarqueses. As coisas começaram a piorar por volta dos séculos X e XI quando o povo da Noruega se converteu por causa destes bestiais Reis Cristãos, Olaf Tryggvarsson e Olaf-o-Sagrado. Estes dois batalharam sem cessar contra os deuses heathenistas, esmagando seus idolos, queimando seus templos e ou expulsando seus seguidores ou expondo estes a mortes dolorosas em nome de Cristo.

Alguns daqueles que foram expulsos, se estabeleceram na Islândia, aonde não havia reis, portanto não havia perseguições. Mas mesmo na Islândia, as chamas do heathenismo estavam se apagando, e no ano 1000 da Era Comum, O Parlamento ou Assembleia Islândesa, sob pressão de diversos reis cristãos da Escandinavia atravéz de ameaças de guerra, e boicote do comercio, estes tornaram o Cristianismo a religião oficial da Islândia, mas em uma situação muito maior de tolerancia da Velha Religião, aonde as escrituras e imagens não foram esmagadas e destruidas. Em traição da Velha Fé, a Dinamarca também esqueceu suas velhas raizes, e em 1015 C.E. (Common Era, Anno Dommini, Era Vulgatti), quando Canute-o-Dinamarques conquistou a Inglaterra, ele foi totalmente preparado para se tornar um pilar da Igreja. Os Suécos foram os mais teimosos em sua fé na religião heathenista, mas por volta de 1164, um bispo Cristão governou em Uppsala, o antigo forte de Odin e FreyR, e destruiu o Antigo Templo de Uppsala construindo uma Igreja Cristã no lugar em que o templo jazia. Um monumento amaldiçoado que ainda é visto hoje em dia em lembrança do genocidio feito a todos os nossos predecessores. Como uma religião etno-cultural, isto foi parte da cultura, e além disso, parte da alma dos povos norte europeus, e isto não morreu realmente. Esta sobreviveu entre as comunidades Goticas, e Anglo-Saxãs em um sincretismo com o cristianismo e o heathenismo chamado de Arianismo Catolico, e mesmo os cristãos Islândeses ainda respeitavam os espiritos da terra que foram os Landvaetter. Entretanto tal religião foi perseguida e completamente exterminada pelos Agentes da Igreja como uma religião heretica e isto foi o fim do culto Aesir no Norte da Europa.

Entretanto a tirania cristã não durou para semre. A Era de Trevas quando a Cristandade esteve em total dominio politico terminou com a Renascença e a Era moderna, e a humanidade pode ver novamente uma nova luz de liberdade. O maior e mais importante tributo ao fim de tal escuridão foi quando o ultimo rei cristão da França foi decaptado e alguém gritou na multidão:
"Jacques de Molay - Teu sangue esta vingado!!!"
(A Coroa Cristã Francesa foi uma das piores inimigas do heathenismo e da Civilização Viking).

Durante o inicio do Século XX, o Partido Nacional Socialista na Alemanha sob a Liderança Cristã de Adolf Hitler e com a aprovação do Papa, tentou perverter o Ásatrú tomando parte de seus simbolos religiosos nas crenças racistas Nazistas. Tal blasfemia morreu ao findar a Segunda Guerra Mundial, apesar de alguns grupos neo-Nazi estarem agora tentando continuar tal pratica.
Esta atividade não esta de nenhum modo relacionada com a restauração do Ásatrú como o Culto Aesir em sua Antiga Gloria!

Cada estudo runologico feito na Alemanha do Século XIX e XX esteve manchado com elementos não tradicionais, misturados com elementos teosoficos e do extremismo racista cristão, resultando em um esotericismo germanico nazista não tradicional por pessoas como Guido Von List.
Asatru ou Ásatrú é uma palavra Islândica, uma tradução da palavra dinamarquesa Asetro. Esta ultima foi moldada por escolares na metade do século XIX. Isto foi intencionado a significar crença nos Asir, os Deuses. Na Escandinavia, a religião foi chamada Forn Siðr (que significa o Caminho Antigo), Forn sed (o Velho costume), Nordisk sed (costume Nordico), ou Hedensk sed(costume Pagão). As origens da religião estão perdidas na antiguidade. No seu cume, esta cobriu todo o Norte da Europa. Em 1000 CE, A Islândia se tornou a antepenultima cultura Nordica a se converter
ao Kristyanismo. Suas motivações prioritarias foram economicas. A Suecia foi governada por um rei Pagão até 1085 CE.

