Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.488
Total de mensagens
369.594
Total de tópicos
26.957
  • Preciso de um conselho
    Iniciado por Nefertiti
    Lido 2.983 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá :).

Tenho aqui uma situação um pouco complicada e espero que alguém me possa ajudar. Sei que ninguém pode resolver a situação por mim mas pelo menos me dar umas dicas.

Em Abril comecei a falar com uma rapariga num forum de uma série e acabamos por nos tornar boas amigas. Mesmo sendo apenas online, ela já me deu bons conselhos e eu a ela. Acontece que a minha amiga tem uma baixa auto-estima e está sempre a dizer que é uma falhada, todos são melhores que ela. Em algumas vezes ela até falou em suicídio :(. Como eu disse, não nos conhecemos pessoalmente (apenas vi fotos) mas preocupo-me com ela. Agora ela sente-se em baixo de novo pois o irmão dela arranjou trabalho e ela não. Já dei o meu exemplo, três anos desempregada, só agora consegui emprego e como tal ela apenas há um ano desempregada, não devia perder a esperança. Acontece que a cada vez que digo algo, ela diz que não entendo pois na mente da minha amiga, apenas ela tem uma vida difícil. Já perdi o controle e muitas vezes discutimos por causa disso. Porque também tenho problemas pessoais mas na cabeça dela, não são nada comparados com os dela. Para não perder a amizade dela, agora já nem digo nada. Ela diz que é infeliz, uma falhada, não serve para nada e devia se matar. Isto deixa-me triste mas não sei o que dizer. Sinto-me uma péssima amiga pois devia ser capaz de ajudar e não consigo. Como ajudar ou o que dizer a alguém que tudo o que dizemos parece enervar essa pessoa ainda mais. Por mais de uma vez ela me disse que eu me julgo melhor do que toda a gente e isto apenas porque lhe disse que toda a gente sofre.

Sei que ela não parece ser boa pessoa por esta descrição mas ela é boa pessoa. Apenas teve amizades falsas no passado e pessoas que a abandonaram e como tal, ela não deixa uma pessoa se aproximar demais. Sei que nestas situações é melhor deixa-la desabafar e ouvir apenas. Mas tenho receio do que dizer se ela quiser uma opinião  :(.
Ser rejeitado não é sinal que falhamos. Falhamos quando desistimos. A forma como seguimos em frente é que determina como irá ser a nossa vida.

sofiagov
já a aconselhou pedir ajuda médica? Ela parece estar a sofrer depressão.

Quando ela lhe pede opinião tem que lhe dizer para escutar o que lhe diz (pela vossa amizade) e não o que ela gostaria de ouvir, senão não vale a pena estar a pedir conselhos, etc...

Tudo o que lhe disser e ela não aprovar vai sempre entrar em discussão porque presentemente ela não se encontra bem psicologicamente e tudo por melhor que lhe diga é sempre visto negativamente.

CitaçãoTudo o que lhe disser e ela não aprovar vai sempre entrar em discussão porque presentemente ela não se encontra bem psicologicamente e tudo por melhor que lhe diga é sempre visto negativamente.

como eu a compreendo... ::) tenho um monte de amigos assim... porque andam mal psicologicamente, nao acreditam em nada do que eu lhes digo... e depois batem-me :p

em relacao ao topico... e precisamente isto...

ou energia, se preferirem... ;)

Nos vivemos numa sociedade que esta constantemente a exigir de nos mais e melhor atravez de padroes competitivos e de comparacao que nos levam a sentir que somos inferiores ou superiores ao modelo e que nos sugam a energia toda.

quanto mais energia dispender-mos nos nossos esforcos para superar isso, mais energia perdemos e mais nos afundamos... como nas areias movedicas.

