Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.448
Total de mensagens
369.513
Total de tópicos
26.928
  • Explicação sobre Espiritismo
    Iniciado por Lorena
    Lido 1.148 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Adorei este vídeo https://youtu.be/tJgOLOKPtfY e por isso decide partilhar convosco. Achei que explica muito bem a relação dos espíritos desencarnados com os encarnados. Espero que também gostem :)

Fiquem bem!

#1
Confesso que durante um tempo andei entusiasmado com a versão espírita do mundo. Li os 2 primeiros livros e parte da Génese. Tenho de admitir que numa fase muito atribulada da minha vida, me ajudou a encarar os problemas da vida de outra maneira... no fundo com um "sorriso". Devorei essa literatura em pouco tempo, achei um potencial realmente enorme. Mas, como também é o meu feitio, comecei a questionar as coisas (E até posso deixar algumas questões para quem me souber explicar). Perdi o entusiasmo e abandonei um bocado a doutrina, num todo (também reparei que ela perdeu quase por completo a força que tinha em França, país de origem, estando o núcleo duro no Brasil). No entanto aprendi sempre lições valiosíssimas..

- A doutrina espírita, enquadra-se no movimento positivista, querendo ser uma doutrina de vertente religiosa e cientifica. Então porque nunca reciclaram a bibliografia original?
- O nosso mundo teve exemplos de seres humanos extraordinários. Porquê o enfase todo em Jesus Cristo?
- Kardec diz que podemos reconhecer os espiritos através da forma como falam e da sua moral. Ora a moral é um conceito demasiado abstracto, e de certa forma, pessoal. Nao existe maneira de atribuir individualidade própria a cada espirito? (Tal como nós temos a impressão digital, o ADN)
- O plano espiritual é independente do terrestre. No entanto é no plano terreste que é feita a evolução dos espiritos.. Porque é que a evolução do ser necessita quase que "obrigatoriamente" de plano terrestre\terreno?
- Quando somos um espírito "desprendido" da matéria (Ou seja, morremos e andamos no plano espiritual)... Analisamos a nossa vida, as faltas, os ganhos e consoante isso...escolhe-se as novas expiações e resgates karmicos a cumprir. Porque Deus permite que, nós em espírito, escolhamos sofrer para pagar as nossas dividas se ele é bondade absoluta?
- Porque é que a imagem de Deus nos livros nos surge como a extrapolação de todas as "boas" qualidades que somos capazes de reconhecer? Não seremos demasiado pequenos para decidir o que é bom e deve ser extrapolado em Deus?

Bom fim-de-semana =)

#2
vou responder a uma pergunta, porque o resto esta tudo no livro dos espiritos. O Brasil tornou se o maior País Espirita porque nasceu lá nomes como: Chico Xavier, Euripedes Barsanulso, Dr Bezerra de Menezes, Divaldo Franco entre muitos outros. Chico Xavier foi o maior divulgador da Doutrina. A contagem de livros psicografados ja vai em 460. Allan Kardec não veio só por causa do Espiritismo, ele deu muito contributo na educação em França, inclusive tem livros escritos  sobre educação   e implementou novas formas de ensino. Os livros da codificação são pra ser estudados e não pra meter na estante depois de ser lido uma vez
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

A presença do espiritismo no Brasil, estou bem ciente dela. Não estou é em relação as perguntas que coloquei, porque não encontrei resposta ás mesmas. Aliás as perguntas decorreram da leitura dos livros, sendo que ia anotando o que não entendia, para ver se apanhava isso mais adiante.  ;D

#4
Citação- A doutrina espírita, enquadra-se no movimento positivista, querendo ser uma doutrina de vertente religiosa e cientifica. Então porque nunca reciclaram a bibliografia original?

A Codificação é a obra base e não é para ser alterada até que haja uma nova revelação, que tem que passar pelo crivo da universalidade dos espíritos, ou seja, essa informação ser revelada a vários médiuns sem que haja qualquer afinidade ou conhecimento entre eles. Allan Kardec em seu tempo recebeu milhares de comunicações de todo o mundo para fazer a obra.
O Espiritismo nao se fica só pela obra bases, há muitos livros de autores espirituais como André Luiz, Emmanuel entre muitos outros
O Evangelho segundo o Espiritismo é o livro do sentido de religião, mas o Espiritismo não é religião no sentido literal da palavra dado que não há sistema de hierarquias sacerdotais  organizadas,nem ritos. Pode ser considerada religião no sentido de ligar o homem a Deus.

Citação- O nosso mundo teve exemplos de seres humanos extraordinários. Porquê o enfase todo em Jesus Cristo?

625. Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo?

"Jesus."


