Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Curso de Tarot
    Iniciado por Faty Lee
    Lido 66.323 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
mortgana... ao que parece é positivo o seu envolvimento... medo de não dar certo? Se não tentar não sabe... responsabilidades? Claro que está à altura... se não estivesse não seria convidada, não acha? Deixe de lado os seus medos e dê os primeiros passos... o Universo encarregar-se-á do resto :)

Tudo de bom!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Parabéns Faty Lee! Um excelente post! :D
Vive com a intensidade de um garoto, a maturidade de um homem, e a tranquilidade de um velho.

Olá Faty Lee,

Obrigada pelo curso e por todo o post com as diversas participações.

Gostava de saber a sua opinião sobre o seguinte, relativamente àquela indicação de não dever ser o nosso baralho partilhado com outros.

Tenho um único baralho que uso só para mim, para estudar e reflectir sobre a minha vida. O meu filho (5 anos) é fascinado pelo baralho de Tarôt. Tem outras cartas para brincar e jogar, mas é destas que ele gosta e procura constantemente, pela simbologia penso eu.

Não sinto que haja nenhum tipo de conflito das nossas energias e não o impeço de mexer à vontade. Apenas lhe transmiti que não pode tratar estas cartas de qualquer maneira e no final elas ficam sempre devidamente guardadas na sua caixa, coisa que ele faz sempre.

#168
Olá Cotovia, a fascinação dos miúdos pelo Tarot é algo muito normal. Na minha opinião, independentemente de tudo não deve deixá-lo mexer nas suas cartas. Isto porque quando abre qualquer jogo, mesmo para si, você está a atrair determinadas energias que estão à sua volta e essas energias, se você não limpar o baralho, permanecem lá. A criança mexendo e tocando nelas, poderá estar a atrair essas energias para si e não é bom. Por isso não o deixe tocar no seu baralho.

No outro dia, a minha bebe comeu literalmente duas cartas de um dos meus baralhos :( quando os acabo de usar, tenho por hábito passar por incenso (mirra ou incenso) para as limpar antes de guardar, pois sei que a qualquer momento isso poderá acontecer.

Espero tê-la ajudado.
Tudo de bom!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Obrigada pela resposta, Faty Lee. Dá que pensar.

Fiz uma pergunta, cuja a resposta seria sim/não, na minha carta de corte saiu a estrela, como ela não respondia a minha pergunta, tirei três cartas :
1- mundo (XXI)
2-justiça (XI)
3- o diabo (XV)

que conclusão devo tirar daqui?

angelheart, obrigada por partilhar a sua tiragem.

Globalmente, podemos dizer que (mesmo não sabendo sobre a sua questão) que a resposta reside numa escolha sua. O Mundo e a Justiça anunciam que todos os elementos estão presentes para que faça uma escolha consciente e equilibrada (repare que o mundo, sendo a 21 e a justiça o 11, o total é de 32, logo igual a 5 que é o Papa). Por isso, relativamente à sua questão o Diabo refere que se encontra "tentada" mas que a decisão é unicamente sua. Repare que o 15 é igual ao 6, os enamorados que encaminha para o nosso livre-arbítrio.

Fez sentido?
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

faz faty lee, obrigada... ;)

Boa noite faty Lee, tenho seguido com grande interesse este tópico, tenho uma grande afinidade com o tarot desde a minha adolescencia mas este gosto foi-me sempre recalcado devido a um familiar preconceituoso que foi fazendo a cabeça aos meus pais para não me deixarem mexer nisso. Mas ultimamente estou numa fase da minha vida de grandes decisões que implicam muita responsabilidade e mudanças que podem acarretar implicações para mim e sobretudo para a minha família (mulher e filhos) e por isso tenho recorrido ao tarot para conseguir ter uma ajuda no caminho a seguir. Todas as tiragens que tenho efetuado me parecem muito positivas mas tenho receio que todo o meu stress e as minhas vontades turvem a minha intuição e enviesem as minhas leituras.

Se me pudesse elucidar sobre esta tiragem que fiz relacionada com o meu futuro profissional no estrangeiro.

Carta de corte XVIII - A lua

tirei mais 3 cartas:

XVI - A Torre
XIII - A Morte
I - O Mago

Obrigado, pela sua ajuda e pelas informações que tem partilhado.

Citação de: Faty Lee em 20 janeiro, 2015, 16:58
Este curso tem como objetivo ajudar as pessoas a compreender o Tarot. É fascinante este método tão ancestral e, talvez por isso, eu considero que se trata de um assunto sério, pelo que devemos ter algum respeito, não apenas pelos outros, mas também pelas cartas e pelo trabalho que podemos realizar. Por isso, para iniciar, vou deixar aqui 10 regras básicas, que me parecem fundamentais, para quem quer realizar um trabalho auxiliado pela Luz, pelo Amor e Compaixão (para si mesmo, ou para o próximo):

1.   Devemos sempre manter o respeito pelo nosso trabalho e pelas cartas que utilizamos, enquanto instrumento de ajuda. Se não tivermos respeito pelo Universo certamente ele não terá respeito por nós.

2.   O respeito pelo outro, pelos seus valores, princípios, ideologias, pontos de vista e opiniões é uma constante no nosso trabalho. As pessoas são todas diferentes e não se pretende mudar ninguém nem acentuar o seu sofrimento. Apenas ajudar as pessoas a reencontrarem-se e a reencontrarem um caminho capaz de oferecer respostas para as suas preocupações.

3.   O bom senso e a integridade devem estar sempre presentes na forma como a informação é transmitida. Todas as pessoas são diferentes e por isso devemos adaptar e adequar a nossa linguagem a cada pessoa que encontramos. Todas as cartas do Tarot possuem sempre duas interpretações de análise: uma interpretação positiva e outra negativa. Estas duas interpretações, podem até coexistir na mesma situação. Devemos, por isso, balançar os dois aspetos e devolvê-los sempre de forma positiva, não deixando que o nosso ego, as nossas opiniões pessoais e perspetivas interfiram de alguma forma nas decisões de terceiros.