Isto e errado. visto que nunca iremos ser o modelo, portanto, por muito que nos aproximemos do modelo, vamos ser sdmpre inferiores a ele ate ao ponto em que iremos passar a ser "superiores"... assim apenas invertemos a carga, mas o probkema continua la.

cristo ja apresentou a solucao a 2 mil anos. Somos todos iguais e somos todos importantes independentemente do que temos de bom e de mau.

cumps
a minha religião é a verdade...

#3
Citação de: sofiagov em 18 novembro, 2014, 15:16
já a aconselhou pedir ajuda médica? Ela parece estar a sofrer depressão.

Quando ela lhe pede opinião tem que lhe dizer para escutar o que lhe diz (pela vossa amizade) e não o que ela gostaria de ouvir, senão não vale a pena estar a pedir conselhos, etc...

Tudo o que lhe disser e ela não aprovar vai sempre entrar em discussão porque presentemente ela não se encontra bem psicologicamente e tudo por melhor que lhe diga é sempre visto negativamente.

Ela já falou em pedir ajuda médica mas também me disse que não tem dinheiro para tal. Já lhe perguntei porque não fala com a mãe dela, diz como se sente mas ela vê a mãe como o inimigo :/ Ela diz que a própria mãe prefere o irmão dela e que faz questão de deixar claro quem lhe dá orgulho e quem não dá.

Também já lhe expliquei muitas vezes que apenas quero o bem dela e que não a estou a julgar quando lhe digo para acalmar. Mas ela não entende assim.


incertus: Até entendo que ela se compare a outros e não se sinta bem ou capaz. Mas também me parece que ela desiste facilmente.
Ser rejeitado não é sinal que falhamos. Falhamos quando desistimos. A forma como seguimos em frente é que determina como irá ser a nossa vida.

Inominado
Citação de: Nefertiti em 18 novembro, 2014, 15:39
Ela já falou em pedir ajuda médica mas também me disse que não tem dinheiro para tal. Já lhe perguntei porque não fala com a mãe dela, diz como se sente mas ela vê a mãe como o inimigo :/ Ela diz que a própria mãe prefere o irmão dela e que faz questão de deixar claro quem lhe dá orgulho e quem não dá.

Também já lhe expliquei muitas vezes que apenas quero o bem dela e que não a estou a julgar quando lhe digo para acalmar. Mas ela não entende assim.

incertus: Até entendo que ela se compare a outros e não se sinta bem ou caaz. Mas também me parece que ela desiste facilmente.

Não tem dinheiro? Felizmente temos um SNS e uma consulta médica no centro de saúde custa 5€... Se houver carência monetária comprovada, as consultas são gratuitas seja no centro de saúde ou no hospital, nomeadamente desempregados podem ser isentos.

Resumindo e concluindo, a tua amiga virtual gosta mais de se queixar e de se fazer de coitadinha do que se tratar.

eu compreendo que se sinta incapaz e tal, pois sou o primeiro a dizer que nis somos o que fazem de nos... se todos os dias nos dizem que somos uma ~porcaria~, mais tarde ou mais cedo vamos sentirnos assim...

mas...

como disse e bem o amigo iniminado, se ajudar a festa vai piorar tudo.

queixar-se nao a vai levar a lado menhum. Ela ao comportar-se assim, nao e mais do que  um "vampiro energetico" a sugar energia de onde consegue, basicamente. E como voce mesma diz, ja esta a perder demasiada energia para ela... ;)

infelizmente e a sociedade que temos e temos que fazer por muda-la. :)

a sua amiga tem que comecar por gostar dela propria e deixar de se chatear com a opiniao dos outros... esse e o primeiro passo para sair do "bloqueio" em que se encontra...
a minha religião é a verdade...

#6
Citação de: Inominado em 18 novembro, 2014, 15:46
Não tem dinheiro? Felizmente temos um SNS e uma consulta médica no centro de saúde custa 5€... Se houver carência monetária comprovada, as consultas são gratuitas seja no centro de saúde ou no hospital, nomeadamente desempregados podem ser isentos.

Resumindo e concluindo, a tua amiga virtual gosta mais de se queixar e de se fazer de coitadinha do que se tratar.

