Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.448
Total de mensagens
369.523
Total de tópicos
26.929
  • Caminho Santiago Compostela
    Iniciado por KALKI
    Lido 1.855 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boas

Para quem ainda não o fez, aconselho Vivamente a ter esta experiência por menos uma vez na vida .... Eu sou caminheiro, já fui algumas vezes e arrisco a dizer que quem faz a primeira vez o caminho , irá repetir :)

--------------------------------


Se é verdade que todos os caminhos vão dar a Roma, não é menos verdade que quase todos vão dar a Santiago de Compostela. A pé ou de bicicleta, de burro ou a cavalo, o que interessa é chegar lá.


Pelo Caminho, mais ou menos longo, cruzam-se histórias, partilham-se experiências, conhecem-se pessoas, fazem-se amigos. Diz quem já o fez, que é uma experiência única e que, depois de feito, ninguém volta o mesmo. Que há uma pessoa antes e uma outra depois de fazer o caminho.


Anualmente, milhares de peregrinos de dezenas de nacionalidades, cristãos ou de outras religiões ou até ateus, percorrem o Caminho, uma experiência que tem tanto de místico como de aventura, um teste aos limites físicos e psicológicos de cada um. E mesmo que partam sem companhia, é impossível fazer o Caminho sozinho.

A cada passo que se dá o contato humano é evidente, marcando para sempre uma experiência difícil de apagar. Mesmo sem se darem conta, os momentos de partilha são tantos que ficam como que uma marca no coração. Momentos inesquecíveis que culminam com um sentimento de paz á chegada à Praça de Santiago.

Um sentimento comum, que só pode ser verdadeiro...



História do Caminho

Devem ter começado por volta do século IX as peregrinações a Santiago de Compostela. Monarcas, nobres, cavaleiros e senhores afluíam a Santiago para venerar as relíquias do apóstolo Santiago Maior, cujo sepulcro se encontrava na catedral.

Esta peregrinação foi uma das mais concorridas da Europa Medieval, cuja importância só era superada pela via Francigena (com destino a Roma) e Jerusalém, sendo concedida indulgência a quem a fizesse. A cidade tornou-se num dos principais centros de peregrinação cristã e é por esta altura que surgem os primeiros relatos de peregrinos que viajaram a Compostela.

No século XII é publicado o primeiro guia do peregrino (do caminho Francês). A partir do século XIV, o caminho entra em declive por causa da peste negra e o declive acentuasse mais tarde com a Cisão da Cristandade (entre protestantes e católicos).

Durante os séculos XVII e XVIII, as redes de comunicação são melhoradas e o Caminho recupera, mas volta a ter um declínio no século XIX com a Revolução Industrial e os descobrimentos científicos e intelectuais.

Depois de vários séculos relativamente esquecida, na década de 80 a popularidade da peregrinação tem vindo a crescer substancialmente embora uma grande parte das pessoas que fazem o caminho não o façam por motivos religiosos. Assim, depois de séculos em que pouco mais foi que uma memória do passado, a partir dos anos 80, o Caminho tornou-se num itinerário espiritual e cultural de primeira linha, e é percorrido por milhares de pessoas todos os anos.


Foi declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu em 1987 e Património da Humanidade (em Espanha e em França )

Espírito religioso, misticismo, busca interior, turismo, desporto, ou apenas uma grande aventura, são alguns dos motivos que, segundo os peregrinos, os levaram a Santiago. Os caminhos espalham-se por toda a Europa e vão entroncar nos caminhos espanhóis.1998).

Com excepção das várias vias do Caminho Português e da Caminho da Prata, do qual uma variante atravessava o nordeste de Portugal, que tem origem a sul, e do Caminho Inglês que vinha do norte, a maior parte liga-se ao Caminho Francês, cuja rota mais popular entra em Espanha na zona de Pamplona (Roncesvalles), e se encontra com as restantes em Puente la Reina seguindo depois ao longo do norte de Espanha. O Caminho é geralmente feito a pé, mas também pode ser feito de bicicleta, a cavalo, ou até de burro.
A verdade doi, mas liberta

É semelhante a fazer a peregrinação a Fátima a pé.
Quem fez diz que a experiência espiritual é extraordinária.
Gostava de fazer um dia, mas sozinha não vou.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Citação de: cleopatra em 19 fevereiro, 2016, 18:59
É semelhante a fazer a peregrinação a Fátima a pé.
Quem fez diz que a experiência espiritual é extraordinária.
Gostava de fazer um dia, mas sozinha não vou.

Não é bem igual e semelhante só na atitude de caminhar...

O caminho Santiago trás umas mística diferente ....


Este ano mesmo que não tenha companhia vou à mesma ... mas aceito convidados LOL
A verdade doi, mas liberta

Citação de: KALKI em 19 fevereiro, 2016, 22:16
Não é bem igual e semelhante só na atitude de caminhar...

O caminho Santiago trás umas mística diferente ....


Este ano mesmo que não tenha companhia vou à mesma ... mas aceito convidados LOL

Eu faço tenções de ir daqui a, se não me engano é 5 ou 6 anos.. No ano em que o domingo calha num dia específico dum mês...
"To have faith is to trust yourself to the water. When you swim you don't grab hold of the water, because if you do you will sink and drown. Instead you relax, and float." - Alan Watts

Desde pequeno que tenho a vontade de ir um dia a Santiago, de preferência a pé, e este ano em conversa com 2 amigos (um deles já fez o caminho) começamos a pensar em marcar uma data para irmos lá ainda este ano, ainda não temos data certa, mas cada vez fico com mais vontade de ir lá, e se não conseguir-mos arranjar uma data que dê para os 3 se calhar vou sozinho, se me perder, é da maneira que descubro novos locais, e pode ser que me encontre :)

Já lá fui umas 3 vezes mas de carro/camioneta  ;D

É um lugar muito bonito para se visitar, com uma aura magnífica.

E depois também existem aquelas tradições engraçadas, como dar um abraço ao Santiago e 3 cabeçadas ao Santo dos Croques para ficarmos mais inteligentes  :laugh:

Citação de: Fingarfan em 19 fevereiro, 2016, 23:03
Eu faço tenções de ir daqui a, se não me engano é 5 ou 6 anos.. No ano em que o domingo calha num dia específico dum mês...

Porquê?

Citação de: Malik_ em 28 fevereiro, 2016, 11:46
Porquê?

Deve ser pelo Ano Santo

O Ano Jubilar Compostelano - também conhecido como Jubileu ou Ano Santo (Jacobeu) - é celebrado desde a Idade Média, por disposição papal, quando o dia do apóstolo Santiago Maior (25 de julho), cujos restos mortais supostamente se encontram na catedral compostelana, coincide com um domingo, o que sucede habitualmente cada 6,5,6 e 11 anos. O último celebrou-se em 2010. O próximo será em 2021 e depois em 2027, 2032 e 2038.

O Jubileu Compostelano, que concede desde a sua origem indulgências especiais aos fiéis, estimulou a visita de peregrinos de toda a Europa à catedral de Santiago de Compostela. Esta celebração religiosa tem início da tarde do dia 31 de dezembro anterior ao início do Ano Jubilar e termina no mesmo dia, um ano depois. As cerimónias que assinalam o início e o fim desta celebração são a abertura e o encerramento da Porta Santa, situada na cabeceira da catedral compostelana

A verdade doi, mas liberta