Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Reencarnação ou Possessão? Como se explica o caso Kandinsky-Paladin?
    Iniciado por YESNO
    Lido 3.502 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
A estranha reencarnação de Wassily Kandinsky  relatada pelo Dr. Banerjee

O que realmente aconteceu?

Em 13 de dezembro de 1944,o eminente artista russo e pai da pintura obstrata,Wassily Kandinsky, faleceu na Suíça com a idade de setenta e oito anos. O falecimento de Kandinsky decorreu de sua elevada idade. pouco depois,um norte-americano, David Paladin, "morreu" nas mãos dos soldados alemães.

Estes acontecimentos aparentemente não relacionados construíram o início de um dos mais surpreendentes casos de reencarnação estudados por mim,a reencarnação de Wassily Kandinsky no corpo sem vida de David Paladin.

David Paladin nasceu em 4 de dezembro de 1926, na reserva indígena de Navajo, em Chinle, Arizona, filho de um missionário branco e de uma índia navajo. Foi educado nas escolas missionárias indígenas até o sexto grau. Na adolescência, era rapaz arriquieto, viajou para São Francisco, onde ingressou na marinha mercante. No começo da Segunda Guerra Mundial, entrou para o exército. Em 1944, foi ferido e capturado por soldados alemães que pouco tempo depois o abandonaram como morto. Foi em seguida encontrado por uma patrulha britânica que também o tomou como morto e colocou num trem junto com outros cadáveres. Contudo no trem, percebera que ele dava sinais de vida. David foi enviado de volta para os Estados Unidos e colocado num hospital do exército, onde Jazeu inconsciente por dois anos. Num certo momento, em 1946, recuperou a consciência e disse para enfermeira que o atendia: "Sou um artista" .

David torna-se artista criativo

David Paladin, que atualmente reside em Prescott, no Arizona, nunca recebeu aulas de pintura e nunca realizara qualquer obra criativa neste campo artístico para justificar a surpreendente afirmação de que era um artista. Depois de deixar o hospital, entretanto pôs-se a fazer pinturas obstratas. Ainda que não estivesse consciente do fenômeno naquele tempo, seus quadros eram admiravelmente parecidos com os do falecido Wassily Kandinsky. A  reputação de David, como artista sério cresceu rapidamente e seu trabalho atraiu a atenção de negociantes de obra de arte e críticos internacionalmente conhecidos que achavam a similitude com as obras de Kandinsky especialmente fascinante, visto que David nunca tivera conhecido o prévio do artista russo. Este estranho fenômeno não pode ser explicado em termos de psicologia moderna. Ninguém é capaz de apresentar conhecimento ou habilidades sem treinamento prévio. David, na prática estava desafiando as leis do aprendizado,conseguia pintar profissionalmente sem que jamais havia aprendido a pintar.

Kandinsky  reencarnado como Paladin

Meu estudo de David Paladin levou-me a concluir que ele realmente morreu na Alemanha em 1944. Quando voltou a si no trem, não era mais como David Paladin, mas como o artista russo,Wassily Kandinsky. Dick Sutphen, diretor do Centro Experimental de Hipnose, em Scottdale, no Arizona, pôs David em transes hipnóticos várias vezes. Segundo Sutphen, há uma possibilidade definitiva de que David Paladin possa ser a reencarnação de Wassily Kandinsky,já que David é capaz, enquanto hipnotizado, de lembrar de coisas, como também se expressa como Kandinsky teria feito em sua vida, em seus quadros, ainda que se saiba de certeza absoluta que ele nunca teve oportunidade de se informar a respeito de Kandinsky.
Indagada certa vez sobre o verdadeiro nome do senhorio de Kandinsky em Paris, respondeu espontaneamente que era "Weisen" ,fato a que ele nunca teria tido acesso durante sua vida, pois era do conhecimento de apenas  algumas pessoas. O senhorio de Kandinsky em Paris era judeu e trocara de nome com medo da perseguição nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Extrato de "Vida Pretérita e Futura" Dr. Hamendras N. Banerjee, 2ª Ed fls 45-47                           

Fabuloso o que aqui refere.

