Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.425
Total de mensagens
369.461
Total de tópicos
26.917
  • 5 Razões pelo qual Teorias da Conspiração são Improváveis
    Iniciado por Neo_Blue
    Lido 6.966 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
5 Razões pelo qual Teorias da Conspiração são Improváveis


Existem imensas teorias da conspiração online vindas de todo o mundo. Como alguns já devem saber algumas delas acertam "mesmo na mouche", mas como já vão ver aí em baixo e é isso que pretendo defender com este tópico, muitas teorias da conspiração são improváveis.

1- Não seguem o provável

Sendo esta a mais óbvia de todas, decidi por-la em primeiro lugar. Como em qualquer ciência (penso não haver excepções) na ausência de informação deve-se seguir a explicação mais provável, onde existe maior informação ou existe uma variedade de acontecimentos que se repetem mais frequente de uma forma, fazendo assim a opção não conspiratória a mais provável e vice-versa.


Como está presente na imagem a cima é mais provável de acontecer a situação 2 (sendo esta a do meio e a com mais bolas dentro) do que as outras todas. Como tal "acreditar" que as opções laterais são a realidade e não as considerar como uma mera possibilidade é irracional.

2- São Usadas como Burla

Apesar de não ser uma razão extremamente sólida (pois isto acontece com quase tudo), é um ponto bastante aceitável. A razão para determinados temas serem utilizados para burlar crentes de determinado assunto é devido ao facto deste tema ser um tema facilmente credível depois de se desenvolver ideias dogmáticas relacionadas com este (como veremos no meu 4º ponto).


Alex Jones, um dos teoristas da conspiração mais adorado e agora odiado de todos os tempos. Tentou vender medicamentos anti-envenenamento por flúor no qual tinha letras miudinhas confirmando a própria burla que diziam que "este medicamento não é capaz de curar qualquer doença e/ou intoxicação de qualquer tipo". Mais tarde esse vídeo foi retirado tal como o produto que este mesmo vendia no site Infowars.

Este é apenas um dos milhares de casos na América em que pseudo-teóricos da conspiração usam teorias consideradas credíveis por muitos para ganhar dinheiro à custa das crenças dos outros.

3- Pouca Fiabilidade Cientifica

Para além de não confirmarem os fenómenos de probabilidade, estas partem de falta de conhecimento de ciências sociais como a Economia e de outras ciências como História, Geografia, etc...

Para acreditar em muitas destas teorias é necessário não ter ou ignorar determinados conteúdos da ciência o que torna estas mesmas incredíveis e improváveis grande parte das vezes por pessoas que tenham um pensamento céptico forte.

4- Fenómeno de Confirmation Bias

Confirmation Bias, é um fenómeno também conhecido como "pensamento cómodo" (acho que é assim que se chama, desculpem-me se estiver enganado). É um fenómeno que se baseia na nossa tendência por procurar, interpretar e/ou receber informação de forma a que esta se associe à nossa realidade ou teoria por muito idiota e/ou irracional que nos pareça quando pensamos out of the box, isto é, fora da nossa comodidade de pensamento.


Este fenómeno leva-nos a ser infléxiveis e a aceitar pensamentos dogmáticos mais facilmente desde que estes se adequam à nossa realidade e/ou linha de pensamento, caso o contrário temos tendência para as consideramos mentiras para não termos de sair da nossa zona de conforto. As pessoas não gostam de se sentir enganadas e como tal, a nossa mente protege-nos desses pensamentos, tornando-nos "burros" quando falamos de determinados assuntos.

Apesar de tudo, este fenómeno é natural e não significa burrice, é simplesmente um sistema de defesa que o nosso cérebro cria para não nos sentirmos enganados acabando por nos enganarmos a nós mesmo com pensamentos que noutras circunstâncias provavelmente nem concordamos.

5 - Nós temos Apofenia

Citação de: WikipediaApofenia é um termo proposto em 1959 por Klaus Conrad para o fenômeno cognitivo de percepção de padrões ou conexões em dados aleatórios. É um importante fator na criação de crenças supersticiosas, da crença no paranormal e em ilusão de ótica.

Tal como dito pela nossa querida wikipédia, este fator, tal como o Confirmation Bias faz-nos cair da comodidade do nosso pensamento para vermos aquilo que queremos ver.


A origem deste fenómeno vem do nosso instinto de sobrevivência que nos permitia detectar (quando primatas), quando algo poderia ser uma ameaça ou não. Ajuda-nos a reconhecer faces ou formas características de perigo ou comodidade e a lembrarmos-nos deles/as mais facilmente.

Extra - Coincidências

Deixo por fim este vídeo feito pelo vsauce que explica quase todos estes fenómenos, explica o porquê de algumas coisas não nos parecerem meras coincidências quando o são e muito mais... sem dúvida um vídeo bastante informativo e completo!


Extra - Notas

Não tenciono desmentir/relacionar TODAS as teorias da conspiração neste tópico, eu próprio, aprecio algumas e nem todas são do género referidas no tópico.

Não me refiro exactamente a nenhum membro/tópico do grupo, nem tenho intenções de o fazer.

"Foste tu quem passou dos limites. Esmagaste-os e no seu desespero, eles tornaram-se em homens que eles nunca foram capazes de compreender. Percebes? Alguns homens não procuram nada de lógico. Eles não podem ser comprados, ameaçados ou negociar. Alguns homens, simplesmente gostam de ver o mundo a arder." - The Joker, O Cavaleiro das Trevas

Gostei bastante do tópico! Apesar gostar de umas boas conspirações ::)

Neil deGrasse Tyson o meu ídolo supremo!
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Citação de: cody sweets em 11 abril, 2015, 20:04
Gostei bastante do tópico! Apesar gostar de umas boas conspirações ::)

Neil deGrasse Tyson o meu ídolo supremo!

Eu tmb gosto bastante, para além disso, durante uns tempos acreditei em MUITAS teorias das conspiração, a "maluqueira" era tanta que via illuminati em todo o lado, só um olho para mim já era coisa do mal... ;D

Neil deGrasse Tyson é um bom mentor e tem uma voz muito boa para documentários mas acredito que hajam mais pessoas como ele, aliás, até conheço um professor universitário de física bastante parecido (só não é, é famoso)! :P
"Foste tu quem passou dos limites. Esmagaste-os e no seu desespero, eles tornaram-se em homens que eles nunca foram capazes de compreender. Percebes? Alguns homens não procuram nada de lógico. Eles não podem ser comprados, ameaçados ou negociar. Alguns homens, simplesmente gostam de ver o mundo a arder." - The Joker, O Cavaleiro das Trevas

Eu sempre gostei dessas coisas! Então quando era puto e comecei a ler Dan Brown fiquei logo com os macaquinhos na cabeça ::)

Gosto bastante da série Odisseia e acho que o Neil é o apresentador perfeito!
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

"Foste tu quem passou dos limites. Esmagaste-os e no seu desespero, eles tornaram-se em homens que eles nunca foram capazes de compreender. Percebes? Alguns homens não procuram nada de lógico. Eles não podem ser comprados, ameaçados ou negociar. Alguns homens, simplesmente gostam de ver o mundo a arder." - The Joker, O Cavaleiro das Trevas

BlackMiau
Eu gosto de uma boa teoria de conspiração, mas é quando tem pés e cabeça... se é que me entendem ;)

Puca
Estas razões são exactamente as que conduzem um rebanho de cegos. Quem o quer seguir nem precisa de cabeça para pensar, alguém já pensou tudo por eles.

Há teorias de conspirações totalmente absurdas, mas outras têm muito fundamento e bases muito sólidas. O caminho mais fácil é seguir a maioria. Eu coloco-me "fora da caixa" e tento avaliar as diversas possibilidades. :)

Citação de: Puca em 11 abril, 2015, 22:18
Estas razões são exactamente as que conduzem um rebanho de cegos. Quem o quer seguir nem precisa de cabeça para pensar, alguém já pensou tudo por eles.

