Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.453
Total de mensagens
369.532
Total de tópicos
26.931
  • Sou Mãe e Pai
    Iniciado por cepticooucrente
    Lido 2.633 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Estou desempregada, de novo e há muito tempo, demasiado tempo. Nunca pensei chegar a este ponto, mas não sei mais o que fazer. Parece que a vida se zangou comigo e agora faz tudo para me roubar a alegria e a esperança, que por mais que a tente segurar, me vai escapando a cada não que ouço. Depois que o Pedro me deixou sozinha com o Tomás, sinto um mundo inteiro em cima de mim, e é pesado, muito pesado. Deixei de ser mulher para tentar ser a melhor mãe, mas sinto fracassar todos os dias.

O Tomás tem oito anos e não tem culpa dos erros dos pais. O Tomás tem oito anos e não tem culpa de ter nascido neste país. O Tomás é o meu filho e é o filho que sempre quis. Tem apenas oito anos e não sabe ele que é a força de viver de uma mulher que luta todos os dias para lhe dar uma vida melhor, que é a motivação de uma mãe para se levantar a cada rasteira que a vida lhe prega. Não sabe ele que tem sido a minha esperança e a minha luz, na noite que são os meus dias. Abençoada que me tem ajudado a protegê-lo.

Tive de o tirar do futebol, não tinha como pagar a mensalidade. Deixei de poder vê-lo sorrir enquanto me acenava para a bancada depois de um golo. Deixei de ouvir os seus relatos entusiasmados das jogadas que fazia, quando regressava dos treinos. Deixei de ver a pequena camisola dez a secar no estendal e os sonhos que aquele pedaço de pano carregava. Todas estas pequenas coisas cortam-me o coração pela falta que eu sei que lhe fazem e pelo sentimento de culpa e incapacidade que me cravam na alma. Não aguentei as lágrimas quando me perguntou: porquê, mãe? E eu não consegui responder-lhe. Chorei só, e ele abraçou-me. Naquele momento era como se tivéssemos invertido os papéis de mãe e filho. Nunca mais me voltou a perguntar porquê, e ficou calmo. Sinto que no fundo ele sabia exactamente o que se passava, e aceitava-o... melhor que eu. Ele é que é o meu herói.

Mas o futebol foi apenas a primeira de muitas coisas, até que um dia o Tomás foi ao frigorífico e não havia mais os iogurtes que ele tanto gostava. E no armário, os únicos cereais que havia eram os mais baratos, e até o sumo... passou a ser apenas água com limão. Preparava-lhe todos os dias o melhor pequeno-almoço que conseguia, colocava-lhe tudo pronto na mesa e encostava-me ao balcão a olhá-lo só. De vez em quando perguntava-me porque não me sentava com ele a comer, e eu dizia-lhe apenas que não tinha fome... mas não era isso. Numa dessas vezes fez uma pausa nos cereais, foi à gaveta dos talheres, entregou-me uma colher e perguntou: dividimos? Sentamo-nos os dois em silêncio, naquela manhã, enquanto não chegava a hora de ele ir para a escola, e eu só me apercebi que estava a chorar quando uma lágrima me caiu sobre a mão.

Sou mãe, ele estará sempre primeiro, sou mãe, tiro da minha boca para lhe dar, sou mãe e também sou pai porque a vida assim quis. Mas eu sou o que for preciso, sou o que tiver de ser, e enquanto não lhe faltar nada eu serei uma mãe feliz. Ele é a minha missão. Pode não andar no futebol mas jogaremos os dois à bola no jardim, pode não ter a sua comida preferida mas comida não lhe faltará. Estou pobre, mas não sou pobre.

É nisto que tenho de acreditar e é nisto que vou acreditar. Mas está tarde, o Tomás já está a dormir e também chegou a minha hora, pelo menos enquanto durmo não sofro, não penso na vida, não sinto dores nem sinto fome. Amanhã quando acordar será um novo dia e tentarei arranjar a melhor forma de dizer ao Tomás que vamos ter de mudar de casa...