4.   Não é preciso ter alguma capacidade mediúnica ou outro tipo de dom para trabalhar com o Tarot. A sua intuição e sensibilidade serão os barómetros essenciais em todas as leituras. Mesmo assim, não deixe que o seu ego se manifeste e deixe apenas fluir a energia das cartas.

5.   Escolha, de forma intuitiva, o baralho de cartas que pretende utilizar. Há quem diga que é o baralho que nos escolhe a nós e não o contrário. Opte por aquele que lhe chama mais atenção, antes de o adquirir. Faça uma escolha intuitiva. Ele será o seu instrumento de trabalho por excelência, o prolongamento da sua intuição e perspicácia.

6.   Neste curso abordaremos apenas os Arcanos Maiores que são constituídos por 22 cartas. Regra geral, um baralho é constituído, para além dos Arcanos Maiores, por 56 cartas que são os Arcanos Menores, perfazendo um total de 78 cartas.

7.   Se o seu intuito ao aprender Tarot é utilizá-lo com terceiros, então deve realizar um ritual iniciático às suas cartas, que tem como objetivo pedir ajuda ao Sol e à Lua para que as suas leituras sejam sempre em benefício do próximo, fortalecendo, desta forma, a sua sintonia com as cartas. Na verdade, todos nós possuímos energias diversas e contrárias que, de alguma forma, acabam por interferir no nosso trabalho diário, podendo elas constituírem-se como bloqueadoras da energia do seu Tarot. Há pessoas que são tendencialmente mais negativas do que outras, facilmente interpretam o "lado escuro" da vida. Estas pessoas, tenderão, nas interpretações que realizam do Tarot a focalizarem-se em interpretações do "lado sombra ou negativo". O ritual iniciático deve ser realizado apenas uma vez, antes de trabalhar com o seu baralho. Deve iniciar em noite de lua cheia, antes das 00h00 e voltados para a Lua (mesmo que não a consiga ver), deve abrir as 78 cartas do baralho com a sua face para a lua e pedir ajuda na interpretação correta das cartas. Este pedido pode ser feito como quiser, desde que a sua intenção seja clara e manifestada. Aqui fica apenas um exemplo: "Lua, peço-te que me ajudes a ter intuição suficiente, discernimento, perspicácia, clarificação, bom senso e inteligência para poder fazer as leituras mais corretas e adequadas em função das pessoas que me pedirem ajuda". Depois disso, é preciso que defina uma "palavra passe" para dizer sempre que pretende abrir o seu Tarot. Esta palavra-passe, é intransmissível e inalterável para esse baralho. Ela permite que o Universo se abra para si, no seu trabalho de leitura. Eis apenas um exemplo: "Lua, sempre que eu abrir o meu baralho para trabalhar sob a tua proteção e ajuda direi: que o meu trabalho possa ser benéfico para esta pessoa e para todos os seres do universo". Após isto, deixe as cartas do Tarot abertas por uns instantes para a Lua e firme o seu pensamento e desejo de ser auxiliado no seu trabalho. Agradeça e feche as suas cartas. Nessa noite, deve dormir com o seu baralho fechado, colocado com a face para baixo, na sua mesinha de cabeceira, para que a sua energia entre em sintonia com as cartas durante a noite. Ninguém pode tocar no seu baralho a partir de agora, a não ser você. Na manhã seguinte, faça o mesmo procedimento com o sol (mesmo que não o consiga ver). Abra o baralho e repita exatamente o que disse para a lua e não se esqueça de dizer ao sol a password, que deverá ser a mesma que definiu para a lua. Agradeça ao sol e recolha as cartas. Depois de ter realizado o seu ritual à lua e ao sol, deixe o seu baralho de face para baixo na sua mesinha de cabeceira durante 7 dias seguidos. Durante este tempo não deve fazer leituras de Tarot. No entanto, todos os dias, quando tiver tempo e durante o tempo que quiser, familiarize-se com as cartas, isto é, abra-as, conheça-as, procure saber intuitivamente o que elas significam, estude-as e contemple-as. A partir do oitavo dia pode começar a trabalhar para terceiros com esse baralho.

8.   Não deixe NUNCA ninguém mexer nas suas cartas ou utilizá-las e não partilhe a sua password com NINGUÉM. Você pode ter mais do um deck (baralho) de Tarot. Pode, por exemplo, ter um para trabalhar para os outros, outro para as suas reflexões e meditações, etc. Todos eles, independentemente da sua utilização, devem ser submetidos ao ritual iniciático.

9.   Os baralhos são todos diferentes, mas há dois aspetos que devem ser tidos em consideração: Há baralhos em que a carta do Louco (0) aparece com o número 22; As cartas Justiça (8 ) e Força (11) aparecem com os números trocados, ou seja, a Justiça com 11 e a Força com 8. Isto acontece devido à orientação diferente que se encontra subjacente na realização dos baralhos, pelo que se trata de uma decisão pessoal numerar as cartas de 0 a 21 ou de 1 a 22. Pessoalmente, no presente curso, vou considerar que o Louco corresponde ao número 0, a Justiça ao número 8 e a Força ao número 11 e é com base nesta aceção que cada um dos Arcanos Maiores será descrito. Muitos decks possuem numeração romana ao invés da numeração árabe. Relembre que poderá contar os paus assinalados (I, II, III...), o V corresponde ao número 5 e o X, ao número 10. Assim, por exemplo, a carta do Mundo (21) será representada da seguinte forma: XXI (10+10+1).

10.   Por fim, resta dizer que neste curso, o Tarot que irei utilizar é o Celtic Dragon Tarot. Apesar da informação que aqui apresentarei, outras podem ser acrescentadas em função da sua experiência pessoal. O Tarot é um instrumento dinâmico e deve ser adaptados às situações, pessoas, tempos... e é isso que marca toda a diferença. Cada uma das cartas será apresentada em seguida e será feita a sua associação com as respetivas constelações, sua interpretação positiva e negativa, sua duração (se houver) e palavras-chave que as caraterizam. No final de todas as cartas, apresentamos algumas formas para deitar as cartas, ou layouts, que poderão ser muito úteis para quem inicia esta viagem...

