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  • A sexta-feira 13 e o judaísmo
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Hoje é Sexta-feira 13





De acordo com o calendário judaico, "Yom Shishi", a sexta-feira (qualquer uma) começa na véspera – na quinta-feira, "Yom Hamishi". Já na sexta-feira ao anoitecer é sábado – "Erev" (véspera) Shabat! O homem (ser humano) foi criado, de acordo com o relato bíblico, na sexta-feira. E, neste dia, diferentemente dos outros em que D'us concluía com um "Está bom!", Ele disse: "Muito bom!". Para quem gosta de uma leitura supersticiosa, este comentário divino torna a sexta "um dia de sorte" (junto com a terça-feira em que foi dito "Bom!" duas vezes – motivo pelo qual se costuma começar nas terças, por exemplo, calendário de aulas em escolas judaicas etc).
Tendo o homem sido criado na sexta-feira – ela se tornou também a data do primeiro Rosh Hahaná da humanidade (embora primeiro de Tishrei, que é o primeiro dia de Rosh Hashaná, jamais possa cair num domingo, quarta ou sexta-feira)! Quanto à possível conotação aziaga do número 13 na tradição judaica, ela, na verdade, não existe. Pelo contrário: 13 é um número extremamente positivo. No judaísmo, 13 é a idade na qual o jovem se torna bar-mitzvá, entrando assim na maioridade religiosa. Treze são também os princípios de "Fé Judaica" elaborados por Maimônides no seu "Comentário sobre a Mishná" e transformados em "Pyiut" (poema litúrgico), no hino "Yigdal", em 1404.
Na língua hebraica os numerais são escritos com as letras do alfabeto (alefbet), às quais é atribuído um valor numérico. Assim, o número 13 escreve-se com as letras "? Yud" (10) e "? Guimel" (3). Para desvendar as leituras semióticas da numerologia hebraica (gemátria), é necessário analisar o simbolismo dado a cada letra. "Yud" (?) é a primeira letra da palavra yetzer (impulso), denotando a tendência humana tanto para o bem, o altruísmo ("Yetzer hatov", aspecto positivo, o bom impulso) como para o mal, o egoísmo ("Yetzer hará", aspecto negativo, o mau impulso). Cabalistas aconselham a meditação na letra "Yud" como forma de ultrapassar estagnação e inspirar mudança a nível espiritual. O "Yud" é também a primeira letra do tetragrama sagrado. O "Guimel" (?), por outro lado, reflete qualidades de bondade e crescimento. A expressão "guemilut hassadim" (boas-obras, atos de bondade) traduz a essência de "Guimel", primeira letra também das palavras "Gadol" (grande), "Guibor" (poderoso, forte, herói) e "Guevurá" (coragem).
O número 13 era visto na tradição judaica como a adição divina para ao terreno 12, que está ligado aos 12 meses do ano, às 12 tribos de Israel e aos 12 signos do zodíaco, os quais representam a fragmentação do mundo físico, onde a Luz do Criador está oculta. O 13 se eleva acima dessas forças materiais, e nos leva à unidade do mundo espiritual. Segundo a Cabalá, 13 é a gemátria (valor numérico) da palavra "Echad", que significa o número 1, a unidade, e, também, uma alusão a Deus. As palavras "Ahavá" (amor) e "Deagá" (preocupação) igualmente têm seu valor numérico 13. Assim como é 13 o valor das palavras "Ahavá" (amor) e "Echad" (unidade), denotando uma ligação intrínseca entre elas. Morrer em uma noite de sexta-feira, depois de ter recebido o Shabat, era visto como particularmente honrosa para os mártires judeus. Então, tendo a sexta-feira 13 se tornado mais um dia para mártires judeus, os numerosos opressores começaram a interpretar o dia em suas formas negativas. No judaísmo o número 13 não indica o fim, mas sim a transformação, o renascimento. A superstição que ronda o número 13 é, sem dúvida, uma das mais populares. Pode ter tido origem no dia 13 de outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia. Na Antiguidade, o número 13 tornou-se de mau agouro, depois que o Imperador Felipe da Macedônia acrescentou sua estátua às dos doze deuses do Olimpo. Logo em seguida, ele foi brutalmente assassinado. Eva ofereceu a maçã a Adão na sexta-feira, e o dilúvio começou no mesmo dia.
Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia. Ninguém sabe direito como a superstição surgiu. Alguns dizem que é porque Jesus foi crucificado em uma sexta-feira 13. Além da versão histórica de perseguição aos templários, também existiam lendas nórdicas e cristãs sobre o sombrio treze. Sua origem é pagã, e não cristã como muitos pensam, e remonta a duas lendas da mitologia nórdica. De acordo com a primeira, houve no Valhalla, a morada dos deuses, um banquete para o qual doze divindades foram convidadas. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí surgiu a idéia de que reunir 13 pessoas para um jantar era desgraça. A associação com a sexta-feira vem da Escandinávia e refere-se a Friga, a deusa da fertilidade e do amor (que deu origem a frigadag e Friday = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, num total de 13 entes, para rogar praga sobre os humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa. Isso serviu para incitar a raiva das pessoas contra Frigg, embora nem sequer existissem figuras malignas como o Diabo nessas culturas. Como a sexta-feira era um dia sagrado à deusa, e ao feminino, o advento ao patriarcado fez com que esse dia fosse o escolhido para ser dia amaldiçoado, como tudo o que dizia respeito às mulheres. A Última Ceia, portanto, é uma posterior releitura dos mitos originais, onde havia 13 à mesa, às vésperas da crucificação de Jesus, que teria ocorrido numa sexta-feira. O 13° convidado teria sido o traidor causador da morte de Jesus, como Loki foi o causador da morte do filho de Odin. Especula-se, inclusive, que Jesus, sendo um iniciado, possa ter estipulado o número de pessoas à mesa em 13 precisamente por causa da magia do número. Nas cartas do tarô, o Arcano 13 (Ceifador), é a carta da morte, por associação com as letras hebraicas. Estudantes da prática interpretam a carta como um sinal de mudanças do ponto de vista, de formas de viver, e profundas transformações internas e externas. Mesmo quando se refere à morte física, na concepção religiosa, esta não representa um fim em si; afinal os antigos viam a morte como uma passagem para outro mundo ou plano de existência, em geral com uma conotação evolutiva.

