Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.449
Total de mensagens
369.527
Total de tópicos
26.929
  • Como deixar de fumar sem sofrimento?
    Iniciado por misticopt28
    Lido 2.001 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Bom dia queridos amigos.

Já há muito tempo que quero deixar de fumar, já fiz varias tentativas e o maximo que consegui foi 1 dia. Fico muito ansioso e vem aquela vontade enorme de fumar mesmo contrariando o pensamento. Digo a mim mesmo "não fumo mais" mas se não comprar ainda fico mais ansioso do que se tiver cigarros no bolso.
O vicio é muito facil pegar, agora largar é um problema.

Alguem tem dicas?

Muita Luz
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Olá :) Bom dia

Será que conheces a tua verdadeira força interior?  Nada é mais forte do que a tua vontade.  é um desafio ;)  experimenta a tua força interior...e verás que vences o conflito entre o desejo do corpo e a sabedoria da tua alma...   fumar pode ser até uma opção de confraternização social, o importante é não caíres na dependência...  tenta e vai contando como vai esse exercício que só depende de ti ;)  coragem, fica bem!

sofiagov
#2
Bem , considerando que após esse tempinho de ausência de fumo ainda não mataste ninguém, é bom caminho ... ;D ;D ;D
Acho que podes marcar uma consulta (não sei dizer-te o nome da consulta  que há no Sistema Nacional de saúde para quem quer deixar de fumar, ou então fazes, acupunctura, hipnose...ou mente forte e deixar de vez...mas eu não sou a melhor pessoa para te dizer mais...  ;D ;D ;D

A Meditação do Cigarro (Osho)
"Um homem veio a mim. Ele sofria do vício de fumar há trinta anos; ele estava doente e os médicos disseram: "Você nunca ficará bom se não parar de fumar." Ele era um fumante crónico e não conseguia parar. Mas ele tentou, tentou arduamente e sofreu muito tentando. Conseguia por um ou dois dias, mas então a necessidade de fumar vinha tão forte que simplesmente o vencia. Novamente ele caía no mesmo esquema.
Por causa disso, ele perdeu toda a autoconfiança; sabia que não podia fazer nem essa pequena coisa: parar de fumar. Ele se desvalorizou diante de si mesmo; considerava-se a pessoa mais sem valor do mundo. Não tinha mais respeito por si mesmo. E assim, ele veio a mim.
Ele disse: "O que posso fazer? Como posso parar de fumar?" Eu lhe disse: "Você tem que entender. Agora, fumar não é apenas uma questão de decisão. É algo que já entrou no seu mundo de hábitos; já se enraizou. Trinta anos é um longo tempo. Esse hábito tem raízes no seu corpo, na sua química, espalhou-se em você. Não é mais apenas uma questão de decidir com a cabeça; sua cabeça não pode fazer nada. Ela é impotente; pode começar coisas, mas não pode pará-las facilmente. Uma vez que você começou e praticou por tanto tempo, você é um grande iogue – trinta anos de prática em fumar! Já se tornou automático; você tem que desautomatizar isso." Ele perguntou: "O que você quer dizer por desautomatizar?"
É nisto que consiste toda a meditação: na desautomatização.
Eu lhe disse: "Faça uma coisa: esqueça tudo sobre parar de fumar. Não há necessidade. Por trinta anos você fumou e viveu; é claro que foi um sofrimento, mas você se acostumou a ele também. E o que importa se você morrer algumas horas antes do que morreria sem fumar? O que você vai fazer aqui? O que você fez? Então, qual a importância em morrer na segunda, na terça ou no domingo, neste ou naquele ano – que importa?"
Ele disse: "Sim, isso é verdade; não importa".
Então eu disse: "Esqueça tudo sobre parar de fumar; não vamos parar absolutamente. Ou melhor, vamos compreender isso. Assim, da próxima vez, faça do fumar uma meditação".
Ele disse: "Do fumar uma meditação?" Eu disse: "Sim. Se as pessoas zen podem fazer do beber chá uma meditação, uma cerimônia, por que não com o cigarro? Fumar também pode ser uma bela meditação".
Ele ficou impressionado e disse: "O que você está dizendo? Meditação? Conte-me – nem posso esperar!"
Então dei a meditação para ele: "Faça uma coisa. Quando pegar o maço de cigarros do seu bolso, pegue-o bem lentamente. Curta, não há pressa. Fique consciente, alerta, atento; pegue lentamente com atenção total. Então, tire um cigarro do maço com toda a atenção, lentamente, não da velha maneira apressada, inconsciente, mecânica. Depois, comece a bater o cigarro no maço, atentamente. Escute o som, como fazem as pessoas zen quando o samovar começa a cantar e o chá começa a ferver... e o aroma... Então cheire o cigarro e sinta sua beleza..."
O homem disse: "O que você está dizendo? A beleza?"
"Sim, ele é belo. O tabaco é tão divino quanto qualquer outra coisa. Cheire-o; é o cheiro de Deus".
O homem ficou um pouco surpreso: "O que! Você está brincando?"
"Não, não estou brincando. Mesmo quando brinco, não brinco. Sou muito sério."
Então, ponha o cigarro na boca, com toda a atenção, e acenda-o. Curta cada ato, cada pequeno ato e divida-o em muitos pequenos atos para que você possa tornar-se o mais alerta possível.
Dê a primeira tragada: Deus em forma de fumaça. Os hindus dizem, "Annam Brahm" – "Comida é Deus". Por que não a fumaça? Tudo é Deus. Encha profundamente seus pulmões – isto é pranayam. Estou lhe dando uma nova ioga para um novo tempo! Depois, solte a fumaça, relaxe; dê outra tragada – e faça tudo bem devagar...
Se você puder fazer isso. ficará surpreso; logo verá toda a estupidez disso. Não porque os outros estão lhe dizendo que é estúpido, que é ruim. Você o verá; e não apenas intelectualmente, mas a partir de seu ser total; será uma visão da sua totalidade. E então, um dia, se o vício desaparecer, desapareceu; se continuar, continuou. Você não tem que se preocupar com isso."
Depois de três meses, o homem voltou e disse: "Ele desapareceu!"
"Agora, eu disse, tente isso com outras coisas também".
Este é o segredo, o segredo: desautomatizar. Andando, ande devagar, atentamente. Olhando, olhe cuidadosamente e você verá que as árvores estão mais verdes do que nunca e as rosas estão mais rosas do que nunca. Escute! Alguém está falando, sussurrando: ouça atentamente. Quando você falar, fale atentamente. Deixe que toda a sua atividade de despertar torne-se desautomatizada."
marcusdeminco.blogspot