Eu acredito que ela conseguia dar um jeito até porque a mãe dela trabalha. Mas por mais que me custe dizer isto, concordo com a última frase pois raramente há um dia em que ela não tem algum problema :/

Citação de: incertus em 18 novembro, 2014, 16:06
eu compreendo que se sinta incapaz e tal, pois sou o primeiro a dizer que nis somos o que fazem de nos... se todos os dias nos dizem que somos uma ~porcaria~, mais tarde ou mais cedo vamos sentirnos assim...

mas...

como disse e bem o amigo iniminado, se ajudar a festa vai piorar tudo.

queixar-se nao a vai levar a lado menhum. Ela ao comportar-se assim, nao e mais do que  um "vampiro energetico" a sugar energia de onde consegue, basicamente. E como voce mesma diz, ja esta a perder demasiada energia para ela... ;)

infelizmente e a sociedade que temos e temos que fazer por muda-la. :)

a sua amiga tem que comecar por gostar dela propria e deixar de se chatear com a opiniao dos outros... esse e o primeiro passo para sair do "bloqueio" em que se encontra...

Eu já me sinto um pouco assim de vez em quando. Inferior até mesmo triste com a vida. Mas lá me levanto pois ninguém o fará por mim. A minha amiga não parece gostar dela própria e só tem energia para se queixar. Ela não acredita em tentar, em ter um pouco de vontade.

Quero fazer os possíveis para a ajudar mas é verdade sim que começo também a perder energia.
Ser rejeitado não é sinal que falhamos. Falhamos quando desistimos. A forma como seguimos em frente é que determina como irá ser a nossa vida.

Nefertiti, também creio que essa tua amiga esteja a passar por uma fase depressiva.
Muitas pessoas quando ficam desempregadas, têm tendências a deprimir porque não se sentem "úteis" ou "realizadas". Passam a vida a lamentar-se de situações e tentam passar as preocupações para outros que estejam próximos para que se foquem nessa pessoa que se lamenta e assim receber toda a atenção que quer.
Existem muitas coisas que se pode fazer quando se está desempregado. (Tirar cursos, fazer voluntariado, trabalhos artesanais como por exemplo bricolage, trabalhos em tecidos entre outras coisas... praticar meditação yoga reiki entre outros) É preciso manter a mente activa e disciplinar a alma para que possa evoluir gradualmente.

Porém, sempre que essa sua amiga se lamentar, tenta mostrar-lhe que haverá sempre problemas no mundo, contudo esses mesmos problemas fazem parte da nossa aprendizagem nesta vida. Haverá problemas mais graves que outros, e isso basta ver pelo mundo o que tem acontecido nos últimos tempos.  :-\

Dá-lhe força moral para ela ganhar confiança nela mesma e ter iniciativas que lhe promovam satisfação  :)
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

sofiagov
#8
Achar que não consegue fazer determinada coisa e que todos os seus sacrifícios são inúteis (causa sofrimento e tendências para depressão é o que a sua amiga tem.

e você começa você a absorver a negatividade dela...

O importante é não mudar o pensamento e é preciso não cair na negatividade do outro, para não ser influenciado e não sofrer as influências.

ajude mas não perca a sua vitalidade.

Eu às vezes usava tratamento de choque.... Geralmente resultava... Às tantas vais ver  que a tua amiga gosta de ser fazer de desgraçadinha, afinal um bom pretexto para não ir à luta.

E há pessoas que passam a vida a chantagiar-nos para lhes darmos atenção...

Eu acho que com nenhesnehcs não ajudamos as pessoas a fortalecerem-se.

