Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.466
Total de tópicos
26.917
  • Medicinas alternativas
    Iniciado por ANA18
    Lido 2.888 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Cada vez me tenho vindo a interessar pelo mundo espiritual, energias, misticismo. É mesmo algo que me fascina, e quando estou em baixo, discutir esses temas ou pensar nesses assuntos alegra me o ânimo.

Alguém já experimentou algum tipo de medicinas alternativas? Acupuntura, reiki, yoga... Eu não conheço muitas. Mas já ouvi dizer que algumas até podem ser mais eficazes que a medicina tradicional.

Quais existem mais? Já experimentaram? O que aconselham?

Puca
A minha resposta pode ser um bocadinho tendenciosa, pois o que refere é o meu trabalho. Utilizo-o comigo e com os pacientes, só vejo resultados positivos. Posso-lhe dizer que não me lembro da ultima vez que recorri a químicos para me tratar de alguma coisa e que não tenho tido problemas de saúde maiores do que uma constipação.

Medicina chinesa, Reiki, Shiatsu e Yoga são com o que estou mais familiarizada. Mas medicina Ayurvedica, tibetana, terapias do som, florais, etc, são outras técnicas também com muitos bons resultados. :)

Mas são alternativas caras? Na média, normalmente quanto rondam os preços das sessões ?

Só posso falar mesmo do Reiki. Ando a tirar o 3º nível e uso em mim e nos meus, pelo menos para já claro e já tive resultados positivos.

Puca
Não me parecem demasiado caras comparando com consultas privadas e com o tempo e atenção dispensada a cada paciente. Mas talvez entre os 25/35 por tratamentos e 35/60 a primeira consulta de avaliação. Algo mais ou menos por ai. O Reiki já varia muito mais, há quem peça apenas o que o paciente quer dar e há preços fixos que podem chegar aos 50 por sessão.

O grande próximo passo em relação á medicina chinesa é conseguir a sua integração no SNS e aí podem entrar como despesas de saúde nos impostos.

Nunca experimentei uma terapia alternativa, mas em breve vou experimentar. Estou super curioso e adoro ouvir testemunhos destes!

Ainda não experimentei nenhuma, mas em breve vou experimentar o reiki. E estou muito curiosa! :)

Puca
Então vá lá, todos a experimentar medicinas e terapias alternativas, que eu prefiro chamar de complementares.
Mas aconselho a procurar profissionais credenciados, com a formação adequada, não tenham vergonha de perguntar. Pois infelizmente como só agora é que a lei está a dar os primeiros passinhos nesta área, ainda há quem tenha aprendido acupunctura num workshop  e outros com licenciatura de 5 anos. Em medicina chinesa um profissional terá carteira profissional passada pela associação, seguro profissional e os conhecimentos necessários para vos tratar de forma eficaz.

Vulgarmente noto que a maioria das pessoas pensa que a medicina chinesa serve para tratar essencialmente de dores e para o stress, mas isso é um mito. Há resposta para todos os desequilíbrios físicos e emocionais, desde infertilidade a insónias passando por doenças crónicas e dores de barriga, é um sistema de medicina completo.

Vão contando as vossas experiencias. :)

Olá

Existem muitas medicinas alternativas, eu já experimentei imensas porque sou muito curiosa e antes de formar uma opinião sobre as coisas, gosto de experimentar. Por isso deixo aqui um pouco do que já fiz:

- Acupunctura
- Shiatsu
- Cromoterapia
- Musicoterapia
- Terapia através de florais
- Medicina tibetana (para quem tiver interesse em fazer o curso de 1, 3 ou 4 anos em Portugal, poderá entrar em contacto por MP porque vai iniciar um em Setembro deste ano)
- Homeopatia
- Auricoloterapia
- Medicina Ayurvédica
- Iridologia
- Yoga
- Meditação (e.g., Tibetana, Indiana)
- Cura xamânica
- Cristaloterapia
- Talassoterapia
- Hipnoterapia...

Mas existem muitas mais!
- Fitoterapia
- Reflexologia
- Aromoterapia
- Arte Terapia
- Biodança
- Cirurgias espirituais
- etc. etc...