Espero que desfrutem e, acima de tudo, que vos possa ser útil de alguma forma :)

Manual: by Faty Lee



Conhecendo as cartas:

O Louco – (0) representa a Criança Interior



Ela define o espanto, um novo começo, a vivacidade, a espontaneidade, o instintivo, a inconsciência, a inocência, o eterno questionador, a rebeldia, o início de um novo ciclo.

Palavra Associada: MOVIMENTO

Aspetos Positivos: novos começos, espontaneidade.

Aspetos Negativos: medos, receios, naive, pensador, imaturidade, falta de responsabilidade, impulsividade, não cumprimento de regras, confusão, flutuação, desorganização de ideias, indefinição, incerteza, extravagância.

Associação com outras cartas: com a Papisa (2) significa uma relação onde tudo é possível;  com a Justiça (8 ) indica o uso sensato da liberdade; com a Força (11) alerta para não confundir impetuosidade e imprudência excessiva com coragem; com a Morte (13)  pensamentos suicidas; com a Temperança (14) paz interior e tranquilidade; com a Torre (16) significa ideias suicidas; com a Estrela (17) significa uma mente aberta e prontidao para expandir os horizontes mentais e espirituais; com a Lua (18) significa loucura; com o Julgamento (20) a liberdade de pensamento e originalidade valem a pena.

Constelações: Está ligada com o Eremita (0) e com a Lua (18).

Questão de sim/não - responde SIM.

*******

O Mago (1) – Representa a Iniciação e Coragem



Ela define alegria com sucesso, autoconfiança proveniente da força adquirida e do que se aprendeu; força consciente; superação de todas as provas; habilidade; esperteza; lutar e não desanimar; ultrapassagem de obstáculos; aparecimento de uma pessoa; novas oportunidades e novas ações.

Palavra associada: INICIATIVA

Aspetos Positivos: ação, poder, força, originalidade, coragem, confiança, individualidade, vontade, potencial, descoberta, vitalidade, dinamismo, livre-arbítrio, inteligência.

Aspetos Negativos: impulsividade, deceções,  aproveitador, charlatão, magia.

Associação com outras cartas: com a Papisa (2) significa a emergência de um amor profundo; com o Imperador (4) significa êxito absoluto em novos empreendimentos; com Enamorados (6) inicio de um romance intenso; com a Roda da Fortuna (10) enfatiza a natureza inesperada da sorte; com a Morte (13) mudanças progressivas e radicais se aproximam; com a Temperança (14) compreensão profunda e grande sabedoria; com o Julgamento (20) assinala mudanças profundas no aspeto exterior e atitude perante a vida.

Questão de sim/não: Se a pergunta for se há magia feita (plano espiritual) ou se vai ser operada/o (plano de saúde), responde SIM.

Constelações: Está ligada com a Roda da Fortuna (10) e com o Sol (19).

*******

A Papisa (2) - representa a Intuição e o Sonho



Carta da paciência, compreensão, dedicação, ajuda, almas gémeas, intuição, imaginação, abertura, sensibilidade à flor da pele, sabedoria, tudo a seu tempo. Para a leitura de um homem pode significar a presença de uma mulher importante na sua vida.

Tempo: duração de 28 dias a 1 mês.

Palavra associada: ESTUDO/SABEDORIA

Aspetos Positivos: intuição, paciência, espera, sabedoria, instinto, compreensão, mistério, habilidades psiquícas.

Aspetos Negativos: hipocrisia, falsidade, medo da vida, magia, insegurança, segredo, oculto, obstáculos escondidos.

Associação com outras cartas: com o Louco (0) significa a emergência de um amor profundo; com o Mago (1) significa a emergência de um amor profundo; com a Imperatriz (3) significa indecisão emocional; com o Papa (5) significa casal duradouro; com Enamorados (6) inicio de um romance intenso; com a Temperança (14) grande intuição; com a Estrela (17) significa vidência, poder psíquico e revelações espirituais; com o Sol (19) significa que está num bom caminho.

Constelações: Está ligada com a Força (11) e com o Julgamento (20).

*******
A Imperatriz (3) – representa a Energia Feminina



Esta carta assinala o crescimento, nascimento de novo, gravidez, ritmos e forças da natureza, criatividade, modificação, inteligência, poder de sedução.

Palavra associada: COMUNICAÇÃO   

Aspetos Positivos: inteligência, sensibilidade, ideias, energia, criatividade, bons contactos, movimento das palavras através de escritos, viagens, livros, cartas, telefone, contacto com alguém, conversas importantes, fertilidade, nascimento, novidades, prosperidade, alegria, harmonia, beleza, luxo, riqueza.

Aspetos Negativos: chantagem emocional, superproteção, gravidez não desejada, pobreza, vaidade, futilidade, intrigas, falatórios, infertilidade.

Associação com outras cartas: com a Papisa (2) indecisão emocional; com a Roda da Fortuna (10) significa mulher que decide a vida do consulente; com o Dependurado (12) sublinha a necessidade de baixar as defesas emocionais e ser mais espontâneo; com a Torre (16) assinala ruturas, frustrações e conflitos interiores; com a Estrela (17) significa proteção de uma mulher; com a Lua (18) gravidez não desejada/declarada e ruturas; com o Sol (19) significa fertilidade e chegada de uma criança; com o Mundo (21) completa realizaçao emocional.

Constelações: Está ligada com o Dependurado (12) e com o Mundo (21).

*******

O Imperador (4) - representa o alcance da Estabilidade Económica



A ela se associa a estabilidade, ordem, inteligência prática, disciplina, esforço, sucesso, segurança, situação sólida, paternidade.

Palavra associada: PODER   

Aspetos Positivos: poder, realização, influência masculina, honra, riqueza, proteção, autoridade, o pai, o marido, confiança em si, ordem, domínio sobre o plano material.

Aspetos Negativos: tirania, didatura, machismo, fraqueza, imaturidade, ambições falhadas, controlo, chantagem.

Associação com outras cartas: com o Mago (1) significa êxito absoluto em novos empreendimentos; com a Justiça (8 ) significa respeito pelas leis; com a Força (11) assinala possíveis alianças; com a Morte (13) mostra a necessidade de se fazer um novo começo; com o Diabo (15) avisa sobre o excesso de orgulho e infortúnio; com a Estrela (17) indica uma visão clara e grande discernimento.