Abraço
Templa - Membro nº 708

#10
Citação de: incertus em 18 novembro, 2014, 15:31
como eu a compreendo... ::) tenho um monte de amigos assim... porque andam mal psicologicamente, nao acreditam em nada do que eu lhes digo... e depois batem-me :p

Já somos dois!!!! :laugh:

Não consigo acrescentar mais nada, tiraram-me já as palavras todas dos dedinhos! :laugh: :D

Citação de: sofiagov em 18 novembro, 2014, 16:48
Achar que não consegue fazer determinada coisa e que todos os seus sacrifícios são inúteis (causa sofrimento e tendências para depressão é o que a sua amiga tem.

e você começa você a absorver a negatividade dela...

O importante é não mudar o pensamento e é preciso não cair na negatividade do outro, para não ser influenciado e não sofrer as influências.

Lá isso é verdade, mesmo!! Uma das razões por ter acabado com uma relação foi muito por causa disso.. e não só...bem, não vou estar a falar aqui da vida de ninguém...mas lá tive que inventar outra coisa porque sei que ela não ia "entender"...  :-\
Mas isso é pura verdade!!
Os teus segredos mantêm-me pacifico, as tuas mentiras mantêm-me seguro, estás satisfeito com a minha ignorância?

#11
Estimada amiga,

talvez vá considerar que não tenho sentimentos mas, como disse, essa sua amiga é apenas virtual. Viu fotos dela apenas e não a conhece. Não sabe sequer se as fotos são dela. Há muito quem se faça passar por quem não é - as maravilhas do "facebook" e outras redes sociais. A Internet permite tudo....Se fosse a si, perguntava-lhe onde morava e dir-lhe-ia que gostaria que se encontrassem. Se ela acordasse no encontro, marcá-lo-ia para um local público bem frequentado e levaria alguém consigo. Nunca fiando.... Aí, teria mais oportunidade e avaliar a situação e de lhe prestar ajuda.
Caso a sua "amiga" não se disponha ao encontro, esqueça!

Obrigada a todos pelas respostas  :).

Indigo: Por acaso quando estava desempregada, dediquei me a trabalhos artesanais. Ainda hoje o faço, não só me mantenho ocupada como também relaxa. Já comentei com a minha amiga mas ela diz não ser o estilo dela. Também já lhe disse que há pessoas com problemas maiores mas não. Na mente dela sempre será ela a mais afectada. Eu tento sim lhe dar apoio moral, reforçar a auto-estima. O difícil é ela aceitar a ajuda e a acreditar nela própria.

Citação de: Templa em 18 novembro, 2014, 19:06
Eu às vezes usava tratamento de choque.... Geralmente resultava... Às tantas vais ver  que a tua amiga gosta de ser fazer de desgraçadinha, afinal um bom pretexto para não ir à luta.

E há pessoas que passam a vida a chantagiar-nos para lhes darmos atenção...

Eu acho que com nenhesnehcs não ajudamos as pessoas a fortalecerem-se.

Abraço

Não sei se ela faz de propósito mas o certo é que mudanças de humor ela tem muitas. É capaz de criticar as pessoas que sempre se queixam mas ela faz muito isso.

Citação de: oculto em 19 novembro, 2014, 08:15
Estimada amiga,

talvez vá considerar que não tenho sentimentos mas, como disse, essa sua amiga é apenas virtual. Viu fotos dela apenas e não a conhece. Não sabe sequer se as fotos são dela. Há muito quem se faça passar por quem não é - as maravilhas do "facebook" e outras redes sociais. A Internet permite tudo....Se fosse a si, perguntava-lhe onde morava e dir-lhe-ia que gostaria que se encontrassem. Se ela acordasse no encontro, marcá-lo-ia para um local público bem frequentado e levaria alguém consigo. Nunca fiando.... Aí, teria mais oportunidade e avaliar a situação e de lhe prestar ajuda.
Caso a sua "amiga" não se disponha ao encontro, esqueça!

É uma boa idea. Vou ver se ela aceita.

Realmente ela é apenas uma amiga virtual para já mas preocupo-me com ela.
Ser rejeitado não é sinal que falhamos. Falhamos quando desistimos. A forma como seguimos em frente é que determina como irá ser a nossa vida.