Caro misticopt28



A melhor forma de não fumar não é pensar " não fumo mais "...ou exe: " este é o ultimo" ,,, isso é o mesmo que dizer vou fumar de seguida .

Não fumar é uma atitude, tenta fazer desporto ( correr por exemplo liberta endorfinas e destroi ansiedades ), mudar habitos , guardar o dinheiro do tabaco para uma viajem , para comprar algo especial.

Afasta-te ao inicio de pessoas que fumam perto de ti.... por aí ...



A verdade doi, mas liberta

Citação de: misticopt28 em 07 outubro, 2015, 11:17
Bom dia queridos amigos.

Já há muito tempo que quero deixar de fumar, já fiz varias tentativas e o maximo que consegui foi 1 dia. Fico muito ansioso e vem aquela vontade enorme de fumar mesmo contrariando o pensamento. Digo a mim mesmo "não fumo mais" mas se não comprar ainda fico mais ansioso do que se tiver cigarros no bolso.
O vicio é muito facil pegar, agora largar é um problema.

Alguem tem dicas?

Muita Luz

Uma coisa que tenho aprendido no meu curso de Coaching é que os objectivos que estabelecemos para nós devem ser específicos, afirmativos, e não devem transportar para o objectivo o problema com o qual lidamos actualmente. Acontece que na tua frase, o teu objectivo é específico, sim, mas é uma negação (não fumo mais) e transportas para o objectivo precisamente o teu problema (não fumo mais). Experimenta reformular o teu objectivo, e como disse a Alma, experimenta a tua força interior. Procura dentro de ti o que te leva a fumar, e procura também todos os recursos que tens que podem ser uma grande ajuda para chegares ao teu objectivo.