Constelações: Está ligada com a Morte (13).

*******
O Papa (5) – representa o Caminho da Espiritualidade



Ela indica proteção, perceção intuitiva, confiança, certeza, virtude, confiança mútua, casamento, caminho confiável, revelação, procura de um especialista na matéria.

Palavra associada: BENÇÃO

Aspetos Positivos: conselho, sabedoria, consolação, forte proteção na doença, cura, facilidade de realização, genorosidade, consenso, segurança, confiança, final feliz, paz, tranquilidade, harmonia, poder espiritual, algo que pode ser ultrapassado/cicatrizado, fé, conformidade, tradição.

Aspetos Negativos: preconceito, ligado ao passado, confusão, condutas ligadas ao passado, sentimentos de conformidade, crise de fé.

Associação com outras cartas: com a Papisa (2) significa problemas de garganta; com o Eremita (9) significa isolamento voluntário; com a Morte (13) uma transformação profunda na forma de pensar e nos valores; com a Torre (16) assinala uma grande crise de fé; com a Estrela (17) uma necessidade de começar a pôr em prática as suas ideias; com o Julgamento (20) significa rejuvenescimento; com o Mundo (21) significa progresso espiritual.

Constelações: Está ligada com a Temperança (14).

*******

Os enamorados (6) – representa a Escolha



Ela espelha o livre arbítrio, grande amor e fidelidade, determinação, experiência feliz, união de opostos, caminho da certeza da decisão, princípio do equilíbrio, escolha.

Palavra associada: ESCOLHA

Aspetos Positivos: novo amor, relação e atração físicas, amor, envolvimento, sexo, escolha importante, liberdade, várias escolhas, consciência individual, carinho, afeto.

Aspetos Negativos: luxúria, lapso moral, dualidade, tentação, indecisão, perda amorosa, separação, espera, contratempo, dispersão, triângulo amoroso.

Associação com outras cartas: com Papisa (2) ou com Mago (1) inicio de um romance intenso; com o Eremita (9) significa traição ou desengano amoroso; com o Diabo (15) significa luxúria e relação puramente sexual; com a Lua (18) perigo de se deixar enganar; com o Sol (19) significa casamento e felicidade; com o Mundo (21), significa uma relação que se tornará pública e felicidade.

Constelações: Está ligada com o Diabo (15).

*******
O Carro (7) - representa a  Conquista do nosso lugar no Mundo



Ela associa-se à coragem, confiança pessoal, disposição para partir, espírito de aventura, satisfação de correr riscos, inicio, independência, promoção, nova ligação, novos ares, salto na vida, movimento, direção, vitória, viagem, progresso.

Tempo: resposta até 1 mês.

Palavra associada: MUDANÇA

Aspetos Positivos: vitória, triunfo, caminhos abertos, metas definidas, movimento, mudança, assertividade, saída, boas notícias, sucesso, coragem, avanço, popularidade, genica, confiança, início de uma relação ou de uma viagem, alguém ou algo relacionado com o estrangeiro.

Aspetos Negativos: passar por cima dos outros, levar tudo à frente, raiva, tirania, supremacia do ego, egoísmo, arrogância, frustração, adiamento.

Associação com outras cartas: com a Justiça (8 ) indica que chegou o momento de empreender uma iniciativa importante; com o Eremita (9) indica compromisso sincero; com a Roda da Fortuna (10) são necessárias medidas urgentes para tornar a sua sorte efetiva; com a Morte (13) significa acidentes; com Temperança (14) significa viagem feliz; com a Torre (16) significa acidentes; com a Lua (18) aponta para erros de julgamento; com o Sol (19) significa vitória certa; com o Mundo (21) indica que receberá recompensas consideráveis.

Constelações: Está ligada a Torre (16).

A Justiça (8 ) – representa o Equilíbrio



Está ligada ao equilíbrio, honestidade, objetividade, decisão organizada, força de julgamento, carma, lei, ordem, justiça, recompensa, julgamentos pendentes.

Palavra associada: EQUILÍBRIO

Aspetos Positivos: equilíbrio, rigor,ordem, ponderação, método, bom senso, retidão, ações bem intencionadas,  ligada com justiça divina (karma), racional, consciência, controlo, responsabilidade, verdade, integridade, sensibilidade, pensamento lógico.

Aspetos Negativos: frieza, controlo exacerbado, severidade, castração, preconceito, injustiça, maus julgamentos, enviesamento da verdade, maus conselhos.

Associação com outras cartas: com o Louco (0) indica o uso sensato da liberdade; com o Imperador (4) significa respeito pelas leis; com o Carro (7) indica que chegou o momento de empreender uma iniciativa importante; com o Eremita (9) significa que as respostas lógicas surgirão após reflexão solitária; com a Roda da Fortuna (10) promete eventos extraordinários e uma renovação na vida; com o Dependurado (12) assinala desenvolvimento espiritual; com o Diabo (15), Torre (16) ou Lua (18) significa forças malévolas; com o Mundo (21) significa disputa ganha.

Constelações: Está ligada à Estrela (17).

*******
O Eremita (9) – representa o Senhor do Tempo



Está ligada ao estar só, introverter-se, silêncio, autodescoberta, seriedade, reexame, meditação, prudência, tempo de espera.

Tempo: duração máxima de 3 anos.

Palavra associada: REFLEXÃO

Aspetos Positivos: sabedoria, prudência, individualidade, seriedade, maturidade, necessidade de estar sozinho, necessidade de se dar um tempo, busca de si mesmo, velhos acontecimentos, introspeção, paciência.

Aspetos Negativos: isolamento, distância, afastamento, solidão, desconfiança, arrogância, obstinação, espera.

Associação com outras cartas: com o Papa (5) significa isolamento voluntário; com os Enamorados (6) significa traição ou desengano amoroso; com o Carro (7) indica compromisso sincero; com a Justiça (8 )  significa que as respostas lógicas surgirão após reflexão solitária; com a Roda da Fortuna (10) significa escolhas cautelosas; com a Força (11) significa energias reprimidas; com a Morte (13), significa perigo de doença; com a Torre (16) avisa que há um sério erro de julgamento e perigo de doença; com a Lua (18) indica sabedoria interior, harmonia e conhecimento de si próprio e também perigo de doença; com o Sol (19) indica sabedoria interior, harmonia e conhecimento de si próprio.

