Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • História da Bíblia Sagrada
    Iniciado por incertus
    Lido 2.670 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
é só algo que encontrei e queria partilhar...

Introdução
> Panorama Geral

a) Definição:

A palavra Biblion (Bíblia) é de origem grega, e significa livrinhos ou coleção de livros.


b) Objetivo:

A revelação da pessoa e da lei de Deus ao homem.


                                                                           História
1- O Princípio

a) Deus se revela ao homem:

Deus sempre procurou falar com a humanidade de alguma maneira: No princípio, Ele se revelou pessoalmente ao homem no jardim do Éden; e dessa mesma forma Ele também se comunicava com os Seus servos, assim como Noé e Abraão entre vários outros; posteriormente, passou a falar com o povo através de homens escolhidos especificamente para exercer o ministério profético.

b) A Palavra divulgada por Jesus e a unção do Espírito Santo:

Tempos depois, com a vinda de Cristo à terra, sua Palavra se expandiu ainda mais; após a crucificação, com a descida do Espírito Santo, Ele passou a falar diretamente com os homens sem a necessidade do uso de profetas.
c) A Palavra pregada pelos apóstolos:

Apartir daí, o evangelho foi grandemente divulgado pelos apóstolos, principalmente Paulo, em boa parte dos lugares habitados no mundo naquela época. Esses pioneiros da missão evangelística, deixaram seus valorozos trabalhos registrados em cartas e livros, os quais contém a Palavra de Deus pregada por eles, tendo por base a lei de Moisés, os livros poéticos, os históricos e os proféticos, mas sempre destacando enfaticamente os ensinamentos deixados por Jesus Cristo.
2- A Propagação da Palavra Séculos Depois

a) A data e a autoria da Bíblia:

A Bíblia Sagrada narra a história um período de 1.600 anos [desde a criação do mundo, até o Apocalipse de João em 95dc, aproximadamente]; ela foi escrita por cerca de 40 autores, inspirados por Deus, que viveram em lugares e épocas diferentes, e não se conheciam; mesmo assim, nela não há nenhuma contradição.

b) As língüas originais:

O Antigo Testamento foi escrito em hebraico, com exceção apenas de alguns trechos escritos em Aramaico. O Novo Testamento foi escrito em grego.

c) A montagem da Bíblia:
Ao longo dos anos, os arqueólogos foram encontrando, pouco a pouco, os rolos escritos em papiro [folhas de uma planta] e pergaminho [pele de animal] e juntaram-os como sendo um único livro.Todos os manuscritos originais do Antigo e do Novo testamento foram perdidos; os textos existentes hoje nas língüas originais são baseados em cópias dos documentos autênticos. Até pouco tempo atrás, o manuscrito completo do Antigo Testamento mais antigo era de 916dC. Em 1946, foram achados vários manuscritos desses livros em onze cavernas de Qumram [situado a 2 quilômetros do oeste do extremo norte do mar Morto]. A maior parte desses manuscritos é do primeiro século a.C. e do primeiro século d.C. Foram encontrados ali manuscritos quase inteiros, sendo os de Isaías os mais famosos, com partes de todos os livros do Antigo Testamento, menos de Ester. Além dos livros bíblicos, foram achados também fragmentos de livros apócrifos [obras literárias com conteúdo teológico, escritas na mesma época dos textos Sagrados, que não foram consideradas como inspiradas por Deus para fazerem parte da Bíblia] e de outros livros da seita dos Essênios [Seita do tempo de Cristo: Mais ou menos quatro mil homens que obedeciam rigorosamente a lei de Moisés. Uns moravam em cidades, porém a maioria vivia em grupos, no deserto de En-Gedi. Eles não são mencionados na Bíblia], que ali os escondeu. Esses manuscritos são de grande importância para o estudo do texto original do Antigo Testamento, como também para se recompor o panorama histórico da época do início Novo Testamento.

d) As primeiras versões:

No ano 382dC, começou a ser elaborada a Vulgata Latina [tradução para o latim] por Jerônimo, a pedido de Dâmaso, que era o papa daquela época; este trabalho somente foi concluído em 404dC. A primeira versão da Bíblia escrita em português, foi o Novo Testamento, traduzido por João Ferreira de Almeida em 1681.

e) A divisão em capítulos e versículos:

O primeiro texto hebraico do Antigo Testamento foi dividido em versículos entre os séculos IX e X a.C., por estudiosos judeus chamados de massoretas; eles concluíram este trabalho por volta de 1230aC. Em 1551, na frança, um impressor chamado Robert d'etiénne dividiu o Novo Testamento em versículos. Mas, no século XII, é que finalmente a Bíblia Sagrada foi totalmente divida em capítulos pelo teólogo inglês Stephen Langhton. Até o século XVI, as bíblias eram publicadas somente com a divisão em capítulos. Somente em 1560 é que foi publicada a primeira bíblia com os textos divididos em versículos [a Bíblia de Genebra, lançada na Suiça]. A primeira versão da Bíblia em português [o Novo Testamento, traduzido por João Ferreira de Almeida em 1681], já foi lançada dividida em capítulos e versículos. A divisão dos textos do Livro Sagrado foi criada para facilitar a memorização e a localização de cada trecho da Palavra de Deus, facilitando assim, nosso estudo e nossa meditação.


