Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.453
Total de mensagens
369.532
Total de tópicos
26.931
  • Censura... a culpada pela podridão da nossa sociedade!
    Iniciado por incertus
    Lido 2.689 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação
    Na Roma Antiga, censura era o cargo ou a função de um censor. Este artigo está relacionado com o controle sobre a imprensa e outros meios informativos.

Censura é o uso pelo estado ou grupo de poder, no sentido de controlar e impedir a circulação de informação. A censura criminaliza certas acções de comunicação, ou até a tentativa de exercer essa comunicação. No sentido moderno, a censura consiste em qualquer tentativa de suprimir informação, opiniões e até formas de expressão, como certas facetas da arte.

O propósito da censura está na manutenção do status quo, evitando alterações de pensamento num determinado grupo e a consequente vontade de mudança. Desta forma, a censura é muito comum entre alguns grupos, como certos grupos de interesse e pressão (lobbies), religiões, multinacionais e governos, como forma de manter o poder. A censura procura também evitar que certos conflitos e discussões se estabeleçam.

A censura pode ser explícita, no caso de estar prevista na lei, proibindo a informação de ser publicada ou acessível, após ter sido analisada previamente por uma entidade censora que avalia se a informação pode ou não ser publicada (como sucedeu na ditadura portuguesa através da PIDE), ou pode tomar a forma de intimidação governamental ou popular, onde as pessoas têm receio de expressar ou mostrar apoio a certas opiniões, com medo de represálias pessoais e profissionais e até ostracismo, como sucedeu nos Estados Unidos com o chamado período do McCartismo.

Pode também a censura ser entendida como a supressão de certos pontos de vista e opiniões divergentes, através da propaganda, contra-informação ou manipulação dos meios de comunicação social. Esses métodos tendem a influenciar opinião pública de forma a evitar que outras ideias, que não as dos grupos dominantes, tenham receptividade.

Formas modernas de censura referem-se a limitações de acesso a certos meios de comunicação, ao modo de atribuição de concessões de rádio e televisão por agências reguladoras ou a critérios editoriais discricionários, segundo os quais um jornal, por exemplo, pode não noticiar determinado fato.

Muitas vezes a censura se justifica em termos de proteção do público, mas, na verdade, esconde uma posição que submete artistas, intelectuais e o próprio movimento social ao poder do estado e infantiliza o público, considerado como incapaz de pensar por si próprio.

Actualmente a censura pode ser contornada mais eficazmente, com o recurso à Internet, graças ao fácil acesso a dados e a sistemas de partilha de ficheiros peer-to-peer - como a Freenet -, de maneira e independentemente de fronteiras geográficas.

A convivência quotidiana com a censura pode suscitar, entre os produtores culturais e formadores de opinião, uma atitude de defesa bastante corrosiva - a autocensura, que consiste em evitar a abordagem de certos assuntos ou a não expressar opiniões que possam gerar situações de confronto com o poder.

não existe mal pior...  >:(
a minha religião é a verdade...

Bolas, você vai buscar cada coisa!

A censura é a "lei dos fracos" que não sabem como lidar com posições diferentes daquelas que pretendem assumir como certas!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Faty Lee em 18 fevereiro, 2015, 17:20
A censura é a "lei dos fracos" que não sabem como lidar com posições diferentes daquelas que pretendem assumir como certas!

é, não é?  ;)
a minha religião é a verdade...


é mesmo assim que eu gosto de discutir as coisas... onde todas as opiniões são validas...

quer defenir exemplos em que a censura seja aceitavel?
a minha religião é a verdade...

#5
Na minha opinião, creio que a censura não é algo assim tão maligno como querem fazer parecer. É certo que usam e abusam da censura em situações, principalmente nos governos a nível mundial. São eles quem regem as leis que "eles" acham ser correctas, porém nos "mídia" (televisão, internet, etc) existem tantos conteúdos que podiam ser censurados, mas preferem deixar visíveis a todos.

Falo nisto, porque tenho visto tanto lixo na TV, nas revistas, jornais, Internet, qualquer pessoa pode aceder e ter conhecimento.
Muitas crianças e jovens passam dias na Internet e TV e têm acesso a conteúdo violento e como são facilmente influenciáveis, começam a achar que aquilo é o correcto. Certamente já devem ter visto crianças brincarem na rua com armas de brincar como se estivessem aos tiros ou às facadas uns aos outros. Basta juntarem o que vêem de violento na TV e Internet e criam-se possíveis criminosos no futuro.

Neste tipo de situações, acredito que a censura poderia agir para que possamos evitar pensamentos e atitudes agressivas nas pessoas.
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein


A censura, feita por outro, atinge-nos e fere-nos na medida em que inconscientemente já a fizemos a nós próprios.

