Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.466
Total de tópicos
26.917
  • Zumbido nos ouvidos
    Iniciado por incertus
    Lido 8.949 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boas

Hoje esteve um amigo cá em casa e comentei com ele que acho que estou a ficar surdo...  ::)

eu ouço bem (acho eu) mas de à uns tempos para cá tenho-me apercebido de um assubio constante nos ouvidos... principalmente durante a noite... durante o dia com o ruido ambiente não tenho essa percepção.

Ele respondeu-me:

Lembro-me de a minha avó dizer que quando isso acontece deve dizer-se:  "que Deus te guie"

e o som deve parar...  :-\

hoje à noite quando for dormir vou testar e depois digo algo sobre os resultados...

entretanto... alguém já ouviu isto ou sabe dizer algo a respeito?
a minha religião é a verdade...

#1
assubio... zumbido... por ai  ;)

Na verdade parece mais aquele som de alta frequencia que alguns eletrodomésticos provocam quando se ligam... faz aquela especie de zumbido...  ::) ...pois...  ;D

editado:

retificado o titulo do tópico...  :laugh:
a minha religião é a verdade...


Boa noite.  :)
O "zumbido" é um som que não está ao nosso redor mas dentro de nós (dentro da via auditiva).
Pode ser percebido no(s) ouvido(s) ou na cabeça e pode ter uma única ou múltiplas causas. O zumbido não é uma doença mas um sintoma, uma percepção auditiva fantasma cuja intensidade é impossível de ser mensurada. A percepção do zumbido está relacionada com o aumento dos impulsos elétricos que a via auditiva envia ao cortex cerebral.

O barulho (zumbido) pode ser referido como um chiado, apito, barulho de chuveiro, de cachoeira, de concha, de cigarra, do escape da panela de pressão, de campainha, do esvoaçar de um inseto, de pulsação do coração, etc. Pode ser de forma contínua ou intermitente, mono ou politonal.

Em geral nenhuma causa especifica pode ser estabelecida para o tipo comum (subjetivo) de zumbido. Perda auditiva, infecção no ouvido,obstrução do conduto auditivo ( cerume), ingestão de determinados medicamentos , exposição prolongada ao ruído, tumor, são fatores entre outros , que podem estar associados com o zumbido. Se for do tipo objetivo ou vibratório (incomum) as causas são vasculares (pulsáteis) ou musculares (clipes).

A titulo de curiosidade cerca de 17% da população mundial sofre desse "problema".

Como se trata?

Os pacientes com zumbido severo, agudo ou crônico severo, ou seja, o zumbido que causa sofrimento, necessitam do que chamamos de um tratamento/controle, termo usado para referir-se a quaisquer modalidades conhecidas de terapia que oferecem alivio ao paciente de sintomas que o afligem.

   A. Tranquilizar o paciente: dizer que o zumbido não é uma ameaça para sua saúde. Assegurar que vai melhorar. Incentivar a prática de medidas que melhoram a qualidade de vida: alimentação regrada, atividade física regular e controle da vida psíquica.

   B. Avaliação psiquiátrica

   C. Medicamentos: ansiolíticos, zinco (se necessário). O íon zinco participa na neuro transmissão na via auditiva central. A carência pode estar relacionada com algum tipo de zumbido.

   D. Terapia cognitiva/comportamental: baseia-se na modificação do comportamento através da aplicação de técnicas de "descondicionamento". A finalidade é orientar, ensinar e usar técnicas comportamentais que levam à habituaçao. Um exemplo de terapia cognitiva/comportamental é a Terapia de Habituação (Tinnitus Retraining Therapy – T.R.T). A T.R.T envolve dois princípios básicos: orientação e terapia sonora (ou acústica)

1. Orientação: primeiro principio básico da T.R.T.
O paciente precisa estar ciente que o tratamento básico não será com a ingestão de remédios, mas com a importante participação dele mesmo na prática de exercícios mentais que visam a habituação ao distúrbio que o acomete. Controle da mente com técnicas de meditação são estimuladas, alem do acompanhamento psicoterápico muitas vezes necessário.

