Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.488
Total de mensagens
369.594
Total de tópicos
26.957
  • O que é feito de...?
    Iniciado por oculto
    Lido 3.304 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Para alguns estas foram marcas de referência e é sempre bom recordá-las.



Laranjina C

Teve um período de ouro, com publicidade constante na televisão, e chegou até a patrocinar a equipa de ciclismo do Sporting. Criada em 1926 pela empresa Francisco Alves e Filhos, na Venda do Pinheiro, a marca desapareceu em finais da década de 80. Em 1990 a empresa da família Alves foi adquirida pelo grupo Cadbury-Schweppes Portugal, SA.

Restaurador Olex

Um preto de cabeleira loira ou um branco de carapinha? Até hoje o slogan publicitário resiste na memória dos quarentões mais nostálgicos. A marca foi lançada em 1969 pela empresa Couto SA. A fórmula original do restaurador foi descontinuada em Outubro de 2005, depois de ter sido proibido o uso de acetato de chumbo, que fazia parte da sua composição.

Pastilhas Gorila

Na fábrica da Lusiteca, em Mem Martins, Sintra, são produzidos 2,5 milhões de pastilhas elásticas Gorila por dia. A empresa portuguesa relançou em 2012 a marca depois de dez anos dedicados à exportação. O objectivo é duplicar as vendas para 20 milhões até 2016.Brandymel Criada há 62 anos, a marca algarvia vai agora mudar o seu nome para Dom Cristina e sair do Algarve. Tudo porque a família de Portimão que produz o brandy ignorou a obrigação de renovar o pedido do registo, que já foi reclamado por outro empresário. Os netos do criador da bebida vão, a partir de uma fábrica de Castelo Branco, lançar um licor igual ao original, mantendo a garrafa e o rótulo e só mudando o nome.

Sabão Clarim

O produto da Sovena, dona do azeite Oliveira da Serra, é fabricado no Barreiro e tem vendas anuais de um milhão de quilos. Cerca de 20% destinam-se à exportação, com Angola, Cabo Verde e Moçambique a encabeçarem a lista de principais clientes. Este ano renovaram a marca e lançaram novas gamas de produtos – Clarim Azul e Branco.

Canetas Molin

Desapareceram em meados de 1990 mas coloriram a vida de várias gerações, sobretudo nos anos 80. Ter um estojo com 24 era um luxo e quem levava para a escola o estojo com 48 canetas – que se desdobrava e tinha uma panóplia enorme de cores – não precisava de fazer mais nada para ter o estatuto de aluno mais popular.

Jipe UMM

Fundada em 1977, a União Metalo-Mecânica fabricou os jipes 4x4 para a agricultura, indústria e serviços. Em 2001 deixou de fabricar modelos 4X4. Actualmente são distribuidores e representantes de variadas marcas e peças para a indústria automóvel e importadores de artigos para tuning.

Pasta Couto

A marca da pasta dentífrica Couto, criada em 1932 para lavar os dentes e protegê-los dos malefícios da sífilis, ainda produz 500 mil bisnagas por ano a partir de uma antiga farmácia de Vila Nova de Gaia – 10% dessa produção segue para exportação, com Itália e Estados Unidos como principais destinos.

Rebuçados Dr. Bayard

Numa pequena fábrica da Amadora são produzidas três toneladas de rebuçados todos os dias. Os rebuçados peitorais nasceram em 1949 depois de um refugiado francês, o Dr. Bayard, ter oferecido a fórmula a Álvaro Matias, um comerciante lisboeta, em sinal de gratidão por este o ter acolhido durante a Segunda Guerra Mundial.

Farinha Amparo

Alimentou as crianças entre as décadas de 50 e 70. Nesse período ganhou popularidade entre os mais novos por oferecer brindes mistério – bonecos monocromáticos que podiam ser coloridos. A marca ficou também associada à incompetência, sobretudo aos maus condutores, que ao fazerem uma asneira na estrada levavam com o insulto tradicional: "Saiu-lhe a carta na farinha Amparo."




Fonte: noticias SMN

CitaçãoFundada em 1977, a União Metalo-Mecânica fabricou os jipes 4x4 para a agricultura, indústria e serviços. Em 2001 deixou de fabricar modelos 4X4. Actualmente são distribuidores e representantes de variadas marcas e peças para a indústria automóvel e importadores de artigos para tuning.

