Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.485
Total de mensagens
369.589
Total de tópicos
26.954
  • O gato que consegue prever a morte
    Iniciado por incertus
    Lido 3.006 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.


CitaçãoUm gato, com uma incrível capacidade de detectar quando os pacientes da clínica de um lar de idosos estão prestes a morrer, provou estar certo em cerca de 50 casos. Ele interage com os pacientes prestes a falecer, deita em suas camas, e algumas horas depois, eles se vão.

Dr. David Dosa, professor e geriatra da Universidade de Brown, disse que cinco anos de registros mostram que o gato Oscar raramente erra, e às vezes, prova à equipe médica da enfermagem da casa de New England que está errada em algumas de suas previsões sobre quais pacientes estão mais próximos da morte.

O gato de cinco anos foi adotado num lar de idosos em Providence, Rhode Island (EUA), especializado em cuidar de pessoas com demência grave e casos terminais.

Dosa divulgou primeiramente o dom de Oscar em um artigo no New England Journal of Medicine, em 2007. Desde então, o gato passou a dobrar o número de detecção de mortes iminentes e convenceu o geriatra que isso não é por acaso. O gato passa seus dias andando de sala em sala, raramente gastando tempo algum com os pacientes, exceto aqueles com apenas algumas horas de vida. Quando a porta do quarto de um paciente terminal estiver fechada, Oscar arranha a porta e mia desesperadamente para conseguir entrar.

Quando os enfermeiros uma vez colocaram o gato na cama de um paciente que pensavam estar perto da morte, Oscar "se mandou" e foi se sentar ao lado de alguém em outra sala. O diagnóstico do gato foi melhor do que o dos enfermeiros: o segundo paciente morreu naquela noite, enquanto que o primeiro viveu por mais dois dias.

Dosa e outros funcionários estão tão confiantes na precisão da habilidade de Oscar que eles vão alertando os membros da família dos pacientes quando o gato pula sobre uma cama e se deita ao lado de quem ali estiver. "Ele nunca está de brincadeira. Oscar se deita ao lado dos pacientes com pouco tempo de vida e não sai de lá até que eles morram. É como se ele estivesse de vigia", escreveu Dr. Dosa.

O geriatra observou que o lar de idosos mantém outros cinco gatos, mas nenhum deles apresentou uma capacidade similar. Em seu livro, "Fazendo Rondas com Oscar: O Extraordinário Dom de um Gato Comum", Dosa não oferece nenhuma explicação científica sólida para o comportamento de Oscar.

Ele sugere que o gato é capaz – assim como alguns cães, que supostamente podem cheirar o câncer – de detectar o odor emitido pelas células que estão morrendo.

De acordo com o médico e professor, parentes e amigos de pacientes elogiam com frequência o gato. "As pessoas estão realmente sentindo gratidão por Oscar e se confortam pelo fato de que este animal estava lá e poderia estar lá quando seus entes queridos, eventualmente, morressem. Ele estava lá quando os outros não poderiam estar", disse ele.
in: macacovelho.com.br/o-gato-que-consegue-prever-morte/
a minha religião é a verdade...

sofiagov
tão fofo mas com um dom que não queria que o gato tivesse. :)

No mundo há coisas muito estranhas.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Realmente que dom ele haveria de ter...
No entanto isto não será caso único. Por exemplo, ouvi notícias que falavam em estudos sobre a capacidade dos animais (penso que propriamente cães) de detectar doenças, nomeadamente tumores.
Acho muito interessante.

