Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.454
Total de tópicos
26.915
  • Os Portugueses e o Paranormal
    Iniciado por tacv
    Lido 11.150 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Encontrei recentemente num website relativo a psicologia a seguinte noticia sobre os portugueses e as suas visões quanto ao paranormal.

"Portugal é pouco crente em eventos paranormais
31 Março 2004



Pouco mais de um terço dos portugueses acredita na ocorrência de fenómenos paranormais. Uma realidade que difere da que se vive em outros países europeus e nos Estados Unidos da América, onde cerca de metade da população acredita em acontecimentos como a vida depois da morte, percepções extra-sensoriais e comunicação com espíritos de pessoas mortas. Nestas sociedades, as crenças surgem fortemente associadas a experiências pessoais que os portugueses também dizem sentir, sem que isso, contudo, os faça ter fé no paranormal.

Um inquérito realizado pelos investigadores Carlos Fernandes da Silva e Paulo Rodrigues, do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, avaliou as crenças de 750 pessoas, distribuídas por cinco regiões do País, de diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade. Uma segunda parte deste estudo, apoiado pela Fundação Bial, vai ainda traçar depois o perfil social e psicológico dos crentes em fenómenos paranormais, estando já construído o quadro referencial que vai permitir relacionar a informação obtida.

No que diz respeito às várias componentes do paranormal, os portugueses tendem a acreditar mais na existência de percepções extra-sensoriais e na ocorrência de sonhos premonitórios do que na psicocinesia, ou seja, na possibilidade de movimentar um objecto com o poder da mente. Uma capacidade que 16 por cento dos inquiridos afirma, contudo, ter já manifestado.



Elsa Costa e Silva
Diário de Notícias"

Porque acham que isto acontece?

Isso acontece porque a mente dos portugueses é tão fraca ao ponto de não evoluir mais, é óbvio que muitos portugueses já tiveram e presenciaram fenómenos paranormais mas mesmo assim são cabeças duras, talvez seja por isso que o país ande assim.

#2
Para haver evolução tem que haver confronto de ideias, caso contrario dificilmente as pessoas vão pensar noutra prespectiva dos acontecimentos.

É preciso pessoas como o Iceburn que investe em sites como este, fez pressão para que um filme passa-se em Portugal, está a investir num programa de radio que fala deste fenomenos .... abre novas possibilidades....

Nos aqui vemos programas de "caça fantasmas" de outros paises, e o nosso? temos um pais tao rico em fenomenos...

Nos somos muito rapidos para criticar mas é preciso arriscar nos para que haja mudança.

O que que eu posso fazer para abrir mentalidades...
- falar ao outros das minhas experiencias, talvez percam as inibições e partilhem algo tambem. Posso ser tida como maluca, sim claro!! a minha irma diz que o encontro que fizemos era um encontro de bruxos :laugh: ora toca a explicar o que é como é... fará com que ela acredite? Não mas pelo menos tem noção de outra realidade ;)

Quando pensam nisso pensem no quê que eu posso fazer para ajudar.
Nós somos a mentalidade Portuguesa... como em tudo as alterações começam conosco.

O Iceburn é uma inspiração a todos!!! Cá por mim merce um trofeu de mais destemido :laugh: Vamos vê-lo como o exemplo a seguir...
Tento ser o que sou, sempre a descobrir o que poderei vir a ser.

Citação de: DIANA em 20 novembro, 2009, 10:00
Para haver evolução tem que haver confronto de ideias, caso contrario dificilmente as pessoas vão pensar noutra prespectiva dos acontecimentos.

É preciso pessoas como o Iceburn que investe em sites como este, fez pressão para que um filme passa-se em Portugal, está a investir num programa de radio que fala deste fenomenos .... abre novas possibilidades....

Nos aqui vemos programas de "caça fantasmas" de outros paises, e o nosso? temos um pais tao rico em fenomenos...

Nos somos muito rapidos para criticar mas é preciso arriscar nos para que haja mudança.