No entanto, a questão da reencarnação, neste contexto, não sei se será plausível, pois repare se Kandinsky viveu entre 1866 e 1944 e Paladin nasceu em 1926, altura em que Kadinsky teria cerca de 60 anos, como seria possível o mesmo espírito reencarnar se ainda estava reencarnado??

A questão da possessão... não sei porque razão faria sentido também. Porque razão Paladin seria possuído por Kadinsky?

No mínimo estranho, não lhe parece?
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Faty Lee em 26 abril, 2015, 16:52
No mínimo estranho, não lhe parece?

Sem dúvida que é estranho. E, decerto não se encaixa no modelo de reencarnação a que estamos acostumados a entender e a nos referir. Reencarnamos em bebês, "novinhos da Silva"

Mas se reler a postagem verificará que Banerjee diz que Paladin foi dado como inconsciente (morto?) entre 1944 (não diz o mes) e 1946.

O que sugere o relato é que o espírito de David Paladin abandonou o corpo e Wassily o assumiu, com todo o seu patrimônio cognitivo.

Pode parecer estranho, mas o fato foi documentado e o que nos parece, sem querer fazer comédia, é que houve uma transgenia espiritual. O caso é antigo, mas continua sem explicação. 

Olá Yesno,

   Paladin, não estaria morto, e o dr. Banarjee, como ele, na India, podia ter certeza se estava morto ou em coma, durante esses 2 anos?
   Ora sabemos, usando o bom senso, que um corpo pode estar em coma vários anos, pois reside ainda uma percentagem do principio vital, e que tem uma alma ligada ao mesmo. Por outro lado sabemos, que quando um corpo está morto, está sem principio vital e não tem nenhuma alma ligada ao mesmo. O corpo começa a se decompor e os germens contidos em nós começam a funcionar.
   Logo, ele estaria em coma.
   
   Aquando do seu despertar do coma, depois desses 2 anos, o facto de pintar ou ter pequenas frases como Kadinsky, não é necessariamente uma possessão, pois existem as "pinturas mediunicas". Apenas uma ligação, provavelmente "combinada" durante esses 2 anos.

   Pessoalmente não sou fã de uma "transgenia espiritual" pois sabemos bem que a ligação da alma-corpo é muito correlativa, o que seria mais fácil ter um novo corpo.

Abraço,

   No entanto, existe um magnifico medium no Brasil, o Zé Araujo, que já recebeu várias mensagens nas psicografias do dr. Benarjee que são transmitidas online, porque não, lhe questionar-lhe quando for o proximo Perguntas e Respostas?

Citação de: João Paulo Soares em 27 abril, 2015, 00:29
"pintar ou ter pequenas frases como Kadinsky, não é necessariamente uma possessão, pois existem as "pinturas mediunicas"

"existe um magnifico medium no Brasil, o Zé Araujo"

Caro João Paulo,

Sim, também acho que Paladin não morreu de fato, ao contrário do que está dito.  Mas isto nos remete a imaginar uma obsessão severa, com características de uma possessão, como as descritas pela Dra. Edith Fiore(1). Porque David, como personalidade, pelo que deduzimos do texto, desapareceu. Não era um David que tinha manifestações de Wassily, mas era como se ele, Wassily tivesse voltado à vida, suprimindo David.

Não me parece que David dizia apenas "pequenas frases" e, por isso Banerjee já teria classificado como reencarnação. Leia no texto, que ele tinha conhecimento de fatos íntimos que só Wassily e seu senhorio judeu conheciam, como por exemplo, o seu nome oculto . Isso equivale, em certa medida, a um selo de autenticidade.

Aqui no Brasil tivemos um caso de possessão espiritual, de repercussão nacional veiculado através da TV Globo. Se interessar em ver, está no youtube sob o título:

" Menina assume personalidade de primo morto"

Embora eu seja espírita e tenha um certo conhecimento do assunto, guardo uma boa dose de ceticismo em tudo que vejo,ouço e leio.  Se fosse às sessões do Sr. Zé Araujo, para isso, poderia causar-lhe embaraços desnecessários. O Dr. Banerjee, desencarnou sem fechar este caso. E não seria depois de desencarnado que saberia mais. Ninguém se torna mais sabido só porque desencarnou.

Abraços.