Esta história já é antiga, tão antiga que houve um episódio do Dr House que se baseou nele. Uma das explicações é que aquando da morte a temperatura dos doentes aumenta e os gatos gostam de sitios quentes...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Puca
Mais uma dicas em relação aos gatos, adorei este texto. Tenho 4 gatos monges cá em casa, são fantásticos. :)

Quem não se relaciona bem com o próprio inconsciente não topa o gato. Ele aparece, então, como ameaça, porque representa essa relação precária do homem com o (próprio) mistério.
O gato não se relaciona com a aparência do homem. Ele vê além, por dentro e pelo avesso. Relaciona-se com a essência. Se o gesto de carinho é medroso ou substitui inaceitáveis (mas existentes) impulsos secretos de agressão, o gato sabe. E se defende do afago. A relação dele é com o que está oculto, guardado e nem nós queremos, sabemos ou podemos ver. Por isso, quando surge nele um ato de entrega, de subida no colo ou manifestação de afeto, é algo muito verdadeiro, que não pode ser desdenhado. É um gesto de confiança que honra quem o recebe, pois significa um julgamento.
O homem não sabe ver o gato, mas o gato sabe ver o homem. Se há desarmonia real ou latente, o gato sente. Se há solidão, ele sabe e atenua como pode, ele que enfrenta a própria solidão de maneira muito mais valente que nós.
Nada diz, não reclama. Afasta-se. Quem não o sabe "ler" pensa que "ele" não está ali. Presente ou ausente, ele ensina e manifesta algo. Perto ou longe, olhando ou fingindo não ver, ele está comunicando códigos que nem sempre (ou quase nunca) sabemos traduzir.
O gato vê mais e vê dentro e além de nós. Relaciona-se com fluídos, auras, fantasmas amigos e opressores.
O gato é médium, bruxo, alquimista e parapsicólogo.
É uma chance de meditação permanente a nosso lado, a ensinar paciência, atenção, silêncio e mistério.
O gato é um monge silencioso, meditativo e sábio monge, a nos devolver as perguntas medrosas esperando que encontremos o caminho na sua busca, em vez de o querer preparado, já conhecido e trilhado.O gato sempre responde com uma nova questão, remetendo-nos à pesquisa permanente do real, à busca incessante, à certeza de que cada segundo contém a possibilidade de criatividade e de novas inter-relações, infinitas, entre as coisas.
O gato é uma lição diária de afeto verdadeiro e fiel. Suas manifestações são íntimas e profundas. Exigem recolhimento, entrega, atenção.
Desatentos não agradam os gatos. Bulhosos os irritam. Tudo o que precise de promoção ou explicação quer afirmação. Vive do verdadeiro e não se ilude com aparências. Ninguém em toda natureza aprendeu a bastar-se (até na higiene) a si mesmo como o gato! Lição de sono e de musculação, o gato nos ensina todas as posições de respiração ioga. Ensina a dormir com entrega total e diluição recuperante no Cosmos. Ensina a espreguiçar-se com a massagem mais completa em todos os músculos, preparando-os para a ação imediata.
Se os preparadores físicos aprendessem o aquecimento do gato, os jogadores reservas não levariam tanto tempo (quase 15 minutos) se aquecendo para entrar em campo.
O gato sai do sono para o máximo de ação, tensão e elasticidade num segundo. Conhece o desempenho preciso e milimétrico de cada parte do seu corpo, a qual ama e preserva como a um templo. Lição de saúde sexual e sensualidade. Lição de envolvimento amoroso com dedicação integral de vários dias.
Lição de organização familiar e de definição de espaço próprio e território pessoal. Lição de anatomia, equilíbrio, desempenho muscular. Lição de salto. Lição de silêncio. Lição de descanso. Lição de introversão. Lição de contato com o mistério, com o escuro, com a sombra.
Lição de religiosidade sem ícones. Lição de alimentação e requinte. Lição de bom gosto e senso de oportunidade.
Lição de vida, enfim, a mais completa, diária, silenciosa, educada, sem cobranças, sem veemências, sem exigências.
O gato é uma chance de interiorização e sabedoria, posta pelo mistério à disposição do homem." O gato é um animal que tem muito quartzo na glândula pineal, é portanto um transmutador de energia e um animal útil para cura, pois capta a energia ruim do ambiente e transforma em energia boa, — normalmente onde o gato deita com frequência, significa que não tem boa energia– caso o animal comece a deitar em alguma parte de nosso corpo de forma insistente, é sinal de que aquele órgão ou membro está doente ou prestes a adoecer, pois o bicho já percebeu a energia ruim no referido órgão e então ele escolhe deitar nesta parte do corpo para limpar a energia ruim que tem ali.
Observe que do mesmo jeito que o gato deita em determinado lugar, ele sai de repente, poi ele sente que já limpou a energia do local e não precisa mais dele.
O amor do gato pelo dono é de desapego, pois enquanto precisa ele está por perto, quando não, ele se a afasta.
No Egito dos faraós, o gato era adorado na figura da deusa Bastet, representada comumente com corpo de mulher e cabeça de gata. Esta bela deusa era o símbolo da luz, do calor e da energia. Era também o símbolo da lua, e acreditava-se que tinha o poder de fertilizar a terra e os homens, curar doenças e conduzir as almas dos mortos.
Nesta época, os gatos eram considerados guardiões do outro mundo, e eram comuns em muitos amuletos.
"O gato imortal existe, em algum mundo intermediário entre a vida e a morte, observando e esperando, passivo até o momento em que o espírito humano se torna livre. Então, e somente então, ele irá liderar a alma até seu repouso final."