E como sempre, a Islândia teve um papel importante na restauração do Ásatrú. Eles preservaram nossas escrituras e lendas das mãos danosas cristãs da inquisição e em 1972, o Sacerdote (Godhi) e Poeta (Skald) Sveinbjorn Betteinsson, após muita pressão politica no parlamento Islandês (thing), conquistou reconhecimento legal do Tradicionalismo Religioso Nordico Pre-Cristão como religião valida e nomeou esta como Ásatrú que significa Fé, Confiança ou Lealdade para com os Deuses!

Desde meados de 1970, a religião tem estado sob um periodo de rapido crescimento nos paises formalmente Nordicos, na Europa e America do Norte.

Muitas pessoas expuseram o nome "Asatru" atravéz dos jogos de RPG, como o Mage: The Ascension. (Publicado em Portugues pela Editora Devir). Infelizmente, o Asatru destes jogos são apenas levemente semelhantes a religião de verdade.


Crenças do Asatru:

Asatru é uma religião politeísta. Ha três classes de Deidades no panteão Nordico. Todas elas são reconhecidas como seres viventes que estão envolvidas na vida humana:

Os Aesir: Estes são os Deuses da tribo ou clã, representando a Realeza, ordem, artesanato, etc.

Os Vanires: Estes representam a fertilidade da terra e forças da natureza.
Eles são associados ao clã mas não são parte deste.

Os Jotnar: Estes são atualmente Deuses, mas são referidos como gigantes. Eles estão em um constante estado de guerra com os Aesires. Eles representam caos e destruição. Como na batalha de Ragnarok, muitos dos Deuses irão morrer, o mundo chegará a um fim e renascerá.

Valores de Vida: Eles seguem as Nove Nobres Virtudes: Coragem, Verdade, Honra, Fidelidade, Disciplina, Hospitalidade, Labor, Auto-Confiança (Independencia) e Perseverança. A familia é grandemente valorizada e honrada. Eles rejeitam quaiquer forma de discriminação baseada em etnicidade, sexo, linguagem, nacionalidade, raça,  orientação sexual, ou "outro criterio separativo".

Origens: A humanidade é literalmente descendente dos Deuses. Uma deidade, Rig, visitou a terra e foi pai da raça humana.

Od: Este é o presente do extase presenteado aos humanos pelos Deuses. É o que separa a humanidade dos outros animais, e é a nossa ligação eterna com os Deuses.

Estoria da Criação: Um poema Volüspá (Profecia da Vidente) contem uma estoria da criação do universo.
Entre Muspelheim (A Terra do Fogo) e Niflheim a terra (ou pais) do Gelo estava um espaço vasio chamado Ginnungigap.
O fogo e gelo se moveram na direção um do outro; quando eles colidiram, o universo passou a existir. Odin, Vili e Ve, mais tarde, criaram o mundo do corpo de um gigante que eles tiveram que matar.


Rituais e Praticas Asatru:

Suas comunidades religiosas locais são chamadas de Kindreds, Hearths, Garths ou Hópr(no caso da Skergard e da AVAB). "Padres"ou sacerdotes são chamados de Gothi(Godhi, Goði ou Goþi), e as "madres" ou sacerdotizas são chamadas de Gythia (Gydhia, Gyðia ou Gyþia)

O Blot: Este é o ritual religioso mais comum; este é um sacrificio para os Deuses. Nos velhos dias, como na maioria das antigas religiões, um animal era consagrado para as deidades e depois morto. Este não era um suborno ou um metodo de capturar o poder do animal morrendo. Esta é uma forma simples em que os antigos Nordicos repartiam sua fartura com um presente para os Deuses. Atualmente, o sacrificio animal foi substituido por outras oferendas como cerveja, suco ou
hidromel. Depois de tudo, os que estão presentes são borrifados com o liquido, ou bebida na sequencia.

O Sumbel: Esta é uma celebração do ato de beber ritualmente, em que um chifre preenchido com uma bebida é passado pelo grupo. Cada pessoa da um cumprimento; um brinde aos Deuses, antigos herois, um ancestral de alguém; ou uma estoria, canção ou poema. Ele ou ela então bebe do chifre.

Profissão ou Adoção: Este é o ato de fazer um compromisso para o Asatru pela exclusão de quaisquer outros  dogmas religiosos, pelo dar solenemente um juramento de aliança e parentesco aos Deuses de Asgard, os Aesir e Vanir.
Esta é uma cerimonia simples usualmente feita na presença de um Gothi ou Gythia e o resto do Kindred, Hearth, Garth ou Hópr. Isto é tomado sob um anel de juramento ou outro objeto sagrado.
Na verdade, em um sentido mais profundo, nem nascemos e nem morremos. São as identidades e sonhos que vão mudando...

muito interessante ...

