Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Porque se realizam os caminhos espirituais de São Tiago de Compostela?
    Iniciado por KALKI
    Lido 1.180 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Quem foi São Tiago?

São Tiago é um dos apóstolos de Jesus, e sobre ele podemos encontrar indicação directa nos evangelhos. Assim está escrito:

Quando acabou de falar, [Jesus] disse a Simão:« Avança para aguas mais profundas, e lança as redes para a pesca.» Simão respondeu:« Mestre, tentamos a noites inteira e não pescamos nada. Mas, em atenção á tua palavra, vou lançar as redes». Assim fizeram, e e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. (...) Ao ver isto, Simão atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: «Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!»(...)Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de de Simão, tambem ficaram espantados. Mas Jesus disse a Simão: « Não tenhas receio! De hoje em diante, será pescador de homens.»

Lucas 5, 4-10

Tiago era filho de Zebedeu, e um dos 12 apóstolos que seguiram Jesus desde o inicio da sua pregação e missão espiritual. Assim podemos ler no evangelho de Marcos:

Constitui assim os doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de «Boanerges», que squer dizer:«filhos do trovão» (...)

Marcos 3,17

Tiago, filho de Zebedeu, irmão de João, vendo este milagre seguiu Jesus. Tiago assistiu a toda a obra espiritual de Jesus. Tigao esteve presente num dos momentos mais espirituais e misteriosos da vida de Jesus, ou seja: a transfiguração.

Assim está escrito no evangelho de Lucas:

Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu á montanha para rezar. Enquanto rezava, o seu rosto mudou de aparência e as suas vestes ficaram muito brancas e brilhantes. Nisto, dois homens conversavam com Jesus: eram Moisés e Elias.

Lucas 9,28-31

A este momento da vida de Jesus, chama-se o episódio da transfiguração. Tiago presenciou este milagre íntimo da vida espiritual de Jesus, na qual o Mestre conversou com Moisés e Elias.

Contam as lendas que após a crucifixação, morte e ressurreição de Jesus, Tiago aprendeu os conhecimentos de Cristo pelas próprias palavras do Mestre.

Tiago abandonou as terras de Israel, dedicando-se a espalhar a Boa Nova.

Rezam as lenda, que a missão apostólica de Tiago acabou sendo realizada fundamentalmente na Península ibérica, (tal como se crê que a missão de Maria Madalena foi desempenhada em certo território de França), nomeadamente em Guimarães, Povoa do Varzim, e Galiza, sendo que há data da sua vida, todas estas localidades se situavam na província romana de Hispânia.

Acredita-se que foi nessa ultima região, que martirizado em 44 d.C., Tiago haveria de falecer e ver os seus restos mortais ali depositados para toda a eternidade.

Assim nasceu o culto de Santiago de Compostela, ate hoje imortalizado pelas lendas dos caminhos peregrinos de São Tiago.

Na catedral, situada na Corunha, (Espanha), ocorrem ainda hoje em dia milhares de pessoas, para visitar o local onde se diz, repousam os restos mortais deste apostolo de Jesus.

O caminho de São Tiago, representa no fundo o caminho de um apostolo, um caminho de um mero e pecador humano que procura transcender a mortalidade e ascender a uma verdade espiritual mais elevada.

Ao faze-lo, o peregrino transporta consigo uma mensagem de elevação espiritual, salvação e Luz.

Assim fez São Tiago em nome de Jesus nas terras da Hispânia, e assim faz todo o peregrino em qualquer local do mundo, que caminha procurando na fé, a resposta para as suas questões.



Nota pessoal : Sou grande adepto do caminho e aconselho todos terem esta experiência por menos uma vez na vida





A verdade doi, mas liberta


Puca
Os caminhos se Santiago seguem a direcção de linhas Ley que culminam na própria catedral, por isso todo o caminho tem uma componente energética muito intensa que induz á reflexão e ao autoconhecimento. Daí que muitos não-católicos também façam este percurso. :)

É na verdade um caminho de vibrações interiores e exteriores, que se interpenetram de uma forma única e pessoal! É um tempo dedicado a uma viagem interior, e talvez por isso é que a "mensagem" seja de elevada devoção espiritual, de salvação e de Luz!

Lindo!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

serrasagrada
Ninguém fica indiferente ao tema "Caminhos de Santiago". Por razões religiosas ou culturais, ou até mesmo turísticas, os Caminhos de Santiago fazem, cada vez mais, parte dos projectos de muitos caminheiros. Parece estar a iniciar-se um novo ciclo de peregrinações a Santiago de Compostela, como muitos outros nos últimos mil anos!
Este é um tema obrigatório para a Itinerante, pois os Caminhos destinam-se essencialmente a peregrinos a pé, embora possam ser percorridos a cavalo e, mais recentemente, de bicicleta. Ao publicarmos esta edição em Julho de 2010 estamos também a fazê-la coincidir com uma importante efeméride: o dia do Santo – 25 de Julho – num ano Jacobeu (uma vez que esse dia coincide com um domingo), o que só irá acontecer novamente daqui a 11 anos.
Um dos muitos Caminhos que chega a Santiago de Compostela, vindo do sul, é o Caminho Português, muito ramificado no território nacional uma vez que os peregrinos tinham os mais variados interesses e origens. Damos nesta edição uma panorâmica destes Caminhos, apresentando algumas etapas variadas e dispersas. Os percursos incluem normalmente troços muito bonitos, mas também outros menos aprazíveis, uma vez que o objectivo prioritário comum a todos eles é um só: levar o peregrino rumo a Santiago de Compostela.
A norte do Tejo já existem bastantes etapas marcadas no terreno, mas a sul foi necessário desenvolver muito trabalho, com o apoio do nosso consultor científico, José António Falcão, um dos investigadores mais conceituados nesta área. Para além do seu contributo no âmbito dos artigos Conhecer desta edição, permitiu-nos ainda publicar pela primeira vez a etapa de Santiago do Cacém, que irá ser, provavelmente, a adoptada oficialmente para o Caminho das gentes que vinham do (ou pelo) Algarve. Santiago do Cacém foi de facto um dos pontos importantes de passagem dos peregrinos, como mostram, ainda hoje, inúmeros indícios, o que nos permitiu nesta edição fazer a ligação de Santiago a Santiago!

http://itinerante.pt/revista/caminho-portugues-santiago

Já fiz o caminho algumas vezes . Garanto que quem o faz, irá repetir.

Por vezes o problema é mesmo o tempo, pois quem está no activo profissionalmente é complicado dispensar 1 mês ou mais para fazer os caminhos.

Existem vários caminhos, o Português, o Espanhol, o Francês, o Inglês , Alemão , Italiano , por aí..... pelo caminho encontramos pessoas de todo o mundo.
Australianos, Americanos, Japoneses, por aí, mundo fora.

É uma sensação única, o desapego total do mundo onde estamos socialmente. O cansaço sabe bem , a entrega fisica e espiritual têm resultados inalteráveis na vivência da vida....

Vão pessoas de todas as idades, já vi um casal de 90 anos ambos Holandeses que fazem o caminho à 40 anos e só me disseram que começaram tarde. Pessoas com uma forma fisica para idade inexplicável, uma simpatia e um amor ao próximo de louvar. Para eles, "o caminho" fez "ressuscitar" a sua vida, até a data, monótona e sem rumo
Todos os anos fazem vários caminhos de Santiago , desde o Francês, Espanhol , etc.... mas , lá está , reformados, têm tempo.


É de facto uma vivência única, informem-se bem e vivam o que nunca viveram, fazendo o mais básico do mundo , caminhando.
A verdade doi, mas liberta