Nota de Kardec:

Para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei do Senhor, porque, sendo ele o mais puro de quantos têm aparecido na Terra, o Espírito Divino o animava.
Quanto aos que, pretendendo instruir o homem na lei de Deus, o têm transviado, ensinando-lhe falsos princípios, isso aconteceu por haverem deixado que os dominassem sentimentos demasiado terrenos e por terem confundido as leis que regulam as condições da vida da alma, com as que regem a vida do corpo.
Muitos hão apresentado como leis divinas simples leis humanas instituídas para servir às paixões e dominar os homens.

Nota minha: Se Jesus o ser mais perfeito que o Pai Celestial nos deu , quem vamos seguir? O Papa?
Se quisermos ser perfeitos temos que seguir a perfeição e a maior entidade Espiritual a pisar a Terra foi o Mestre Jesus.

Citação
- Kardec diz que podemos reconhecer os espiritos através da forma como falam e da sua moral. Ora a moral é um conceito demasiado abstracto, e de certa forma, pessoal. Nao existe maneira de atribuir individualidade própria a cada espirito? (Tal como nós temos a impressão digital, o ADN)

149. Que sucede à alma no instante da morte?

"Volta a ser Espírito, isto é, volve ao mundo dos Espíritos, donde se apartara momentaneamente."

150. A alma, após a morte, conserva a sua individualidade?

"Sim; jamais a perde. Que seria ela, se não a conservasse?"

a) — Como comprova a alma a sua individualidade, uma vez que não tem mais corpo material?

"Continua a ter um fluido que lhe é próprio, haurido na atmosfera do seu planeta, e que guarda a aparência de sua última encarnação: seu perispírito."

152. Que prova podemos ter da individualidade da alma depois da morte?

"Não tendes essa prova nas comunicações que recebeis? Se não fôsseis cegos, veríeis; se não fôsseis surdos, ouviríeis; pois que muito amiúde uma voz vos fala, reveladora da existência de um ser que está fora de vós."

Citação- O plano espiritual é independente do terrestre. No entanto é no plano terreste que é feita a evolução dos espiritos.. Porque é que a evolução do ser necessita quase que "obrigatoriamente" de plano terrestre\terreno?

Estando na matéria e com o véu do esquecimento temos muito mais mérito na evolução, mas também se evolui no mundo espiritual no meu ver sendo mais fácil porque temos uma consciência mais ampla e melhor entendimento das coisas

Citação- Quando somos um espírito "desprendido" da matéria (Ou seja, morremos e andamos no plano espiritual)... Analisamos a nossa vida, as faltas, os ganhos e consoante isso...escolhe-se as novas expiações e resgates karmicos a cumprir. Porque Deus permite que, nós em espírito, escolhamos sofrer para pagar as nossas dividas se ele é bondade absoluta?

262. Como pode o Espírito, que, em sua origem, é simples, ignorante e carecido de experiência, escolher uma existência com conhecimento de causa e ser responsável por essa escolha?

"Deus lhe supre a inexperiência, traçando-lhe o caminho que deve seguir, como fazeis com a criancinha. Deixa-o, porém, pouco a pouco, à medida que o seu livre-arbítrio se desenvolve, senhor de proceder à escolha e só então é que muitas vezes lhe acontece extraviar-se, tomando o mau caminho, por desatender os conselhos dos bons Espíritos. A isso é que se pode chamar a queda do homem."

a) — Quando o Espírito goza do livre-arbítrio, a escolha da existência corporal dependerá sempre exclusivamente de sua vontade, ou essa existência lhe pode ser imposta, como expiação, pela vontade de Deus?

"Deus sabe esperar, não apressa a expiação. Todavia, pode impor certa existência a um Espírito, quando este, pela sua inferioridade ou má vontade, não se mostra apto a compreender o que lhe seria mais útil, e quando vê que tal existência servirá para a purificação e o progresso do Espírito, ao mesmo tempo que lhe sirva de expiação."

Citação- Porque é que a imagem de Deus nos livros nos surge como a extrapolação de todas as "boas" qualidades que somos capazes de reconhecer? Não seremos demasiado pequenos para decidir o que é bom e deve ser extrapolado em Deus?

10. Pode o homem compreender a natureza íntima de Deus?

"Não; falta-lhe para isso o sentido."

11. Será dado um dia ao homem compreender o mistério da Divindade?

"Quando não mais tiver o espírito obscurecido pela matéria.
Quando, pela sua perfeição, se houver aproximado de Deus, ele o verá e compreenderá."

Nota de Allan Kardec

A inferioridade das faculdades do homem não lhe permite compreender a natureza íntima de Deus. Na infância da Humanidade, o homem o confunde muitas vezes com a criatura, cujas imperfeições lhe atribui; mas, à medida que nele se desenvolve o senso moral, seu pensamento penetra melhor no âmago das coisas; então, faz idéia mais justa da Divindade e, ainda que sempre incompleta, mais conforme à sã razão.

