Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • 21 razões cientificamente validadas para a prática da Meditação
    Iniciado por Puca
    Lido 1.195 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Puca

À grande maioria das pessoas nas sociedades ocidentais não lhes é incutida a prática da meditação. No entanto, nos últimos anos, a meditação tem ganho milhões de praticantes, ajudando-os a tornarem-se melhores pessoas e a ajudar a resolver/aliviar muitos problemas da sua vida.

Qualquer condição que seja causada ou agravada pelo stresse pode ser aliviada através da meditação. Tem sido aceite como uma terapia útil para a ansiedade e a depressão há mais de uma década. Está a ser utilizada nas escolas, equipas desportivas profissionais e unidades militares para melhorar o desempenho, e é uma forma de ajudar as pessoas que sofrem de dor crónica, dependências, entre outros problemas de saúde. Existe ainda alguma evidência de que a atenção plena pode ajudar com os sintomas de certas condições físicas, tais como a síndrome do intestino irritável, cancro e VIH.
Nos últimos 20 anos, centenas de estudos científicos foram realizados. Aqui ficam 21 razões, cientificamente validadas, para que criar motivação e começar hoje a sua prática.

Reforça a sua saúde

1 – Aumenta a função imunológica – ver em psychosomaticmedicine e sciencedirect
2 – Diminui a dor – ver em pmc
3 – Diminui a inflamação a nível celular – ver em sciencedirect, sciencedirect e sciencedirect
4- Melhora a saúde do seu coração – ver em Heart Health Association

Aumenta a sua felicidade

5 – Aumenta as emoções positivas – ver em psychosomaticmedicine e apa
6 – Diminui a depressão – ver em springer, thelancet e CAMH
7 – Diminui a ansiedade – ver em liebertpub e psychiatryonline e sciencedirect
8 – Diminui o stress – ver em apa e psychosomaticmedicine

Reforça a sua Vida Social

Pense que a meditação é uma atividade solitária? Pode ser (a menos que medite num grupo), mas esta prática realmente aumenta o seu sentido de conexão com os outros:

9 – Aumenta a conexão social e inteligência emocional – ver em apa e apa
10 – Permite elevar os níveis da sua compaixão – ver em psycologicalscience, stanford, sagepub e daviddesteno
11 – Diminui o sentimento de solidão – ver em sciencedirect


Aumenta o seu Auto-Controlo

12 – Melhora a sua capacidade de regular as suas emoções – ver em stanford
13 – Melhora a sua capacidade de introspecção – ver em berkeley

Altera o seu Cérebro (para melhor)

14 – Aumenta a massa cinzenta – ver em sciencedirect
15 – Aumentos de volume em áreas relacionadas com a Regulação Emocional, Emoções Positivas e Auto-Controlo – ver em sciencedirect e psychosomaticmedicine
16 – Aumenta a espessura cortical em áreas relacionadas com a atenção – ver em ncbi

Aumenta a sua Produtividade (sim, não fazendo nada)

17 – Aumenta o seu foco e a sua atenção – ver em springer, acm, plosbiology e sciencedirect
18 – Melhora a sua capacidade de multitarefa – ver em acm
19 – Melhora a sua memória – consultar em sciencedirect
20 – Melhora a sua capacidade de ser criativo e pensar "fora da caixa" – ver a investigação de J. Schooler (ucalifornia-sb)

21. Torna-o mais Sábio
Não no sentido intelectual, mas permite-lhe ter perspectiva: Ao observar a sua mente, percebe que não tem que ser escravo dela. Percebe que faz birras, fica mal-humorado, ciumento, feliz e triste, mas que não tem que se identificar com esses estados mentais. A meditação é simplesmente um processo de higiene mental: limpar o lixo, ajustar os seus talentos, e entrar em contato consigo mesmo. Pense nisso, toma banho todos os dias para limpar o seu corpo, faz, provavelmente, algum tipo de atividade física, mas já o que faz com a sua mente? Para além de a sobrecarregar com milhares de estímulos diariamente?

Como consequência da prática meditativa vai sentir-se mais calmo, sereno, com a forte possibilidade de ver as coisas com maior perspetiva. "A qualidade da nossa vida depende da qualidade da nossa mente", escreve Sri Sri Ravi Shankar.


Não podemos controlar o que acontece do lado de fora, mas temos uma "palavra a dizer" sobre a qualidade da nossa mente. Não importa o que está acontecer, se a sua mente está ok, tudo pode estar melhor. Agora!

Fonte: SPM-BE



Excelente tópico!

Não podendo controlar o que está fora de nós, tentemos (pelo menos) controlar o que há dentro de nós ;)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Fausto Matos
#2
Como practicante regular, mas não regrado posso confirmar que a técnica de meditação k aprendi em 1999 a meditação transcendental (MT) foi a melhor coisa que aprendi até agora na Vida. Se não meditar durante uns dias começo logo a sentir a sua falta, é viciante como uma droga. Quando medito sinto de novo conexão comigo próprio, e com os outros, sinto mais energia, a criatividade e expontaneidade aumentam, sinto mesmo que se não tiver aquele tempo comigo fica-me a faltar algo. A meditação é aquietar a mente ao ponto de cessar o pensamento e posteriormente ordenar a mente, os pensamentos e obviamente a vida. Recomendo a todos.


Citação de: Fausto Matos em 29 maio, 2015, 06:17
Como practicante regular, mas não regrado posso confirmar que a técnica de meditação k aprendi em 1999 a meditação transcendental (MT) foi a melhor coisa que aprendi até agora na Vida. Se não meditar durante uns dias começo logo a sentir a sua falta, é viciante como uma droga. Quando medito sinto de novo conexão comigo próprio, e com os outros, sinto mais energia, a criatividade e expontaneidade aumentam, sinto mesmo que se não tiver aquele tempo comigo fica-me a faltar algo. A meditação é aquietar a mente ao ponto de cessar o pensamento e posteriormente ordenar a mente, os pensamentos e obviamente a vida. Recomendo a todos.


Excelente.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Citação de: Fausto Matos em 29 maio, 2015, 06:17
Como practicante regular, mas não regrado posso confirmar que a técnica de meditação k aprendi em 1999 a meditação transcendental (MT) foi a melhor coisa que aprendi até agora na Vida. Se não meditar durante uns dias começo logo a sentir a sua falta, é viciante como uma droga. Quando medito sinto de novo conexão comigo próprio, e com os outros, sinto mais energia, a criatividade e expontaneidade aumentam, sinto mesmo que se não tiver aquele tempo comigo fica-me a faltar algo. A meditação é aquietar a mente ao ponto de cessar o pensamento e posteriormente ordenar a mente, os pensamentos e obviamente a vida. Recomendo a todos.

Fausto Matos como praticante de MT, gostaria de ler a sua opinião relativamente a este tópico:

https://portugalparanormal.com/index.php/topic,35850.15.html

Obrigada e bem-haja!
Também medito desde 1998 :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Cruz Credo... eu não quero ter nada a ver cá com essas coisas do demónio...  ;)
a minha religião é a verdade...

Citação de: incertus em 29 maio, 2015, 22:12
Cruz Credo... eu não quero ter nada a ver cá com essas coisas do demónio...  ;)

Você precisa é de um exorcista, não de meditação!! ;D ;D
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334