Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.453
Total de mensagens
369.532
Total de tópicos
26.931
  • Como Mudar os Nossos Relacionamentos
    Iniciado por Faty Lee
    Lido 4.523 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Como Mudar os Nossos Relacionamentos

Os problemas das Relações Interpessoais são comuns e apesar de procurarmos encontrar soluções para os mesmos, eles teimam em persistir. Porquê? Porque, na verdade, mantemos o mesmo padrão de atuação sem nos preocuparmos em perceber como é que nós funcionamos, enquanto pessoas.

Em 1956, Eric Berne, propôs um método "psicológico" capaz de resolver problemas interpessoais que se chama Análise Transacional (AT). Esta é um instrumento de aperfeiçoamento da comunicação interpessoal (escrita e falada) e tem como finalidade explicar os padrões que utilizamos na interação com os outros e estes em relação a nós, potenciando a melhoria das relações interpessoais.

Transação refere-se a qualquer movimento que um indivíduo empreende na sua interação com os outros, provocando um movimento de volta, ou seja, uma reciprocidade. Ou seja, comportamento gera comportamento!

Os analistas transacionais acreditam nas profundezas da alma humana, onde residem "príncipes" que, por determinadas razões, se transformam em "sapos". A AT seria o "antídoto" psicológico perfeito que permite esta transformação.


Basicamente, a personalidade encontra-se estruturada em três registos ou Estados do Ego:

- PAI – ADULTO – CRIANÇA -

Berne considera que todas as experiências pelas quais passamos ficam registadas no nosso cérebro. Assim temos:

No estado do ego PAI (EEP) – estão todos os conceitos de vida que aprendemos dos nossos pais, particularmente nos primeiros anos de vida. O PAI é o "recipiente" onde estão todas as nossas aprendizagens, conhecimentos, comportamentos, atitudes e valores culturais. Aos 5 anos esta estrutura já está completamente desenvolvida. Este é o conceito de vida aprendido. Este estado de ego pode assumir-se como Protetor/Nutritivo e/ou Crítico.

O estado do ego ADULTO (EEA) não regista as informações de forma definitiva, mas recebe inputs do exterior, analisa-os comparativamente com os dados disponíveis nos registos do Pai e da Criança e responde adequadamente ao exterior. O EEA incorpora o conceito pensado de vida. Este é o Ego que deverá comandar a personalidade.

No estado do ego CRIANÇA (EEC) – estão os sentimentos, as emoções, os medos, alegrias, frustrações registadas ao longo da nossa vida. Este é um conceito de vida sentido que compõe a parte inata da personalidade. Algumas emoções são inibidas, outras compensadas ou reforçadas para se manterem ativas. Com o passar do tempo, muitas delas se fundem, distorcem, transformam, criando um padrão específico de reação emocional em cada um de nós. Este estado de ego pode assumir três formas: Natural (espontânea), Adaptada (Rebelde e Submissa) e Pequeno Professor.


Manifestações

Ao conhecermos as manifestações de cada um dos estados de ego em nós e nos outros, podemos claramente mudar as nossas relações interpessoais.

Assim, o Pai Protetor emite comportamentos de ajuda, de recompensa, cuidando, aconselhando e protegendo e, o Pai Crítico, tem comportamentos mais agressivos, de punição.

A criança Natural manifesta-se sempre que as regras sociais não são consideradas e as suas emoções e sentimentos são expressos espontaneamente.

A criança Adaptada divide-se em Submissa, quando atende às normas e regras de conduta de forma compulsiva e Rebelde, quando transgride essas normas e regras, revelando-se contra elas.

A criança Pequeno Professor, é uma espécie de adulto, normalmente criativo, exploratório, intuitivo, curioso. Esta criança tem insights (intuições) e usa a sua capacidade criativa.


Todos nós, nas diversas relações interpessoais que mantemos com os outros adotamos invariavelmente todos estes registos inconscientemente, provocando reações nos nossos interlocutores, muitas vezes inesperadas. Ao termos consciência destas posições, podemos antever os comportamentos dos outros, bem como os nossos.

Alguns exemplos:

Pai Protetor – "Você não devia fazer isso, isso vai-lhe custar caro".

Pai Crítico – "Quando é que você cresce? Não tem mesmo juízo nenhum!".

Adulto – "Pense seriamente na questão e chegue às suas conclusões".

Criança Natural – "Eu gosto da maneira como você escreve".

Criança Rebelde – "Mesmo sabendo que é mau, eu gostava de experimentar".

Criança Submissa – "Ok. Se você quer dessa forma..."

Criança Pequeno Professor – "Eu já sei como isso se resolve... quer que lhe ensine?"

E você, sabe qual destes estados de ego é mais prevalente em si?