2. Terapia sonora: segundo principio básico da T.R.T.
A finalidade é "EVITE O SILÊNCIO" proporcionando um enriquecimento sonoro através de aparelhos eletrônicos colocados no meio ambiente ou diretamente no ouvido do paciente. Existem quatro maneiras de se fazer a terapia sonora.

a) Geradores externos de som: uteis principalmente à noite na hora de dormir, quando o silêncio é maior. Existem CD's com sons suaves e relaxantes (música, sons da natureza). Os travesseiros com alto-falantes são indicados quando existe a preocupação de incomodar o (a) companheiro (a).

b) Aparelho auditivo: frequentemente pacientes com zumbido apresentam também perda auditiva. Nestes casos um aparelho auditivo, utilizado para melhorar a audição vai fazer o enriquecimento sonoro pela percepção de novos sons que antes não eram ouvidos.

c) Geradores de som: esteticamente semelhantes aos aparelhos auditivos. A intensidade do som que eles emitem diretamente no canal do ouvido, deve ser regulado em intensidade menor do que a do zumbido, evitando-se mascará-lo, para seguir o preceito determinado pela TRT, a habituação .

d) Gerador de som acoplado ao aparelho auditivo: são sistemas combinados usados nos casos de perdas auditivas significativas e zumbido. O tratamento TRT induz à habituação ao som do zumbido e isso ocorre a partir do momento em que o som não provoca nenhuma reação importante ou sentimentos negativos no paciente. Trata-se de tratamento longo (18 a 24 meses).

Outros métodos de tratamentos:

Estimulação magnética transcraniana: consiste na aplicação diária de estímulos magnéticos repetitivos de baixas frequências na região temporal do cérebro durante uns 10 dias.

Estimulação elétrica da via auditiva: os estímulos são usados diretamente sobre as estruturas neuro sensoriais da cóclea.
Acupuntura, hipnose: citados em algumas fontes.

Nada de paranormal nos "zumbidos".

Fonte:abc

Citação de: aninhas em 13 janeiro, 2015, 20:42
Boa noite.  :)
O "zumbido" é um som que não está ao nosso redor mas dentro de nós (dentro da via auditiva).
Pode ser percebido no(s) ouvido(s) ou na cabeça e pode ter uma única ou múltiplas causas. O zumbido não é uma doença mas um sintoma, uma percepção auditiva fantasma cuja intensidade é impossível de ser mensurada. A percepção do zumbido está relacionada com o aumento dos impulsos elétricos que a via auditiva envia ao cortex cerebral.



Ora nem mais.... Bom post Aninhas ;)
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

CitaçãoNada de paranormal nos "zumbidos".

isso vamos ver amanha se o zumbido passar...  ;D

Na verdade acho que poderá estar relacionado com algum tipo de "sinusite"... ;)

tenho andado meio constipado e penso que de alguma forma podera estar a afectar os ouvidos... algum tipo de obstrução ou inflamação... digo isto porque começou mais ou menos na mesma altura que a constipação.  ;)

Mas achei interessante o comentário desse meu amigo e decidi partilhar...

não vou dormir sem testar...  :laugh:

abraços
a minha religião é a verdade...

Olá, fazes mergulho ou mais algum desporto aquático?

Cumps

não, mas tenho o vicio do monte  ;)

umas vezes a pé outras com o meu burrito (umm) é relativamente frequente subir e descer várias centenas de metros num curto espaço de tempo.

Por vezes sinto a pressão atmosférica nos ouvidos, mas nunca um zumbido... poderá estar relacionado?  :-\
a minha religião é a verdade...

Puca
Em medicina chinesa há variadas situações que podem causar zumbidos.  Á quanto tempo? Nos dois ouvidos ou apenas num? Lado direito ou esquerdo? Desaparece ao pressionar a zona onde o osso maxilar encontra a cartilagem da orelha (por trás do brinco)? Tens tensão alta? Constipado? Além do zumbido sentes algo mais? São inúmeras as questões que te teria de fazer para perceber a razão exacta, mas se me responderes só a estas talvez já consiga ter uma ideia. ;)

Isa Mar
E como anda a tensão arterial? o zumbido é um dos sintomas de alguns pacientes quando têm TA alta.

Também tenho um zumbido nos ouvidos. já dura uns 7 anos (apareceu-me aos 14/15 anos)! e não tenho problemas de saúde nem tensão alta. Já fui ao otorrino diz que não tenho nada. Não sei...