Fonte: The Mythology Of Cats, Gerald & Loretta Hausman  – Via: Mundo de Gaya

#6
e eu adorei o texto que deixou amiga puca...  :)

eu tenho dois gatos cá em casa... são 2 dos melhores amigos que tenho na vida e efectivamente falam conosco... o que é preciso é saber ouvi-los...  ;)

claro que a maioria das pessoas nesta sociedade nem chega a considerá-los "racionais", quando na verdade são elas que não vêm um palmo à frente dos olhos...  :P

Com os cães também é assim, mas existe uma diferença em relação aos gatos muito importante... os cães ficam conosco de qualquer jeito... os gatos ficam conosco porque querem...

A diferença entre um gato selvagem e um gato doméstico a nivel percentual é praticamente nula... os gatos simplesmente não precisam de nós para nada...  ;)
a minha religião é a verdade...

Dizem os antigos: "quem não gosta de gatos, ou é má pessoa ou nunca irá casar". Sempre ouvi essa expressão, embora nunca tenha parado para a tentar perceber, confesso.
Vendo o texto da Puca, entendo a questão da boa pessoa, mas não a do casamento! ;)

Puca
CitaçãoA diferença entre um gato selvagem e um gato doméstico a nivel percentual é praticamente nula

Os meus 4 gatos são domésticos cá em casa e completamente selvagens na rua e com estranhos. Ou seja, penso que a natureza do gato é selvagem, dão o benefício a alguns humanos de partilharem a mesma casa.


Citaçãodão o benefício a alguns humanos de partilharem a mesma casa.

precisamente...  :)

desde que os trate bem... se os começar a tratar mal... eles simplesmente vão-se embora...  ::)
a minha religião é a verdade...

Isto apareceu no Dr.House! Lembro-me perfeitamente!  ;D
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Sou enfermeira num lar de idosos e também já tivemos uma gata que quando a hora da morte dos doentes se aproximava, ela colocava-se à porta do quarto do lado de fora, e olhar para a porta, como que se quisesse nos dizer que algo se passava dentro do quarto. Depois do falecimento, desaparecia por umas horas, para fazer o luto, suponho. Ela faleceu, mas ainda hoje penso imenso nela quando um paciente abandona este Mundo. Acho que espiritualmente, ela ainda está connosco naqueles momentos.
DeepGirl

#12
Não resisto a deixar aqui 2 fotos dos meus bichanos...  ::) ...tanto quanto eu sei, não "detetam" nada... mas são mesmo bons amigos...  ;)



a minha religião é a verdade...

Puca
Tão fofos!!! Então também deixo os meus...! A minha gata gande já está lá nos post de cima. Os outros:




Deixo aqui os meus 4 da vida airada



I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"