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  • Sören Kierkegaard fragmentos de filosofia
    Iniciado por sofiagov
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sofiagov

Sören Kierkegaard (1813 – 1855)

O filósofo dinamarquês contestou a supremacia da razão como único instrumento capaz de estabelecer a verdade.
Como pensador cristão, defendeu o conhecimento que se origina da fé.

Kierkegaard afirmava que a existência humana possui três dimensões:
- a dimensão estética: na qual se procura o prazer;
- a dimensão ética: na qual se vivencia o problema da liberdade e da contradição entre o prazer e o dever;
- a dimensão religiosa: marcada pela fé.

De acordo com o filósofo, cabe ao ser humano escolher em qual dimensão quer viver, já que se trata de dimensões excludentes entre si. Essas dimensões podem ser entendidas, também, como etapas pelas quais o ser humano passa durante sua existência: primeiro viria a estética, depois a ética e, por último, a religiosa, que seria a mais elevada.
Kierkegaard afirma que essas dimensões são atingidas por um salto , pois não há razões racionais para tomar essa medida. Isso acontece porque o mais importante é a verdade de sua própria situação e essa é a verdade subjetiva que somente você é capaz de conhecer. Este filósofo foi extremamente influente por enfatizar a importância do sentido pessoal  na vida do indivíduo.

Os escritos do autor possuem grande beleza literária e tratam de temas estranhos à objetividade científica de sua época, tais como amor, sofrimento, angústia e desespero, que segundo ele não podem ser entendidos pela razão.


Kierkegaard influenciará as chamadas correntes irracionalistas e existencialistas, que recolocam a questão da verdade a partir do processo da existência. Para ele, nenhum sistema de pensamento consegue dar conta da experiência ampla e única da vida individual.

Opondo-se à filosofia sistemática de Hegel e a seu caráter abstrato, Kierkegaard procurou destacar as condições específicas da existência humana e incorporá-las às reflexões filosóficas.

Por isso, é normalmente considerado o "pai do existencialismo".
Em sua obra, Kierkegaard procurou analisar os problemas da relação existencial do ser humano com o mundo, consigo mesmo e com Deus.

- a relação do ser humano com o mundo: é dominada pela angustia. A angustia é entendida como o sentimento profundo que temos ao perceber a instabilidade de viver em um mundo de acontecimentos possíveis, sem garantia de que nossas expectativas sejam realizadas. "no possível, tudo é possível". Assim, vivemos em um mundo onde são possíveis tanto a dor como o prazer, o bem como o mal, o amor como o ódio, o favorável como o desfavorável.

- a relação do ser humano consigo mesmo: marcada pela inquietação e pelo desespero. Isso ocorre por duas razões fundamentais: ou porque o ser humano nunca está plenamente satisfeito com as possibilidades que realizou, ou porque não conseguiu realizar o que pretendia, esgotando os limites do possível e fracassando diante de suas expectativas.

- a relação do ser humano com Deus: a única via para a superação da angústia e do desespero. Contudo, é marcada pelo paradoxo de ter de compreender pela fé o que é incompreensível pela razão.
in giulianofilosofo

Excelente tópico! Obrigada pela partilha :)

Que saudades do Kierkegaard... ele era um cristão acérrimo e defendia já o livre-arbítrio. O que me parece importante na filosofia dele é a ênfase na responsabilidade pessoal e no compromisso como premissas fundamentais da existência. Foi um dos principais autores que atacou os teólogos da sua altura que procuravam apenas mostrar o cristianismo como religião inteiramente racional, ao invés Kierkegaard contrapõe que a fé é que é o mais importante pelo facto do cristianismo ser irracional e absurdo. Pois para ele, o que importava não era o desafio intelectual e erróneo para provar a existência de Deus, mas a verdade subjetiva da nossa existência, perante a incerteza objetiva. Note-se que existir, sob o ponto de vista deste filósofo é enfrentar as incertezas do mundo e empenhar-se apaixonadamente num modo de vida... ou seja, não é adotar apenas determinadas crenças nem divertir-se ou "seguir a multidão".
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
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