O meu zumbido começou quando comecei a exercitar a glândula pineal, o local físico no cérebro relacionado com "3 olho".

Esta glândula é constituída por cristais de apatita cuja função é de transformar sinais electromagneticos em sinais químicos, alem de ser fisiologicamente um olho interno com retina, luz própria.

E está interligada com a visão e com os ouvidos, podendo gerar a produção de imagens, bem como sons ou sinais sonoros idênticos a zumbidos.

Aprendendo a controlar toda esta ligação e aceitando ou pelo menos pondo a possibilidade da sua função extra-física, os "zumbidos" tornam-se um aviso, quase como uma toque de chamada, quando existe alguém a tentar comunicar comigo, seja um familiar (geralmente a chata da minha mãe :P ), ou mesmo um amigo minutos antes de eu receber uma mensagem no telemóvel.

Ouço então esse tal "zumbido", vem uma "visão" fotográfica da pessoa e passado uns segundos recebo a tal comunicação.

Com base nas repetidas experiências com sucesso, posso afirmar que pelo menos em mim é esse o seu significado.

Mas claro que posso estar errado, e seguir os conselhos da Aninhas e fazer
Citação"B. Avaliação psiquiátrica"
seguido de
Citação"Terapia cognitiva/comportamental"
;D

CitaçãoMas claro que posso estar errado, e seguir os conselhos da Aninhas e fazer
Citar
"B. Avaliação psiquiátrica"

seguido de
Citar
"Terapia cognitiva/comportamental"

Não vale a pena... toda a gente sabe que eu sou maluco...  ::)

pois... testei a receita... deitei-me... disse: "que Deus te guie"... e acho que adormeci quase de seguida...  :-\

estranho, pois demoro sempre um pouco a dormecer... mas pode ter sido porque estava um pouco cansado...

acabei por não perceber se funcionou... pelo menos imediatamente, não funcionou.  ;)

entretanto... sonhei bastante mais do que é habitual... com algumas pessoas e locais que já não vejo à algum tempo e com a minha avó materna que faleceu à alguns anos...  :-\
a minha religião é a verdade...

Citação de: incertus em 13 janeiro, 2015, 20:23
entretanto... alguém já ouviu isto ou sabe dizer algo a respeito?

Eu tenho, mas à coisa de 7 meses para cá que os zumbidos nocturnos passaram a música tipo sinos e ultimamente já parece música celestial. Há quem diga que é algo espiritual, por exemplo um guia espiritual a dizer que está ali, outros que é música com o volume muito alto (surdez), e outros que o Incertus está é a ficar maluquinho. ;D

Contudo pelo que vejo aqui, se for a última opção, já fritamos todos a "pipoca" com a quantidade de gente que já ouve zumbidos...
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
- Chico Xavier

sofiagov
#13
Citação de: strawberry em 15 janeiro, 2015, 03:29
Eu tenho, mas à coisa de 7 meses para cá que os zumbidos nocturnos passaram a música tipo sinos e ultimamente já parece música celestial. Há quem diga que é algo espiritual, por exemplo um guia espiritual a dizer que está ali, outros que é música com o volume muito alto (surdez), e outros que o Incertus está é a ficar maluquinho. ;D

Contudo pelo que vejo aqui, se for a última opção, já fritamos todos a "pipoca" com a quantidade de gente que já ouve zumbidos...

desde musica, zumbidos, ouvir falar o que não percebo nem entendo por ser várias vozes ao mesmo tempo e em surdina, sopros ...entre outras coisas, já nem ligo muito....pior é quando o zumbido começa a subir tom e passa para a dor de cabeça para logo de seguida desaparecer ... :-\

é a loucura instalada  :-X

Citação de: sofiagov em 15 janeiro, 2015, 12:41
desde musica, zumbidos, ouvir falar o que não percebo nem entendo por ser várias vozes ao mesmo tempo e em surdina, sopros ...entre outras coisas, já nem ligo muito....pior é quando o zumbido começa a subir tom e passa para a dor de cabeça para logo de seguida desaparecer ... :-\

é a loucura instalada  :-X

:/ fogo...
Felizmente que isso não me acontece (pelo menos ainda). Mas eu tento me distrair com outras coisas e os sons "deixam de estar" ali.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
- Chico Xavier