Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.452
Total de mensagens
369.531
Total de tópicos
26.930
  • Individualista, egoísta ou egocêntrico?
    Iniciado por oculto
    Lido 2.675 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.



Antes de mais nada é preciso saber que existe uma grande diferença entre individualismo e individualidade. "O individualismo é uma característica doentia da personalidade, ancorada na incapacidade de aprender com os outros, na carência de solidariedade, no desejo de atender em primeiro, segundo e terceiro lugar aos próprios interesses. Em último lugar, ficam as necessidades dos outros.

A individualidade, por sua vez, está ancorada na segurança, na determinação, na capacidade de escolha. Trata-se, portanto, de uma característica  de certo modo saudável da personalidade. "Infelizmente, desenvolvemos  com frequência o individualismo e não a individualidade", escreveu Augusto Cury, no seu livro "Nunca Desista de Seus Sonhos". E eu concordo com ele.

Uma pessoa egoísta pode não ser individualista ou egocêntrica, uma vez que luta para fazer com que os fatos se amoldem aos seus interesses, aprecia a vida privada e não deixa de lado a realização do outro, já que não é mesquinho quando o egoismo não é exagerado. Por outro lado, uma pessoa egocêntrica é egoista, no sentido de que não admite o fato de não ser  prioridade e acredita que o mundo gira em torno dela.

Quando o egocentrismo  é muito exacerbado, a pessoa é incapaz de ouvir o que os outros dizem e também não se ouve, já que não consegue analisar ou  extrair algum significado daquilo que ela diz. E, é claro, principalmente do que lhe é dito, a não ser o que lhe interessa ou esteja de acordo com o que pensa.

Em que categoria você se coloca?




Fonte: Radar esotérico

Bom tópico.
Considero-me um pouco egoísta, por vezes.
Raramente individualista...
E egocêntrica penso que 100% não...

É um tópico que deixa que pensar :)

A individualidade já faz parte de mim enquanto ser humano, enquanto o individualismo não.
Egocêntrica não me considero, mas o egoísmo está patente em toda a nossa vida, por muito que consideremos que o mesmo não seja positivo. O importante é não deixá-lo ser mesquinho como diz o autor do texto.

Boa partilha!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334



Faço minhas as palavras da Faty Lee   ;)

Individualista e às vezes muito egoísta
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Lutar pelos nossos sonhos não é egoísmo, pelo contrário, revela-se muito saudável.
No entanto, acho que todos temos um pouco de todas estas características.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

BlackMiau
Eu sou individualista, no sentido em que prefiro andar por minha conta. Não sou de conversas "vazias" só para passar o tempo. E consigo concentrar-me melhor no que estou a fazer se não tiver ninguém por perto.

sofiagov
Citação de: cody sweets em 15 abril, 2015, 21:41
Individualista e às vezes muito egoísta

>:(

Citação de: BlackMiau em 15 abril, 2015, 22:49
Eu sou individualista, no sentido em que prefiro andar por minha conta. Não sou de conversas "vazias" só para passar o tempo. E consigo concentrar-me melhor no que estou a fazer se não tiver ninguém por perto.

eu também  ;)

Sou egoísta, sim, q.b. Individualidade, faz parte de mim, penso pela minha cabecinha. :) Mas gosto de ouvir e me aconselhar com os outros, pelo que individualismo não é comigo.
Egocêntrica? Não, nem pensar. :)


Não sou egoista nem egocêntrico. Luto pela minha individualidade

sofiagov
 
Citação de: oculto em 16 abril, 2015, 17:50
Não sou egoista nem egocêntrico. Luto pela minha individualidade
:)

Citação de: oculto em 16 abril, 2015, 17:50
Não sou egoista nem egocêntrico. Luto pela minha individualidade

Oculto, não precisa de lutar pela sua individualidade. Você já é um ser "individual", diferente de todos os restantes. Você é um ser único, como todos os seres humanos :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

sofiagov
Talvez o oculto não tenha dito nessa prespectiva ...claramente cada ser é unico...mas a individualidade nem sempre é respeitada...existe invasão nos conceitos individuais de cada um...um intrusão que nos rouba essa individualidade...