O que que eu posso fazer para abrir mentalidades...
- falar ao outros das minhas experiencias, talvez percam as inibições e partilhem algo tambem. Posso ser tida como maluca, sim claro!! a minha irma diz que o encontro que fizemos era um encontro de bruxos :laugh: ora toca a explicar o que é como é... fará com que ela acredite? Não mas pelo menos tem noção de outra realidade ;)

Quando pensam nisso pensem no quê que eu posso fazer para ajudar.
Nós somos a mentalidade Portuguesa... como em tudo as alterações começam conosco.

O Iceburn é uma inspiração a todos!!! Cá por mim merce um trofeu de mais destemido :laugh: Vamos vê-lo como o exemplo a seguir...

Sim tens razão, de facto muitas vezes contei experiências a outras pessoas e o que eu tive em troca foi elas contarem outras experiências, e eu sempre pensei que elas eram cépticas, mas lá está se falarmos seria tudo mais fácil.
Sim o IceBurn merecia um troféu por criar este grandíssimo forum.

#4
Dianinha, acordaste inspirada e cheia de razão. Olha, eu é isso que faço, falo sempre, mesmo por quem não me leva a sério nessas coisas, embora em todas as outras eu já tenha provado que, muito mais do que "maluka", sou incrivelmente ajuízada, mais um menos um exemplo a seguir por quem cede á primeira dificuldadezinha.

Beijinho e faz o favor de ter um bom dia, extensivo a todos os membros do forum


Templa

Templa - Membro nº 708

Citação de: Templa em 20 novembro, 2009, 10:32
Dianinha, acordaste inspirada e cheia de razão. Olha, eu é isso que faço, falo sempre, mesmo por quem não me leva a sério nessas coisas, embora em todas as outras eu já tenha provado que, muito mais do que "muluka", sou incrivelmente ajuízada, mais um menos um exemplo a seguir por quem cede á primeira dificuldadezinha.

Beijinho e faz o favor de ter um bom dia, extensivo a todos os membros do forum


Templa



Um bom dia para sim também ;)

Um bom dia para ti tambem querida Templa :-*
Tento ser o que sou, sempre a descobrir o que poderei vir a ser.

#7
O meu troféu é ver este assunto discutido através da vossa participação no fórum e as amizades que daí provêem. ;)

De resto a Diana já disse praticamente tudo, mas ainda assim vou muito resumidamente apresentar a minha resposta directa à questão: falta de informação, receio e mentalidades de ideias feitas.

Um excelente dia para ti Templa! :)


away, se tratas a Templa por "você" prepara-te para levar um puxão de orelhas :D

Templa - Membro nº 708

Citação de: IceBurn em 20 novembro, 2009, 10:47
O meu troféu é ver este assunto discutido através da vossa participação no fórum e as amizades que daí provêem. ;)

De resto a Diana já disse praticamente tudo, mas ainda assim vou muito resumidamente apresentar a minha resposta directa à questão: falta de informação, receio e mentalidades de ideias feitas.

Um excelente dia para ti Templa! :)




away, se tratas a Templa por "você" prepara-te para levar um puxão de orelhas :D

Pois é verdade. O "você", aqui, afasta um pouco, retira intimidade, sendo que este forum é dos mais intimistas que conheci até hoje. Já disse e repito, aqui prima-se pela boa educação e respeito por todos. Com raras excepções, logo sanadas pelo nosso comandante.

Para ti Ice, o raio da caixa hoje já tinha papel...., Que praga!

Beijinhos para todos
Templa - Membro nº 708

Citação de: Templa em 20 novembro, 2009, 10:53
Pois é verdade. O "você", aqui, afasta um pouco, retira intimidade, sendo que este forum é dos mais intimistas que conheci até hoje. Já disse e repito, aqui prima-se pela boa educação e respeito por todos. Com raras excepções, logo sanadas pelo nosso comandante.

Para ti Ice, o raio da caixa hoje já tinha papel...., Que praga!

Beijinhos para todos


Templa desculpa lá por tratar te por você.  ;D
Citação de: IceBurn em 20 novembro, 2009, 10:47
O meu troféu é ver este assunto discutido através da vossa participação no fórum e as amizades que daí provêem. ;)

De resto a Diana já disse praticamente tudo, mas ainda assim vou muito resumidamente apresentar a minha resposta directa à questão: falta de informação, receio e mentalidades de ideias feitas.