Gustave Thibon


Fonte: O pensador

Citação de: oculto em 20 fevereiro, 2015, 19:31
A censura, feita por outro, atinge-nos e fere-nos na medida em que inconscientemente já a fizemos a nós próprios.

Gustave Thibon


Fonte: O pensador

Nem mais nem menos. Quando censuramos o outro é o mesmo que estar-mos a censurar-nos a nós próprios.

Um exemplo da nossa culpa enquanto sociedade vem por exemplo da industria de Wollywood... quem já teve oportunidade de ver o documentario "This Film is Not Yet Rated"...

http://www.youtube.com/watch?v=h8N3EztyOoA#ws

...percebe que os filmes que são "escolhidos" pelos "censuradores" são os que levam a letra "a" ou "b" ou o que for... enquanto os outros não levam coisa nenhuma... isto traduz-se depois em dinheirinho que por sua vez se reflete na publicidade que cada filme, ou "produtor" tem disponivel para a sua "obra"... e isso acaba por defenir que tipo de propaganda acaba por nos chegar (mais regular-mente)... por isso é que os "melhores filmes" nos chegam sempre da parte das mesmas "produtoras" que só por acaso controlam o sistema de "censura"...  ::)

...depois temos filmes de categoria "b" e mais reles que muitas vezes são muito superiores aos "prós"... como exemplo posso dar um filme já velhinho que aposto que poucos viram e que supera muitos "recordistas de belheteira" de wollywood... fica a dica para o fim de semana...  :) tem uma simbologia muito interessante para quem gosta de brincar ao faz de conta...  ::)


CitaçãoO filme fala sobre uma catástrofe fictícia de proporções globais.

Começa em 2008, quando uma equipe de escavações em Londres acaba descobrindo um dragão no subsolo e que, pasmem, estava vivo. É então que começa a catástrofe. O dragão adormecido desperta e traz com ele milhões de dragões, que se reproduzem rapidamente.

Na história, é revelado que os dragões apareceram em várias épocas da sobrevivência humana.

Na Idade Média, por exemplo, eles eram comuns. Depois de provocar a destruição quase total, adormecem para que a espécie humana se restabeleça e para que eles, dragões, voltem séculos depois para alimentar-se novamente de seres humanos.

Durante alguns anos, muito rapidamente, quase toda a espécie humana se extingue, sobrando apenas um pequeno grupo de pessoas, que se abrigam em um "castelo" e planejam a exterminação total dos dragões, para que a espécie humana volte a prevalecer.

http://www.youtube.com/watch?v=vp-VgNNU57o#ws


Já um exemplo da nossa culpa coletiva no plano politico podemos encontrar mais recentemente a questão do charlie ebdo...

primeiro a "opinião publica" achou por bem que devemos de lutar contra os "terroristas" que nos querem tirar a liberdade de expressão... depois proibem-se manifestações que "não dão jeito"...

CitaçãoEm um comunicado, as autoridades alemãs anunciaram que todas as manifestações ao ar livre haviam sido proibidas em Dresde.

convenientemente...
Citação"A polícia dispõe de elementos sobre uma ameaça concreta visando os protestos do Pegida"

com esta conversa... diz-se uma coisa e faz-se outra...  ::)

na industria da musica... nossa senhora...  ::) ...nem vale a pena dizer nada....

http://www.youtube.com/watch?v=wftdFB4FdZk#


Na religião... facilmente se percebe que determinados temas são censurados pelo vaticano... por exemplo a meia duzia de padres catolicos que falam abertamente sobre o casamento são as ovelhas ranhosas e condenadas a ser excumungadas...

Na escola censura-se os professores por dar uns tabefes nos putos que muitas vezes deviam ser dados em casa...

... e depois ainda ficamos admirados porque é que a nossa sociedade é uma ~porcaria~...  >:D

...a culpa é de quem escolhe...  ;)
a minha religião é a verdade...

..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

a minha religião é a verdade...

..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

mas também podemos falar do que a censura fez ao nosso pais... atrasando-o 20 ou 30 anos em relação à europa e aos americanos o que nos levou a ir com muita sede ao pote... apenas para nos afundar num paraiso de dividas a pagar pelos contribuintes...  ::)

a minha religião é a verdade...

E onde estão os exemplos de que a "censura" é positiva?
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

a amiga só faz perguntas dificeis...  ::)

...sei lá... pode ser... censurar-mos a educação sexual nas escolas... isso eventualmente levou à distribuição gratuita de preservativos nos centros de saude e o pessoal sempre poupa umas coroas...  ;)
a minha religião é a verdade...

#14
Bolas, mas sob esse ponto de vista qualquer "censura" pode ser analisada pelos dois prismas, não lhe parece? Ou seja, há coisas más... mas também aporta sempre outras coisas boas. Mas não me parece que tenha sido esse o intuito do tópico, ou foi?  :-\
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334