12. Embora não possamos compreender a natureza íntima de Deus, podemos formar idéia de algumas de suas perfeições?

"De algumas, sim. O homem as compreende melhor à proporção que se eleva acima da matéria. Entrevê-as pelo pensamento."

13. Quando dizemos que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom, idéia completa de seus atributos?

"Do vosso ponto de vista, sim, porque credes abranger tudo. Sabei, porém, que há coisas que estão acima da inteligência do homem mais inteligente, as quais a vossa linguagem,
restrita às vossas idéias e sensações, não tem meios de exprimir. A razão, com efeito, vos diz que Deus deve possuir em grau supremo essas perfeições, porquanto, se uma lhe faltasse, ou não fosse infinita, já ele não seria superior a tudo, não seria, por conseguinte, Deus. Para estar acima de todas as coisas, Deus tem que se achar isento de qualquer vicissitude e de qualquer das imperfeições que a imaginação possa conceber."


Nota de Allan Kardec

Deus é eterno. Se tivesse tido princípio, teria saído do nada, ou, então, também teria sido criado, por um ser anterior. É assim que, de degrau em degrau, remontamos ao infinito e à eternidade.

É imutável. Se estivesse sujeito a mudanças, as leis que regem o Universo nenhuma estabilidade teriam.

É imaterial. Quer isto dizer que a sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria. De outro modo, ele não seria imutável, porque estaria sujeito às transformações da matéria.

É único. Se muitos Deuses houvesse, não haveria unidade de vistas, nem unidade de poder na ordenação do Universo.

É onipotente. Ele o é, porque é único. Se não dispusesse do soberano poder, algo haveria mais poderoso ou tão poderoso quanto ele, que então não teria feito todas as coisas. As que não houvesse feito seriam obra de outro Deus.

É soberanamente justo e bom. A sabedoria providencial das leis divinas se revela, assim nas mais pequeninas coisas, como nas maiores, e essa sabedoria não permite se duvide nem da
justiça nem da bondade de Deus.

Acho que não lemos o mesmo Livro dos Espíritos Pressplay :P
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#5
Muito Obrigado por esse esclarecimento tão exaustivo. Agradeço muito o trabalho que tiveste a recolher essas informações. Houve coisas que me escaparam sem dúvida (embora algumas respostas não me cubram a mim a totalidade da resposta :P ). No entanto continuo a não entender, que com uma retórica tão sustentada, essas afirmações não tenham sido provadas em "laboratório". Talvez não tenha chegado esse tempo...

Citação de: pressplay em 23 maio, 2015, 16:51
Muito Obrigado por esse esclarecimento tão exaustivo. Agradeço muito o trabalho que tiveste a recolher essas informações. Houve coisas que me escaparam sem dúvida (embora algumas respostas não me cubram a mim a totalidade da resposta :P ). No entanto continuo a não entender, que com uma retórica tão sustentada, essas afirmações não tenham sido provadas em "laboratório". Talvez não tenha chegado esse tempo...

Se a ciência não entende nem quer estudar o Espírito nunca entenderá nem conseguirá provar, embora haja situações de cientistas por sua própria conta porque a ciência não quer fazer esses estudos, fizeram estudos sobre o assunto.

Allan Kardec disse que "Se algum dia a ciência provar que o Espiritismo, está errado em determinado ponto, abandone este ponto, e fique com a ciência".

Tinha que ter mesmo a certeza e acreditar no trabalho que estava a fazer para fazer uma afirmação destas.

Cada vez que iniciamos a leitura do livro do espíritos sempre aprendemos coisas novas e porque? Porque ainda não estávamos amadurecidos para entender e "escapou-nos" conforme vamos amadurecendo vamos tendo uma noção e compreensao diferente o que nos faz entender melhor as coisas.

Numa revista Espirita agora não me lembro do ano, Allan Kardec disse: " Se somos charlatães, somos uma nova classe porque não ganhamos nada com isto"
As praticas Espíritas são todas gratuitas e se algum centro de diz Espirita e cobra na realidade não o é, e dá má fama ao Espiritismo, porque as pessoas metem tudo no mesmo saco.
Tudo está na nossa consciência e o que aprendemos da espiritualidade já o temos e funciona como um lembrete
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Partilho a 100% contigo esse teu desabafo. Acho que a quantidade absurda de charlatães que existem. A desinformação que os media passam...Tudo isto contribui para que não haja credibilidade. Nenhuma! Ou seja, muito pouca gente acaba por se interessar e por consequência não se faz ciência com o espíritismo.