Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.452
Total de mensagens
369.531
Total de tópicos
26.930
  • A planta da Alegria - Alecrim
    Iniciado por Puca
    Lido 1.700 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Puca
Servidos de um chazinho de Alecrim?
Fazê-lo é simples: uma colher de chá rasa para uma chavena de água ou uma colher de sopa para um litro. Ferva a água, apague o fogo e jogue a erva lavada dentro. Quando amornar, está pronta para beber.

O alecrim - Rosmarinos officinalis, planta nativa da região mediterrânea - foi muito apreciada na Idade Média e no Renascimento, aparecendo em várias fórmulas, inclusive a 'Água da Rainha da Hungria', famosa solução rejuvenescedora.
Elizabeth da Hungria recebeu, aos 72 anos, a receita de um anjo (um monge?) quando estava paralítica e sofria de gota. Com o uso do preparado, recobrou a saúde, a beleza e a alegria. O rei da Polônia chegou a pedí-la em casamento!

Madame de Sévigné recomendava água de alecrim contra a tristeza, para recuperar a alegria.

Rudolf Steiner afirmava que o alecrim é, acima de tudo, uma planta calorífera que fortalece o centro vital e age em todo o organismo.

Veja os benefícios do alecrim:

•Ajuda a recompor o sistema nervoso após uma longa atividade intelectual.
•Ajuda o corpo a assimilar o açúcar, por isso é ótimo para diabéticos.
•É digestivo e sudorífero.
•É excelente contra anemia, menstruação insuficiente e problemas de irrigação sanguínea.
•É excelente contra resfriado e bronquite.
•É indicado para tendinite e dores musculares.
•É indicado para problemas no coração, como arritmia cardíaca.
•É ótimo contra cansaço mental e estafa.
•É ótimo contra perda de memória e aumenta a capacidade de aprendizado.
•É ótimo para a saúde da pele e contra lesões e queimaduras.
•É útil contra queda de cabelo e caspa. Nesses casos, pode-se beber o chá e enxaguar o cabelo com ele.
•Equilibra a temperatura do sangue e de todo o corpo.
•Estimula o metabolismo, agindo no fígado e melhorando a irrigação dos órgãos.
•Fortalece o centro vital e age em todo o organismo.


Não conhecia estes beneficios todos
Parabéns pelo tópico.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

É também óptimo para temperar alimentos. Utilizo-o mas carnes grellhadas, nas carnes de porco assadas no forno e nas caldeiradas de peixe.

Puca
#3
Sim, também é muito bom para temperar comidinhas. Mas experimentem lá um chá de Alecrim naqueles dias mais negros ou antes de dormir para quem tem pesadelos. :)

Podiam criar aqui no fórum uma secção para as nossas mezinhas. Um consultório Natural, não era boa ideia?


Sim, era uma boa ideia um tópico de mezinhas. :D

Eu também só uso alecrim como tempero! ;D

  Ontem comprei um vaso de alecrim ;D

Obrigada,

Weimar

#8
Eu tenho alecrim plantado num dos meus vasos :)

Cheira tão bem... e gosto imenso de chá de alecrim (com hortelã)! Não sabia é que era tão bom para tantas coisas :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

sofiagov
Alecrim: Uma das versões do conto "A bela Adormecida" diz que a Bela Adormecida foi acordada pelo príncipe com um ramo de alecrim.Os gregos usavam coroas de alecrim em festas, como símbolo da imortalidade. Por isso, usa-se o alecrim para afastar olho gordo. É também a erva da juventude eterna, do amor, amizade e alegria de viver.

Se colocada debaixo do travesseiro afasta maus sonhos.
É uma erva que tonifica as pessoas e os ambientes. É considerado também um poderoso estimulante natural, favorecendo as actividades mentais, estudos e trabalho. Favorece e fortifica o ânimo e vitalidade das pessoas. No ambiente, agindo em conjunto com arruda, "segura" as energias de inveja, mau-olhado . Pode ser usada no vaso ou queimada seca na forma de defumação. Pode-se tomar banhos fazendo uma infusão com a erva.
somostodosum

viva o alecrim Puca.... ;D


BlackMiau
Tenho um alecrim gigante aqui no quintal ;D

Eu confundo sempre o alecrim com o manjerico!

Não conhecia isso do chá de alegrim! :D
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"