Constelações: Está ligada ao Louco (0) e à Lua (18).

Questão de sim/não - responde SIM.

*******

A Roda da Fortuna (10) – representa a Evolução



Está associada a experiências decorrentes do destino, mudanças inesperadas, fases de sorte, novo ciclo de vida, modificação, ligação determinada pelo destino, movimento, evolução, mudança positiva, sorte, solução para os problemas.

Tempo: resposta em 15 dias

Palavra associada: TRANSFORMAÇÃO

Aspetos Positivos: mudanças breves, notícias próximas, transformações a todos os níveis, movimento, mudanças para o positivo, mudanças relativas ao destino, energia, criação, viagens, acontecimentos que estão para chegar, rapidez, sorte, novo ciclo, sincronia, visão, boa sorte, fortuna.

Aspetos Negativos: altos e baixos, mudanças constantes, recomeços, obstáculos, má sorte temporária, surpresas desagradáveis, amores incompatíveis, rompimentos.

Associação com outras cartas: com o Mago (1) enfatiza a natureza inesperada da sorte; com a Imperatriz (3) significa mulher que decide a vida do consulente; com o Carro (7) indica que são necessárias medidas urgentes para tornar a sua sorte efetiva; com a Justiça (8 ) promete eventos extraordinários e uma renovação na vida; com o Eremita (9) significa escolhas cautelosas; com a Morte (13) significa heranças e morte física; com a Estrela (17) significa boa sorte; com a Lua (18) significa realização da viagem sonhada.

Constelações: Está ligada ao Mago (1) e Sol (19)

*******

A Força (11) – representa o Equilíbrio de Forças



Associa-se com a coragem, vitalidade, energia, paixão, envolvimento com sucesso, carisma, força de espírito, domínio, confiança, representa a sexualidade.

Palavra associada: LUTA

Aspetos Positivos: autodomínio, força carismática, energia, domínio, poder, êxito, vontade, segurança, esforços, atração física, paixão erótica, componente sexual muito forte, coragem, conquista, compaixão, paciência, determinação, triunfo.

Aspetos Negativos: gula, brutalidade, manipulação pela força, excessos sexuais, cobardia, medo, inércia, derrota, perda de oportunidade, insegurança, luta interna, os medos, desistências.

Associação com outras cartas: com o Louco (0) aleta para não confundir impetuosidade e imprudência excessiva com coragem; com o Imperador (4) assinala possíveis alianças; com o Eremita (9) significa energias reprimidas; com o Enforcado (12) significa capacidade de controlar qualquer situação; com a Morte (13) ou Diabo (15) batalhas difíceis.

Constelações: Está ligada à Papisa (2) e ao Julgamento (20)

*******

O Dependurado (12) – representa a Força para Reorientar a Vida



Está associada à crise, ficar num aperto, ficar doente, estagnação, reflexão, mudança de vida, libertação, sacrifício, renúncia.

Palavra associada: ESTAGNAÇÃO

Aspetos Positivos: transição, flexibilidade, renascimento, alívio, habilidade de se adaptar às circunstâncias, profunda visão das coisas.

Aspetos Negativos: materialismo, ego rigído, falta de fé e poder pessoal, facilmente influenciado, pensamento de vítima, doença, stress, ansiedade, necessidade de paciência, sacrifícios, renúncias, submissão, limitações, impossibilidade de agir, perda de vitalidade, ruturas, perdas materiais, má fé dos outros, fragilidade, debilidade, contratempos, visão do mundo às avessas, ilusão, indefinição, resignação, suicídio.

Associação com outras cartas: com a Imperatriz (3) indica emoções que precisam de mão firme; com a Justiça (8 ) é necessário objetividade; com a Força (11) significa capacidade de controlar qualquer situação; com o Diabo (15) significa perigo de loucura; com a Torre (16) significa possível doença; com a Lua (18) dificuldades no caminho kármico; com o Sol (19) significa sorte inesperada; com o Mundo (21)  indica iluminação mística.

Constelações: Está ligada à Imperatriz (3) e ao Mundo (21).

*******

A Morte (13) – representa o Desapego a tudo, uma Nova Vida



Assinala o grande desapego, o fim natural, a despedida, perda, fim de uma fase, consciência das coisas finitas, transformação, renascimento, renovação.

Tempo: espaço de entre 8 a 30 dias

Palavra associada: TRANSFORMAÇÃO

Aspetos Positivos: acabar com o que não interessa, transformação, mudança, renascimento, início de um novo ciclo, clarividência, mudanças ou eventos inesperados ou chocantes, limpa o caminho para novos começos, renovação, aquilo que vem é para melhor.

Aspetos Negativos: perda, separação, depressão, radicalização, estagnação, perda de oportunidades, medos de mudança, solidão.

Associação com outras cartas: com o Louco (0) significa ideias suicidas; com o Mago (1) mudanças progressivas e radicais se aproximam; com o Imperador (4) mostra a necessidade de se fazer um novo começo; com o Papa (5) uma transformação profunda na forma de pensar e nos valores; com o Carro (7) significa acidentes; com o Eremita (9) significa perigo de doença; com a Roda da Fortuna (10) significa herança e morte física; com a Força (11) batalhas difíceis; com o Diabo (15) enfatiza a mudança irreversível; com a Lua (18) indica conflitos interiores; com o Sol (19) significa que quaisquer mudanças trarão benefícios incríveis; com o Julgamento (20) significa incapacidade em encarar os factos ou em lidar com a mudança e morte física.

Constelações: Está ligada ao Imperador (4)

Questão de sim/não - responde NÃO

*******

A Temperança (14) – representa a Proteção Familiar e Alegria Espiritual



Assinala a paz, saúde, cura, gostar de si e dos outros, sintonia, atracão amorosa, harmonia, conciliação de opostos, inspiração, equilíbrio, concretização, resolução de problemas.

