Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.453
Total de mensagens
369.532
Total de tópicos
26.931
  • Atlas corporal revela onde sentimos fisicamente as emoções
    Iniciado por Littlelight
    Lido 4.767 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Como e onde sentimos as emoções no nosso corpo? Esta foi a pergunta de partida do estudo do qual resultou a imagem que mapeia as emoções.

Quando a vergonha ataca é na cara que se sente, já a felicidade ilumina-nos todo o corpo e é no peito e no estômago que moem a ansiedade... Isto era apenas senso comum, mas agora, um estudo com mais de 700 pessoas, transformou-o em ciência.

Publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences,  o estudo procurou descobrir onde é que as várias emoções são sentidas no corpo. Para esse efeito, os participantes foram expostos a histórias, palavras, imagens e expressões faciais que causaram respostas emocionais e, ao mesmo tempo, foi-lhes pedido que descrevessem onde sentiam um aumento ou diminuição da atividade corporal. Foram convidados a colorir as partes do corpo cuja atividade sentiam aumentar ou diminuir, sendo as sensações mais fortes pintadas com cores quentes (amarelo e vermelho) e, as as mais fracas, com cores frias (azul e preto).

O mapeamento confirmou aquilo que as pessoas muitas vezes descrevem. A raiva foi expressa por manchas amarelas e vermelhas bem fortes na cabeça, no pescoço, no tórax e nos braços. Já a felicidade foi marcada por tons iluminados da cabeça aos pés. No extremo oposto aparece a depressão, ilustrada com tons de azul e preto em todo o centro do corpo - sugerindo uma sensação de vazio.

Os investigadores puderam observar que, fisiologicamente, a maioria das emoções testadas no estudo não causou grandes alterações a nível da frequência cardíaca ou da temperatura da pele. Mas, pelos resultados, foi possível concluir que cada um dos estados mentais gera perceções subjetivas no corpo muito semelhantes para toda a gente.



Fonte: MSN
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!


Eu sou uma pessoa bastante colorida e boa para ilustrar este artigo.
Colorida porquê? Quando sinto raiva, ansiedade, medo ou vergonha, fico vermelhissima na zona da cara, pescoço, peito e costas e, muitas vezes, com manchas nessas zonas do corpo.
Às vezes tento fingir que estou bem e alguém me diz: "estás toda às manchas !! Estás bem??"

Mais transparente que eu não há  :)
Às vezes pergunto-me como será alguém ver a minha aura nesses momentos. Será que assusta? Lol

Quanto à depressão, nunca tive felizmente, mas estive quase lá.
Acordava com um aperto no peito, um sentimento horrível de vazio, que não consigo descrever...e assim era até deitar.
Mas fui salva pelo amor  :)


Isso explica, até certo ponto, como as emoções podem ser somatizadas.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Praticamente todas nossas emoções e pensamentos têm repercursoes no nosso corpo.

O nosso fisico e o nosso psicológico andam sempre de mãos dadas, quando um deles está mal o outro sente isso e recentesse

Muitas das doenças mais comuns têm origem psicossomática (para quem não sabe o que é são doenças de origem psicológica que se manifestam de forma fisica) como o stress, ansiedade, insónias e taquicardias.

O contrario também acontece ter uma doença fisica que provoca sintomas psicológicos como é o caso do cancro que muitas vezes é acompanhado por depressões. A propria depressão pode ser considerada uma doença psicossomática visto que começa com problemas psicológicos e acabam em problemas neuronais

Excelente tópico!

A imagem que ilustra a depressão fala por si...
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

a minha religião é a verdade...

Também acho que a imagem que ilustra a alegria é bem significativa. Envolve o corpo todo!
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

E também não será por acaso que a imagem do Amor ilustra a iluminação dos chakras principais :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Citação de: flexter em 12 março, 2015, 19:53
Praticamente todas nossas emoções e pensamentos têm repercursoes no nosso corpo.

O nosso fisico e o nosso psicológico andam sempre de mãos dadas, quando um deles está mal o outro sente isso e recentesse

Muitas das doenças mais comuns têm origem psicossomática (para quem não sabe o que é são doenças de origem psicológica que se manifestam de forma fisica) como o stress, ansiedade, insónias e taquicardias.

Eu sou muito assim. Qualquer situação que me incomode psicologicamente, o meu corpo manifesta-se imenso.
Pelo que os médicos dizem em mim é muito acentuado.
Já tive de tomar comprimidos para as insónias e taquicardias em que o único motivo era psicológico.

Os teus segredos mantêm-me pacifico, as tuas mentiras mantêm-me seguro, estás satisfeito com a minha ignorância?

SaraRS, eu também passei recentemente por uma situação de arritmia, mas como sabia que ela tinha um fundo emocional, simplesmente recusei-me a tomar a medicação (que tinha toneladas de efeitos secundários...). O facto é que quando saí daquele ambiente desagradável e fui para um ambiente familiar e tranquilo, o ritmo do coração voltou ao normal...
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

#14
Só que eu cheguei a um ponto, que estava tão descontrolado o meu estado de ansiedade, que eu podia estar a ver um filme refastelada no sofa,que do nada começava com falta de ar e o coração a bater a mil.
Já não bastava estar num ambiente calmo...E fiz exames ao coração e estava tudo bem.
No meu caso bastou uma medicação de dose mínima para equilibrar a coisa :) e nunca mais voltou a acontecer