Faça o seu teste!


https://www.dropbox.com/s/4gkzxxogbah6sq9/analise%20transaccional.xls?dl=0
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Adorei este topico Faty . Gosto imenso deste tipo de testes, de me compreender melhor :)

Adulto - 24 pontos
Pai protector - 22 pontos
Criança natural - 18 pontos
Pequeno professor - 16 pontos
Criança adaptada e Pai critico - 15 pontos

Tenho de instalar o Office, em OpenOffice não funciona corretamente :(
Se um rema e outro cruza os braços ou rema para outro lado... mais vale abandonar o barco e seguir sozinho.

Citação de: SaraRS em 21 fevereiro, 2015, 10:47
Adorei este topico Faty . Gosto imenso deste tipo de testes, de me compreender melhor :)

Adulto - 24 pontos
Pai protector - 22 pontos
Criança natural - 18 pontos
Pequeno professor - 16 pontos
Criança adaptada e Pai critico - 15 pontos
Ainda bem que gostaste. A tua pontuação significa que maioritariamente tendes a assumir posições de Adulto, em determinadas circunstâncias de Pai Protetor, tentando sempre proteger as pessoas com quem lidas. ;)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Puca
Também já fiz, muito interessante. :)

E o resultado foi:

Pai Critico - 14
Pai Nutritivo - 13
Adulto - 22
Criança Adaptada - 13
Pequeno professor - 19
Criança espontânea - 19

#5
Citação de: Puca em 21 fevereiro, 2015, 13:01
Também já fiz, muito interessante. :)

E o resultado foi:
Pai Critico - 14
Pai Nutritivo - 13
Adulto - 22
Criança Adaptada - 13
Pequeno professor - 19
Criança espontânea - 19
Maioritariamente assume estados de ego de adulto e depois vai oscilando entre o "pequeno professor" e a "criança espontânea".

Reparem que o interessante desta abordagem é o facto de ser quase improvável uma das estruturas estar silenciosa. No seu caso Puca, o Pai Nutritivo ou Protetor embora em pequena proporção, também existe nas dinâmicas que estabelece com os outros ;)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Sim, também reparei nisso.

Tinha curiosidade de ver alguém com uma pontuação muito díspar, tipo 40 num e 2 nos outros todos lool
Mas isso resultaria em alguém com algum tipo de distúrbio de personalidade, provavelmente

Distúrbio de personalidade não diria... mas alguém muito polarizado. Imagina alguém que assume sempre uma postura de pai crítico ou de pai protetor. Se ele tiver muita rigidez em termos de personalidade, obviamente que não deixará a expressão de crianças espontâneas... talvez assuma posições de criança pequeno professor, ou rebelde, entendes?

A teoria de Eric Berne é muito interessante, pois o autor vai mais longe e chega a uma coisa interessante que se chama de "posições existenciais". Ou seja, as posições que assumes ao longo da tua vida em função das estruturas de Ego mais prevalentes. Por exemplo: a vítima, o perseguidor... Essas posições existenciais podem resumir-se da seguinte forma:

- Eu sou OK, os outros são OK.
- Eu sou OK, os outros são não OK (sujeito que tem mania que ele é o melhor).
- Eu sou não OK, os outros são OK (sujeito que assume que os outros são sempre melhores do que ele).
- Eu sou não OK, os outros são não OK (postura depressiva que poderá indiciar alguma perturbação personalística).

Interessante, não?
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Eu já tive disturbios de personalidade isso terá alguma influência no teste?
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Citação de: cody sweets em 21 fevereiro, 2015, 15:08
Eu já tive disturbios de personalidade isso terá alguma influência no teste?

Não, nenhuma! Este teste é sobre a forma como tu assumes uma determinada posição na relação com os outros (Pai, Adulto, Criança).

As pessoas com problemas de personalidade também utilizam estas posições, só que mais frequentemente umas em detrimento de outras :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#10
Eu não consigo fazer o teste pois eu uso um Mac com oppen office. Quando a minha namorada chegar eu faço.

já agora obrigado pela resposta
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Citação de: cody sweets em 21 fevereiro, 2015, 15:14
...oppen office...

Eu uso o janelinhas 8 e tenho o mesmo problema, open office...
Se um rema e outro cruza os braços ou rema para outro lado... mais vale abandonar o barco e seguir sozinho.

A razão pela qual eu comprei o mac, foi por causa da porcaria do windows 8, vamos ver se a atualização para o windows 10 vai ser alguma coisa de jeito!
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Boas

Pai Critico - 9
Pai Nutritivo - 20
Adulto - 25
Criança adaptada - 9
Pequeno professor - 15
Criança espontânea - 21

Obrigada,

Weimar

Citação de: weimar em 21 fevereiro, 2015, 16:25
Boas

Pai Critico - 9
Pai Nutritivo - 20
Adulto - 25
Criança adaptada - 9
Pequeno professor - 15
Criança espontânea - 21

Mais um com posição adulta e criança espontânea! Boa!


VodGas
Se quiseres envia-me as respostas que eu coloco no ficheiro e depois publico o resultado! ;)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334