Texto de Raul Minh'alma

Um texto muito forte da triste realidade do nosso país :(

Fiquei chocado ao ler este texto e até fiquei com medo que fosses tu que estivesses a passar esta situação, até que o vi assinado por outra pessoa. Espero que nunca passes por tão dramática situação.

Obrigado por esta partilha.
Se um rema e outro cruza os braços ou rema para outro lado... mais vale abandonar o barco e seguir sozinho.

Citação de: VodGas em 10 março, 2015, 12:00
Um texto muito forte da triste realidade do nosso país :(

Fiquei chocado ao ler este texto e até fiquei com medo que fosses tu que estivesses a passar esta situação, até que o vi assinado por outra pessoa. Espero que nunca passes por tão dramática situação.

Obrigado por esta partilha.

Também eu fiquei chocada quando o li, principalmente por ter a perfeita noção de que não é mais uma história, não é ficção. É bem real e acontece bem ao nosso lado. Muitas vezes nem damos conta de quantos Tomás estão mesmo ali...

Eu ainda não sou mãe, quero ser um dia, mas ainda não planeio, pelo menos a curto prazo. E acredita, VodGas, que muitos dos receios que tenho é precisamente este relato. Porque já vivi o desemprego, eu e o meu marido, e nessa altura pensava muitas vezes "se eu tinha filhos..." não sei como ia ser.

Apenas posso dizer... abençoadas Mães como esta... e que Deus as ajude. :)

Citação de: cepticooucrente em 10 março, 2015, 12:07

Apenas posso dizer... abençoadas Mães como esta... e que Deus as ajude. :)

Não podia estar mais de acordo. Esta mãe fez sentir bem o estado de muitas familias, da inconsciencia de muitos pais também.

Sem muitas palavras , grande Mãe esta... tomara ainda assim que todas as mães do país fossem como esta ... não entendo ou não consigo aceitar como existem pais que não querem saber dos filhos...

A verdade doi, mas liberta

Citação de: KALKI em 10 março, 2015, 12:16
Não podia estar mais de acordo. Esta mãe fez sentir bem o estado de muitas familias, da inconsciencia de muitos pais também.

Sem muitas palavras , grande Mãe esta... tomara ainda assim que todas as mães do país fossem como esta ... não entendo ou não consigo aceitar como existem pais que não querem saber dos filhos...



Eu penso o mesmo, KALKI, será que os pais não sentem nada? Porque será que se desligam assim dos filhos? :'(
Enfim, estou plenamente de acordo...

É inacreditável o que tantas pessoas se têm de sujeitar.
No meio deste triste cenário, o que se destaca é o amor... O amor é a salvação das nossas almas, é a luz da vida desta senhora, o amor pelo filho.
Oxalá todas as mães fossem realmente MÃES no verdadeiro sentido da palavra como esta senhora.
Ser mãe é isto. É dar tudo e até mais. Desejo que tudo se componha na vida desta senhora e de tantas outros que passam pelo mesmo, que bem merecem.

Na verdade, esta mãe está pobre... mas não é pobre! :)

Adorei o texto. Obrigada pela partilha.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Wow!!! Este texto é marcante, mas infelizmente é uma realidade hoje em dia muito frequente! :(
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

sofiagov
#8
Mãe coragem, como uma verdadeira mãe sabe... pelo o amor de um filho fazemos o impossivel, passamos barreiras...
Eu pela a minha filha faria tudo ao meu alcance...tudo mesmo...podemos gostar ou amar muitas coisas mas o amor por um filho é o santo graal da existência,um sentimrento sem explicação....o pouco que esta mulher da ao seu filho...reforça no amor e na entrega...isso um dia será uma doce lembrança enquanto adulto.ai dirá..eu tenho tudo ...mas não tenho a minha mãe...que é tudo o que precisava .... :'( :'(

Um texto chocante que espelha a realidade de muita gente.
Ninguém está livre de nada.  :'(
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem