Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.463
Total de tópicos
26.917
  • A morte mística
    Iniciado por sofiagov
    Lido 1.258 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
sofiagov


É urgente saber que o Eu é um conjunto de energias psíquicas, catexis soltas, que se reproduzem nas partes mais profundas e animalescas do homem. Cada catexis solta é um pequeno Eu que goza de certa auto-independência.

Esses Eus, essas catexis soltas, lutam entre si. Devo ler um jornal, diz o Eu intelectual. Vou dar um passeio de bicicleta contradiz o eu do movimento. Tenho fome, declara o eu da digestão. Tenho frio diz o eu do metabolismo. Não me impedirão, exclama o eu passional em defesa de qualquer uma dessas catexis soltas.

Contradições internas no indivíduo
Conclusão, o Eu é uma legião de catexis soltas. Estas catexis soltas já foram estudadas por Franz Hartmann. Vivem dentro das profundezas animais do homem. Comem, dormem, reproduzem-se e vivem às expensas dos nossos princípios vitais ou catexis livre (energia cinética muscular e nervosa). Cada um dos Egos, que em seu conjunto constituem a catexis solta, o Eu, se projeta nos diferentes níveis da mente e viaja ansiando a satisfação de seus desejos. O Eu, o Ego, a catexis solta, jamais se pode aperfeiçoar.


O homem é a cidade das nove portas... Dentro desta cidade vivem muitos cidadãos que sequer se conhecem. Cada um desses cidadãos, cada um desses pequenos Eus, tem seus projetos e sua própria mente. Esses são os mercadores que Jesus teve que expulsar do Templo com o látego da vontade. Esses mercadores devem ser mortos.

Agora fica explicado o porquê de tantas contradições internas no indivíduo. Enquanto a catexis solta existir não poderá haver paz. Os Eus são a causa causorum de todas as contradições internas. O Eu que jura fidelidade à Gnose é substituído por outro que a odeia. Conclusão, o homem é um ser irresponsável que não tem um centro permanente de gravidade. O homem é um ser não acabado!

O homem ainda não é homem, ele é tão só um animal intelectual. É um erro muito grande chamar a legião do Eu de "alma" Na realidade e de verdade, o homem tem dentro de sua Essência o material psíquico, o material para a Alma, mas ainda não tem Alma.



Jesus e Nicodemos - fabricar alma e a Morte Mística
Os Evangelhos dizem: De que te serve ganhar o mundo se perde sua Alma?Jesus disse a Nicodemus que era preciso nascer da água e do espírito para gozar dos atributos que correspondem a uma Alma de verdade. É impossível fabricar a Alma se não passamos pela Morte Mística.

Só com a morte do Eu podemos estabelecer um centro permanente de Consciência dentro da nossa própria Essência interior. Dito centro é isso que se chama Alma. Só um homem com Alma pode ter verdadeira continuidade de propósitos. Só em um homem com Alma deixam de existir as contradições internas e há verdadeira paz interior.

O Eu gasta estupidamente o material psíquico, a catexis, em explosões de ira, cobiça, luxúria, inveja, orgulho, gula e preguiça. É lógico que enquanto não houver um acúmulo de material psíquico, catexis, não se acumule, a Alma não poderá ser fabricada. Para se fabricar alguma coisa necessita-se de matéria-prima. Sem matéria-prima nada pode ser fabricado, porque do nada, nada sai.



Consciência: centro de consciência permanente
Quando o Eu começa a morrer, a matéria-prima começa a ser acumulada. Quando a matéria-prima começa a ser acumulada, inicia-se o estabelecimento de um centro permanente de Consciência. Quando o Eu estiver totalmente morto, o centro permanente de Consciência ficou completamente estabelecido

O capital de matéria psíquica se acumula quando o Ego morre, já que o gastador de energia é eliminado. Assim é como se estabelece o centro permanente de Consciência. Dito centro maravilhoso é a Alma.

Só pode ser fiel à Gnose, só pode ter continuidade de propósitos, quem estabeleceu dentro de si um centro permanente de Consciência. Quem não possui dito centro pode estar hoje na Gnose e amanhã contra ela, hoje em uma escola e amanhã em outra. Esse tipo de gente não tem existência real.

A Morte Mística é uma área árdua e difícil da Revolução da Dialética.


DISSOLVENDO A CATEXIS SOLTA

A catexis solta dissolve-se à base de rigorosa compreensão. A convivência com o próximo, o trato com as pessoas, é o espelho onde podemos nos ver de corpo inteiro. No trato com as pessoas, nossos defeitos escondidos saltam para fora, afloram, e se estamos vigilantes então os vemos.

Com a morte do eu nasce a alma. Defeito compreendido Todo defeito deve ser primeiramente analisado intelectualmente e depois estudado com a meditação.

Muitos indivíduos alcançaram a perfeita castidade e a absoluta santidade no mundo físico, mas resultaram grandes fornicários e espantosos pecadores quando foram submetidos à prova nos mundos superiores. Eles tinham terminado com seus defeitos no mundo físico, mas em outros níveis da mente continuavam com suas catexis soltas.

Quando um defeito é totalmente compreendido em todos os níveis da mente desintegra-se sua correspondente catexis solta, quer dizer, morre um pequeno Eu.

É urgente morrer de instante a instante. Com a morte do Eu nasce a Alma. Necessitamos da morte do Eu pluralizado de forma total para que a catexis ligada, o Ser, se expresse em sua plenitude.

A Divindade através de nós
Só estudando minuciosamente a catexis solta, o Eu, podemos dissolvê-lo totalmente. Devemos observar minuciosamente os processos do pensamento, as distintas funções do desejo, os hábitos que conformam a nossa personalidade, os sofismas de distração, a falácia do Ego e nossos impulsos sexuais. Há que estudar como estes reagem diante dos impactos do mundo exterior e ver como se associam.

Compreendidos todos os processos da catexis solta, do Eu Pluralizado, este se dissolve. Então só se manifesta dentro e através de nós a Divindade.




significado de Catexis (Catexia): Concentração da energia mental ou emocional num pensamento ou numa representação mental.

Extrato da obra "Revolução da Dialética", Samael Aun Weor

É um bom texto, mas eu não confio no autor.
C'est dans l'air.

sofiagov
Citação de: Gens em 25 janeiro, 2015, 00:55
É um bom texto, mas eu não confio no autor.

eh eh eh !! porquê Gens?


Puca
Porque Samael Awn Weor foi um autor Gnóstico com ideias muito radicais em relação a assuntos muito delicados o que faz com que haja um desagrado generalizado da sua pessoa e uma não aceitação da sua ideologia. Se bem que também não concordo com algum do seu extremismo, acho que transmite muitos conhecimentos de grande validade. Está uma bocadinho na linha de Blavatsky mas mais contundente. :)