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  • Amuletos, talismã e superstições.
    Iniciado por Moreno Wilson
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Observações Importantíssimas de Kardec que vai nos libertar das crendices, superstições e do misticismo, Kardec é o Libertador é por isso que as trevas tentam esconder seus textos, como esse, vejamos, o libertador.

Amuletos, talismã e superstições.

OS ESPÍRITOS SÃO ATRAÍDOS OU REPELIDOS PELO PENSAMENTO, E NÃO POR OBJETOS MATERIAIS QUE NÃO TÊM NENHUM PODER SOBRE ELES.

Os Espíritos superiores, em todos os tempos, condenaram o emprego de sinais e de formas cabalísticas, e todo Espírito que lhes atribui uma virtude qualquer, ou que pretenda dar talismãs que aparentem a magia, revela, com isso, sua inferioridade, esteja agindo de boa fé ou por ignorância, em conseqüência de antigos preconceitos terrestres dos quais estejam imbuídos, seja porque queira conscientemente divertir-se com a credulidade, como Espírito zombeteiro.

OS SINAIS CABALÍSTICOS, QUANDO NÃO SÃO PURA FANTASIA, SÃO SÍMBOLOS QUE LEMBRAM AS CRENÇAS SUPERSTICIOSAS QUANTO À VIRTUDE DE CERTAS COISAS, COMO OS NÚMEROS, OS PLANETAS, E SUA CONCORDÂNCIA COM OS METAIS, CRENÇAS NASCIDAS NOS TEMPOS DA IGNORÂNCIA, E QUE REPOUSAM SOBRE ERROS MANIFESTOS, DOS QUAIS A CIÊNCIA FEZ JUSTIÇA MOSTRANDO O QUE ERAM OS PRETENSOS SETE PLANETAS, SETE METAIS, ETC.

A forma mística e ininteligível desses emblemas tinha por objetivo impor ao vulgo ver o maravilhoso naquilo que não compreendia. Quem estudou a natureza dos Espíritos, não pode admitir racionalmente, sobre eles, a influência de formas convencionais, nem de substâncias misturadas em certas proporções; isso seria renovar as práticas da caldeira dos feiticeiros, de gato preto, de galinha preta e outros feitiços. Não ocorre o mesmo com um objeto magnetizado que, como se sabe, tem o poder de provocar o sonambulismo ou certos fenômenos nervosos sobre a economia; mas, então, a virtude desse objeto reside unicamente no fluido do qual está momentaneamente impregnado e que se transmite, assim, por via mediata, e não em sua forma, em sua cor, nem sobretudo nos sinais com os quais pode estar sobrecarregado.

Um Espírito pode dizer: Traçai tal sinal, e a esse sinal reconhecerei que chamais e virei; mas nesse caso o sinal traçado não é senão a expressão do pensamento; é uma evocação traduzida de um modo material; ora, os Espíritos, qualquer que seja sua natureza, não têm necessidade de semelhantes meios para se comunicarem; os Espíritos superiores não os empregam nunca; OS ESPÍRITOS INFERIORES PODEM FAZÊ-LO TENDO EM VISTA FASCINAR A IMAGINAÇÃO DE PESSOAS CRÉDULAS, QUE QUEREM TER SOB SUA DEPENDÊNCIA. REGRA GERAL: TODO ESPÍRITO QUE LIGA MAIS IMPORTÂNCIA À FORMA DO QUE AO FUNDO É INFERIOR, E NÃO MERECE NENHUMA CONFIANÇA, AINDA MESMO SE, DE TEMPO EM TEMPO, DISSER ALGUMAS COISAS BOAS; PORQUE ESSAS BOAS COISAS PODEM SER UM MEIO DE SEDUÇÃO.

Tal era o nosso pensamento a respeito dos talismãs em geral, como meio de relações com os Espíritos. Vale dizer que ele se aplica igualmente àqueles que a superstição emprega como preservativos de doenças ou de acidentes.

Contudo, para a edificação do possuidor da medalha, e para melhor aprofundar a questão, na sessão da Sociedade, do dia 17 de julho de 1858, pedimos ao Espírito de São Luís, que consente comunicar conosco todas as vezes que se trata de nossa instrução, que nos desse a sua opinião a respeito. Interrogado sobre o valor dessa medalha, eis a sua resposta:
\"FIZESTES BEM EM NÃO ADMITIR QUE OS OBJETOS MATERIAIS POSSAM TER UMA VIRTUDE QUALQUER SOBRE AS MANIFESTAÇÕES, SEJA PARA PROVOCÁ-LAS, SEJA PARA IMPEDI-LAS. BEM FREQÜENTEMENTE, DISSEMOS QUE AS MANIFESTAÇÕES ERAM ESPONTÂNEAS, E QUE FINALMENTE, JAMAIS NOS RECUSAMOS EM RESPONDER À VOSSA CHAMADA. POR QUE PENSAIS QUE POSSAMOS SER OBRIGADOS A OBEDECER A UMA COISA FABRICADA POR HUMANOS?