Bom post.

Margarida
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

é sempre bom aprender... ;)  ;)  beijinhos :-*

Na verdade, em um sentido mais profundo, nem nascemos e nem morremos. São as identidades e sonhos que vão mudando...

as coisas que eu não sabia...
tenho aprendido muito.

Acho que nós todos aprendemos umas coisitas entre todos
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

Palavras para q? :angel:
...Na Luz...
Que a LUZ que nos une prevaleça sobre as trevas que nos afastam.
Bem Hajam

#7
não entendi  Cesar ::)
Na verdade, em um sentido mais profundo, nem nascemos e nem morremos. São as identidades e sonhos que vão mudando...

#8
Citação de: Resurgam em 11 dezembro, 2009, 03:06
não entendi  Cesar ::)

Irmão, não te ia deixar sem resposta (aqui  ;D )
Quero dizer que só dei aquela resposta de "palavras para quê," porque é isso mesmo...não era preciso nem sequer dizer nada a não ser reforçar o que outros já disseram acerca deste post... :thumbsup2: ;)
...Na Luz nos recriamos...

Fui...
:angel:
Que a LUZ que nos une prevaleça sobre as trevas que nos afastam.
Bem Hajam

rsrs, obrigado e estou indo te fazer uma pergunta no tópico que criou agora  ;D
Na verdade, em um sentido mais profundo, nem nascemos e nem morremos. São as identidades e sonhos que vão mudando...

S.Cipriano
O saber não ocupa lugar não é?

bom post

Bem estava á procura se já teriam algo sobre a minha religião ou crença como lhe quiserem chamar e encontrei, mas devo dizer que este texto tem uma série de erros e más interpretações, gostaria que de onde quer que tiraram este texto ao  menos o conferissem antes de o postarem:

Ásátrú não é Odinismo, Odinismo é prestar somente adoração a Odin, Ásátrú é sim e traduzido " fé nos deuses" deuses esses os Aesir , visto que dos Vanir poucos restam sendo que após a guerra entre ambos a troca de prisioneiros e conversão de uns aos outros vez com que atualmente só exista um ramo de Deuses.

A magia usada é o Seidr na sua quase exclusividade pelas mulheres ( uma das práticas gerou a famosa imagem da bruxa na vassoura )



A parte dos rituais está relativamente correto.

Não existem três tipos de deindades que presumo sejam divindades, há sim os Aesir, e os Gigantes, que se irão debater no Raganarok, uma espécie de armagedão, a diferença é que já tens deuses prontos para sobreviver a isso e continuar, criando um novo homem e mulher a partir de duas árvores tal como foi feito neste nosso tempo e mundo.

Infelizmente não tenho muito tempo para postar algo conciso de momento, mas alguma duvida por favor digam, já agora alguns links e vídeos sobre a criação do Universo Escandinavo (está tudo em inglês ):

http://www.youtube.com/watch?v=0_OBq865VjI#

A partir do vídeo acima que é o episódio 1 podem ter acesso ao resto.


http://www.northvegr.org/

http://www.bifrost.no/index.php?option=com_content&task=view&id=313&Itemid=111

http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&sl=is&u=http://asatru.is/&ei=ef2RTqT6N_TN4QSonODIAQ&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CB0Q7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Dasatru%2Biceland%26hl%3Dpt-PT%26client%3Dfirefox-a%26hs%3DsY0%26rls%3Dorg.mozilla:en-US:official%26prmd%3Dimvns

Tentei meter este ultimo traduzido, Denote-se a simbologia e esqueçam sequer tentar colar o rotulo de nazismo a símbolos como a swastika ou as runas, já se sofreu bastante com as religiões monoteístas a tentar impingir o seu deus, quanto mais agora ter que se levar com o mau uso dos símbolos ancestrais por ditadores de meia tigela!

Um bem haja e estarei sempre ás ordens para esclarecer dúvidas :)
"Olho-me ao espelho e perco-me no silêncio dos meus olhos, lá, encontro-me, não como me vejo mas como sou, animal livre senhor de si mesmo. E ao longe ecoam os gritos dos perdidos e nesses encontro-me com um sorriso na cara!"

Gostei de saber deste conhecimento.  ::)
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

O Odinismo é um pouco diferente do Asatrú visto que se concentra mais tal como o nome indica em Odin enquanto no Asatrú todos os deuses do panteão escandinavo são venerados de igual forma.  ;)