Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.448
Total de mensagens
369.523
Total de tópicos
26.929
  • As boas pessoas também têm direito de dizer “chega”
    Iniciado por cleopatra
    Lido 2.331 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
As boas pessoas também têm direito de dizer "chega"



As boas pessoas não tiram férias nem têm horário de trabalho. Ninguém as recompensa pelo que fazem, nem elas desejam esta recompensa. São feitas de um material pouco usual, mas é desse modo que entendem a vida, e é assim como fala a elas o seu coração.

Entretanto, ser bom não é ser ingênuo. É ter valores próprios pelos quais lutar e que nos definem, mas no momento em que nos sentimos vulneráveis ou usados de forma egoísta, há algo por dentro que começa a se quebrar.

No momento em que as boas pessoas se deixam levar por uns e por outros sentindo a sombra do egoísmo em cada movimento, aparece a sombra da decepção. Então já não esperam nada, porque deixam de acreditar em si mesmas.
Na realidade, é algo mais complexo do que pensamos. Quando alguém faz as coisas por livre e espontânea vontade, é seu espírito quem o guia, é a espontaneidade e sua própria integridade. Mas quando outras pessoas vulneram esses princípios para chegar a um objetivo em busca de um benefício próprio, em lugar de culpar quem os manipulou, elas culpam elas mesmas. É o mais comum.



As boas pessoas ouvem que são ingênuas, que dão muito, que não sabem intuir as coisas, as pessoas.... E tudo isso, todos estes comentários negativos, vão minando pouco a pouco a autoestima de um modo perigoso.

As boas pessoas e seus castelos

Quando percebemos a invasão dos outros em nossos espaços pessoais, costumamos criar estratégias para nos protegermos. E mais ainda, responsabilizamos os outros por esta ofensa. Mas no caso das boas pessoas, isso nem sempre acontece desse modo.

Devemos ter claro que todos nós precisamos ter um espaço de controle, um limite pessoal depois do qual é obrigatório elevar nossos muros para não ficarmos vulneráveis. Para se convencer ainda mais sobre isso, é importante ter em conta esses simples aspectos:

Estabelecer limites não vai afastá-lo dos outros
As boas pessoas têm todo o direito de dizer "chega" sem que sejam chamadas de egoístas. Sabemos que quem as rodeia está mais do que acostumado a que sempre digam sim, a que estejam disponíveis com um sorriso.

Estabelecer limites vai ajudar você a conhecer a si mesmo e aos outros. Você deve saber até onde quer chegar, e a partir daí, devem se ajustar também os demais.
No momento em que estes limites estiverem claros, as relações serão mais saudáveis.
Isso o ajudará a ter um melhor conhecimento de si mesmo/a.
Mesmo o amor precisa de limites

Se alguém pensava o contrário, está enganado. Não há contexto mais necessário no qual marcar limites claros do que nas relações afetivas, familiares ou de amizade. Em realidade, não haverá forma mais afetuosa e de companheirismo do que poder dizer com tranquilidade um "não" sem nos preocuparmos com medo de que a outra pessoa se sinta ofendida ou contrariada por isso.

Dizer "eu gosto de você" não irá se traduzir jamais em "estou disposto a fazer o que você me pedir no momento em que você desejar."
Gostar de alguém, seja esse alguém seu par, um amigo ou até um familiar, é poder atuar com liberdade de acordo com nossos princípios, sabendo que vamos ser respeitados a todo momento.

Dizer "chega" nunca o fará ser má pessoa
Antes de convencer os outros, você deve se convencer a si mesmo. É necessário poder dizer "chega", e dizê-lo em voz alta com convicção, sem nos envergonharmos por isso nem nos sentirmos mal. Pense que se dia após dia, você ceder em tudo aquilo que lhe pedem, o que acaba acontecendo, na verdade, é que estão roubando sua energia, a autoestima, e, por sua vez... vão convertê-lo em alguém que você não é.

Chegará um momento em que, quando desejar ajudar alguém de verdade, isso vai se tornar impossível. Você não terá forças, nem ânimo, e pior ainda, já não acreditará em você.



A importância de traçar uma linha imaginária entre você e os outros

Criar limites ao seu redor não é como criar, da noite para o dia, uma linha de castigo para os outros, onde você fica isolado e protegido ao mesmo tempo. É exatamente o contrário...

