Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.437
Total de mensagens
369.491
Total de tópicos
26.921
  • Sonhos e sua interpretação
    Iniciado por Faty Lee
    Lido 49.584 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Obrigada, Sara.

Sim, também pode haver uma reflexão acerca da minha relação com os envolvidos no sonhos, mas logo que acordei, senti que a interpretação que mais fazia sentido era precisamente a de deixar ir o que já não serve na minha vida.

As águas turvas e escuras é que ainda me fazem confusão no contexto da interpretação que para mim é a correcta...

Sara, e dos teus sonhos, lembras-te das frases quando acordas, ou sabes que as leste no sonho mas esqueces logo que despertas?
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Citação de: Littlelight em 25 abril, 2015, 10:54
O elemento, que referi antes, cujo significado gostaria de saber é precisamente a água do rio: porque ela se apresenta turva? Isso ainda não consegui assimilar; parece-me que, em relação às emoções, é contraditório associar calma e serenidade a algo que é turvo e escuro...

O rio está calmo, exatamente como as suas emoções, pois a sua reação é tranquila e calma, certo? Mas, apesar das águas calmas, elas estão turvas e escuras... será que você sabe perfeitamente porque razão tem que deixar "morrer" uma parte de si? Ou isso é algo que você interiormente sente que deve ser assim, mesmo não compreendendo totalmente porque razão tem que ser assim? Por isso associei o rio às emoções. Já tínhamos visto anteriormente que a água (rio, mar, cascata, etc...) simbolizam emoções, certo?

Pessoalmente, eu aceito a morte (física ou virtual) como algo natural e pacífico de ser compreendido (reação calma, tranquila e de aceitação), mas lá no fundo do meu ser, ainda há questões que desconheço, que coloco, pois não conheço totalmente a razão para ter que ser assim e não de outra forma (ou seja, pensamento turvo e obscuro).

Fui clara Littlelight?

Citação de: SaraRS em 25 abril, 2015, 10:57
Quanto a sonhar com números, já sonhei com números de telefone inteiros e com números simples. Dizem que é impossível ler palavras em sonhos e eu já li frases inteiras... :D

Então não será "impossível" mas sim "improvável". O que me disseram sobre o sonhar com números de telefone que efetivamente existem traduz a simbologia da "sorte", ou seja se jogarmos em alguma coisa com esses números há probabilidade de sermos atingidos por ela. Já me aconteceu por três vezes. Por duas vezes cedi a sorte a uma outra pessoa (escolhi os números que sonhei para uma pessoa) e de uma vez foi para mim. Não sei, no entanto, se terá sempre a mesma interpretação.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Littlelight em 25 abril, 2015, 11:03

As águas turvas e escuras é que ainda me fazem confusão no contexto da interpretação que para mim é a correcta...

Sara, e dos teus sonhos, lembras-te das frases quando acordas, ou sabes que as leste no sonho mas esqueces logo que despertas?

As águas turvas, escuras e calmas é aquilo que a Faty Lee disse. Pode haver uma aceitação mas ao mesmo tempo algumas dúvidas pairam no ar.

Já me aconteceu esquecer mas também já me aconteceu lembrar exactamente do que li e lembrar-me da imagem das palavras nos livros ou paineis etc.

Citação de: Faty Lee em 25 abril, 2015, 11:10
O rio está calmo, exatamente como as suas emoções, pois a sua reação é tranquila e calma, certo? Mas, apesar das águas calmas, elas estão turvas e escuras... será que você sabe perfeitamente porque razão tem que deixar "morrer" uma parte de si? Ou isso é algo que você interiormente sente que deve ser assim, mesmo não compreendendo totalmente porque razão tem que ser assim? Por isso associei o rio às emoções. Já tínhamos visto anteriormente que a água (rio, mar, cascata, etc...) simbolizam emoções, certo?

Pessoalmente, eu aceito a morte (física ou virtual) como algo natural e pacífico de ser compreendido (reação calma, tranquila e de aceitação), mas lá no fundo do meu ser, ainda há questões que desconheço, que coloco, pois não conheço totalmente a razão para ter que ser assim e não de outra forma (ou seja, pensamento turvo e obscuro).

Fui clara Littlelight?

Obrigada, Faty. O que acrescentou precisa duma reflexão mais profunda da minha parte.

Obrigada a ambas pelas vossas contribuições, Faty e Sara. :)
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Littlelight, não ia dizer muito e ainda bem, pois acho que tiveste excelentes interpretações como, aliás, seria de se esperar. :)

Pessoalmente concluo agora que sonhar com água, seja lá de forma for, está sempre relacionado com os nossos sentimentos. Por alguma coisa ou por alguém. :)

Já me disseram que sonhar com água está relacionado com maternidade, com a nossa relação com a mãe ou filhos...por causa da sensação de estar dentro da barriga da mãe.
Mas também acredito que possa ilustrar os nossos sentimentos.