Sem dúvida que estas terapias alternativas proporcionam um olhar diferente sobre a nossa saúde, daquele que espelha a medicina tradicional. Inclusivamente, em muitas destas minhas experiências, tive colegas da medicina tradicional, o que não deixou de ser interessante.

Por outro lado, é curioso perceber que apesar de se apelidarem de Medicinas/Terapias alternativas para nós, porque se apresentam como "alternativa" à nossa medicina tradicional... elas não serão "alternativas" em outros locais, por exemplo a Medicina Tibetana é a medicina tradicional daqueles povos e não uma "alternativa" :)

Espero ter ajudado!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

sofiagov
qual deles escolher.... :o tantos e tão bons.... ;)

#10
Acho que depende tanto da pessoa, do terapeuta e da forma como a pessoa se sente... é mesmo uma escolha pessoal. A acupunctura sempre foi um drama para mim... andava a fugir pelo gabinete e o terapeuta atrás de mim, pois odeio agulhas... e ele foi tão querido. Era um homem velhinho, chinês, parecia o velhote do Karaté kid... e olha que não senti nada... e foi muito bom mesmo!

Acho que o que mais me custou foi a auricoloterapia... com aquelas esferas nas orelhas, lol... por vezes sentia dor imensa sim... mas tudo passou!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

sofiagov
Citação de: Faty Lee em 26 março, 2015, 14:11
Acho que depende tanto da pessoa, do terapeuta e da forma como a pessoa se sente... é mesmo uma escolha pessoal. A acupunctura sempre foi um drama para mim... andava a fugir pelo gabinete e o terapeuta atrás de mim, pois odeio agulhas... e ele foi tão querido. Era um homem velhinho, chinês, parecia o velhote do Karaté kid... e olha que não senti nada... e foi muito bom mesmo!

Acho que o que mais me custou foi a auricoloterapia... com aquelas esferas nas orelhas, lol... por vezes sentia dor imensa sim... mas tudo passou!

olha Faty...fizeste-me lembrar eu  ;D ;D ;D....a fugir das agulhas de acupunctura...e até deveria aproveitar... tenho um amigo que me fazia de graça as sessões, mas...desisti precisamente por isso ter um montinho de agulhas espetadas pelo corpo (e no meio da testa, ficar quietinha)...não me parece...embora tenha que reconhecer que saia de lá sempre bastante calma e sentia tranquilidade, porque ele coloca nos pontos essenciais para combater a ansiedade.

Já experimentei acupunctura devido às minhas dores de cabeça crónicas, que tinha diariamente e também devido à ansiedade..
As dores de cabeça ficaram bastante mais controladas...
As agulhas raramente doem... cheguei a ter 20 e tal, dos pés à cabeça... é muito interessante :)
Na cabeça parecia um ouriço cacheiro com tanto 'pico'  :D

Achei engraçado que um ponto no pulso, relacionado com as emoções de ansiedade e stress,fazia com que eu começasse a chorar automaticamente ! Mal ela colocava a agulha, as lágrimas escorriam-me pelo rosto até ela tirar. Ela dizia que era devido à energia estar bloqueada e era o corpo a encontrar o equilibrio...
Gostei muito e sempre me trataram muito bem  :)

Muitos bons testemunhos que estão aqui!!! Adoro! ehehe :D

Puca
Há coisas muito muito curiosas em acupunctura. Por vezes surgem-me pacientes que não param de falar, não sossegam ou estão no estado "Faty Lee", cheios de medo, a fugir das agulhas.

Depois basta colocar as 4 agulhinhas magicas, a do meio da testa, as do pulso e mais uma na cabeça. Ficam como uns anjinhos ensonados e então é só colocar as outras 20. Até ressonam durante o tempo que têm as agulhinhas a actuar.  ;D

Mas a fobia ás agulhas vem do facto de se associar a maldades que nos fizeram com as agulhas gigantes da medicina convencional, estas são tão fininhas que mal se sentem, não sai sangue, são mesmo boazinhas. E atenção que medicina chinesa não é só pôr agulhas, usam-se ventosas, moxabustão, fitoterapia, massagem, também aurículo, etc. Podem ir a um tratamento e nem ver as agulhas. :)