Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.527
Total de mensagens
369.635
Total de tópicos
26.971
  • Cientistas descobrem ouro nas folhas de eucaliptos
    Iniciado por oculto
    Lido 1.312 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
E esta?

Cientistas descobrem ouro nas folhas de eucaliptos australianos

Pela primeira vez, cientistas descobriram ouro naturalmente incorporado num organismo vivo. Segundo o jornal Nature Communications, investigadores da Australia's Commonwealth Scientific e da Industrial Research Organization (CSIRO) confirmaram a existência de partículas de ouro em folhas e ramos de eucaliptos australianos.

Na procura de água, o ouro infiltra-se na raiz do eucalipto o qual, para o expelir, uma vez que este é tóxico, transporta o metal para as suas folhas e ramos. Estas partículas de ouro são invisíveis a olho nu, sendo apenas perceptíveis pela utilização de tecnologia raio-x.

Contudo, não é provável que os eucaliptos provoquem um boom na extracção deste metal. O responsável pela investigação, Mel Lintern, referiu que mesmo que 500 árvores crescessem em cima de um depósito de ouro, apenas extrairiam metal suficiente para produzir um pequeno anel de noivado. Não obstante, a presença de eucaliptos pode ajudar os perfuradores a encontrarem reservas de ouro, sem necessitarem de efectuar escavações profundas.

De acordo com o Inhabitat, a descoberta de depósitos deste metal diminuiu para metade na última década, o que foi acompanhado por uma redução da qualidade deste. Poderá plantar eucaliptos tornar-se numa forma ambientalista e low-cost de extracção de ouro? E, mais importante: fará sentido mexermos na biodiversidade por causa disso?




Fonte Green Savers

Desconhecia esta realidade. Estou sempre a aprender ...
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Belo achado mas penso que destruir eucaliptos para perfurar o solo* não seja de todo uma boa opção. Afinal de contas, para que queremos o ouro?!

* Decerto que quando descobrirem que existe reservas de ouro debaixo de eucaplitos, estes não fiquem lá para contar a história...
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
- Chico Xavier

Muito embora a maioria diga que as plantações de eucalipto secam o solo, eis um documento sobre o Eucalipto:



Os Mitos e Verdades do Eucalipto

Os mitos e as verdades sobre o eucalipto começaram a aparecer nas décadas de 60 e 70 do século passado quando os reflorestamentos não apresentaram os resultados esperados quanto à produtividade.

O insucesso se deveu a muitos fatores, entre eles a falta de pesquisa científica sobre produtividade, planejamento inadequado do uso da terra sendo plantado em terrenos rochosos e úmidos, escolha inadequadas das espécies a serem plantadas para cada região do País, uso de técnicas inadequadas de implantação e uso de fertilizantes e falhas na política, na legislação e na fiscalização.

Somando tudo isso à falta de informações e a pouca divulgação dos órgãos de imprensa incentivou o aparecimento dos mitos e mentiras sobre o eucalipto.

A primeira dela e mais divulgada é de que o eucalipto seca o solo. Esta afirmação é falsa.

Ele retém menos água que as matas nativas que tem as copas maiores, permite que a água chegue ao solo mais rapidamente por ter menos folhagem, que também diminui a evaporação pra atmosfera, tem uma capacidade de absorver mais água na época das chuvas e menos na época da seca, suas raízes não ultrapassam dois metros e meio, portanto não chegam aos lençóis freáticos e consome bem menos água que uma plantação de cana-de-açúcar, de café, de soja, de arroz até da carne de frango e da carne de boi.

Estudos recentes revelam que o eucalipto é muito eficiente no aproveitamento da água. Enquanto um litro produz 2,9 gramas de madeira, a mesma quantidade de água produz apenas 1,8 gramas de açúcar, 0,9 gramas de grãos de trigo e 0,5 gramas de grãos de feijão.

A afirmação de que o eucalipto empobrece o solo também é falsa, pois quase tudo que ele retira ele devolve. Após a colheita, cascas, folhas e galhos que possuem 70 por cento de nutrientes da árvore, permanecem no local e incorporam-se ao solo como matéria orgânica, além de contribuir para o controle da erosão.

Também é comum ouvirmos que o eucalipto gera um deserto verde. Afirmação também falsa. Por ter de deixar parte da área da propriedade para reserva legal e área de proteção permanente, o eucalipto e os sub-bosques formam um corredor para áreas de preservação e criam um habitat para a fauna, oferecendo condições de abrigo, de alimentação e mesmo de reprodução como demonstram estudos feitos pela Klabin e  Aracruz.

Esta certo que elas não abrigam uma biodiversidade tão grande como nas florestas naturais, mas a prova está aí: estes animais foram gravados nas florestas plantadas da empresa Ramires Reflorestamentos em Mato Grosso do Sul.

Outra afirmação falsa é de que o eucalipto gera poucos benefícios sociais e econômicos nos municípios. Quando manejados de forma adequada gera tanto benefícios como outro empreendimento rural, a começar pelo grande número de empregos diretos e indiretos que gera tanto nos viveiros como na implantação e manutenção das florestas. Além disso, gera recolhimento de impostos, investimentos em infra-estrutura, consumo de bens de produção local, fomento a diversos tipos de novos negócios e iniciativas na área social como a construção de casas, postos de saúde e escolas.

Somado a todas estas informações que passamos é bom sempre lembrar que um hectare de eucalipto consome 10 toneladas de carbono da atmosfera por ano, contribuindo para a diminuição da poluição, o aquecimento global e combatendo o efeito estufa. Em resumo, mais do que ser um negócio rentável e produtivo, as plantações de eucalipto têm cumprido seu papel fundamental de reduzir a pressão sobre as matas nativas, ainda muito usadas no consumo de carvão vegetal, móveis e madeira sólida.



Fonte: Painel Florestal