Traçar limites não é levantar muros. Visualize-o como uma linha de luz, como uma linha de energia que você traça ao redor do seu corpo, onde suas energias, suas emoções e seus valores ficam protegidos.
Tudo isso vai oferecer a você a segurança de estar agindo com integridade para construir autênticas relações positivas. Desse modo, quem de verdade gosta de você vai compreender, porque as boas pessoas, apesar de não quererem nada em troca, precisam de reciprocidade e de respeito.


fonte:a mente e maravilhosa
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

#1
É a mais pura verdade. Eu já me arrependi de ser boa e ajudar quem não merece porque sempre quando você ajuda as pessoas a ficarem mais fortes, elas vem depois e te atingem pelas costas, não se importam o quanto você sofreu e o que aconteceu, esquecem o quanto você as ajudou a se sentir melhor.

Então eu disse "chega"
Algumas das verdades, não estão nos livros.

Também já estive em situações semelhantes em que tive de dizer basta. As pessoas nem sempre gostam, mas se não o fizermos, o abuso acontece ????
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Eu também já tive de pôr travão. Há pessoas que não são mais do que abusadoras!

É verdade há quem use da bondade e boa vontade dos outros, apenas para gozar com a cara de quem ajuda, acham que isso é muito engraçado. Mas eu acho que têm uma vida muito triste, para estarem a fazer algo tão parvo.
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Citação de: Sakhura em 15 fevereiro, 2016, 16:34
Eu já me arrependi de ser boa e ajudar quem não merece

Uma pessoa boa nunca se arrepende dos actos de bondade que praticou.

Pode não saber, mas quem ficou a ganhar foi ela.

Não tenho que repetir bondade ao que me foi ingrato. Tão só.

É isso mesmo, Malik. Este tópico fez-me lembrar de uma pessoa em particular que usa as pessoas quando lhe interessa. Durante muito tempo julguei haver mesmo amizade entre nós. Quando concluí o que se passava, afastei-me e não ajudei mais. Mas não me arrependo de o ter feito até então, fiz o que achei que devia e sentia. Quando os cenários mudaram, ou quando comecei a ver melhor, mudei a minha atitude. Desejo-lhe tudo de bom, mas de criada não faz mais de mim. Simples. :)

Eu acho que não existem pessoas boas e não existem pessoas más.


Existem sim , consciências.


Pessoas conscientes que têm capacidade de ajudar , pessoas conscientes que têm capacidade de parar.

E falta de consciência...


A verdade doi, mas liberta

Citação de: Malik_ em 19 fevereiro, 2016, 13:45
Uma pessoa boa nunca se arrepende dos actos de bondade que praticou.

Pode não saber, mas quem ficou a ganhar foi ela.

Não tenho que repetir bondade ao que me foi ingrato. Tão só.
Agora disseste tudo, uma pessoa bondosa ajuda sem olhar a quem, nem espera retribuição, se espera algo ou faz destinção já não é tão bondoso quanto pensa...também ja me pisaram, mas não me arrependo do que fiz, pois fiz de consciencia, e voltaria a fazer.
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Citação de: KALKI em 19 fevereiro, 2016, 13:57
Eu acho que não existem pessoas boas e não existem pessoas más.

Existem sim , consciências.

Sim. A pessoa é consciência. E sentimento. O resto é pó.

Já tive que pôr fim a muitas situações, não me arrependo do bem que fiz, mas lamento quem não o soube aproveitar e manter :(

É triste ver quem um dia ajudamos a erguer a cabeça, estar pior do que estava por não dar valor ao que lhe ofereceram, por arrogância, por teimosia, por maldade.

Custa-me pôr travões, vou engolindo até não mais poder, mas sim um "chega" um "basta"  é o suficiente para nos libertar-mos de algo que nos "faz mal"

Bom tópico :)

#11
Passei por isso recentemente ao tentar ajudar alguém. Apesar de todos me dizerem para me afastar, fui cabeça dura e quis continuar a ajudar a pessoa. Nesse processo acabei complicando a minha vida, mas não parei de ajudar. O engraçado é que enquanto concordei com as opiniões da pessoa sem a contrariar, tudo correu bem. Quando me fartei das lamurias, e decidi chamar pá realidade, lixei me. Passei a ser a má da história, culpada de tudo e nem um obrigado pelos riscos que correste. É o que se ganha. E foi preciso isso e um monte de lágrimas e ranho no meio de um shopping pá eu dizer que já chegava.

Neste povo passa-se de bestial a besta enquanto o diabo esfrega um olho.

Suponho que o diabo tem muita comichão nos olhos...

Citação de: Malik_ em 19 fevereiro, 2016, 18:17
Neste povo passa-se de bestial a besta enquanto o diabo esfrega um olho.

Suponho que o diabo tem muita comichão nos olhos...

Gostei da expressão!!!