Palavra associada: PROTEÇÃO

Aspetos Positivos: conciliação, saúde, harmonia, moderação, equilíbrio, melhoria, serenidade, descontração, compromisso, paz, autocontrolo, facilidade de adaptação, facilidade de comunicação, simpatia, amizades, movimento efervescente, notícias inesperadas e inovadoras, intuição, sincronia, consciência, paciência, perseverança, lealdade.

Aspetos Negativos: acomodação, preguiça, adiamentos, falta de perspetivas, impaciência, conflito, quezílias e lutas domésticas/familiares.

Associação com outras cartas: com o Louco (0) paz interior e tranquilidade; com o Mago (1) compreensão profunda e grande sabedoria; com a Papisa (2) grande intuição; com o Carro (7) significa viagem feliz; com o Diabo (15) significa doença; com a Estrela (17) necessidade de ser mais enérgico e de expressar as opiniões de forma mais franca; com o Sol (19) significa êxito profissional.

Constelações: Está ligada ao Papa (5)

Questão de sim/não - responde SIM bem positivo

*******

O Diabo (15) – representa o Mundo Físico dos Instintos, as Tentações Materiais e Afetivas



Ela associa-se à tentação, à sedução, dependência, ao vício, possessão, ao mau uso do poder, à luxúria, às fraquezas humanas, ao magnetismo, paixão, pura energia, à sexualidade.

Palavra associada: TENTAÇÃO

Aspetos Positivos: permanência, envolvimento, garra, paixão pela vida, sexualidade, vigor.

Aspetos Negativos: luxúria, avareza, ignorância, raiva, tirania, obsessão, encurralamento, falatórios, invejas, intrigas, vícios, tensão, violência, maldade, agitação, nervosismo, presa ao mundo dos instintos, desejos incontidos, tentações, desordem, orgulho, má-língua, egoísmo, cabalas, chantagem.

Associação com outras cartas: com o Imperador (4) avisa sobre o excesso de orgulho e infortúnio; com os Enamorados (6) significa luxúria e relação puramente sexual; com a Justiça (8 ) significa forças malévolas; com a Força (11) significa batalhas difíceis; com o Dependurado (12) significa perigo de loucura; com a Morte (13) enfatiza a mudança irreversível; com a Temperança (14) significa doença; com a Torre (16) significa ideias suicídas e grandes perigos;  com o Sol (19) significa sexualidade satisfatória; com o Julgamento (20) significa doença perigosa.

Constelações: Está ligada aos Enamorados (6)

*******

A Torre (16) – representa a Necessidade de Harmonização Interior



Está ligada à transformação, catástrofe, abalo, acidentes, esperança fracassada, despedida, escândalo, separação, notícia chocante, destruição, doença, corte, crise.

Palavra associada: DESTRUIÇÃO

Aspetos Positivos: novas oportunidades, maior consciência, maior força, reavaliação, necessidade de mudança e de harmonização interior, reconstrução.

Aspetos Negativos: dificuldades, perigos, prudência, conflitos, desentendimentos, imprevistos, choques, mudanças drásticas, operações, más intenções, mau fim, resposta negativa, rutura, ruína, divórcio, separação.  

Associação com outras cartas: com o Louco (0) indica necessária adaptabilidade e prontidão para tomar rumo inesperado e ideias suicidas; com a Imperatriz (3) assinala ruturas, frustrações e conflitos interiores; com o Papa (5) assinala uma grande crise de fé; com o Carro (7) significa acidentes; com a Justiça (8 ) significa forças malévolas; com o Eremita (9) significa perigo de doença e que há um sério erro de julgamento; com o Dependurado (12) significa possível doença e ruínas; com o Diabo (15) significa desgraça; com a Lua (18) indica impossibilidade de atingir o objetivo; com o Sol (19) significa recuperação da saúde e também término de uma relação o que se revela positivo para o consulente.

Constelações: Está ligada ao Carro (7).

Questão de sim/não - responde NÃO.

*******

A Estrela (17) - representa a Necessidade de Ligação e Harmonia com a Natureza



Ela assinala a proteção, futuro, confiança, sorte, sucesso, união feliz, compreensão, harmonia, beleza, sensibilidade, simplicidade, brilhantes expectativas de futuro.

Palavra associada: ESPERANÇA

Aspetos Positivos: felicidade, fé, esperança, otimismo, bom astral, generosidade, serenidade, desejos que se concretizam, boa saúde, simplicidade, lembranças boas do passado, retorno de pessoas, ligada com a natureza, proteção, intuição, beleza, crença, confiança, doçura, expectativa, influência feliz e protetora, despertar espiritual, sabedoria, luz ao fundo do túnel, anjo de proteção, sensibilidade espiritual, renovação.  

Aspetos Negativos: vulnerabilidade, evasão, dúvida, falta de confiança, cinismo, pessimismo.
 
Associação com outras cartas: com o Louco (0) significa uma mente aberta e prontidão para expandir os horizontes mentais e espirituais; com a Papisa (2) significa vidência, poder psíquico e revelações espirituais; com a Imperatriz (3) significa proteção de uma mulher; com o Imperador (4) indica uma visão clara e grande discernimento; com o Papa (5) uma necessidade de começar a pôr em prática as suas ideias; com a Roda da Fortuna (10) significa boa sorte; com a Temperança (14) necessidade de ser mais enérgico e de expressar as opiniões de forma mais franca; com a Lua (18) significa capacidades artísticas, tensões interiores, vidência, poder psíquico e revelações espirituais.

Constelações: Está ligada à Justiça (8 ).

*******

A Lua (18) - representa a lembrança das Vidas Passadas para avançarmos para a Espiritualidade



Assinala a insegurança, medo, confusão, pesadelos, sonhos, ansiedade, ciúme, anseios insatisfeitos, premonições, fantasia, movimento de dúvida e angústia, magnetismo.

Tempo: até um mês (um ciclo lunar)

Palavra associada: CUIDADO   

Aspetos Positivos: intuição, imaginação, sensibilidade, pressentimentos, está em movimento, gravidez (o primeiro teste de gravidez pode ser negativo).