UMM FOREVER - VIVA O MEU BURRITO  ;D

- a umm, baseou praticamente toda a linha automovel numa patente que comprou a um sr. agricultor frances chamado cournil que construiu um jeep (cournil) num barracao, usando o chacis de um dos muitos jeeps da 2 guerra deixados para tras pelos aliados e equipando-o com um motor peugeout.

O objectivo era criar um transporte agricula multifuncoes que lhe permiti-se andar pelos terrenos sem ficar atolado. O "brinquedo" fez tanto furor que toda a gente lhe comecou a pedir para lhe construir um. O sr. acabou por deixar a agricultura e dedicar-se a construcao de veiculos.

O sr. Salazar, depois de comprar "uns poucos" de veiculos "cournil" e devido as necessidades da guerra do ultramar, achou por bem comprar as patentes ao sr. cournil e comecar a fabricar o mais recente "UMM alter", sendo que o primeiro modelo, tratava-se de facto de uma plataforma para um canhao.

a partir dai, desenvolveram-se muitas variantes desde ambulancias ate "pickups". Nos anos 80, ja depois de termos vendido o pais ao tio sam, a umm ainda tentou vingar no mercado "civil", mas pouco mais conseguiu do que uns contratos com o estado para fornecimento de viaturas as juntas de freguesia, edp e companhia de aguas...


http://youtu.be/XbUPEYIIFdo
a minha religião é a verdade...

As pastilhas gorila nunca mais foram as mesmas, desde a minha infância... eram aquelas pastilhas duras de roer, ams que toda a gente adorava..
Sabão clarim por aqui ainda existe, rebuçados do dr. bayard também (detesto aquilo) e quanto aos Umm's... Ainda há bastantes por aí... só aqui na terriola há muitos, há muitos aficionados dos trilhos TT...

#3
vai acabar o mundo e ainda se vai encontrar por ai um umm com um pacote de gorila no tablier...  ;D
a minha religião é a verdade...

Inominado
Citação de: incertus em 14 novembro, 2014, 11:36
vai acabar o mundo e ainda se vai encontrar por ai um umm com um pacote de gorila no tablier...  ;D

Tem um UMM?  :o

Também queria um para a minha garagem, mas por estes dias não há dinheiro para esbanjar em brinquedos  ;D

sofiagov
o que eu adorava comer o pacote inteiro das pastilhas gorilas, rijas como pedras ficava com o maxilar dorido....mas eram tempos deliciosos  :) :)

CitaçãoTambém queria um para a minha garagem, mas por estes dias não há dinheiro para esbanjar em brinquedos 

o meu burrito tambem se queixa do mesmo...   ::)

e os meus maxilares tambem ;)
a minha religião é a verdade...

Inominado
Eu ia jurar que falas em código. É não percebi onde queres chegar...

o problema e passar muitas horas a ler a biblia...  ::) depois so sei falar por parabolas   ;D

o meu burrito (umm alter), tambem acha que esta uma crise do catano... pois nao a "palha" para ele se espolinhar (dinheirinho para brincadeiras ;)) ...entao... tem que ficar fechado na loja   ::)

os meus maxilares ainda estao a recuperar das gorila desee a minha juventude. ;)
a minha religião é a verdade...

Inominado
Pelo menos já tem o burrito! Melhores tempos virão para ele se espolinhar  ;)

Estima-o bem pois isso é preciso!

eu levo-o a "esticar  as patas" de vez em quando  ;)

e já tenho quase outro só em peças suplentes...  ;D

enquanto eu for vivo não vai para lado nenhum (so se estiver com a corda ao pescoço), depois de eu morrer, que vá para onde quiser...  :P

ouviu-se falar do alter 3... mas a umm nunca andou com isso para a frente...  :(
a minha religião é a verdade...

Citação de: incertus em 14 novembro, 2014, 11:36
vai acabar o mundo e ainda se vai encontrar por ai um umm com um pacote de gorila no tablier...  ;D

Não duvido!! Enterrado numa garagem, cheio de pó!

Citação de: ShellyTantrum em 14 novembro, 2014, 17:12
Não duvido!! Enterrado numa garagem, cheio de pó!

Será vendido em leilão como antiguidade

Quem o compra no Fim do Mundo, Oculto?  ;D

Citação de: oculto em 14 novembro, 2014, 18:29
Será vendido em leilão como antiguidade
::)

já estou mesmo a imaginar... o reboque que o vai levar para o leilão a avariar... e lá vai mais uma vez, o velhinho umm ter que rebocar o todo modernaço xpto reboque até ao parque mais proximo...  ;D ...sempre a mesma coisa...  ::)
a minha religião é a verdade...