Boa sorte!
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Vai diminuindo aos poucos a quantidade de cigarros que fumas diariamente, se deixares  de forma drastica é mais dificil.
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

mestrecruz
#6
Vou te dar um exemplo que de certeza que perdes o vicio:
eu fumo alias fumava há 27 anos(1 a 2 maços por dia), também tentei parar muitas vezes de fumar como tu mas a força de vontade não era nenhuma.
Em Maio deste ano tive muita tosse e fui ao médico fiz uma ecografia e a medica  não gostou então mandar fazer um TAC
e acusou 7 ou 8 nódulos nos pulmões(mas estavam estagnados).
Vés parei de fumar cigarros de um dia para o outro não me custou nada :'(
Agora fumo charutos cuiba (cubanos) tabaco puro ,não tem nicotina nem alcatrão  ;D

Quando fumo até parece que estou a fumar uma plantação inteira de marijuana

Nunca devia ter fumado cigarros, não tinha este problema nos pulmões devia era ter começado a fumar era logo charutos.

Cuidado com os Pulmões meu amigo ,deixa o tabaco e fuma charutos.

Não sou a melhor pessoa para te aconcelhar ;D

Deixar de fumar de uma vez, parando de imediato, é uma violência.

Deixar de fumar gradualmente, reduzindo diáriamente de acordo com um plano, são muitas violências (uma por dia).

Não sendo a pessoa mais indicada para aconselhar nesta matéria (fumo 2 maços há bem mais de 30 anos), posso no entanto dar 2 ou 3 dicas.

Se decidires ir reduzindo nunca tenhas o isqueiro junto de ti. Muito menos se passas muito tempo no mesmo sítio (secretária p/ ex.). Só pelo incómodo de teres de interromper o que estás a fazer e teres que andar uns metros até ao isqueiro isso, por si só, vai levar à redução quase sem dares por ela. Mas não podes fazer concessões, o isqueiro... longe!

Como complemento daquela postura tens que olhar para o acto de fumar como um prazer que se saboreia e não como quem dá ao corpo a nicotina que pede e pede com muita... força. Saborear um cigarro após uma refeição é óptimo. Ir a correr buscar um cigarro porque vais ao WC é péssimo.

Porém, pessoalmente, prefiro a forma radical. Já o fiz uma vez e nos 2 meses que durou a minha independência engordei 9 - sim, nove - Kg!!!

Fui-me mentalizando que tinha de parar. Um dia, sábado de manhã, mal saí da cama e partindo-os ao meio deitei na sanita todos os cigarros que tinha em casa, puxei o autoclismo e disse para mim mesmo: nunca mais! Só após tomei o pequeno almoço. Os primeiros três dias foram muito difíceis pois o "ratinho" a todo o tempo pedia veneno. Após esse período crítico tudo começa a ser melhor e mais fácil. O acordar é com melhor disposição, a comida começa a saber melhor e até o ar que respirámos é diferente. O "ratinho" a cada dia que passa incomoda menos o que torna mais fácil controlar a ansiedade.

A primeira semana, de preferência, longe de fumadores. É que nos primeiros dias o ratinha ao sentir o cheiro a tabaco transforma-se num elefante! Deve-se também escolher a altura do ano em que o nosso stress é menor (férias p/ ex.).

Espero ter ajudado. Abraço,

Concordo com todas as dicas. Dizer é mais fácil que fazer.
Tenta a hipnose, se puderes.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

#9
Obrigado pelas vossas respostas :)

No trabalho quase todos fumam por isso é mais complicado.  Mas preciso mesmo deixar de fumar, pois gasta se muito dinheiro em cigarros, embora compre as latinhas e os tubos são em media 80€ para tabaco por mes. Nos tempos que correm 80€ da muito jeito :-P .

Eu acho que tenho mais medo do que vou sentir nos primeiros dias do que deixar de fumar em si. Não tenho prazer no fumo, e o cigarro ja não me sabe bem.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

RR
Citação de: misticopt28 em 07 outubro, 2015, 11:17
Bom dia queridos amigos.

Já há muito tempo que quero deixar de fumar, já fiz varias tentativas e o maximo que consegui foi 1 dia. Fico muito ansioso e vem aquela vontade enorme de fumar mesmo contrariando o pensamento. Digo a mim mesmo "não fumo mais" mas se não comprar ainda fico mais ansioso do que se tiver cigarros no bolso.
O vicio é muito facil pegar, agora largar é um problema.

Alguem tem dicas?

Muita Luz

Sim!

Atenção, isso de deixar de fumar de um momento para o outro, da força de vontade, etc, é muito giro, mas acarreta imensos riscos, de diferentes géneros, e pode inclusivamente levar à morte...

No meu caso, sim, deixei de fumar, praticamente de um momento para o outro, sem o mínimo stress, e continuando a "consumir" nicotina, embora em quantidades moderadas (e a nicotina, ao contrário do que normalmente se diz por aí em conversas de café, desde que em quantidades adequadas, até é benéfica, como a cafeína)...
Tudo graças a uma coisa deste género:



Ou (mais potente):



Ainda por cima, é possível fazer os próprios líquidos, com a concentração pretendida de nicotina (ou sem ela), os aromas a gosto, etc...
Atenção que estes não são os típicos "kits de iniciante" vendidos nas bancas de shopping, estes funcionam mesmo, e ao contrário do outros satisfazem completamente. E não são muito mais caros (de 40 a 65€).
Só há o risco de se ganhar outro vício, o da aquisição de material (eu já devo ter estoirado uns 1000€ ao longo de um ano  ;D ).
Até porque há coisas como esta, produzida por um Português, considerada um dos melhores "mods" do mundo, com o preço de 500€ (ou 4000€ na versão de prata com diamantes...):

VIR PRUDENS NON CONTRA VENTUM MINGIT !


Bom dia!! :)

Antes de mais, é uma questão que depende de pessoa para pessoa. Há quem consiga drasticamente, há quem vá reduzindo,....

O que resultou melhor para mim, numa altura em que estive bastante tempo sem fumar, foi começar por reduzir. Mas, não foi o "ah e tal, vou fumar menos". Nada disso. Comecei a fumar tabaco de enrolar. E "obriguei-me" a fumar apenas desse. Acabei por ir reduzindo naturalmente, porque não é bem a mesma coisa que sacar do maço e acender o cigarro prontinho. Há alturas em que simplesmente não dá para fazeres o cigarro e começas a entrar naturalmente num estado de "vou só acabar isto", "vou só tratar daquilo"..... E quando te apercebes, já passaram 2 horas. Depois, foi a força de vontade. Cheguei a uma altura em que disse a mim mesma: chega! Custou, sim. Mas, foi....
Outra coisa que podes fazer é comprometeres-te a deixar de fumar em alguma situações. Se fumas a conduzir, deixar de fumar no carro. Se fumas em casa, passar a ir fumar à varanda ou à rua....
São pequenas coisas que vão ajudar a reduzir lentamente a dependência da nicotina. Acho eu! :P

Depois, bem, a força interior ajuda ao resto. Tem que ajudar! Tu és mais forte do que isso! Força!

A Ideia RR é parar mesmo, não ficar dependente da nicotina. Acredito sim que o cigarro eletronico pode ajudar porque como há liquidos com nicotina. Há tambem uns pensos que se cola que o corpo vai absorvendo a nicotina até que se fique totalmente limpo. Mas cada caixa desses pensos ronda os 60€ e é mais eficas do que as pastilhas mas pode não funcionar.

Obrigado pela mensagem Alexa. Vontade tenho muita de parar, mas tambem tenho é medo dos sintomas e ficar aborrecido para as pessoas e ansioso. Aqui a uns tempos deixava os cigarros no carro e so trazia um para dentro de casa e reduzi bastante porque sempre que quisesse fumar tinha que ir ao carro. No trabalho posso fumar é mais complicado, porque quase todos fumam e mesmo que nao queira tenho que levar com o fumo.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.


É como eu comecei por dizer, cada caso é um caso. A mim nunca me incomodou que outros fumassem ao meu lado, nem o fumo, nem o cheiro.

Precisamente por isso (sintomas secundários) é que, a mim, ajudou reduzir primeiro. Quando tentei de uma forma mais drástica senti essa ansiedade, irritação,... Além de que, concordando com o RR, a parte física também se ressentiu, pela retirada súbita da nicotina.
Uma coisa é certa, não vou mentir, a força de vontade tem que estar lá. Mas, se dizes que não tens prazer no fumo e o cigarro não te sabe bem, parece-me que isso já é meio caminho andado (como se costuma dizer).