Aspetos Negativos: passividade, ilusão, sonhos, tristeza, insatisfação, obstáculos, magias, mentiras, algo está escondido, confusões, medo, emoções sem freio, dececões, relações clandestinas, segredos.

Associação com outras cartas: com o Louco (0) significa loucura; com a Imperatriz (3) podem surgir problemas de saúde femininos, gravidez não desejada/declarada e ruturas, frustrações e conflitos interiores; com os Enamorados (6) perigo de se deixar enganar; com o Carro (7) significa viagem perigosa e erros de julgamento; com a Justiça (8 ) significa forças malévolas; com o Eremita (9) significa perigo de doença e sabedoria interior, harmonia e conhecimento de si próprio; com a Roda da Fortuna (10) indica ocorrência de acidentes e desgraças súbitas, bem como realização da viagem sonhada; com o Dependurado (12) significa dificuldades no caminho kármico; com a Morte (13) indica conflitos interiores; com o Sol (19) indica dificuldade inicial em estabelecer uma relação, devido aos padrões de vida diferentes dos parceiros; com a Torre (16) indica impossibilidade de atingir o objetivo; com a Estrela (17) significa capacidades artísticas, tensões interiores, vidência, poder psíquico e revelações espirituais.

Constelações: Está ligada ao Louco (0) e ao Eremita (9).

Questão de sim/não - responde SIM

*******
O Sol (19) – representa a procura do Eu Interior



Assinala a expansão, amor partilhado, felicidade, êxito concreto, proteção, paz, vivacidade, generosidade, calor humano, sucesso, confiança, confirmação, liberdade

Palavra associada: ÊXITO   

Aspetos Positivos: amor, realizações fáceis, êxitos, sucesso, esplendor, prestígio, luz, calor, vitalidade, honrarias, resultados favoráveis, bem-estar, triunfo, emanação de energias positivas, amor novo, indício de casamento, filhos, envolvimento, paixão, fertilidade, gravidez dupla, felicidade, alegria, verdade.

Aspetos Negativos: vaidade, omnipotência, egoísmo, erros de julgamento, adiamentos, crescimento do ego.

Associação com outras cartas: com a Papisa (2) significa que está num bom caminho; com a imperatriz (3) significa fertilidade e chegada de uma criança; com os Enamorados (6) significa casamento e felicidade; com o Carro (7) significa vitória certa; com o Eremita (9) indica sabedoria interior, harmonia e conhecimento de si próprio; com o Dependurado (12) significa sorte inesperada; com a Morte (13) significa que quaisquer mudanças trarão benefícios incríveis; com a Temperança (14) significa êxito profissional; com o Diabo (15) significa sexualidade satisfatória; com a Torre (16) significa recuperação da saúde e também término de uma relação o que se revela positivo para o consulente; com a Lua (18) indica dificuldade inicial em estabelecer uma relação, devido aos padrões de vida diferentes dos parceiros; com o Julgamento (20) significa fama e riqueza.

Constelações: Está ligada ao Mago (1) e à Roda da Fortuna (10).

Questão de sim/não – Responde SIM sobre gravidez dupla e se existe magia.

*******

O Julgamento (20) – representa a Descoberta da Essência



Assinala o renascimento, revelação, realização, despertar, iluminação, clareza, prova, vitória do bem, a verdadeira união, o tesouro, a libertação

Tempo: até 8 dias

Palavra associada: LIBERTAÇÃO

Aspetos Positivos: família, reavaliação,  regresso, lembranças, conotação kármica, notícias, libertação, sorte, dinamismo, entusiasmo, mudanças positivas, factos surpreendentes, anúncio do juízo final, supremacia dos céus perante a terra, necessidade de esquecer o passado e viver o presente, renascimento, absolvição, novos potenciais, recompensa por esforços passados.

Aspetos Negativos: julgamentos errados, viver no passado, castigo, adiamento, culpa, perda, medos, obstinação.

Associação com outras cartas: com o Louco (0) a liberdade de pensamento e originalidade valem a pena; com o Mago (1) assinala mudanças profundas no aspeto exterior e atitude perante a vida; com o Papa (5) significa rejuvenescimento; com a Morte (13) significa incapacidade em encarar os factos ou em lidar com a mudança e morte física; com o Diabo (15) significa doença perigosa; com o Sol (19) significa fama e riqueza; com o Mundo (21) significa procura de si mesmo.

Constelações: Está ligada à Papisa (2) e à Força (11)

*******

O Mundo (21) - representa a Plenitude do Ser, o Equilíbrio, a Arte, a Beleza



Assinala a perfeição, glória, plena realização, êxito total, desenlace feliz, harmonia, vocação, felicidade.

Palavra associada: SUCESSO

Aspetos Positivos: realização, satisfação, felicidade, sucesso, reconhecimento, triunfo, anuncia gravidez, viagens internacionais, pensamento universal, popularidade, concretização, finalização.

Aspetos Negativos: estagnação, falta de vontade, impaciência, adiamento, dispersão.

Associação com outras cartas: com a imperatriz (3) completa realização emocional; com o Papa (5) significa progresso espiritual; com os Enamorados (6) significa uma relação que se tornará pública e felicidade; com o Carro (7) indica que receberá recompensas consideráveis; com a Justiça (8 ) significa disputa ganha; com o Dependurado (12) indica iluminação mística; com o Julgamento (20) significa procura de si mesmo.

Constelações: Está ligada à Imperatriz (3) e ao Dependurado (12).

Fim da Análise das Cartas.

Olá, Faty Lee! Tenho uma dúvida que se me pudesse ajudar, agradecia imenso. Eu tenho um baralho de tarot há algum tempo mas depois de certos meses a usá-lo comecei a sentir dores em partes do corpo sem explicação como por exemplo no coração, algo que me deixou certamente preocupado e coloquei de lado as cartas para fazer uma "experiência" com o objetivo de tirar alguma conclusão de se as cartas influenciavam de algum modo esse mal estar (as cartas foram a minha primeira hipótese uma vez que não me lembrava de tais situações antes e principalmente porque depois de ler sinto-me, por vezes, desgastado espiritualmente embora até seja de certo modo nornal). Mais tarde - já tendo reparado no símbolo da estrela invertida que tinha na parte posterior das cartas quando as comprei (e não associando a nada porque o meu conhecimento de símbolos não é nada demais) - e não me tendo preocupado muito com esse aspeto, fui no entanto procurar o significado e constatei que não é algo favorável à religião cristã. Peço desculpa se cometi algum erro em algum ponto ou mesmo nesta última parte do texto, mas gostava de continuar a leitura do tarot e sinto-me um pouco entre a espada e a parede.