(1) Livro Possessão Espiritual  Edith Fiore, Editora Pensamento

#5
Citação de: YESNO em 27 abril, 2015, 01:56
Caro João Paulo,

Sim, também acho que Paladin não morreu de fato, ao contrário do que está dito.  Mas isto nos remete a imaginar uma obsessão severa, com características de uma possessão, como as descritas pela Dra. Edith Fiore(1). Porque David, como personalidade, pelo que deduzimos do texto, desapareceu. Não era um David que tinha manifestações de Wassily, mas era como se ele, Wassily tivesse voltado à vida, suprimindo David.

Não me parece que David dizia apenas "pequenas frases" e, por isso Banerjee já teria classificado como reencarnação. Leia no texto, que ele tinha conhecimento de fatos íntimos que só Wassily e seu senhorio judeu conheciam, como por exemplo, o seu nome oculto . Isso equivale, em certa medida, a um selo de autenticidade.

Aqui no Brasil tivemos um caso de possessão espiritual, de repercussão nacional veiculado através da TV Globo. Se interessar em ver, está no youtube sob o título:

" Menina assume personalidade de primo morto"

Embora eu seja espírita e tenha um certo conhecimento do assunto, guardo uma boa dose de ceticismo em tudo que vejo,ouço e leio.  Se fosse às sessões do Sr. Zé Araujo, para isso, poderia causar-lhe embaraços desnecessários. O Dr. Banerjee, desencarnou sem fechar este caso. E não seria depois de desencarnado que saberia mais. Ninguém se torna mais sabido só porque desencarnou.

Abraços.

(1) Livro Possessão Espiritual  Edith Fiore, Editora Pensamento


Olá Yesno,

  Reli o texto, não vejo onde indica que o David desapareceu, bem pelo o contrário : "já que David é capaz, enquanto hipnotizado, de lembrar de coisas, como também se expressa como Kandinsky teria feito em sua vida". Diferente seria se assim fosse no seu estado normal. A questão do nome do senhorio, nao se percebe se é em estado hipnótico ou não.

  O dr. Banerjee, não sabia sobre mediunidade, nada sabia sobre a possibilidade de uma pintura mediunica, ele estudava a reencarnação. Daí ele ter estudado o caso nessa vertente.

 Então, para sabermos se seria, uma possesão, teriamos que saber o comportamento do David. Se pintar, e relembrar certos detalhes da vida do Kandinsky, hipnotizado ou não, não faz por si, dizer-se que seria uma possessão.
 Mas é possivel, que até tenha sido, mas como disse teriamos que ter um relato sobre o comportamento de David.


  Quanto à indicação, ao médium Zé Araujo, é porque esse dr. Banerjee já se comunicou várias vezes, e que até teve direito a uma psicografia ao lado do pesquisador Clóvis Nunes, onde no fim dessa psicografia, num Encontro anual, ele escreveu no fim uma frase num dialecto indiano. Na verdade era uma assinatura. O Clovis Nunes, pegou nelas, foi procurar um casal de professores universitários indianos que lhe traduziram e ele acabou por ir a uma casa notarial ( não me lembra bem como se diz um notário no Brasil), e como testemunhas, registou essa psicografia como prova. Mas vale o que vale. A questão de lhe indicar, para questionar o Perguntas e Respostas, é porque é publico e transmitido online, sendo possivel serem feitas questões por email. Não há problema nenhum na possibilidade de causar algum embaraço. No dia 3 de Maio, será a próxima, eu irei fazer a questão, depois coloco aqui ou no FE que tambem crou um topico com a mesma questão. Estava à procura de um video proprio do clovis, onde mostra tudo inclusive a psicografia a conversa com os professores,etc.. mas nao encontro, apenas encontrei um outro feito por alguém como reportagem, aqui fica:
http://www.youtube.com/watch?v=ZJ_TKku1u2I

Abraço,
 

Citação
   O dr. Banerjee, não sabia sobre mediunidade, nada sabia sobre a possibilidade de uma pintura mediunica...
   

Caro João Paulo,

Tens completa razão.  Dou-lhe as duas mãos à palmatória.

Em resumo, eu não tinha em mãos, o caso todo, mas só uma parte.

Ao ler todo o relato da pesquisa, verifico que é um caso de mediunidade como há milhares, senão milhões, que a seara espírita expõe em série.