P. - Com qual objetivo essa medalha foi feita?
- R. Foi feita com o objetivo de chamar a atenção das pessoas que nela quisessem crer; mas não foi senão pelos magnetizadores que ela pôde ser feita com a intenção de magnetizar para adormecer uma pessoa. Os sinais não são senão coisas de fantasia.

P. - Diz-se que ela pertenceu a Cazotte; poderíamos evocá-lo, a fim de termos algumas informações dele a esse respeito?
- R. Não é necessário; preferivelmente, ocupai-vos de coisas mais sérias.\"


Allan Kardec.

Os Talismãs e Medalhas Cabalisticas Revista Espirita ano 1 Setembro de 1858 numero 9


Vamos realçar algumas observações importantes de Kardec.

a) Os Espíritos são atraídos ou repelidos pelo pensamento, e não por objetos materiais que não têm nenhum poder sobre eles.

b) Os Espíritos superiores, em todos os tempos, condenaram o emprego de sinais e de formas cabalísticas, e todo Espírito que lhes atribui uma virtude qualquer, ou que pretenda dar talismãs que aparentem a magia, revela, com isso, sua inferioridade, esteja agindo de boa fé ou por ignorância, em conseqüência de antigos preconceitos terrestres dos quais estejam imbuídos.

c) Os sinais cabalísticos, quando não são pura fantasia, são símbolos que lembram as crenças supersticiosas quanto à virtude de certas coisas, como os números, os planetas, e sua concordância com os metais, crenças nascidas nos tempos da ignorância, e que repousam sobre erros manifestos, dos quais a ciência fez justiça mostrando o que eram os pretensos sete planetas, sete metais, etc.


d) Quem estudou a natureza dos Espíritos, não pode admitir racionalmente, sobre eles, a influência de formas convencionais, nem de substâncias misturadas em certas proporções; isso seria renovar as práticas da caldeira dos feiticeiros, de gato preto, de galinha preta e outros feitiços.

e)Fizestes bem em não admitir que os objetos materiais possam ter uma virtude qualquer sobre as manifestações, seja para provocá-las, seja para impedi-las. Bem freqüentemente, dissemos que as manifestações eram espontâneas, e que finalmente, jamais nos recusamos em responder à vossa chamada. Por que pensais que possamos ser obrigados a obedecer a uma coisa fabricada por humanos?

Allan Kardec
Os Talismãs e Medalhas Cabalisticas Revista Espirita ano 1 Setembro de 1858 numero 9

Daqui se conclui que, o uso de objetos, nada é senão uma forma de chamar, pelo pensamento, a proteção de algum espirito, pois nada tem a ver com a verdadeira natureza do espírito.
Os espiritos superiores não perdem tempo com amuletos ou objetos afins.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Citação de: cleopatra em 07 junho, 2015, 16:37
Daqui se conclui que, o uso de objetos, nada é senão uma forma de chamar, pelo pensamento, a proteção de algum espirito, pois nada tem a ver com a verdadeira natureza do espírito.
Os espiritos superiores não perdem tempo com amuletos ou objetos afins.

verdade... mas isso não implica que determinados objectos não tenham "energia" que lhe foi "conferida" por alguma pessoa... viva...
a minha religião é a verdade...

A proteção espiritual quem faz é a própria pessoa pelos seus pensamentos e conduta moral.
Os maus espiritos só dominam as pessoas de vontade fraca, com maus desejos, maus pensamentos, vícios , basta a pessoa se melhorar Moralmente e espiritualmente, combatendo suas imperfeições morais e cultivando pensamentos positivos, elevados e firmes no bem, que ela repele vibratoriamente os espiritos obsessores, não havendo sintonia eles se afastam, como disse Kardec

Os maus Espíritos só estão aonde podem satisfazer a sua perversidade. Para afastá-los, não basta pedir, nem mesmo ordenar que se retirem: é necessário eliminar em nós aquilo que os atrai. Os Espíritos maus descobrem as chagas da alma, como as moscas descobrem as do corpo. Assim, pois, como limpais o corpo para evitar as bicheiras, limpai também a alma das suas impurezas, para evitar as obsessões. Como vivemos num mundo em que os maus Espíritos pululam, as boas qualidades do coração nem sempre nos livram das suas tentativas, mas nos dão a força necessária para resistir-lhes.
TODAS AS FÓRMULAS SÃO MERA CHARLATANARIA. NÃO HÁ PALAVRA SACRAMENTAL NENHUMA, NENHUM SINAL CABALÍSTICO, NEM TALISMÃ, QUE TENHA QUALQUER AÇÃO SOBRE OS ESPÍRITOS, PORQUANTO ESTES SÓ SÃO ATRAÍDOS PELO PENSAMENTO E NÃO PELAS COISAS MATERIAIS.

Allan Kardec.

