Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.453
Total de mensagens
369.532
Total de tópicos
26.931
  • O suicídio
    Iniciado por cody sweets
    Lido 4.379 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá, boas!

Neste tópico gostava de pedir as vossas opiniões em relação a um tema bastante polémico, o suicídio.

Suicídio ou autocídio (do latim, sui, ou do grego autos: "próprio"; e do latim caedere ou cidium: "matar") é o ato intencional de matar a si mesmo.

Qual a vossa opinião em relação ao suicídio? Concordam? Discordam ou simplesmente não têm opinião?

Em já tentei inumeras vezes o suícidio em duas fases particulares da minha vida, será um escape a realidade? Ou uma ilusão de fim para todos os nossos problemas?

O que acham?

"Existe apenas um único problema filosófico realmente sério: o suicídio. Julgar se a vida vale ou não a pena ser vivida significa responder à questão fundamental da filosofia." Albert Camus

"É uma resposta aos que chamam ao suicídio um fim de cobardes e de fracos, quando são unicamente os fortes que se matam! Sabem lá esses pseudo-fortes o que é preciso de coragem para friamente, simplesmente, dizer um adeus à vida, à vida que é um instinto de todos nós, à vida tão amada e desejada a despeito de tudo, embora esta vida seja apenas um pântano infecto e imundo!" Florbela Espanca


I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

dizem que é a escolha dos fracos porque a pessoa simplesmente desiste...

...não concordo nem discordo com o suicidio... antes pelo contrário...  :P

mas não acho que seja solução para coisa nenhuma...
a minha religião é a verdade...

#2
É uma opção que dada à sua natureza permanente requer alguma reflexão e que dispensa julgamentos de valor. É talvez na maioria dos casos uma opção que nasce da inabilidade ou incapacidade de resolver ou solucionar a razão que está na origem do desespero e sofrimento que nos leva a equacionar tal via. Felizmente a maioria vive vidas relativamente tranquilas em que se sentem capazes de ultrapassar os desafios que lhes vão sendo colocados. No entanto existem alguns que por vezes se deparam com desafios que os deixam desarmados e incapazes de ver a solução. Alguns pensam nessa 'solução' alternativa, mas nunca tomam a decisão de seguir esta via e 'vivem' vidas inteiras em permanente sofrimento... serão estes os 'fortes' que perduram apesar do sofrimento constante?.. será que se pode chamar a isto viver? Ou por outro lado serão os 'fortes' aqueles que, apesar do seu instinto lhes dizer o contrário, optam por fazer... reboot?

Não me parece que hajam fracos ou fortes, apenas opções e decisões.

Por outro lado, esta é uma opção que nasce quase sempre do medo de que a situação que leva alguém a contempla-la se irá permanecer imutável... passamos a viver no medo do futuro. Quando estamos em sofrimento procuramos sempre alivio rápido e nessa demanda nem sempre temos a presença de espírito para perceber que a única constante no universo é a mudança e que nesta densidade só vivemos no agora. Com alguma sorte, consegue-se resistir aquela sensação estranha e desconfortável no nosso interior até ao último momento.

Bolas Cody, tu foste buscar dois autores que me marcam muito, por um lado Camus... o grande estudioso do suicídio e do outro, a minha Diva da poesia, a Espanca..
.
Eu não condeno o suicídio e acho que quem decide terminar com a sua vida é porque realmente não tem mesmo esperança. Tudo se apagou. É uma opção que tem que ser respeitada. Talvez porque o amor e o respeito próprio tenham cessado...

Não sou defensora do suicídio, porque ele marca uma opção, uma escolha que espelha um cruzar de braços, muitas vezes inconsciente... se ainda soubéssemos o que será na outra vida... talvez fosse uma escolha consciente, não te parece? Não sabendo, apenas há a ilusão de que morrendo não sofro mais... mas quem tem disso certeza? Nunca ninguém regressou para contar...

Se houvesse uma certeza, certamente que todas as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos espalhados pelo mundo a utilizariam de forma voluntária... como forma de "fugir" da sua própria dor.
Eu acredito que há sempre uma saída, há sempre uma esperança, mesmo que essa não seja visível no  momento. O ato suicida faz-me lembrar aqueles dois loucos (desculpa a analogia) que fugiram do hospital psiquiátrico e que têm que transpor 100 muros... quando estão no 99º muro, dizem: oh pá, vamos voltar para trás... isto nunca mais acaba... É na verdade um suicídio voltar atrás... eles nem sequer pararam para validar positivamente que já tinham feito tanto... esqueceram-se de ser positivos e, acima de tudo, não intuíram que bastava apenas um muro para serem livres...

Mesmo como opção que deve ser respeitada, não considero que possa ser um ato de coragem... um ato de coragem é continuar a viver mesmo com todas as vicissitudes que a vida tem... O sujeito que põe fim à sua vida, não está a ser corajoso, está simplesmente a desistir de viver... e isto certamente terá uma consequência na sua espiritualidade... Os budistas acreditam que o nosso corpo é o instrumento precioso para expiarmos todo o nosso carma... maltratando o nosso corpo, estamos a cometer um ato suicida também...