Um sonho que tive há umas semanas:
Eu e os meus pais estavamos a fazer um piquenique no meio da natureza, com árvores, vegetação bem verde...junto a um rio. Havia gelo junto ao rio e nós estavamos sentados em cima do gelo a comer. Nunca tive sensação de frio apesar de parte do rio estar congelado e de toda a existência de gelo. Estavamos com roupas primaveris.
Ás tantas, o gelo onde estavamos sentados começa a partir-se e a minha mala cai ao rio. Estupidamente, atiro-me ao rio, sem nunca sentir a água gelada. A água era limpida, como a água de um rio, transparente mas com muita corrente.. A mala lá foi e eu fui atrás dela. Entretanto, os meus pais também se atiram para a água atrás de mim e eu só queria saber da mala (não sei o que tinha lá dentro). Ás tantas, vou parar a uma zona do rio com a água mais parada e em que tenho pé e qual é o meu espanto quando vejo DEZENAS de malas iguais a minha. Fico confusa sem saber qual delas é a minha mala. O sonho acaba.

O que será que simboliza a mala?


Ai Sara, lá vou eu ter que tocar nas simbologias de novo :)

Apesar do verde onde estavas com os teus pais, junto ao rio havia gelo. Com qual dos dois as emoções são "frias", "distantes", "gélidas" e sobre as quais tens procurado ancorar-te? (repara que vocês estão sentados em cima do gelo, o que significa que a família reconhece a relação gélida existente e mesmo assim, não deixa de desfrutar das coisas boas).

Partir o gelo, significa partir a "aparente" harmonia das relações familiares e a mala significa o inconsciente, o baú, a arca onde estão todas as emoções guardadas. Repara que elas são tão importantes na tua vida que sem pensar te atiras para o "rio das emoções" no sentido de a recuperares... esse é um rio de emoções tranquilas e serenas, os teus recursos interiores positivos, porque as emoções negativas se encontram dentro da mala e repara como esse rio tem uma corrente, significando que ele começa a ganhar algum sentido dentro de ti, alguma força (o que é muito positivo). Mas, a preocupação dos teus pais não foi pela tua "mala" mas por ti mesma e por isso também se atiram para irem atrás de ti. Só que depois te deparar com a imagem de que a tua preocupação pela tua "mala" é vazia de conteúdo já que existem numeras malas iguais à tua, deixando-te indecisa. Será que alguma vez pensaste que apesar de teres essa "mala", todos os elementos personificados pela tua família também eles possuem uma "mala" onde escondem as suas emoções mais negativas? Será que ao saberes disso, ao aceitares que eles próprios transportam uma "mala" de emoções negativas do passado não te deixa ainda mais indecisa, desorientada?

Faz sentido?

Bem-hajas e tudo de bom!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#247
CitaçãoApesar do verde onde estavas com os teus pais, junto ao rio havia gelo. Com qual dos dois as emoções são "frias", "distantes", "gélidas" e sobre as quais tens procurado ancorar-te? (repara que vocês estão sentados em cima do gelo, o que significa que a família reconhece a relação gélida existente e mesmo assim, não deixa de desfrutar das coisas boas).
Aqui faz todo o sentido...

CitaçãoPartir o gelo, significa partir a "aparente" harmonia das relações familiares e a mala significa o inconsciente, o baú, a arca onde estão todas as emoções guardadas. Repara que elas são tão importantes na tua vida que sem pensar te atiras para o "rio das emoções" no sentido de a recuperares... esse é um rio de emoções tranquilas e serenas, os teus recursos interiores positivos, porque as emoções negativas se encontram dentro da mala e repara como esse rio tem uma corrente, significando que ele começa a ganhar algum sentido dentro de ti, alguma força (o que é muito positivo).
Eu estava disposta a morrer por aquela mala :D o mais idiota é que a mala nem parecia minha, era castanha de pele, com ar antigo (algo que nunca usaria).
A mala não pode significar todas as emoções e não só as negativas?

CitaçãoMas, a preocupação dos teus pais não foi pela tua "mala" mas por ti mesma e por isso também se atiram para irem atrás de ti. Só que depois te deparar com a imagem de que a tua preocupação pela tua "mala" é vazia de conteúdo já que existem numeras malas iguais à tua, deixando-te indecisa. Será que alguma vez pensaste que apesar de teres essa "mala", todos os elementos personificados pela tua família também eles possuem uma "mala" onde escondem as suas emoções mais negativas? Será que ao saberes disso, ao aceitares que eles próprios transportam uma "mala" de emoções negativas do passado não te deixa ainda mais indecisa, desorientada?

Os meus pais temiam pela minha vida e, preocupados, foram atrás de mim.
Neste ponto não sei muito bem o que pensar... Não penso que aquelas malas fossem de outras pessoas. Acho que o meu problema emocional foi pensar qual delas era a MINHA e o porquê de serem todas iguais a minha. Acho que era uma questão de identidade e individualização. Pelo menos eu senti as coisas assim.

Obrigada Faty, mais uma vez...
É mais complicado para mim analisar os meus próprios sonhos, parece que não consigo ver tão claramente as coisas.

A mala representando o conteúdo inconsciente, detém todo o conjunto de emoções positivas e negativas. A ênfase nas negativas reside no facto de elas estarem fechadas, ou seja, têm de tal ordem um peso que se encontram fechadas numa mala, compreendes? Nós dificilmente lidamos com a dor... o que fazemos é guardar essa dor numa "gaveta" e procurar não mexer nela porque ela nos traz algum desconforto.