Para afastar os maus espíritos ( espíritos inferiores, perturbadores e obsessores), temos que buscar a nossa melhoria Moral e Mental, cultivar pensamentos puros, elevados e firmes no Bem, ter atitudes corretas e honestas, combater os maus pensamentos, combater os vícios, combater os maus hábitos, praticar a caridade e a fraternidade, ter uma fé racional e não cega, dessa forma a pessoa consegue elevar o seu padrão Vibratório, repelindo as vibrações negativas e pesadas dos espíritos obsessores, eles não conseguem entrar em Sintonia com a pessoa, as vibrações positivas repelem as vibrações negativas. Tudo é uma questão de Afinidade moral ou Sintonia, o Bem tem sintonia com o Bem, e o mal tem sintonia com o mal, tudo depende dos nossos PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E ATITUDES.
Vamos concluir que a Proteção espiritual quem faz é a própria pessoa, conforme seus pensamentos e conduta moral, essas superstições tolas de usar, velas, incenso, roupas brancas, amuletos, talismã, imagens de santos, banho de ervas, palavras sacramentais, são tudo baboseiras do misticismo, não tem nenhuma base racional.
É no Pensamento e na Conduta Moral que está a defesa psíquica contra os maus espíritos.
Allan Kardec disse que são as imperfeições morais da alma que atraem os maus espíritos, portanto, temos que combater essas imperfeições morais, para podermos afastar esses espíritos maldosos e ignorantes do plano astral.

Os espíritos de luz.

Os Espíritos de Luz não possuem necessidades matérias, eles estão moralmente depurados, seus pensamentos e sentimentos são sempre elevados, puros, nobres e sua cultura é ampla e profunda, eles tem por objetivo ajudar as pessoas a se melhorarem moralmente e espiritualmente, sua Linguagem é sempre digna, elevada, lógica e seus ensinamentos são Moralizadores, tentando iluminar as pessoas.
OS ESPÍRITOS DE LUZ NÃO NECESSITAM DE COISAS MATÉRIAS, OS ESPÍRITOS QUE PEDEM CHARUTOS, CACHAÇA, CIGARROS, DESPACHOS E SACRIFÍCIOS DE POBRES ANIMAIS, SÃO ESPÍRITOS MORALMENTE ATRASADOS, APEGADOS A MATÉRIA E AOS VÍCIOS E DESEJOS TERRENOS.
E muito desses espíritos podem ser maldosos, maliciosos, astutos, embusteiros e obsessores, cuidado com a conversa mole deles, eles falam macio.
Não podemos aceitar nada que venha dos espíritos desencarnados sem rigoroso exame, tudo que venha do plano espiritual através de mensagens e comunicações, tem que passar pelo Crivo severo da Razão e da lógica, qualquer ofensa a razão, a lógica e a moral elevada, deve ser rejeitado.

Os maus espíritos não suportam o exame racional das suas mensagens.
Numa reunião mediúnica devemos sempre analisar com muito cuidado a Linguagem e os ensinamentos dado pelos espíritos desencarnados, qualquer expressão grosseira, vulgar, agressiva, ou ensinamentos sem elevação racional e moral, denuncia a presença de espíritos inferiores e atrasados.
Um espírito desencarnado se manifesta numa reunião mediúnica usando uma Linguagem pesada, vulgar, chula, trivial, sem lógica, sem uma moral sã, e eles pedem coisas matérias, como, cachaça, cigarros, charutos, despachos e sacrifícios de pobres animais, vamos concluir, que são espíritos ainda presos as paixões e vícios terrenos, sua forma de pensar e sentir ainda esta materializada.
Portanto, vamos analisar com muito cuidado e critério as mensagens e comunicações dos espíritos desencarnados.
Não devemos esquecer, que os espíritos desencarnados são seres humanos sem seus corpos físicos e que a morte ou desencarnação não modifica o espírito no campo moral e intelectual, o mundo espiritual é o reflexo do mundo corporal.

Distinguir os bons e os maus Espíritos é extremamente fácil. A linguagem dos Espíritos superiores é constantemente digna, nobre, cheia da mais alta moralidade, livre de qualquer paixão inferior, seus conselhos revelam a mais pura sabedoria e têm sempre por alvo o nosso progresso e o bem da Humanidade. A dos Espíritos inferiores é inconseqüente, quase sempre banal e mesmo grosseira; se dizem às vezes coisas boas e verdadeiras, dizem com mais freqüência falsidades e absurdos, por malícia ou ignorância; zombam da credulidade e divertem-se à custa dos que os interrogam, lisonjeando-lhes a vaidade e embalando-lhes os desejos com falsas esperanças. Em resumo as comunicações sérias, na perfeita acepção do termo, não se verificam senão nos centros senos, cujos membros estão unidos por uma íntima comunhão de pensamentos dirigidos para o bem.

A moral dos espíritos superiores se resume, como a do Cristo nesta máxima evangélica: "Fazer aos outros o que desejamos que os outros nos façam , ou seja, fazer o bem e não o mal. O homem encontra nesse princípio a regra universal de conduta, mesmo para as menores ações.

Wilson Moreno