A Bíblia Hoje

> O Conteúdo* das Escrituras Sagradas
a) Informações numéricas sobre sua escrita:

> 2 testamentos (o Antigo e o Novo);

> 66 livros (39 no Antigo e 27 no Novo);

> 1.189 capítulos;

> 31.173 versículos;

> 773.692 palavras;

> 3.566.480 letras.

b) Nomes mais citados:

> Abrão/Abraão, 279 vezes.

> Arão, 337 vezes.

> Davi (o nome humano mais mencionado), 901 vezes.

> Deus, 3592 vezes.

> Jeová (aparece apenas no Antigo Testamento), 294 vezes.

> Jesus, 950 vezes.

> Jonas, 24 vezes.

> Moisés, 785 vezes.
> Paulo/Saulo, 180 vezes.

c) Expressões mais usadas:

> "Assim disse o Senhor", 4 vezes,

> "Assim diz o Senhor", 403 vezes.

> "Deus disse", 12 vezes.
> "Disse Deus", 27 vezes.

> "Disse o Senhor", 57 vezes.

> "Diz o Senhor", 391 vezes.

> "Esforça-te", 19 vezes.

> "Levanta-te", 116 vezes.

d) Palavras mais faladas:

> Amor/Caridade, 307 vezes.

> Graça, 206 vezes.

> Paz, 282 vezes.

* Alguns dados numéricos aqui apresentados podem variar de acordo com a tradução.

Jonas Martins Olímpio

in: .google.com/site/nitroinclusaodigital
a minha religião é a verdade...

BlackMiau
Chiça, rico trabalho a contar palavras/nomes/expressões... ;D

I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

pois... mas só para deixar a coisa clara...  ::)

Todos os manuscritos originais do Antigo e do Novo testamento foram perdidos; os textos existentes hoje nas língüas originais são baseados em cópias dos documentos autênticos.

Até pouco tempo atrás, o manuscrito completo do Antigo Testamento mais antigo era de 916dC.

Em 1946, foram achados vários manuscritos desses livros em onze cavernas de Qumram [situado a 2 quilômetros do oeste do extremo norte do mar Morto]. A maior parte desses manuscritos é do primeiro século a.C. e do primeiro século d.C. Foram encontrados ali manuscritos quase inteiros, sendo os de Isaías os mais famosos, com partes de todos os livros do Antigo Testamento, menos de Ester.

Além dos livros bíblicos, foram achados também fragmentos de livros apócrifos [obras literárias com conteúdo teológico, escritas na mesma época dos textos Sagrados, que não foram consideradas como inspiradas por Deus para fazerem parte da Bíblia] e de outros livros da seita dos Essênios [Seita do tempo de Cristo: Mais ou menos quatro mil homens que obedeciam rigorosamente a lei de Moisés. Uns moravam em cidades, porém a maioria vivia em grupos, no deserto de En-Gedi. Eles não são mencionados na Bíblia], que ali os escondeu. Esses manuscritos são de grande importância para o estudo do texto original do Antigo Testamento, como também para se recompor o panorama histórico da época do início Novo Testamento.


No ano 382dC, começou a ser elaborada a Vulgata Latina [tradução para o latim] por Jerônimo, a pedido de Dâmaso, que era o papa daquela época; este trabalho somente foi concluído em 404dC.

O Antigo Testamento foi escrito em hebraico, com exceção apenas de alguns trechos escritos em Aramaico. O Novo Testamento foi escrito em grego.

GREGO... que como todos sabem era a lingua falada por Jesus de Nazaré...  ::)

Portanto... caros amigos... alegar que determinado livro é mais certo do que outro é PURA MENTIRA...

a verdade verdadinha... é que se acreditam em Deus e querem saber o que ele disse... devem tentar chegar o mais proximo da origem possivel... Esses sim são os MAIS CORRECTOS... ainda assim, não significa que sejam verdade...
a minha religião é a verdade...

BlackMiau
Adorava ter esse tipo de livro/manuscrito nas mãos só para sentir o peso da história. E já agora, tirava umas fotos ;D

Pelo que depreendi significa que o Antigo e o Novo Testamento que compõem a Bíblia resultam de uma espécie de "filtro" dos textos originais, é isso?

Se assim é, qual foi o critério utilizado para serem considerados determinados textos em detrimento de outros?

