Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.448
Total de mensagens
369.520
Total de tópicos
26.929
  • Constelações familiares e sistêmicas
    Iniciado por Fada azul
    Lido 1.337 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Alguém conhece , sabe como funciona ou já fez ? Ouvi falar e fiquei curiosa .

Olá Fada Azul

Fada Azul, já tinha começado a responder a este tópico. Depois fiquei sem net por breves momentos e o tópico desapareceu. Agora com a ajuda da cetico consegui encontrar o tópico, pois queria mesmo responder-lhe.

Deduzo (e corrija se estiver errada) que se refere às constelações familiares e sistémicas do campo espiritual, certo?

É que as constelações familiares e sistémicas são um processo terapêutico utilizado na psicologia sistémica (nomeadamente familiar, conjugal), que tem por objetivo resolver determinados assuntos familiares.

Bem, sob o ponto de vista espiritual a técnica tem um objetivo similar, embora o processo decorra de forma diferente. Podem existir leitura de constelações familiares individualmente e em grupo. Individualmente você fica circunscrita à perceção do terapeuta e nada mais ocorre a não ser passagem de informação sobre um determinado assunto que você necessita de compreender.

Em grupo, tudo muda de figura. É uma espécie de psicodrama. Você diz o que quer constelar, assim como os diferentes membros que estão no grupo. A terapeuta das constelações inicia o processo e de forma intuitiva escolhe quem vai iniciar a constelação. Imagine que você tem um problema de relacionamento com o seu marido. Já tentou de tudo e não consegue compreender o porquê das atitudes dele numa determinada situação específica. Por exemplo, o facto de ele ter outras mulheres. O problema a constelar é apresentado e são convidados outros elementos do grupo que você nem sequer conhece, para personificarem o seu marido, a si e outras pessoas que possam estar envolvidas. A sessão começa e esses "convidados" irão deixar "fluir" aquilo que lhe ocorre na mente sobre a situação. E você verá como observadora coisas que não veria enquanto envolvida na situação.

Basicamente é isto. Claro está que no meio de grupos encontramos sempre pessoas com maior ou menor capacidade para "personificarem". Mas o importante mesmo é ter uma experiência assim.

Eu nunca participei em nenhuma constelação familiar sistémica do ponto de vista espiritual, mas já participei em muitas sob o ponto de vista clínica, pois tenho formação em psicologia sistémica e familiar.
Achei curioso o seu tópico, pois na sexta-feira, em conversa com uma cliente, ela fez-me o convite para estar presente numa constelação em que ela está a participar no próximo dia 30 deste mês. E claro que aceitei, pois  a minha curiosidade nesse campo é muita também, pois oiço muitos relatos sobre isso. Sei que é algo cansativo, pois demora horas a decorrer.

Depois de participar, certamente que virei aqui colocar a minha opinião de participante nesta técnica.
Bem-haja pela sua excelente questão!

Tudo de bom!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Obrigada minha querida Faty Lee pela resposta.
Mas existe dois tipos de constelações ?

O que soube e pelo que pesquisei , sim em grupo era mais desenvolvido . E que era uma boa forma de ajudar a compreender certas situações da nossa vida familiar .
Já andei a ver cá por braga mas parece que não existe . Adorava poder participar assim num grupo , deve ser muito interessante.

Citação de: Fada azul em 16 janeiro, 2016, 21:58
Obrigada minha querida Faty Lee pela resposta.
Mas existe dois tipos de constelações ?

O que soube e pelo que pesquisei , sim em grupo era mais desenvolvido . E que era uma boa forma de ajudar a compreender certas situações da nossa vida familiar .
Já andei a ver cá por braga mas parece que não existe . Adorava poder participar assim num grupo , deve ser muito interessante.

Deve haver alguma coisa por Braga ou por ai perto certamente. No Porto há alguns grupos, mas poucos. O que vou participar é durante o sábado, todo o dia... uma vez por mês. A contribuição é livre.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Não tinha o mínimo conhecimento de  tal coisa! :)
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"