Um excelente dia para ti Templa! :)


away, se tratas a Templa por "você" prepara-te para levar um puxão de orelhas :D

Já levei um puxão. ahahah

abraço Ice

Citação de: away em 20 novembro, 2009, 08:58
Isso acontece porque a mente dos portugueses é tão fraca ao ponto de não evoluir mais, é óbvio que muitos portugueses já tiveram e presenciaram fenómenos paranormais mas mesmo assim são cabeças duras, talvez seja por isso que o país ande assim.
Viriato, os Descobridores que descobriram metade (ou mais ) do mundo, Luis de Camões, Fernando Pessoa, Egas Moniz,Augusto da Silva e tantos outros que não vou referir aqui e já agora todos aqueles silenciosos e desconhecidos que de uma forma OU DE OUTRA são os alicerces e timoneiros deste canto de Viriato, Terra de Santa Maria.
Não te tenhas a ti e aos teus pares (lusitanos) em tão pouca conta...
Bem hajas na luz e com a Luz
:angel7: :angel7: :angel7:
Que a LUZ que nos une prevaleça sobre as trevas que nos afastam.
Bem Hajam

Citação de: César Pedrosa em 20 novembro, 2009, 13:54
Viriato, os Descobridores que descobriram metade (ou mais ) do mundo, Luis de Camões, Fernando Pessoa, Egas Moniz,Augusto da Silva e tantos outros que não vou referir aqui e já agora todos aqueles silenciosos e desconhecidos que de uma forma OU DE OUTRA são os alicerces e timoneiros deste canto de Viriato, Terra de Santa Maria.
Não te tenhas a ti e aos teus pares (lusitanos) em tão pouca conta...
Bem hajas na luz e com a Luz
:angel7: :angel7: :angel7:


Sim eu sei, mas eu não me esqueçi disso, porque eu tenho orgulho em ser Portugues, mas agradeço te por dizeres isso


Paz irmão  ;)


Eu acho que os portugueses acreditam bastante nestas coisas apenas não o querem admitir ...

Um povo que tem tantas tradições antigas e religiosas e em especial que há cerca de 30/40 anos era um país inteiramente rural, espaços onde reinam as superstições e contos, não existe outra razão para o povo não acreditar. O medo do demonio e do mal é uma associação clara ao acreditar no paranormal.

Na minha opinião é um daqueles casos de que o povo anda demasiado ocupado para pensar, ver, sentir ou ouvir algo de paranormal ... As coisas acontecem constantemente à nossa volta nós é que andamos completamente ocupados na nossa vida para notar ou mesmo para pensar neste assunto.

Acho que como diz o fado de Amália Lágrima "... eu digo que não te quero e depois de noite sonho contigo" ou então as pessoas que dizem que não acreditam em Deus e no momento de aflição toda a gente lhe dedica umas orações, ou seja o povo diz que não acredita mas depois anda com ferraduras atrás das portas e fios para o mau olhado no pescoço.

Citação de: tacv em 20 novembro, 2009, 14:14
Eu acho que os portugueses acreditam bastante nestas coisas apenas não o querem admitir ...

Um povo que tem tantas tradições antigas e religiosas e em especial que há cerca de 30/40 anos era um país inteiramente rural, espaços onde reinam as superstições e contos, não existe outra razão para o povo não acreditar. O medo do demonio e do mal é uma associação clara ao acreditar no paranormal.

Na minha opinião é um daqueles casos de que o povo anda demasiado ocupado para pensar, ver, sentir ou ouvir algo de paranormal ... As coisas acontecem constantemente à nossa volta nós é que andamos completamente ocupados na nossa vida para notar ou mesmo para pensar neste assunto.

Acho que como diz o fado de Amália Lágrima "... eu digo que não te quero e depois de noite sonho contigo" ou então as pessoas que dizem que não acreditam em Deus e no momento de aflição toda a gente lhe dedica umas orações, ou seja o povo diz que não acredita mas depois anda com ferraduras atrás das portas e fios para o mau olhado no pescoço.

Essa é que é bem verdade. Gostei  ;)