Obrigado e muita luz.

#175
Muito obrigada por esta abordagem objectiva e muito esclarecedora.
Cumprimentos,

Faty Lee, a carta de corte que sempre sugere que seja verificada, para que serve ?
Onde fica colocada nos métodos de leitura apresentados ?
Desculpe a minha ignorância, estou ainda muito no início do estudo.
Obrigada, cumprimentos,

Faty Lee, tinha colocado uma questão sobre a carta de corte, mas já encontrei a resposta ao ler os comentários a este tópico.
Muito obrigada

Olá Faty Lee...
Adorei o seu tópico,sem duvida que ajuda imenso.
Sería possível tirar-me umas duvidas??Posso parecer ignorante mas só agora estou a iniciar.
Quando fala em carta de corte,para memorizar a que carta se refere concretamente e á finalidade dessa carta?
Nas tiragem,ao deitar as cartas,elas são tiradas de baixo ou da parte de cima do baralho?
Na Roda Astrológica,indica que existem casas que é preciso tirar duas cartas e não uma,como faço se no inicio começo com 12 cartas?E por exemplo na casa 3,5,6,8 e 9 tem duas opções,numa indica uma carta e noutra 2,como faço?
Peço desculpa o incomodo,se me puder ajudar agradecia...
Obrigada pelo topico  ;) :)

Citação de: Faty Lee em 04 fevereiro, 2015, 13:29
Quando baralhas as cartas, tu partes (ou seja, divides o baralho, com a mão esquerda, em dois montes, certo?) e a carta de corte é essa carta da divisão, ou seja a carta que surge no momento da divisão do baralho em dois montes. :) Entendes?
e para que serve a carta de corte?

Simplesmente fantástico,  obrigada!!!

Crazyscientist, obrigada pela sua questão e desculpe só responder agora.

Relativamente à sua questão e às cartas que saíram uma das leituras será:
A carta de corte personificada pela lua, indica algum sonho, alguma ilusão relativamente à questão. Ao analisarmos as restantes cartas, vemos uma necessidade imperiosa de mudança. No passado a sua vida é marcada pela Torre, ou seja uma mudança de 360º que se arrasta até ao presente, nomeadamente com a Morte, ou seja a necessidade de transformação e é isso que o impulsiona na questão que coloca. Efetivamente surge o Mago como a oportunidade para novos começos, novos inícios... apesar de ser positiva a presença do Mago, eu questiono... será que não é uma fuga? Isto baseando-me na carta da Lua.

Espero ter ajudado. Tudo de bom para si.

igorouteiro, obrigada pela sua questão. Que tal mudar de baralho, só para ter certeza? Isto porque há baralhos que possuem uma determinada energia que não se coaduna connosco e por isso se deve procurar um baralho em que haja uma sinergia com o utilizador. Sugiro que encontre um novo baralho e veja se os "sintomas" se mantêm. Se não se mantiverem, prossiga, pois poderá ser essa a justificação. Tudo de bom para si.

Olympia, creio que já tem resposta para aquilo que pretendia, mas a carta de corte apenas nos dá uma orientação sobre a resposta à pergunta que é colocada. Ela pode ser ou não utilizada. Eu pessoalmente gosto de a utilizar. Tudo de bom!

Olá Angel86
Relativamente às suas questões: a carta de corte é aquela carta que separa uma parte do baralho da outra parte, quando você corta o baralho ao meio (veja o vídeo que coloquei em algumas páginas anteriores a explicitar o processo). Por isso, pode ser qualquer carta que esteja em jogo e o seu significado é dar-nos uma visão "resumida" da resposta à questão, ou seja, uma orientação na sua interpretação. Vou dar-lhe um exemplo: imagine que faz a seguinte questão: "O x gosta de mim?"... a carta de corte que sai é a Torre (carta 16). Sem ler sequer as restantes cartas, eu posso dizer-lhe quase seguramente, que a resposta é negativa. Isto porque a carta 16 no corte responde Não e porque é, deveras, uma carta negativa em termos de resposta, ou seja, ela tem um peso grande no sentido negativo. Depois, ao tirar mais três cartas, por exemplo, eu posso compreender porque razão a carta de corte (carta 16) é aquela e não outra. Pode surgir, por exemplo a existência de uma mulher, compreende?

A questão sobre a roda astrológica é muito pertinente. Eu faço da seguinte forma: pergunto logo de início se a pessoa tem filhos, se tem irmãos, irmãs, cunhados e cunhadas. Se a resposta for sim, então sei que nessas casas vou ter que tirar duas... se não tiver então só tiro uma. Se não quiser perguntar, tira as 12 cartas e depois quando estiver a devolver a informação, vai ao baralho que resta e vai tirando mais cartas e colocando nas respetivas casas, compreende? Por exemplo tirou a casa dos filhos em primeiro lugar mas ela é também dos amores do dia-a-dia, define que a primeira rodada é para os filhos e quando chegar a essa casa, retira uma nova carta para ver os amores do dia-a-dia. Fui clara?

Eu normalmente retiro as carta de cima e não de baixo. Mas isso é uma opção pessoal. Retiro de cima, porque quando se corta, dividimos o baralho em dois e depois faz-me sentido que sejam as cartas seguidas e não as anteriores. Pode, se preferir, colocar todas as cartas em cima da mesa e pedir que sejam retiradas 12 cartas. É o mesmo.

Espero ter respondido às suas questões. Tudo de bom!

janette, creio que a sua questão já se encontra respondida, certo? A carta de corte serve de orientação para a resposta à questão colocada. Ela não deve ser lida isoladamente mas contextualizadas nas restantes cartas que forem retiradas.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334