Fonte: escritora, doutora em Língua Hebraica, Literaturas e Cultura Judaica; professora adjunta, fundadora e ex-diretora do Programa de Estudos Judaicos da UERJP( Jane Bichmacher de Glasman)




Ainda bem que não tenho "sintomas" de "parascavedecatriafobia" ou "frigatriscaidecafobia"... lol
Seria difícil explicar isto a alguém com estas palavras tão... simples, diria  :-\
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Faty Lee em 13 fevereiro, 2015, 10:13
Ainda bem que não tenho "sintomas" de "parascavedecatriafobia" ou "frigatriscaidecafobia"... lol
Seria difícil explicar isto a alguém com estas palavras tão... simples, diria  :-\

Qué o qué??!! :D

Lol, o melhor será mesmo ficarmos com as fobias mais simples  ;D  ;D

"Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia."
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Faty Lee em 13 fevereiro, 2015, 10:29
"Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia."

Ok, ainda não consegui sequer pronunciá-las. ;D
Mas tenho aracnofobia! ;D ;D ;D

hahaha, mas essa fobia é fácil de dizer, agora estas... tirem-me deste filme  ;D
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Faty, eu tive a fase em que achava que numa sexta-feira 13 nem devia sair de casa...

Um dia a minha mãe disse-me assim, no seu jeito simplório e único de ver as coisas: "sexta-feira 13 é dia de azar?! Não sei porquê! Muito pelo contrário, é sexta-feira e é dia de Nossa Senhora! Por isso é um bom dia! Reza à Nossa Senhora mas é, rapariga, e deixa-te dessas coisas! Agora azar..."

E não é que me deixei mesmo disso?... ;)

Há pessoas ainda muito supersticiosas relativamente a isso sim, mas não há uma interpretação racional. É apenas um receio, nada mais.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Se a pessoa acha que dá azar, ele acaba por aparecer.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Citação de: cleopatra em 13 fevereiro, 2015, 13:27
Se a pessoa acha que dá azar, ele acaba por aparecer.
Certamente...
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Sempre fui indiferente às sexta-feiras 13, aliás esta sexta feira correu mesmo muito bem!
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"