Isso me remete a uma consideração anterior postada no Fórum Espírita há algum tempo.
O Dr. Ian Stevenson colocou em cheque os resultados obtidos por Banerjee, no estudo das reencarnações quando os apresentava sem uma auditoria. Só agora entendo o porquê. Não era fraude, nem manipulação. Apenas classificação incorreta. Isto é: o Dr. Banerjee, considerava reencarnação, casos de mediunidade, como este de David Paladin, influenciado espiritualmente por Wassily Kandinsky.

Agora, ligando esse entendimento, à possibilidade de inquirir o próprio Dr. Banerjee, espírito, seria interessante saber se, em contato com a espiritualidade e outros espíritos, terá mudado seu entendimento.

A verdade é que faltou ao pesquisador indiano, o conhecimento da obra kardequiana, ou uma ajuste de conceitos com o Dr. Stevenson, que, se não reencarnou, poderia auxiliá-lo nisso.

Abraços fraternos.

Citação de: YESNO em 29 abril, 2015, 00:50
Caro João Paulo,

Agora, ligando esse entendimento, à possibilidade de inquirir o próprio Dr. Banerjee, espírito, seria interessante saber se, em contato com a espiritualidade e outros espíritos, terá mudado seu entendimento.

Abraços fraternos.


Olá Yesno,

   Bom, parece-me que a resposta, se teve um entendimento diferente é obvia, afinal, lá obtemos e temos acesso a um esclarecimento sob as nossas questões. E temos contacto com outros, e estamos sempre a aprender e a ser esclarecidos. Por alguma razão, ele se manifestou-se, pois na altura, nem o médium Zé Araujo, conhecia sua pessoa ou obra/estudo. Já agora, até Ian Stevesson, o fez, para dar um recado em inglês ao seu seguidor, que está a continuar o seu trabalho, e que o Centro teve a atenção de lhe transmitir.
   Como disse, vou questionar, e incluir essa questão, se mudou o seu entendimento e vamos ver se temos alguma resposta. Não sei se será o próprio a responder se a equipe espiritual, mas logo vemos.

Abraço,

Olá YESNO,

   Então tal como prometido, fiz as duas perguntas ( em baixo transcrita), e de seguida, o video com a resposta do minuto 45:15 ao 52:35, respondida pelo próprio Banerjee e Hernani G. Andrade, atrvés do médium José Araújo. Depois do vídeo, uma pequena sintese da resposta dada, para quem não queira, ver o video.


Olá a todos da CEIL,a ambas equipes, bem hajam pelo vosso trabalho.

   Antes de mais, peço desculpa pelo o tipo de pergunta e gostaria de explicar que o motivo desta pergunta, tem a haver com o facto de haver uma interrogação que surgiu em dois foruns, sobre uma situação particular estudado pelo Dr. Banerjee. A amavel e possivel resposta será indicada como resposta nos foruns. Espero que a equipe espiritual, não a tome como mera curiosidade, mas como uma elucidação.
   O caso estudado é a possivel reencarnação do pintor Wassily Kadinsky no soldado norte-americano David Paladin. O pintor faleceu em 1944, e o norte-americano, foi capturado pelos alemães e largado como morto em 1944, mas foi recuperado, e ficou num estado comatoso por 2 anos, até 1946. Em 1946, Paladin, recupera, e como a pintar e a transmitir certas informações como se fosse o pintor Kadinsky.
   Este caso foi dado como, uma reencarnação, a mais incrivel segundo o mesmo dos casos por ele(dr.banerjee) estudado.
   Logo, o que facto aconteceu? É possivel haver um tipo de "transgenia espiritual"? É possivel uma troca de espirito, tendo em vista o uso e aproveitamento de um corpo?
   Outros, afirmam, que poderia ser apenas, uma possessão?
   Particularmente, eu acho que o pintor apenas se usou por vezes como acontece nas pinturas mediunicas, e que o dr. Banerjee, não tinha conhecimento dessa possibilidade, o que levou a uma outra questão, se era se o dr.banerjee, já tomou conhecimento sobre este caso e a estudou na espiritualidade?