Há teorias de conspirações totalmente absurdas, mas outras têm muito fundamento e bases muito sólidas. O caminho mais fácil é seguir a maioria. Eu coloco-me "fora da caixa" e tento avaliar as diversas possibilidades. :)

Como uma senhora aqui no fórum já me disse "A inflexibilidade é um obstáculo ao progresso".

Pensar "fora da caixa" ou out of the box, como preferires, é sempre um bom exercício a se fazer! ;)
"Foste tu quem passou dos limites. Esmagaste-os e no seu desespero, eles tornaram-se em homens que eles nunca foram capazes de compreender. Percebes? Alguns homens não procuram nada de lógico. Eles não podem ser comprados, ameaçados ou negociar. Alguns homens, simplesmente gostam de ver o mundo a arder." - The Joker, O Cavaleiro das Trevas

Isto depende, nem todos as teorias são verdadeiras e nem todas são falsas.

Costumo dizer.. nem tanto ao mar nem tanto á terra.

Eu gosto de teorias da conspiração.

Faz-nos pensar para além da Caverna de Platão (ou deverei dizer da Puca, já que ela colocou um delicioso tópico sobre isso?). Isso não significa que todas elas sejam verdadeiras ou todas falsas... pois tudo depende da nossa perspetiva para aceitar ou refutar o que defendem... uma coisa é certa para mim: uma teoria da conspiração tem que ter cabeça, tronco e membros... e não se pode sustentar em devaneios....

Hey, essa frase não é minha??? ;D ;D
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: surreal em 11 abril, 2015, 23:11
Isto depende, nem todos as teorias são verdadeiras e nem todas são falsas.

Costumo dizer.. nem tanto ao mar nem tanto á terra.

Eu não quero dar a entender que falo de todas as teorias, há algumas com pés e cabeça, com fundamento e que eu tmb aprecio bastante ler. Afinal a ciencia antes de ser ciencia, é uma teoria certo? ;)

Citação de: Faty Lee em 11 abril, 2015, 23:12
Hey, essa frase não é minha??? ;D ;D

Sim é! ;D

Pelo menos, acho eu, considero-me uma pessoa com boa memória mas não sou perfeito! >.<

"Foste tu quem passou dos limites. Esmagaste-os e no seu desespero, eles tornaram-se em homens que eles nunca foram capazes de compreender. Percebes? Alguns homens não procuram nada de lógico. Eles não podem ser comprados, ameaçados ou negociar. Alguns homens, simplesmente gostam de ver o mundo a arder." - The Joker, O Cavaleiro das Trevas

Eu também gosto de teorias da conspiração, mas houve uma época em que fiquei tão obcecada com elas que parece que deixei de viver a minha própria vida. Olhando para trás, é como se eu quisesse pertencer ao "clube dos que sabem o que realmente acontece no mundo". Felizmente acordei, a minha responsabilidade por fazer um mundo melhor é cuidar da minha vida e fazer a mudança que desejo ver no mundo.
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Citação de: Littlelight em 11 abril, 2015, 23:17
Eu também gosto de teorias da conspiração, mas houve uma época em que fiquei tão obcecada com elas que parece que deixei de viver a minha própria vida. Olhando para trás, é como se eu quisesse pertencer ao "clube dos que sabem o que realmente acontece no mundo". Felizmente acordei, a minha responsabilidade por fazer um mundo melhor é cuidar da minha vida e fazer a mudança que desejo ver no mundo.

Como tudo, o que é demais enjoa... Como já referi, também já fui assim, mas era muito novo e na minha inocência e sede de conhecimento fui me meter em coisas que não compreendia (vê lá, andava praí no 5º ano). Sempre fui um rapaz muito "fora do padrão" paranóico com teorias da conspiração ainda foi uma pior fase para mim! :/
"Foste tu quem passou dos limites. Esmagaste-os e no seu desespero, eles tornaram-se em homens que eles nunca foram capazes de compreender. Percebes? Alguns homens não procuram nada de lógico. Eles não podem ser comprados, ameaçados ou negociar. Alguns homens, simplesmente gostam de ver o mundo a arder." - The Joker, O Cavaleiro das Trevas

I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"