Sobre a tua mala e as restantes essa é a interpretação, ou seja, no meio de tudo isto, dos teus problemas dos problemas dos outros, o foco é em ti e naquilo que te pertence, não achas?

Mas esta é apenas uma interpretação ok? Pode haver outras que sejam mais adequadas :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#249
Quero partilhar convosco um sonho, que não fui eu que o sonhei ;D nem sei se foi mesmo um sonho. Passo a explicar:

Num dos internamentos do meu pai, foi-lhe administrado uma dose cavalar de um medicamento com o objectivo de estabilizar uma crise convulsiva. Foi a primeira crise e naturalmente quando se descobriu a sua epilepsia. Esteve no mínimo 24h a dormir.

Quando acordo inicialmente estava desorientado mas depois lá foi indo "ao sítio. Quando recuperou totalmente a consciência confidenciou à minha mãe que estava admirado por estar ali, porque tinha-se visto numa maca, coberto com um lençol e nós a despedirmo-nos dele e a levarem-no para a morgue... :'( ele estava mesmo convencido que tinha morrido porque disse mesmo "então eu não morri?"

Será que foi sonho ou fruto da medicação? Se foi sonho, que significado teria? ::)

A mim parece-me ter sido apenas um "sonho", mas posso estar enganada pois não detenho muita informação. Porquê um sonho?

Primeiro, porque a medicação, nos casos em que se pretende estabilizar uma crise convulsiva, costuma ser forte, o que leva rapidamente ao estado onírico induzido, podendo ou não haver recordação desse estado. Neste caso houve recordação de um episódio onírico.

Em segundo lugar, não foi uma experiência quase-morte, pois se assim tivesse sido, a situação que ele narra teria sido "comprovada" na realidade, ou seja, para além de ele ter conseguido assistir a toda a "cena" outras pessoas teriam que comprová-la, porque estavam presentes durante a mesma. 

Parece-me, pois, que foi um sonho induzido por uma substância e o conteúdo do mesmo revela uma "preocupação" que permaneceu no seu espírito antes de ter adormecido. Quando adormecemos, independentemente dos contornos do adormecer, levamos sempre os últimos pensamentos enquanto estamos acordados. Ora, nas crises convulsivas, a confusão e a desorientação apesar de presentes, não anulam uma parte da consciência, pelo contrário, a consciência pode estar presente durante os episódios e, como ele foi induzido ao sono poderá ter suscitado o sonho em si, pois o teu pai já se encontrava estabilizado. E, por isso, é natural que ele tenha ficado surpreendido quando acordou, pois aquilo que sonhou lhe pareceu bastante real.

Cepticooucrente, não sei se fui clara. Se persistir alguma dúvida do meu comentário diz-me.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Sim, Faty, foste claríssima.  ;)

Eu não pensei em EQM, mas tinha dúvidas pela medicação. Que algo "próprio" dela e não um sonho dito normal. Sim, para ele foi muito real, ele pensava mesmo que tinha morrido.

E faz todo o sentido que tenha a ver com essa preocupação, pois até ele começar a dormir esteve sempre muito consciente do que lhe estava a acontecer. Naturalmente estava aflito porque aquilo nunca mais parava. Provavelmente a última coisa que "levou" consigo para o sono foi o medo de morrer, ou pelo menos essa hipótese.

Obrigada. :)

Para mim, a interpretação dos sonhos é sempre duvidosa, tendo em conta as influências externas e internos que podem ter levado ao mesmo.
Quando me refiro a factores externos (medicação, álcool, refeições pesadas, leituras, filmes....o próprio meio onde se encontra o "sonhante".
Os factores internos (ansiedade, medo, depressão, doença, euforia...)

Citação de: oculto em 27 abril, 2015, 13:12
Para mim, a interpretação dos sonhos é sempre duvidosa, tendo em conta as influências externas e internos que podem ter levado ao mesmo.
Quando me refiro a factores externos (medicação, álcool, refeições pesadas, leituras, filmes....o próprio meio onde se encontra o "sonhante".
Os factores internos (ansiedade, medo, depressão, doença, euforia...)

Estou completamente de acordo consigo.

No entanto, a simbologia dos sonhos poderá, ela própria, espelhar fatores internos que são passíveis de serem interpretados pelo sujeito, tais como os medos, as ansiedades, os receios, etc... ajudando-o a compreender melhor a forma como age, pensa e sente.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: oculto em 27 abril, 2015, 13:12
Para mim, a interpretação dos sonhos é sempre duvidosa, tendo em conta as influências externas e internos que podem ter levado ao mesmo.
Quando me refiro a factores externos (medicação, álcool, refeições pesadas, leituras, filmes....o próprio meio onde se encontra o "sonhante".
Os factores internos (ansiedade, medo, depressão, doença, euforia...)

Pois, e os dois (factores internos e externos) juntos podem condicionar a "história" do sonho.

Isto quando não há uma mensagem específica a ser transmitida. :)