Forte Abraço,
Joao Paulo Soares, Lisboa


http://www.youtube.com/watch?v=n_nYh_9LqiQ


Sintese:

   1º- o dr. Banerjee, de cultura india, conhecedor do budismo e hinduismo, e das quais a reencarnação é a doutrina do renascimento( incorporações e renascimentos corporeos)

   2º - O soldado Paladin foi artista e discipulo em vidas passadas, de Kandinsky, não seguindo a orientações dos seus guias espirituais, alistou-se, ficou em coma por quase 2 anos, e quando ressurge (recupera), toma a sua "veia artistica" de discipulo de Kandinsky, que durante os seus contactos no mundo espiritual, ficou mais "sensivel", para a arte e para com o seu mestre Kandinsky, e num gesto nobre (nunca como possessão), se pôs à disposição e permitindo assim a manifestação mediunica. Para chamar a atenção para o fenómeno espiritual, mas que foi interpretado como um fenómeno de loucura.

  É acrescentado por dr. Banerjee, que teve sim conhecimento com o espiritismo, relembrando a sua amizade com o dr. Ney Prieto Peres. E reconhece que tal situação( a tal "transgenia espiritual" ou possessão) não é possivel ter acontecido.
  Hernani G. Andrade, acrescenta que todos estudiosos/pesquisadores, cometem pequenos deslizes, mas que esses não derrubam a obra dos estudos do dr. Banerjee.   



Citação de: João Paulo Soares em 04 maio, 2015, 11:07
Olá YESNO,

   Então tal como prometido, fiz as duas perguntas ( em baixo transcrita), e de seguida, o video com a resposta do minuto 45:15 ao 52:35,

Obrigado João Paulo pela extrema gentileza.
O vídeo todo é muito interessante, até pela figura cativante do médium José Araújo.

Eu já o conhecia, pela indicação feita até com alarde, pelo expositor Alamar Regis, muito entusiasmado e ativo militante espírita.

A resposta foi mais interessante ainda do que eu imaginava, porque deixa entrever "alguns deslizes de interpretação", que é o que ocorreu no episódio Wassily & Paladin. O Dr. Banerjee considerou o evento como reencarnação e, na verdade tratou-se apenas de mediunismo regular, como já conhecemos.

Esse fato nos leva a um questionamento feito tempos atrás por um usuário do Fórum Espirita a respeito dos trabalhos do Dr. Banerjee, quando trabalhava sob a supervisão do Dr. Ian Stevenson.

A resposta dada agora através do médium, esclarece de vez o assunto.

Leia se interessar toda a postagem lá no ForumEspirita. Destaco aqui um trecho:

"O Dr. Banerjee alega ter efetuado pesquisas sólidas a respeito de lembranças de infantes, que só poderiam ser explicadas pela reencarnação. Em seu livro "Vida Pretérita e Futura", o pesquisador indiano relata vários casos de certo modo impressionantes. 

Infelizmente, sobre o trabalho de Banerjee pesam fortes suspeitas de manipulações de dados. Joseph Banks Rhine, pai da moderna parapsicologia, soube de experimentos de Banerjee com crianças, que intentavam encontrar evidências de percepção extrasensorial. Os resultados do indiano iam além ao melhor que Rhine houvera obtido em qualquer experiência. Impressionado, convidou Banerjee a dar continuidade às investigações na universidade de Duke, que dispunha dos mais modernos equipamentos da época. Entretanto, nos Estados Unidos, as respostas encontradas por Banerjee ficavam dentro do trivial. Os escores admiráveis não apareciam. Então, Banerjee voltou a Índia e lá os resultados tornaram a ser expressivos. As condições de controle divulgadas pareciam corretas.

Rhine enviou o Dr. J.G. Pratt,  um assistente de seu laboratório, para acompanhar os trabalhos. Este constatou um fenômeno curioso: quando estava presente, a pontuação dos pesquisados ficava dentro da curva normal; quando se ausentava, os retornos subiam admiravelmente.

A partir de então, Joseph Rhine deixou de apoiar as investigações de Banerjee, pois a fraude de revelava evidente.'

http://www.forumespirita.net/fe/reencarnacao/as-pesquisas-de-ian-stevenson-e-banerjee-legitimam-a-reencarnacao/?PHPSESSID=d5c4fb334d43b9ce06713c72891ceace#ixzz3ZBlfdH8S

O que o usuário chama de fraude, a resposta de agora chama de "deslizes"

Abraços fraternos