..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

o critério foi simples...

como a igreja católica já estava establecida... e mais que establecida... os que lhes interessou ficaram... os que de alguma forma não lhes interessou foram atirados para a fogueira pela SANTA IGREJA... além... obviamente das traduções PROPOSITADAMENTE mal feitas... como nos conta a história... por exemplo um sr Rei de Inglaterra... como não gostava da mulher e se queria divorciar... achou por bem dar um jeitinho num determinado "paragrafo" de forma a que pudesse ser interpretado de várias formas... depois chateou-se com o papa que mais tarde acabou por lhe autorizar o divorcio...

mas isto são FACTOS que vêm escritos na História que são simplesmente ignorados...

assim... o que lhe chegou nos dias de hoje foi a opinião que voce deve ter sobre o que lá está escrito... e não o que lá está escrito...  ;)

boa sorte com a sua "fé"...  ::)
a minha religião é a verdade...

sofiagov

#8
Citação de: BlackMiau em 23 março, 2015, 23:03
Chiça, rico trabalho a contar palavras/nomes/expressões... ;D
É fácil. Os programas informáticos servem também para isso.

#9
Citação de: incertus em 24 março, 2015, 00:21

... por exemplo um sr Rei de Inglaterra... como não gostava da mulher e se queria divorciar... achou por bem dar um jeitinho num determinado "paragrafo" de forma a que pudesse ser interpretado de várias formas... depois chateou-se com o papa que mais tarde acabou por lhe autorizar o divorcio...

mas isto são FACTOS que vêm escritos na História que são simplesmente ignorados...



MENTIRA.

Aprenda pelo menos a copiar da internet.

"Henrique VIII sentindo que sua dinastia estava ameaçada, sem um filho homem para lhe suceder, e desejando romper o casamento com Catarina de Aragão, fez o pedido de divórcio ao Papa, mesmo sabendo que a Igreja Católica não permitia.

O Papa Clemente VII recusou seu pedido.

Com a ajuda de Thomas Cromwell, Arcebispo da Cantuária, o mais alto cargo eclesiástico da Inglaterra, o divórcio foi realizado.

O Parlamento Inglês declarou que o direito divino dos reis substituía a autoridade da Igreja.

Henrique conseguiu o divórcio.

Excomungado pelo Papa, se proclamou Chefe Supremo da Igreja na Inglaterra e fundou a Igreja Anglicana.

Junto com seu novo ministro-chefe, Thomas Cromwell, dissolveu os mosteiros, aumentando o total de terras da Coroa. Estava consolidado definitivamente o absolutismo da monarquia ao separar-se da Igreja Católica.

Fonte: e-biografias.net

#10
Agradecemos, dado que os textos, na sua maioria são "copy past" tivessem referenciada a fonte.

#11
"> O Conteúdo* das Escrituras Sagradas
a) Informações numéricas sobre sua escrita:

> 2 testamentos (o Antigo e o Novo);

> 66 livros (39 no Antigo e 27 no Novo)"

MENTIRA

E sendo um dos destaques da composição da Bíblia a reunião de tantos livros em seu interior, o número é expressivo, são 73 livros ao todo para compor a mesma.

Pelo Antigo Testamento a marca é de 46 livros, conhecido também como Primeiro Testamento;

na composição do Novo Testamento são 27 livros.

A Bíblia foi escrita por 40 autores diferentes, e compreende 1.600 anos de história.

Fonte: top-10-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-biblia



Citação de: incertus em 24 março, 2015, 00:21
o critério foi simples...
como a igreja católica já estava estabelecida... e mais que estabelecida... os que lhes interessou ficaram... os que de alguma forma não lhes interessou foram atirados para a fogueira pela SANTA IGREJA... além... obviamente das traduções PROPOSITADAMENTE mal feitas... como nos conta a história... por exemplo um sr Rei de Inglaterra... como não gostava da mulher e se queria divorciar... achou por bem dar um jeitinho num determinado "paragrafo" de forma a que pudesse ser interpretado de várias formas... depois chateou-se com o papa que mais tarde acabou por lhe autorizar o divorcio...

mas isto são FACTOS que vêm escritos na História que são simplesmente ignorados...

assim... o que lhe chegou nos dias de hoje foi a opinião que você deve ter sobre o que lá está escrito... e não o que lá está escrito...  ;)

boa sorte com a sua "fé"...  ::)

Significa, portanto, uma "filtragem" daquilo que se pretende passar e dos objetivos que se pretendem atingir com a informação filtrada, certo?
Entendo o que diz, pois a História aborda imensos casos de "ligação" entre as monarquias e a igreja.
Obrigada Incertus.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Amigo J.Ace,

agradecia o favor de ir encher a paciencia a outro e se possivel o obsequio de NÃO responder aos meus tópicos, obrigado.
a minha religião é a verdade...