Eu lido com muitas pessoas para-suicidas (empreendem atos para terminar com a vida, não letais) e compreendo que a dor é maior ao descobrirem que o seu ato foi falhado... pois têm que começar tudo de novo, novamente...

Mas a vida é feita de contrassensos... tanta gente com doenças terminais quer viver, lutam pela vida, agarram-se tremendamente a ela... e tanta gente sem doenças terminais... simplesmente desejam morrer....

A Florbela Espanca é uma poetisa de excelência. Se conheces a obra denotas traços imensos de depressão, dor e sofrimento... decorrente de uma vida mal compreendia, de imensos dissabores, etc... ela transformou o seu sofrimento nos maravilhosos sonetos que nos deixou... ela lá saberia as lágrimas que corriam dentro dela... e também ela se suicidou...

O suicídio não é uma solução para mim, mas sim uma opção.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

o suicidio é a saída mais facil de uma situação má
acho que todos nós pensamos nele em determinadas fases ou alturas da nossa vida e quando algo de muito mau acontece ou quando nos sentimos extremamente tristes.
eu penso que não seja solução, há sempre volta a dar aos problemas mesmo quando achamos que não há

Dizem que o suícidio é uma grave ofensa a Deus, além disso, não há garantias que os problemas passem após a morte fisica.
Se morrermos com problemas, certamente iremos viver com problemas num plano espiritual. Contudo, tivemos o previlégio de encarnar nos nossos corpos para que possamos presenciar as maravilhas do nosso mundo, possamos aprender uns com os outros, mas acima de tudo, partilharmos a felicidade uns com os outros.
Infelizmente o egoismo cegou muitas pessoas, porém, não devemos culpar o mundo pelos erros do ser humano.
O mundo tudo nos deu gratuitamente, porque temos de cobrar por algo que nos é oferecido em abundância? Não seria melhor partilhar?
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Se quando nascemos vimos numa missão de melhorar a nossa aprendizagem, penso que o suicidio pode comparar-se a desistir da escola a meio do percurso.
Penso que quando encarnarmos de novo, passaremos por problemas idênticos aos que nos levaram a desistir acrescidos  do karma provocado pelo suicídio.

Eu acho que o suicídio não é solução para nada, a não ser a solução do término da vida por livre vontade. Só isso. Deus me livre de condenar alguém que toma essa decisão!
Estou plenamente de acordo com a grande Florbela, quem se suicida até pode estar num desespero inimaginável, querendo escapar de um sofrimento atroz. Mas caraças... é preciso ter muita coragem para fazer um acto destes, por isso não me parece de todo que seja um sinal de fraqueza da pessoa, muito pelo contrário!

Brincando um pouco com a assunto, para animar quem possa ler tais "loucuras".... Imaginem uma pessoa em frente a um comboio, pronta para cometer o suícidio... e de repente, da-lhe uma dor de barriga   :P
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

sofiagov
Citação de: _Indigo_ em 05 março, 2015, 12:18
Brincando um pouco com a assunto, para animar quem possa ler tais "loucuras".... Imaginem uma pessoa em frente a um comboio, pronta para cometer o suícidio... e de repente, da-lhe uma dor de barriga   :P
o que acha que ela fará? desiste do seu intuito?

Citação de: _Indigo_ em 05 março, 2015, 12:18
Brincando um pouco com a assunto, para animar quem possa ler tais "loucuras".... Imaginem uma pessoa em frente a um comboio, pronta para cometer o suícidio... e de repente, da-lhe uma dor de barriga   :P

A brincar a brincar... mas pode perfeitamente ser um sinal para não cometer!! ;)

Pode ficar com uma dor de barriga eterna  ;)
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Citação de: _Indigo_ em 05 março, 2015, 12:24
Pode ficar com uma dor de barriga eterna  ;)

:) :) :)

Seria bom pensar em todas as pessoas que tentassem por fim à vida, acontecer um "episódio" desses bem na hora H... :D

sofiagov
#13
o suicídio é um bilhete só de ida, numa viagem turbulenta, uma escolha una de quem o faz, colherá Karmas futuros.
as fases da nossa vida vão e vem, porque a vida é mesmo assim, é a sua essência.
Não acho quem procura esse fim seja fraco, apenas cansado e por vezes mesmo depois de alertar de várias formas ninguém  "ouve" sente-se perdido, batendo no fundo e isola-se.

A solidão interior abre-se como fosse um buraco negro cercando os pensamentos do suicida como ele próprio estivesse numa espiral recessiva,  sentido-se só e desamparado onde o seu problema é tão grave que nada o resolverá, ou consegue resolve-lo.
é complicado criticar quem o faz...razões que quem está de fora não sabe. Claro que não é caminho, mas na mente "perturbada" é. :-\
corajoso daquele que consegue por termo à sua própria vida. :-[ egoista ??? não sei se seria o termo correcto.


Citação de: oculto em 05 março, 2015, 06:43
Se quando nascemos vimos numa missão de melhorar a nossa aprendizagem, penso que o suicidio pode comparar-se a desistir da escola a meio do percurso.
Penso que quando encarnarmos de novo, passaremos por problemas idênticos aos que nos levaram a desistir acrescidos  do karma provocado pelo suicídio.


Também concordo com isso. Os problemas não desaparecem com o suicidio. Se calhar aumentam e muito.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem